Creta pra Carmen

Porto de Xania, Creta, Grécia

Nossa querida Carmen, correspondente da Bóia em Barcelona e apaixonada pelo Brasil, vai passar mais umas férias no exílio, empurrada pelos preços salgadíssimos do patropi.

Este ano ela está cogitando ir para a Grécia — mais especificamente para Creta, que é servida por vôos diretos e baratos de Barcelona. Já andou pesquisando hotéis (ela sempre descobre uns lugares bem bacanas), mas queria checar a opinião dos trips sobre o destino.

O plano dela é ir para o oeste da ilha, baseando-se na pitoresca cidadezinha de Xania (ou Chania, ou Hania, dependendo de onde você pesquisa; a pronúncia brasileira seria “Raniá”). Em julho, segundo o Weather.com, a temperatura varia entre 22 e 29ºC, e não chove uma gota sequer.

Eu já estive em Creta, duas encarnações atrás. Era 1985, eu estava no meu mochilão europeu, e peguei um charter de Amsterdã para Atenas. Lá, um ferry noturno para Xania. Estava com um amigo e passamos uns cinco dias na ilha. Lembro que gostei de Xania e de Réthymnon (uma outra cidadezinha da costa norte), mas detestei Heraklion, a capital. Fizemos a travessia a pé da garganta de Samara e fomos a praias de pedrinhas. Mas não aproveitei tudo o que poderia: cada vez que eu passava por uma lojinha e via os postais com aquelas casinhas branquinhas dependuradas no morro e igrejas de cúpulas azuis, eu sabia que era para lá que eu precisava ir. Então não sosseguei enquanto não pegamos um barco para Santorini.

O que leio por aí sobre Creta é que a cidade mais aprazível continua sendo Xania, mesmo; e que a costa sul (oposta à costa onde estão as cidades) ainda guarda praias selvagens — muitas, de difícil acesso.

O Décio Mattar, do Guia Grécia, lista como as praias mais bonitas da ilha Frangokastelo, Damnoni e Matala, todas na costa sul.

Mas esta lista de “10 praias mais bonitas” do Suite 101 traz praias também no norte e no noroeste, próximas a Xania.

O Lonely Planet elenca nada menos que 112 coisas para fazer em Xania.

A Carmen também descobriu que a Patricia de Camargo já andou por Creta e publicou ótimos posts no Turomaquia; e a Patricia, por sua vez, indica o relato da Cacá do Um Pouquinho de Tudo.

E você? Já foi a Creta? O que você pode contar pra Carmen, que nos conta tudo sobre Barcelona? Adelante!

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


44 comentários

Olá ,
Vou para Creta no mês que vem , chego de navio e só tenho um dia para conhecer! O que me indica fazer?

    Olá, Paula! Há vários portos em Creta. Você terá poucas horas. Priorize passeios no próprio ponto em que você aportará; melhor do que gastar suas poucas horas em deslocamento pela ilha.

Eu e meu filho de 22 anos há muito desejamos conhecer a Grécia e está surgindo a oportunidade finalmente.
Porém o período é entre 22 de dezembro/2012 a 05 de Janeiro de 2013 e os comentários não são tão favoráveis para essa época.
Será que desperdiçaremos a sonhada viagem?
Ou mesmo não sendo verão ainda vale a pena?
Peço suas preciosas dicas e se possivel com alguma urgência pois os bons hotéis estão se esvaindo ….kkkkk
Pensamos em Athenas e Creta, o que acha?
Obrigada!!!!!!!

    Olá, Ivete! A recomendação é ir para as ilhas entre meados de maio e iniciozinho de outubro.

Ja chequei o aereo e ha voos entre todas as ilhas. Exceto o trajeto santorini – mikonos, q farei
de barco – e q é mais curto.
4 dias em creta sao suficientes ou vc acha melhor ficar 5 por la e apenas 3 em rodhes?
Grato pela ajuda.

Pretendo passar 15 dias na grecia em junho próximo. Como é a minha primeira viagem ao pais, estou em duvida qto ao tempo de permanencia em cada ilha. Minha ideia é ficar 4 dias em mikonos, creta e rodes e 3 dias em santorini.
Gostaria de saber se esse roteiro está equilibrado e compativel com cada local, sobretudo com creta,
onde eu iria ficar por 5 dias. Mas estou achando mais interessante dar um dia a mais para rodes (4 no total),
q tbem é mto elogiada.
Agradeço qquer colaboração.

    Olá, Fernando! O gargalo desses roteiros por ilhas gregas é o transporte. Verifique se você consegue confirmar vôos diretos entre as ilhas que quer visitar. Se depender de barco, você vai perder muito tempo entre uma ilha e outra.

Eu fui a Creta em agosto de 2011, conheci Iraklio, Réthymnon e Chania! A que eu mais gostei, sem dúvida, foi Chania. Rethymnon também é muito legal. Já Iraklio eu gostei mais pela parte histórica, já que tem Cnossos e também um museu arqueológico muito bom; mas a cidade em si não é bonita como as outras.

Eu fui a Creta em setembro de 2009, mas fiquei no lado oposto de Chania, fiquei em Elounda e conheci só o lado leste – Agios Nikolaos, Väi Beach, Ierapetra e a maravilhosa Ilha de Chrissi. Eu amei tudo o q vi e vivi lá, e pretendo voltar um dia pra conhecer a outra metade da ilha.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito