De Buenos Aires a Colonia del Sacramento: como chegar

Imagine se no outro lado da Baía de Guanabara estivesse Paraty

Não foi por acaso que os portugueses fundaram sua cidade mais meridional exatamente ali: Colonia del Sacramento é o ponto mais próximo de Buenos Aires na outra margem do Rio da Prata.

A rota é operada em vários horários por barcos (buques) de três empresas.

Os horários da Buquebus

A Buquebus é a mais tradicional. Tem buques rápidos (1h de travessia) e lentos (3h) e por isso oferece mais horários; todos os buques carregam carros. Há também buques rápidos a Montevidéu (3h).

A Colonia Express é seu concorrente mais tradicional. Só opera com buques rápidos e não carrega carros. O serviço, porém, é bastante instável. A companhia costuma cancelar operações de última hora. Eu evitaria.

A Seacat é o concorrente mais novo. Tem catamarãs compactos e rápidos e não carrega carros.

Mas tem tanta gente assim que sai de Buenos Aires para visitar Colonia?

Não. Os buques a Colonia servem como principal meio de transporte ao Uruguai. Ao desembarcar, a maioria dos passageiros sobe em ônibus de conexão que continuam a Montevidéu (mais 2h30) ou Punta del Este. A passagem já é vendida até o destino final; a Buquebus tem esse nome porque é buque + bus. (Aaaaaahnnnn, intchindji.)

E por que ir de barco + ônibus para Montevidéu quando se pode ir de barco direto? Porque sai um pouco mais barato, e tem mais horários.

À diferença da maioria dos passageiros, porém, nós turistas estamos interessados em Colonia como destino. Seja num bate-volta desde Buenos Aires, seja como escala numa viagem entre os dois países do Prata.

Aqui vai o modo de usar:

Imprima seu e-ticket! (Nem que seja no cyber)

1) Entre nos sites da Buquebus, da Colonia Express e da Seacat para ver os horários e preços do dia desejado. A Colonia Express e a Seacat costumam sair um pouco mais barato, mas não têm tantos horários. (Na Buquebus, atenção: os preços mais em conta são dos buques lentos.)

2) Se você vai fazer bate-volta, clique em “Day tour”, tanto na Buquebus quanto na Colonia Express. Na Seacat dá para comprar ida e volta.

No check-in

3) Chegue com uma hora de antecedência ao terminal. (O da Buquebus e da Seacat fica no canto norte do Puerto Madero, à altura da avenida Córdoba; o da Colonia Express, no extremo oposto, bem longe.) Motivo: é preciso fazer imigração antes de embarcar.

Malas despachadas!

4) Malas grandes são despachadas. E, como o desembarque de um ferryboatão leva um certo tempo, quando você chega no saguão a bagagem já está rolando no carrossel.

Carimbo uruguaxo antes de sair da Ar-rentina!

5) Você faz duas imigrações de uma vez só. Em Buenos Aires, o oficial argentino carimba a sua saída e encaminha o seu passaporte ao oficial uruguaio, que fica ao lado e carimba a sua entrada. Acredito que a mesma coisa aconteça em Colonia — ao contrário, claro.

A caminho do barco

6) Não há poltrona marcada. Se você está em grupo e quer sentar junto, faça logo o check-in e entre na fila.

(A lanchonete tá lá na frente)

7) No Buquebus há uma boa lanchonete a bordo, que aceita pesos argentinos, pesos uruguaios e dólares. Mas o troco vem em pesos (argentinos ou uruguaios, o que você escolher).

O saguão do barcão

8 ) Depois de 10 minutos de viagem abre o free-shop, que permanece aberto até 10 minutos antes do desembarque.

Breve, um terminal hidroviário novinho

9) A rodoviária de Colonia fica ao lado do terminal hidroviário. Querendo fazer de Colonia apenas um pit stop entre Montevidéu e Buenos Aires, sem pernoite, você pode usar os lockers grátis da rodoviária. São pequenos: comportam apenas maletas ou mochilas não muito gordas. Se a sua mala for grande ou os armários estiverem lotados, você pode deixar na lanchonete.

Mas atenção: para passar o dia em Colonia e seguir a Montevidéu (ou, vindo de Montevidéu, para passar o dia em Colonia e seguir a Buenos Aires) é preciso comprar separadamente as passagens de barco e de ônibus. As passagens de ônibus podem ser compradas pela COT (veja aqui tarifas e horários).

Llegamos! (diga: Xegámo')

Leia mais:

Passagens mais baratas para Buenos Aires no Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Alugue carro em Buenos Aires na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Buenos Aires com a Viator

654 comentários

Prezado Ricardo, sou leitor assíduo de seu site. Fui pela quarta vez a buenos aires e li seus ultimos links. Fiquei 7 dias, e voltei há 2 semanas, gostaria de relatar minha ida pelo buquebus intitulada: “Como ser enganado no Buquebus”
Eu e minha esposa pegamos o buque rapido para colonia, na cafeteria dei uma nota de 50 pesos e esperava 25 de troco, eis que recebo 5…fico olhando e esperando o resto,e o caixa com cara do tipo: o que foi, vamos a fila tem que andar! explicando que dei 50 pesos e tá faltando (falo razoavelmente o espanhol)…ele entao pergunta “deu uma nota de 50??” ora, claro acho que tinha dado uma nota de 30??! Mas respondi somente: sim! faltam 20! Ok, nada falou e fui embora. Nem comentei com minha esposa, eis que dpois ela passa pelo mesmo problema troco errado!!! Mas o pior, ela tinha pedido no balcao “chocolate” e a atendente repetiu ” chocolate”, ok, mas ao tomar ela viu que era algo com café!!! (que ela nao gosta!!) voltou para reclamar, e a atendente disse que só tinha um pouquinho de café (era mocaccino…) e que chocolate puro nao tinha!!! Ora, sabemos o que é mocaccino e chocolate!!! Será que se pedisse suco de limao vinha caipirinha (só um pouco de alcool??). Ou seja colegas de viagem^: Atenção no bar do buquebus, só picaretagem!!!
um abraço

Ricardo, vou para Buenos Aires dia 27 de julho. Estarei em Montevideo e pegarei o buquebus. Preciso de algumas dicas tuas… tens noção de quanto é, em média, a passagem do buquebus de mtvdeo a bs as? No free shop do buquebus aceitam cartão de crédito? E, por último: tu terias uma sugestão de albergue bacana e não muito caro para ficar por lá?

Adorei teu blog, está me ajudando demais!!

Abração

Estou indo dai 1 junho à Buenos Aires, vou pegar o Buquebus em Colonia, gostaria de saber qual a rota mais próxima de Poa a Colonia. Seria indo pelo Chuy ou Rio Branco. Qual a rota?

Olá, Ricardo!
Vou a Buenos Aires em julho e ouvi falar bastante de Colônia. Gostaria de conhecer esse lugar. O que vc me aconselha: ir direto para Montevidéu e de lá ir p/ Colônia ou ir p/ BA e pegar o buquebus?
Eu não ficaria em Montevidéu, seria só uma escala mesmo. Não dá para ir direto, dá?
Obrigada.
Maira

Riq, fiquei sem saber se devia responder aqui mesmo à Carolina Santos.Na dúvida,aí vai:
O passeio é feito de trem (trem de la costa) e depois pega-se um barco em Tigre. O Parque de La Costa é um parque de diversões comum e a estação Delta é a última estação do Trem de La Costa,onde ficam o Parque de la Costa,o Cassino Millenium e a feira (puerto de frutos) e a uma curta caminhada da estação fluvial (onde se embarca no passeio pelo delta do Rio Tigre)

Oi, Riq!
O post de Colonia mesmo ainda tá no forno, mas o de Carmelo tá no ar! Que lugar lindo! Muito bom pra casais em lua de mel!
Falei pro Paulo que meu critério de serviço deu upgrade depois da experiência num Four Seasons, nao eh?!

Obrigada pelas dicas!

Ana

Ficou pendente mais uma perguntinha…então vamos a ela.
Estive pesquisando sobre o passeio no Tigre e fiquei um pouca confusa. Este passeio é feito de trem e depois pegamos um barco no Tigre? Além disso, me disseram para eu passar pela pequena cidade de San Isidoro, mas notei que se for de trem, há esta parada. Esta informação confere? E o que seria este parque de la Costa e a estaçãp Delta? É um outro programa ou é feito durante este percurso? Será que vc, Ricardo, ou qualquer outro viajante, pode me situar e dizer se devo fazer este ou estes passeios? Valeu pelas dicas!!!!!

    Na página que te falei há relatos sobre passeios ao Tigre. Procure na seção “Relatos”. San Isidro é praticamente um bairro de Buenos Aires, se você for de trem pode descer lá.

Boa noite,
Estou indo a BAs no dia 9/6 e volto dia 16/6. Já estive lá há dois anos atrás e conheci os pontos principais da cidade. Agora desejo conhecer novos lugares desta cidade. Gostaria, primeiramente, de saber se é possível ir a Colonia e Montevideo no mesmo dia, e depois retornar a BAs. Se não for aconselhável, em qual destas cidades não posso deixar de ir?
Além deste passeio, me indicaram ir ao Zoo de Lujan, no qual podemos ter contato direto com os animais. Este programa vale mesmo a pena?

Ricardo, uma outra dúvida…
Na agência em que reservei a passagem, aconselharam viajar de MDV a Buenos Aires de avião! Afirma a consultora que é mais barato que de navio…
Seria possivel desvendar mais esta dúvida? Avião ou autobus até Colonia e de Colonia Buenos Aires de busque?
Obrigada!

    Pode ser que de avião seja mais barato, sim. Tudo depende da tarifa que você conseguir.

    A rota via Colonia é interessante poder passear em Colonia. (E é mais barata do que a rota direta Buenos Aires-Montevidéu.)

    A Buquebus vende as duas passagens integradas (buque é navio; buque + bus).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.