costao-santinho-piscina

Costão do Santinho, uma ilha auto-suficiente em Floripa

Costão do Santinho

ATUALIZADO: 11.4.2014

Com sua mega-estrutura, uma praia semiprivativa e até uma reserva ecológica própria, o Costão do Santinho é praticamente um território autônomo no norte da Ilha de Santa Catarina. Foi inaugurado em 1991 e logo se encaixou entre os resorts brasileiros do primeiro time. Muitos apartamentos têm proprietários, que passam temporadas e deixam suas unidades no “pool” quando não estão ocupando. No começo da década adotou o sistema all-inclusive.

A localização

Costão via CentroCostão via Rio Vermelho

O complexo está próximo ao canto nordeste da ilha, a 44 km do aeroporto. Há dois caminhos do aeroporto ao resort.

Você pode passar pelo centro e seguir pela SC-401 (a estrada para Canasvieiras/Jurerê), continuando pela SC-403 (direção Ingleses). Nesta rota você pega mais pistas duplicadas, mas periga enfrentar engarrafamentos no contorno do centro de Floripa.

Dá também para ir pelo sul da ilha, via Rio Tavares, Lagoa da Conceição e Rio Vermelho. Nesta rota as estradas terão pista simples e você pode enfrentar engarrafamentos nos cruzamentos.

Em ambos os casos você vai passar pelo centrinho de Ingleses. A estrada para o Santinho sai de lá.

A praia

Costão do Santinho

Extensa, excelente para caminhadas. Como não é uma enseadinha e é voltada para o leste, tem ondas. O trecho em frente ao resort — o cantinho sul da praia — é virtualmente exclusivo dos hóspedes. Um não-hóspede só chega ali caminhando desde outras áreas da praia.

Costão do Santinho

O resort tem uma segunda saída para o mar, no cantinho direito da praia dos Ingleses, voltado para o norte. Ali o mar é calminho e a água, menos fria; é onde o hotel mantém a sua marina. É possível chegar lá caminhando pela praia; são 2 quilômetros e meio (35/45 minutos de caminhada).

As instalações

Costão do Santinho

É uma cidade. A recepção fica na parte mais alta do terreno, logo depois da guarita de entrada.

Entre a recepção e as áreas sociais espalham-se os predinhos de três andares (“vilas”), dispostos mais ou menos como numa superquadra de Brasília, com ruas e caminhos demarcados de pedestres.

Costão do Santinho

A área social principal logo abaixo das villas, de frente à praia. Ali está a maioria dos restaurantes, a piscina central, kid’s club, sala de ginástica e piscina térmica.

Costão do Santinho

No canto esquerdo (sul) do terreno fica a chamada ala internacional, com blocos de quatro andares. Por lá você encontra a piscina mais bacana, o spa, uma segunda piscina térmica e o restaurante gastronômico Nossa Senhora da Vitória. As trilhas para a mata atlântica também saem daquele canto.

As quadras esportivas ficam na parte alta do terreno, passando a recepção. Há uma marina na praia do Santinho, a dois quilômetros e meio. O Costão Golf (pago) está a 8 km, no Rio Vermelho.

Carrinhos elétricos fazem o transporte dos hóspedes entre a área social junto à praia, as vilas e o centro esportivo.

As acomodações

Costão do Santinho

Nas vilas há quatro tipos de apartamentos.

Os apartamentos standard são quartos convencionais de hotel.

Apartamento de 1 dormitórioApartamento de 1 dormitório

Já os apartamentos superiores, de 1, 2 ou 3 dormitórios, têm sala e cozinha completa; funcionam como apartamentos de praia.

Apartamento de 2 dormitóriosApartamento de 2 dormitóriosApartamento de 2 dormitórios

Hotel Internacional

Na ala internacional, todos os apartamentos são suítes, com ampla varanda. A salinha fica na parte de frente do quarto, junto à varanda. O banheiro tem janela e persiana; quando aberta, você tem vista da banheira. Há uma minicozinha equipada com microondas.

Ala internacional

Ala internacional

Tanto as vilas quanto os blocos da ala internacional têm garagens, com vagas demarcadas.

Consulte tarifas do Costão do Santinho com valores exclusivos para cadastrados no Zarpo

As piscinas

Piscina principal

São quatro: duas externas, duas cobertas.

Piscina principal

A piscina central, a mais antiga do complexo, é um pouco acanhada. Uma parede de vidro protege do vento.

Piscina da ala internacional

A piscina mais bacana é a da ala internacional, que tem bar molhado e área mais ampla para tomar sol.

Piscina da ala internacional

Piscina da ala internacional

Piscina térmica da área principal

Há piscinas térmicas na área social principal e também na ala internacional.

Piscina térmica da ala internacional

Comida & bebida

Nossa Senhora da Vitória

O Costão do Santinho funciona no sistema all-inclusive (que no jargão do hotel virou “vip inclusive”).

O buffet principal fica no restaurante Nossa Senhora das Ondas, na área social central, onde café da manhã, almoço e jantar são servidos todos os dias. Muto perto dele você encontra o Bar das Piscinas, uma lanchonete que funciona entre o café da manhã e o jantar, e também para os snacks do fim da noite, entre 23h e 2h.

Costão Grill

A pedida para o almoço, porém, é o Costão Grill, que fica no caminho entre a piscina e a praia. Você se serve de saladas e acompanhamentos no buffet e vai até a grelha para escolher seus cortes de churrasco. (No verão, o almoço é exclusivo para os hóspedes da Ala Internacional, com pulseira preta. O jangar ali é cobrado à parte, de todos os hóspedes.)

Trattoria di MareTrattoria di Mare

No jantar, além do buffet principal, dá para escolher entre outros dois restaurantes, que funcionam mediante reserva. A Trattoria di Mare, nos altos do buffet,é uma cantina que serve rodízio de massas e pizzas. O Nossa Senhora da Vitória, no térreo da ala internacional, é o restaurante gastronômico do resort — e como já existia antes da implantação do sistema all-inclusive, tem qualidade acima da média para resorts. Há um limite de reservas em restaurantes por estada: uma reserva para permanências de 2 a 3 noites; duas reservas para permanências de 4 a 6 noites; três reservas para permanências de 7 noites.

Além dos restaurantes incluídos, o resort tem o Rancho do Pescador, o restaurante “praiano”, vizinho ao Costão Grill, que serve petiscos do mar. Este restaurante está incluído para os hóspedes da ala internacional (pulseiras pretas); hóspedes das vilas pagam à parte. No verão, a área é exclusiva para as pulseiras pretas.

Kid’s club

Costão do Santinho

As atividades são divididas por faixa etária: até 4 anos, entre 4 e 6 anos, entre 6 e 12 anos e para adolescentes.

Costão do Santinho

Os clubinhos ficam no prédio principal; muitas brincadeiras acontecem nos jardins, na praia e na mata.

Costão do Santinho

Com custo extra, fazem muito sucesso a escola de surf do resort (que fica desativada entre maio e julho, durante a temporada da pesca da tainha), o arvorismo e o paintball.

Esportes

Costão do Santinho

Futebol (campo de grama), vôlei de praia, sandboard (nas dunas entre o hotel e o Rio Vermelho), arco e flecha e trekking guiado estão incluídos.

Tênis, mergulho, caiaque, escola de surf e golfe são pagos à parte.

A sala de ginástica

Costão do Santinho

O resort tem uma academia completa, que foi recentemente renovada. Localiza-se na área social principal.

Spa

Spa do Costão do Santinho

O Costão Spa funciona na ala internacional e oferece tanto programas de emagrecimento quanto tratamentos de relaxamento e beleza.

O destaque é o circuito das águas, com hidromassagem em banheira de talassoterapia e percurso Kneipp, um caminho das pedras numa piscina rasa que alterna correntes de água morna e fria.

Entretenimento noturno

Costão do Santinho

Há música ao vivo, noites de bingo e jogos monitorados.

Os passeios

Um passeio é grátis e está bem à mão: as trilhas da reserva natural do Morro das Aranhas, que faz parte do complexo, e o Museu Arqueológico ao ar livre, que aproveita as inscrições rupestres encontradas na região do morro.

Uma agência interna vende passeios de van e escuna e tours ao Beto Carrero World (150 km).

De carro alugado você pode ir à Praia Mole (23 km), Costa da Lagoa (20 km, passeio de barco, restaurantes beira-lagoa), Jurerê (20 km, praia, beach lounges, Forte de São José da Ponta Grossa), Santo Antônio de Lisboa (24 km, vilarejo açoriano, ostras em Sambaqui) e Ribeirão da Ilha (50 km, vilarejo açoriano, ostras). Note, porém, que quanto mais passeios você fizer, menos aproveitará o sistema all inclusive do hotel.

Um cantinho

Costão do Santinho

O solário.
O hotel Costão do Santinho, em Florianópolis…

  • É para você: que quer um resort completaço, com atividades para todas as idades.
  • Talvez não seja pra você: que está mais interessado em saracotear por Floripa e pelas praias do continente do que em ficar baseado num hotel.

Costão do Santinho

Leia mais:

Passagens mais baratas para Florianópolis no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Tarifas exclusivas para resorts em Santa Catarina no Zarpo

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Florianópolis na Rentcars em até 10 vezes

87 comentários

Ola, gostaria de saber se alguem que ficou nesse resort ja se hospedou no Cabo de santo Agostinho (Villa Galle-Pernanbuco) e se tem como me dizer qual dos dois é melhor ou mais indicado para casal com crianca de 6 anos e 1,5 anos ?
A ideia é viajar em inicio de Novembro, acho que ja estará calor em ambos os pontos.
Se puderem dar pitacos, agradeço.
A agua em floripa de fato é muito mais fria que no Nordeste ?

Prezados Viajantes,
Me hospedei com minha esposa no Resort Costão do Santinho logo após o Carnaval/2014.
Minhas impressões:
O Costão do Santinho é muito grande, com 14 “vilas” de apartamentos dos mais variados tamanhos, além de 4 blocos de suites na chamada ala internacional. Esses últimos possuem apartamento maiores, melhores e mais luxuosos. Então se puder cacifar, fique hospedado aqui.
Ficamos inicialmente em um apartamento da vila 05 (muito pequeno), tendo nos mudado para um apartamento da vila 08 (ainda pequeno), em razão de ser mais próximo da área de lazer do hotel e eu estar com dificuldades temporárias de locomoção.
A impressão que tive é que os apartamentos das “vilas” estão necessitando de uma reforma, jå que estão antigos, com cerca de 20 anos de uso. No primeiro apartamento que ficamos na vila 05, o exaustor do banheiro estava imundo, além de que louças e metais sanitários estavam visivelmente velhos/gastos, precisando de uma renovação completa do banheiro. No apartamento, não havia ‘black-out”, sendo impossível dormir após o nascer do sol.
No segundo apartamento em que ficamos na vila 08, embora o ar condicionado já fosse do tipo split, o mesmo não gelava!!! Alô manutenção. Só permanecemos neste apartamento, em razão da proximidade da área social do resort (piscinas). Aqui, outros problemas notados: colchão péssimo, excessivamente mole, louças e metais sanitários antigos, além de notarmos o aparecimento de baratas, jå que o apartamento era situado no pavimento térreo.
No geral, o Costão do Santinho mantém os ambientes externos em ótimo estado de limpeza, no entanto notei falhas no tocante a existência de várias lâmpadas queimadas nas áreas dos restaurantes e piscinas cobertas.
Atenção pessoas com dificuldade de locomoção: o resort é enorme e com várias escadarias, mas para compensar tem um serviço de vans muito eficientes que percorre todo sua extensão 24 horas.
Tivemos acesso a três restaurantes: um de comida self-service (Nossa Senhora das Ondas), um internacional (Nossa Senhora da Vitória, sob reserva para o jantar) e o que serve massas/pizzas (Trattoria, também mediante reserva). No geral a comida e boa e variada. Os restaurantes sob reserva são melhores: o N. Sra. da Vitória é o mais luxuoso e o Trattoria parece um Spoletto, mas bem melhorado.
As duas piscinas são boas, mas achamos melhor a da ala internacional, que possui bar molhado e menos barulho de crianças.
A praia é bastante limpa e existe estrutura de apoio do hotel, com uma tendo onde vários tipos de bebidas são disponíveis aos hóspedes.
O ponto que merece destaque do Resort são os funcionários, muito educados e prestativos.

Hotel velho. Mau cuidado.. sujo… dá medo de comer no buffet do bar da piscina… sofá cama péssimo. Dá dó de por teu filho dormir nele.
O piso da piscina acho que não vê uma bombinha ha muito tempo.
Cheguei hj era pra ficar até quinta… estou indo embora amanha…
Decepção total…

Estive no Costão no período de 14 a 23/10, com duas crianças (1 ano e meio e 4 anos e meio). Não tenho duvidas quanto a estrutura ofertada, semelhante aos resorts tradicionais mas, na minha opinião, algumas coisas deixam a desejar:
a)quarto com mobiliário antigo, com aparência de poucos cuidados
b)vans para transporte interno, transitando em alta velocidade, expondo hóspedes a riscos de acidentes (estivemos com muito medo de andar a pé dentro do hotel)
c)inexistência de calçadas para transito de pedestres saindo das vilas
d)Espaço Kids – sem oferecimento de nenhum apoio (papinha, leite em pó etc, como existem nos demais do Nordeste)
e)Tivemos que disputar espaço com funcionários e animadores nos restaurantes já bastante cheio em função dos grupos que estavam presentes (em algumas situações, funcionários sentavam em mesas, deixando-nos, com duas crianças, de pé — e não foi uma situação pontual)

Em compensação, a comida, com certeza, foi a melhor dos resorts que já tive a oportunidade de conhecer. Com menor variedade, mas com muito mais sabor.

A praia também, apesar da água gelada, limpa e muito agradável.

legal boia…obrigada.

A quem já esteve no Costão queria mais informações sobre comida e bebidas…

    Olá mosangela!
    Estive no Costão do Santinho em Março de 2013 para comemorar o aniversário de 03 anos da minha filha, fomos com as avós e a bisavó dela… Nossa estadia foi ótima, as comidas são variadas, destaque para comidas típicas da região a base de muitos frutos do mar… maravilhosos!! Os restaurantes apresentam ótimas opções de saladas, pratos quentes e mini-sobremesas… etc.. As bebidas bem servidas, no entanto as vezes o chopp estava um pouco quente. Mas tinha espumantes, whisky,caipiroskas, etc.. muito bem servidos. Os lanches tb eram variados eram servidos desde sanduíches, salgadinhos, sorvetes, tortas e frutas a vontade.
    Fomos muito bem atendidos e bem servidos com certeza voltaria!
    OBS No dia do aniversário da minha filha encomendei uma torta de chocolate na cozinha e que nos foi ofertada como cortesia, achei muito simpático esse gesto.
    OBS2: Eles dispõem de buffet infantil em local reservado com comidinhas variadas para a criançada!!!

Olá, estou querendo ir para o Camboriu / Beto Carrero e Costão em Outubro. É uma boa epoca? Também gostaria de conhecer o centro de Floripa, mercado, ponte…Dá para ficar hospedado no Costão e fazer este passeio ao centro? Qual a distancia? Outro detalhe: Já viajei para 02 resorts e tirei muitas duvidas aqui neste site antes de ir. Nos post dos outros resorts descreve-se melhor o que oferecido de bebidas, marcas, etc…neste não consegui localizar no post estas informações…ah, tantas dúvidas.

    Olá, Mosangela! O Costão do Santinho fica a 40 minutos do centro de Floripa. Você pode contratar um city tour no hotel. A primavera no Sul e no Sudeste é sujeita a muitas frentes frias; você pode dar sorte de ter tempo ótimo e quente, ou dar azar de ter tempo frio e chuvoso.

Vou para o Costão no carnaval. Alguém pode me dizer como é o clima nesse período (final de fevereiro e início de março). E tb gostaria de saber como é o atendimento do hotel, os quartos e a comida. Obrigada.

    Olá, Marcela! Em qualquer resort, em época de lotação máxima, o atendimento vai ser menos eficiente do que em épocas menos cheias.

    Faz calor e pode chover em SAnta Catarina nesta época.

Estamos procurando alternativa de resort em Santa Catarina este ano. Não encontri avaliação para o Infinity Blue Camburiú. Poderia ajudar sobre este resort?

    Olá, Cleomar! Era o antigo Recanto das Águas, que foi inteiramente renovado. Coincidentemente, esta semana publicaremos uma resenha completa, fique de olho.

    Ok…As resenhas são ótimas…Ficamos no aguardo para decidir…Até que dia vc acha que estará publicada?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito