Cozinha de autor: o hóspede

Nick na cozinha do hóspede da Pousada do Toque

Todo ano a Pousada do Toque, em São Miguel dos Milagres, apronta alguma novidade. Você volta e descobre que os chalés foram renovados, que a lojinha vira lojona, que apareceu um sushi bar.

Nesse verão as novidades foram duas. O sushibar saiu do segundo andar da loja e ganhou instalações próprias. A DVDteca foi para o lugar do antigo sushibar e foi transformada numa cozinha à disposição dos hóspedes.

Na cozinha do hóspede da Pousada do Toque

Se bem que quem inaugurou não foi bem um hóspede — foi o Nick, que juntamente comigo está metido numa tentativa de usucapião praiano de um puxadinho nos fundos da pousada :mrgreen:

O mise-en-place é preparado pela equipe da pousada

A idéia é muito bacana: todo hóspede que curta cozinhar como hobby pode reservar e usar a cozinha, que tem um fogão industrial de muuuitas bocas, um superexaustor e está estragicamente posicionada ao lado da adega da pousada.

O hóspede-chef só precisa entregar sua lista de ingredientes (e de convidados que também estejam hospedados) e a pousada se encarrega de fazer toda a pré-preparação (o mise-en-place, no jargão dos chefs).

O chef por um dia e seus convidados

Com layout de cozinha americana, o chef fica visível pelos convidados, que podem ineragir e dar uma mãozinha, se for preciso.

Se bem que vai ser difícil evitar que o Nilo, chef e dono da pousada, não apareça para dar uns pitacos…

Nilo ajudando Nick

O Nick inagurou a cozinha gourmet do Toque com o seu menu marca registrada: salada vietnamita de frango, creme de abóbora com maçã-verde e picadinho à tailandesa. De sobremesa, arroz-doce ao leite de coco e mousse de chocolate com fio de azeite e flor de sal.

Salada vietnamita de frangoPicadinho tailandêsO chef finalizando a sobremesa

Na noite seguinte foi a vez de outro amigo da casa, o Charlie, que cozinhou um banquete indiano.

A vez do Charlie

Tinha pakoras (primas das samosas) e quatro variedades de curry. De sobremesa, kulfi (o gostosíssimo sorvete feito com leite condensado).

Pakoras, arroz pilao e dois dips (de alho e chutney de manga)Os curries do CharlieKulfi

O jantar de autor está incluído na meia-pensão da Pousada do Toque. No mais… não, não: o chef não ganha cachê, não 😀

Um brinde ao chef!

92 comentários

Fantástico, fantástico, fantástico!!! Na minha lista de ingredientes vai ter o Nilo! Que figura mais agradável de se conversar, imagina cozinhar junto?

A ideia e bacana, mas Riq, nao entendi como funciona. Se voce e um hospede e quer usar a cozinha, voce faz a lista e a pousada compra tudo, prepara tudo pra voce cozinhar, e isso esta incluido na diaria? Hein? Entao os ingredientes e a mao de obra pra isso saem de graca? Ou tem uma diaria especial que da direito ao uso da cozinha? Voce paga os ingredientes por fora?

    Boa tarde Luciana……sou o Nilo.
    esta incluido na meia pensao, voce diz o quer, deixamos tudinho
    limpinho e na mao, voce colaca a roupa de chef e pode se divertir a vontade……
    temos varios tipos de azeites, sal, nassas…e 6 tipos de arroz.
    os legumes e ervas sao colhidos na hora na horta organica..
    ai voce escolhe se quer fazer camarao..lagostins…peixe…polvo etc.
    Nilo

    Nilo, parabéns pela reportagem no 50 por 1. Você e a Gilda estavam lindos e simpáticos como sempre e a pousada…..um luxo. Preciso conhecer urgente!

    Nilo, super parabéns pela idéia e pela cozinha. Fiquei com mais vontade de conhecer a cozinha ainda….

Mais essa delícia de idéia e mais uma que nem a Mariana… Sugiro que os trips que forem se aventurar coloquem as datas aqui pra gente ir lá no Toque prestigiar. 1ª candidata: Danilicious made in Toque. Oh, yes ! Se eu puder, eu embarco nessa.