Já viajou de cruzeiro no Brasil? O que você fez nas escalas?

Cruzeiro no Brasil

Na minha opinião, a principal motivação para você optar por um cruzeiro convencional (esses feitos em navios grandes, que param por poucas horas em cidades que necessitariam vários dias de permanência para serem visitadas a contento) deve ser… o navio.

Embarque num cruzeirão pela vida a bordo: as atividades nonstop, a comida farta, a companhia dos amigos ou a curtição de fazer uma viagem só com a sua tribo (no caso de cruzeiros de nicho, em torno de um artista, ou para fazer ginástica, ou voltados para singles, ou ainda para o público GLS).

As escalas… bem, não supervalorize as escalas. Você vai ter pouco tempo em terra — seis a oito horas, em média — e vai precisar ser objetivo. O que eu costumo recomendar (de enxerido, porque não tenho experiência suficiente nesse tipo de cruzeiro) é evitar passeios complicados, tipo city-tour, que tiram você do navio apenas para trancafiar num outro veículo, o ônibus. Acho que vale mais a pena escolher um objetivo — a praia mais bacana do pedaço, por exemplo — e curtir o dia por lá. (Mas sei que estou pregando ao vento, porque é muito difícil convencer alguém que vai passar poucas horas numa cidade a não fazer o city-tour. Mas enfim…)

No entanto, esta não é a única decisão que precisa ser feita a cada escala. A dúvida que aparece mais é: pegar um passeio vendido pelo cruzeiro ou negociar com os taxistas no porto?

Eu tendo a simpatizar mais com a alternativa negociar-com-taxista, que proporcionaria um roteiro mais livre. Mas também ficaria com medo de ficar refém da situação: ou aceitar o que taxista pede, ou neca de passeio.

Por isso recorro à comunidade. Você viajou de cruzeiro pelo Brasil ultimamente? Pode contar pra gente como resolveu suas escalas?

Se possível, conte pra gente o nome do navio e as alternativas que você lembra ter considerado. Se lembrar do preço, seria perfeito!

Depois a gente dá uma compilada bacana. Obrigado!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


117 comentários

Boa tarde pessoal!
Alguem poderia me informa quanto custa o pacote de passeio no rio de janeiro,salvador e buzios dentro do navio sovereing? e se compensa.
Sou marinheiro de primeira viagem então não sei se eu pego um taxi pra conhece os lugares como o cristo no rio etc.
Estou indo no carnaval peguei o navio sovereing all inclusive fiz boa escolha? E ja tbem comprei o abada em salvador!

se alguem poder me informa de tudo isso eu agradeço! Obrigado parabens pelo site !

    Olá, Joel! Você saberá o preço dos passeios no navio. Tente negociar um taxista por menos.

    Oi Joel! embarco na semana que vem neste mesmo navio. Se puder me dar a dica do que foi mais em conta, os passeios por conta ou comprados no navio… Obrigada!!!

Pessoal, a minha experiência foi uma viagem de Carnaval no Splendour of the Seas para Buenos Aires, Punta del Este e Montevideo. O navio é maravilhoso, os shows são ótimos, muita qualidade, o staff muito cortês, bem disposto. Já na entrada do navio eu tive um problema, esqueci a minha frasqueira dentro do onibus que te leva até o navio (em Santos tem isso). Fui na recepção e chorei, mesmo faltando apenas 15 minutos para o navio zarpar, a recepcionista conseguiu localizar e trazer a bordo. Fiquei impressionada. A piscina coberta e aquecida deveria ser somente para adultos (está escrito nas regras do navio) mas no Brasil ninguém respeita e eles resolveram deixar de lado. Eu reclamei disso e eles me deram 2 toalhas de piscina de presente!
Eu sou o tipo de viajante que gosta de aproveitar tudo, tudo mesmo! Fui ao cassino, assisti a shows, usei o spa, os bares, restaurantes, fiz reservas em restaurantes especiais (recomendo!!), participei do Chef’s Table (jantar seleto, preparado, apresentado e harmonizado pelos chefs do navio, recomendo!!!). Não posso reclamar de nada! E olha que se estiver ruim eu reclamo.
Os passeios: em Punta del Este não pudemos descer porque o mar estava agitado. Foi minha grande decepção, pois eu estava ansiosa por isso.
Em Montevideo a parada seria de apenas 4 horas, então resolvi pegar o city tour, pois fiquei preocupada com o horário da partida (02 pessoas perderam a hora e o navio não espera!!). O passeio valeu a pena, deu pra ter uma boa noção da cidade, fizemos boas fotos, mas me restou pouco tempo no Mercado. Estou voltando agora pra lá para passar 4 dias.
Em Buenos Aires eu não peguei o passeio, o navio fica 2 dias atracado, dá pra pegar um onibus que te leva direto para os shoppings e de lá você pega um taxi pra passear. Basta se programar com antecedência, pois terá tempo para fazer tudo. Como eu já tinha ido 2 vezes a Buenos Aires, só fui almoçar em Puerto Madero mesmo e depois voltei para o navio. Recomendo assistir a um show de tango no Senor Tango ou Carlos Gardel.
No mais é isso. Gostei tanto que estou indo novamente com meus pais daqui a uma semana, no MSC Orchestra, depois volto pra contar como foi…

    Então como foi sua viagem pelo MSC Orquestra??
    Tomo a liberdade pois estou me preparando para Jan/14.

    As bebidas valem apenas? Comprar avulsas ou o pacote?

Olá Mauricio!
Em Ilha bela, no cais, pegamos um taxi e fomos até a bela praia do Curral e por lá ficamos…tem pessoas que alugaram buggies, pra conhecer melhor a região. Uma opção interessante tb!!!

Viajei com o Imperatriz em fev de 2012, com sistema all inclusive. Achei que a qualidade dos alimentos/bebidas ficou um pouco a desejar, e por esse motivo este ano optamos por um cruzeiro com pacote all inclusive pago a parte, pois acredito ser melhor.
Fizemos roteiro Itajai/Santos/Montevideu/Buenos Aires/ Santos.
Em Montevideo e Buenos fizemos o roteiro do navio, que não estava tão caro e tinha a vantagem de ser faturado no cartão em 5x. E tb pq eramos marinheiros de 1ªviagem e achamos mais seguro ter a garantia de horário de volta ao navio. Mas os transfers voltam mto cedo e vc perde um pouco no tempo na cidade, em Montevideo aproveitamos pra ficar no Mercado do Porto e almoçamos lá. Em Buenos Aires descemos do transfer no Porto Madero para tb almoçar, e pegamos um táxi até o porto. Tivemos sorte de pegar um taxista bacana, pq dps ficamos sabendo que tem uma máfia e nunca se deve pegar carro da rua. Vale a descida no Porto Madero, o lugar é lindo e os restaurantes otimos, vale pra quem quer conhecer o churrasco argentino. Quem vai com a ideia de fazer compras se decepciona, na Rua das Flores não ha vantagem nenhuma. Vale mto mais aproveitar para conhecer os lugares do que perder tempo nisso. Na Praça de Mayo entre na Catedral, vale mto a pena!
Outra desvantagem do roteiro do navio é que a saida é mto demorada, são varios grupos que se organizam no teatro e vão saindo aos poucos. Quem opta por descer sozinho do navio faz isso mais tranquilamente.
Em Santos achamos um grupo pra dividir uma van e fizemos o roteiro do centro historico, orla, mirante de Sao Vicente, Estadio do Santos e Aquario.
Este ano faremos Santos/Rio/Salvador/Ilheus/Ilhabela, estamos num grupo grande e faremos os passeios por conta, pois já avisaram que os preços da Costa estão salgados. Quem tiver dicas pra compartilhar eu agradeço!

Fiz um cruzeiro de Carnaval em fevereiro de 2009, com o Costa Mágica. O roteiro era Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Ilhéus, Ilhabela e Santos. O navio era lindo, enorme e impecável, comidas e serviços a bordo muito bons.O preço foi de 1400 reais, uma cabine interna.No Rio optamos por negociar com o taxista…que nos levou ao Cristo, Copacabana, mirante do Leblon e bla bla. Não nos detivemos em nenhuma praia…apenas andamos mesmo.Em Salvador, já tinhamos abadá comprados para o bloco do chiclete..então descemos cedo , pegamos um taxi e fomos até o posto de troca…depois outro taxi até o começo do circuito e a noite, outro taxi até o porto.Pois o navio ia embora a meia noite. Foi um dia muito agradável, nada de correria.Em Ilheus optamos por pegar um taxi até a praia mais bacana e lá ficamos o dia inteiro, depois fomos dar umas voltas a pé….antes de voltar ao navio. Em Ilhabela foi a mesma coisa…Me agradou muito fazer um cruzeiro e quero repetir a experiencia esse ano.

    Isadora,
    O que vc fez em Ilhabela? A partir do cais é fácil chegar nos locais interessantes?

Olá, Boia e Riq!
O tema do post não é bem esse, mas não sabia onde fazer minha pergunta. Como o tema é cruzeiro…

Diversas empresas já estão vendendo cruzeiros para o reveillon 2014 (menos a CVC que começa em junho). Vale a pena, financeiramente falando, comprar com tanta antecedência? O preço é tabelado para todas as operadoras ou existem promoções? Se deixar para fechar no meio do ano, corremos o risco de ficar sem as cabines internas?

Obrigada e parabéns pelo site!

    Olá, Fabiana! Cruzeiros não é muito a nossa praia, mas nos parece que os primeiros preços sempre são mais camaradas.

Olá farei uma viajem agora no empress pela cvc com paradas em itajai,montevideo e buenos aires…gostaria de aproveitar e descer em todas as paradas mas não consegui me planejar…será que é possível em itajai passar o dia em balneario camboriu?…e o que vc recomenda para fazer em montevideo e buenos aires?(apenas em um dia cada)…

OBRIGADA!!!

Bjss

Fiz um cruzeiro há poucos dias, antes do Natal, pelo MSC Magnífica, foi minha primeira vez em um navio e o roteiro foi o Prata. Minha filha de 7 anos passou grande parte da viagem dentro do Junior’s Club e adorou. O navio fica dois dias em Buenos Aires e dá pra fazer passeios por conta, porém eu já havia comprado todas as excursões quando reservei o cruzeiro. As paradas em Montevidéu e Punta del Este são bem curtas, tipo uma manhã ou uma tarde apenas, só saia por conta do navio se tiver um roteiro pronto, indicado,afim de não perder o embarque (aconteceu com 6 pessoas…) Para mim os pontos altos das excursões foram o show de tango argentino Senor Tango (em cartaz há 22 anos) e o passeio a Montevideo (viajaria só para lá novamente). Buenos Aires está em crise, mal cuidada, suja, pessoas vivendo nas ruas, todo dia tem manifestações e as coisas estão muito caras (o free shop do navio estava com preços melhores, no segundo dia lá optei por desfrutar do navio mais vazio, foi ótimo. O navio é lindo, novo e bastante luxuoso, tem uma piscina climatizada e coberta para dias de chuva (não são todos que têm isso). A comida é mediana: o buffet tem pouca variedade e geralmente eles acertam em apenas um dos pratos do a la carte, estava tudo muito “al dente” pro meu gosto…Sobre preços de bebidas: 3,80 dólares uma cerveja nacional (lata), 1,90 dólares garrafa de água pequena (a água não é grátis, tem máquinas no buffet apenas) e drinks na faixa de 5 dólares ou mais. Acrescente a esses preços 15% de taxa de serviço no final. Vale a pena comprar os pacotes de bebidas vendidos na hora da reserva do cruzeiro ou pelos garçons e levar squeezes para encher de água e deixar na cabine. No conjunto gostei muito da viagem e do roteiro, relaxei um pouco no Aurea Spa (pago à parte, a partir de 11 dólares a hora…), nas piscinas e nos bares.. Amei o serviço impecável dos indonésios que trabalham no navio (merecem gorjetas!) e achei o serviço dos brasileiros bem fraco, pouco cortês… Esperava um pouco mais de elegância das pessoas que trapaceavam para conseguir um lugar nas hidros (tem 6 na área externa e 3 no spa)e pareciam um bando de mortos de fome fazendo montanhas de comida nos pratos que já eram enormes… Mas acho que faria uma viagem dessa de novo, não sei se toparia um all inclusive, pois a “farofagem” deve triplicar…

    brasileiro gosta de comer mesmo, tem pessoas que deveriam ir para um spa e nao cruzeiro,se fizer cruzeiro vai para europa em jejum.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito