Cozinha de autor: o hóspede

Nick na cozinha do hóspede da Pousada do Toque

Todo ano a Pousada do Toque, em São Miguel dos Milagres, apronta alguma novidade. Você volta e descobre que os chalés foram renovados, que a lojinha vira lojona, que apareceu um sushi bar.

Nesse verão as novidades foram duas. O sushibar saiu do segundo andar da loja e ganhou instalações próprias. A DVDteca foi para o lugar do antigo sushibar e foi transformada numa cozinha à disposição dos hóspedes.

Na cozinha do hóspede da Pousada do Toque

Se bem que quem inaugurou não foi bem um hóspede — foi o Nick, que juntamente comigo está metido numa tentativa de usucapião praiano de um puxadinho nos fundos da pousada :mrgreen:

O mise-en-place é preparado pela equipe da pousada

A idéia é muito bacana: todo hóspede que curta cozinhar como hobby pode reservar e usar a cozinha, que tem um fogão industrial de muuuitas bocas, um superexaustor e está estragicamente posicionada ao lado da adega da pousada.

O hóspede-chef só precisa entregar sua lista de ingredientes (e de convidados que também estejam hospedados) e a pousada se encarrega de fazer toda a pré-preparação (o mise-en-place, no jargão dos chefs).

O chef por um dia e seus convidados

Com layout de cozinha americana, o chef fica visível pelos convidados, que podem ineragir e dar uma mãozinha, se for preciso.

Se bem que vai ser difícil evitar que o Nilo, chef e dono da pousada, não apareça para dar uns pitacos…

Nilo ajudando Nick

O Nick inagurou a cozinha gourmet do Toque com o seu menu marca registrada: salada vietnamita de frango, creme de abóbora com maçã-verde e picadinho à tailandesa. De sobremesa, arroz-doce ao leite de coco e mousse de chocolate com fio de azeite e flor de sal.

Salada vietnamita de frangoPicadinho tailandêsO chef finalizando a sobremesa

Na noite seguinte foi a vez de outro amigo da casa, o Charlie, que cozinhou um banquete indiano.

A vez do Charlie

Tinha pakoras (primas das samosas) e quatro variedades de curry. De sobremesa, kulfi (o gostosíssimo sorvete feito com leite condensado).

Pakoras, arroz pilao e dois dips (de alho e chutney de manga)Os curries do CharlieKulfi

O jantar de autor está incluído na meia-pensão da Pousada do Toque. No mais… não, não: o chef não ganha cachê, não 😀

Um brinde ao chef!

92 comentários

Graande Nick , assim paramentado pode inventar um seriado “House Kitchen”, com locação no Nilometro ( nas Alagoas, e não em Assuan):oops:

Pena q vcs n anunciam a data da presença no Toque.
È UM bônus.
Em 2011 só me convidar.
Reserva para um casal.

Eu querooooooo !!!!!!!!!!

Se já tava enchendo o saco do Marc o tempo todo pra ir pro Toque, tenho cer-te-za que esse será o argumento que o convencerá ! Danilicious made in Toque. Oh, yes !

Btw, o Nickolau ficou um charme com esse lencinho de chef !;)

Que idéia mais legal! o Ministério do Turismo é que precisava de gente assim criativa, porque nosso stand na Fitur carecia de tal ingrediente!
Nick dá esta receita de mouse de chocolate!!!
Beijos

    É só fazer a sua receita e finalizar com um fiozinho de azeite e umas pedrinhas de flor de sal 😀

Ok, estou sendo obrigada a mandar um email para perguntar as tarifas.

🙂

Que proposta deliciosa! Adorei! Mas só sei fazer pão com ovo… será que pode? 😀

excelente ideia!
é por tratar os hospedes dessa maneira ÚNICA que mesmo um serviço que se propõe a ser simples – como uma pousada a beiramar – acaba se tornando “de luxo”. parabens ao nilo!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.