Cuba de carro e sem praia, no Arquivo de Viagens

Cuba 2011. Fotos: Luisa, Arquivo de Viagens

Há muitos anos li numa antologia de textos de viagem o relato de um cronista americano da Newsweek que alugou um carro em Cuba para viajar com a mulher, que falava espanhol.

Ao parar na estrada para pedir uma informação, instantaneamente seu carro foi tomado por três caroneiros. Passado o susto, não demorou nem cinco minutos para ele entender que tranportar cubanos pra cima e pra baixo — com o serviço de intérprete da própria esposa — enriqueceria muito a sua viagem. Fiquei fascinado e me prometi que um dia faria a mesma coisa.

Pois a Luisa, do excelente Arquivo de Viagens, acaba de fazer uma viagem parecida. Ela e o marido alugaram um carro e se embrenharam por Cuba de oeste a leste. Deram carona, hospedaram-se em casas particulares, ficaram em hotéis estatais, se meteram em cidadezinhas que só aparecem no mapa dos viajantes mais intrépidos.

A viagem está rendendo um rosário de posts interessantíssimos, que detalham tanto o planejamento quanto o resultado na vida real; os perrengues, os macetes, as alegrias.

Eu estava esperando a série acabar para fazer um post-índice e facilitar a consulta, mas acho que o melhor mesmo é ler tudo.

Entre na página da categoria Cuba, role até o final e clique em “Posts anteriores”. Daí comece lendo do último e termine no primeiro. É espetacular!

Não sei onde eu deixei a matéria do cara da Newsweek, mas o passo a passo da Luisa tá muito mais útil 😀

Leia:

Luisa de carro em Cuba, no Arquivo de Viagens

Todas de Cuba no Viaje na Viagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

26 comentários

Gostaria de uma informação: em uma viagem à Cuba ao hospedar-me numa residência familiar como devo proceder com o dinheiro já que não há cofre por não ser hotel? Devo portar sempre o meu passaporte? Obrigado antecipadamente!

    Olá, Francisco! Leve xerox da folha de rosto do passaporte para ter com você. Carregue dinheiro em doleira e deixe o passaporte na mala com cadeado. Mas não fique paranóico, Cuba é seguro.

Estou indo a Cuba no esquema da Luiza, alugar um carro e atravessar a Ilha, mas vamos precisar comprar passagem para o trecho Havana x Santiago de Cuba. No site direto da Cubana.com está bem mais barato do que nos outros sites só que não consigo finalizar a operação… pede que escolha outra tarifa, só há duas opções de tarifa e já tentei as duas em dois voos diferentes. Gostaria de saber se alguém já conseguiu comprar neste site, será que tem alguma pegadinha?
Conseguí cotações em outros sites, mas entre eles só conheço o Skyscanner, obtive também as cotações no destinia, europe lowcost, trispta e cubajet. A segunda opção seria comprar na tripsta, mas nunca ouví falar. Alguma referencia sobre este site? Obrigada!

    Olá, Samira! Vamos colocar a sua pergunta no Perguntódromo.

    Eu comprei uma passagem Caracas-Habana direto com o escritório em São Paulo da Cubana. No próprio site deles tem o contato. Foi tudo ótimo, não tivemos qualquer problema com a passagem. Abaixo o contato disponibilziado no site:

    BRASIL
    Dir: Rua da Consolacao 222, 7mo. Andar-Conj 701, CEP…. 01301-000. Sao Paulo, Brasil.
    Telf: (55-11) 3214 4571, 3214 2756
    Fax: (55-11) 3255 8660
    e-mail: [email protected]

Boa tarde,
acabo de conhecer o site, estou preocupada com uma questão: vou participar de um congresso em Cuba e fiquei sabendo que ao trocar dolares americanos por CUC em Cuba, além do câmbio vou ser taxada em 10% por ser moeda americana. É verdade? Ninguém consegue confirmar essa informação para mim, até agora. É melhor levar euro? Abs, e obrigada!
Mariana.

    Olá, Mariana! É verdade. A cotação é menor e ainda há imposto. Leve euros.

olá, companheiros/as, estou querendo conhecer cuba em janeiro de 2012. Nesse sentido, gostaria muito de algumas informações com relação a hospedagem e alimentação. Procuro um espaço legal, mas que não seja tão caro, parece-me que as pessoas recebem em casa turista é, assim mesmo?. Janeiro é um bom mês para conhecer o país? enfim quem puder ajudar, agradeço.

bueno!

Vou a Cuba em congresso agora em outubro, e fico no hotel do congresso mesmo,só gostaria de saber o q é importante ver em apenas uma semana de viagem, gostaria de ver nem q seja por um dia o sistema de saúde e de educação, e ver o Buena Vista, que adoro.

    Olá sheila, aproveito algumas informações com relação ao país, pois pretendo conhecer a ilha. Mas sem uma orientação fica dificil. Não quero turismo tradicional de pacote, penso em ficar pelo menos dez dia por lá,dependendo do preço da hospedagem e alimentação. Dizem também que tem duas moedas, uma para turista e outra para os cubanos. Já li algo sobre isto. Enfim. agrato pela colaboraçao e boa estada em cuba

Eu amo Cuba. Adorei o seu relato. Sempre que vou também fico em casas de cubanos e realmente é a melhor experiencia! como sempre me perguntam sobre hospedagem em Cuba, deixo aqui o e-mail do casal de Habana, se tornaram meus amigos e eu sempre indico, porque o casal ajuda quem quiser outras casas pela ilha… São incríveis e super confiáveis! Marta y Luis: [email protected]

Oi amigues!

Estou a caminho de Cuba em algumas semanas e uma dúvida que ainda tenho é sobre dinheiro: dá pra usar cartão ou é melhor prever tudo em dinheiro? E dá pra ficar com dólares ou é melhor trocar tudo por CUCs?

Bjs

    Olá, Mariana! Dólares não são aceitos em Cuba, você vai precisar levar euros! É possível usar cartões.

    Entre no site da Luisa e leia seus relatos!

    Mariana
    Fui para Cuba em novembro/2008 e se as coisas não tiverem mudado, minha dica é: se for comprar dinheiro para levar prefira euros porque dólares são sobretaxados. Mas saiba que uns dólares miúdos fazem a alegria das propinas.

Bóia e trips,

estou de viagem marcada para Dubai e Omã no carnaval. E confesso ter ficado um pouco assustada com as notícias divulgadas. Você ou alguns dos trips tem notícias em relação a segurança de turistas por lá? Não quero saber se devo cancelar a viagem =), só se alguém tem informações in loco!
Um abraço e obrigada

    Olá, Alice! Você poderia repetir este comentário em algum post sobre Dubai, só para mantermos as respostas organizadas em seus devidos lugares? 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito