De carro pela Inglaterra com a Dani S.

Vilarejo nas Cotswolds (Foto: Daniela Siqueira)

Vilarejo nas Cotswolds (Foto: Daniela Siqueira)

A Daniela Siqueira acaba de chegar de um supergiro de carro por Inglaterra e Escócia. Depois de partilhar muito do planejamento da viagem aqui no blog, ela nem bem desarrumou as malas e já passou aqui para dar um fidibeque. Vamos ao que ela conta:

Pra quem vai pra Inglaterra, NÃO DEIXE de incluir uma região linda, linda: as Cotswolds. Maravilhosa, mesmo com chuva. Várias cidadezinhas, cada uma mais fofa, todas de pedra dourada, com um monte de carneirinhos pra enfeitar as fotos.

Rotas nas Cotswolds (Fonte: the-cotswolds.org)

Rotas nas Cotswolds (Fonte: the-cotswolds.org)

Eu fiquei em Chipping Campden, e passei pelas demais, e não posso deixar de OBRIGAR todo mundo a ir, pelo menos, nas Slaughters (Lower e High).

Na Escócia, Edinburgh é LINDA (mesmo com os bofes pra fora – estão construindo as novas linhas de trams na cidade, e a rua principal da cidade nova está interditada).

Lago Ness, Escócia (Foto: Daniela Siqueira)

Lago Ness, Escócia (Foto: Daniela Siqueira)

Quem for à Escócia, veja se consegue passar pela região de Glencoe – é uma passagem nas montanhas linda, cheia de turfa.

Até que dirigir pela contra-mão não foi traumático, não. Quem fica no carona é quem estressa mais – você tem certeza que o carro vai acertar em todas as cercas. Fora isso, é só lembrar todas as manhãs: keep left! – e diz que o lado esquerdo, ou direito, do cérebro se exercita com isso :P

Ingleses do campo (Foto: Daniela Siqueira)

Ingleses do campo (Foto: Daniela Siqueira)

Pra quem for de carro, e quiser só passar pelas grandes cidades com um centro histórico bonito (fizemos isso em York e foi ótimo): aproveite os park & ride. São uns estacionamentos enormes, super bem sinalizados, nos arrabaldes das cidades. Você pára lá, estaciona de graça, e pega um ônibus que passa de 10 em 10 minutos e te deixa já no local turístico desejado. Custa só o preço da passagem, normalmente uns 2 ou 3 pounds (e alguns já vendem a opção de passe de ônibus para o dia todo). Super recomendável, já que estacionamento nas cidades grandes é muito difícil de achar, e caro à beça – sem nem falar no trânsito…).

E uma dica pra quem não quer virar uma bolinha nas férias: a rede Prêt a Manger, que tem sanduíches e saladas feitos na hora, muito gostosos e saudáveis. Obviamente que eu virei uma bolinha nas férias (é pré-requisito, acho eu). Será que foram os chás? Ou os biscoitos amanteigados que acompanharam os chás? Ou os toffees e os bolos de frutas cristalizadas que acompanharam os biscoitos? Ai, ai, que já estou com vontade de tomar chá de novo…

O restaurante Fifteen, em Londres, do Jamie Oliver, que o Riq recomendou, também foi aprovado com louvor, especialmente por ter uma proposta de ser um restaurante escola.

Resumindo: Se alguém tiver alguma dúvida de Inglaterra e Escócia, e eu puder ajudar, tamosaí 😆

Obrigadíssimo, Dani! Conte sempre 🙂

261 comentários

Olá a todos:
em outubro irei a Londres pela 1ª vez. Passarei 12 dias. Eu, meu marido e minha filha (super fã de Harry Potter) pensamos em fazer algum bate-e-volta, porém estamos em dúvida entre Oxford e Cambridge. O que me aconselham? As duas cidades devem ser lindas, mas infelizmente só posso escolher uma…
Aguardo conselhos.

Obrigada

    Oi Naila,
    Oxford sem dúvidas, principalmente por abrigar o Christ Church College e seu The Great Hall – inspiração para o refeitório de Hogwarts (imperdível). Fora isso ainda tem a belíssima Biblioteca Bodleian.
    Fui num bate e volta de trem, super tranquilo.
    Boa Viagem!

    Não conheço Cambridge, mas Oxford tem bastante coisa a oferecer para fãs de Harry Potter.

    Não estou realmente respondendo a sua pergunta, mas você viu que tem tour pelos estúdios Harry Potter perto de Londres?
    Eu fui e amei (também sou super fã do Harry Potter). O link é esse https://www.wbstudiotour.co.uk/
    Boa viagem!

    Naila

    Visitei ambas cidades, Oxford em 2005 e Cambridge em 2007, e claro que foquei nas universidades. Ambas sao belissimas e com muita historia. Pessoalmente gostei um pouco mais de Cambridge e achei muito bacana os passeios de gondola pelo rio Cam. Mas eu nao tinha muita influencia do Harry Poter.

    Enfim, fizemos da seguinte maneira:

    1) Oxford: moravamos em Londres e tinhamos 4 dias disponiveis. Combinamos a visita a Oxford com Stratford-upon-avon (onde Shakespeare nasceu). Seguimos para Bath, e no ultimo dia fizemos Stonehenge e Salisbury. Fizemos de carro, alugando um carro de cambio automatico pois a atencao ja estaria na mao inglesa.

    2) Cambridge: fiz um bate e volta de trem desde a estacao Liverpool street (onde deixei minha mala para ir para Cambridge somente de mochila). Foi super tranquilo, mas na volta o trem quebrou e ficamos parados por uns 45 minutos esperando o proximo. Sorte que eu tinha deixado bastante tempo de sobra pois mais tarde no mesmo dia eu tinha voo saindo de Heathrow.

    Qualquer uma das duas vale a pena, mas para ir para somente uma das duas (sem combinar outros lugares) eu prefiro Cambridge.

    Oxford é imperdível! Minha filha adorou. Entre no site da Christ Church pra ver os horários de abertura da semana. Aos sábados, o Great Hall, que serviu de inspiração para o refeitório dos filmes, costuma abrir apenas às 14h. Confira antes de ir! No site tb tem informação sobre tours, em inglês, pra fãs de Alice e Harry Potter. Não fizemos esses tours, apenas fomos pra Oxford de trem, fizemos o sightseeing de ônibus pra uma geral da cidade (com tradução em português), depois ficamos descendo e subindo do ônibus quando queríamos, pra andar pelas ruas. Oxford é linda!
    Se puder, faça uma viagem tb ao Castelo de Alnwick (Norte da Inglaterra), onde foram filmadas várias cenas dos filmes e há um tour gratuito explicando as locações. Há tb, perto de Londres, os estúdios dos filmes: imperdível! Dá até pra voar de vassoura!! 😉
    Boa viagem.

Olá a todos. Gostaria de saber se alguém me ajuda a montar um roteiro para Inglaterra e Escócia. Pretendemos ir em Agôsto e ficarmos 20 dias. Só gostaria de saber que cidades daria para visitar partindo de Londres. Dá para fazer Londres e ir por exemplo a Brighton,Winchester,Salisbury,Stonehenge,Bath,Bristol,Southampton,Portsmouth,Castle windsur,oxford,Blenhein Palace,Stratford upon avon, Birmington etc. Tudo de trem. Da para fazer Londres como sede e ir e voltar para dormir em Londres ou em outra cidade próxima com hotel 3 estrelas? Que roteiro indicariam? Gratp

Olá, pessoal. Estou planejando para setembro meu roteiro Inglaterra e Escócia, 20 dias, sendo 5 para Londres e 5 pelo interior da Inglaterra e o mesmo tanto para Edimburgo e o interior da Escócia. Devo alugar um carro nos dois países? O que é imperdível na Inglaterra? Eu achei essa rota das Costwolds a minha cara, mas aguardo mais sugestões.

Olá, vamos para a Inglaterra em Maio 2013 e queremos alugar um carro para ir até Edimburgo, Escócia. Notamos que uma das empresas tradicionais no mercado de aluguel de carros nao permite que o carro saia da Inglaterra. Tiveram algum problema desse tipo?

Estou pensando em alugar um carro e conhecer as Cotswolds, fiquei na dúvida, em meados de novembro será que neva nesta região, as estradas ficarão mais perigosas, alguém sabe?
Obrigada

    Olá, Elisa! É bastante raro neve em novembro nesta região, mas em 2010 aconteceu.

Olá!
A respeito dos Ferry-boats da Escócia para a Irlanda, sabes se podemos comprar os tickets na hora ou precisamos fazer isso com antecedência? Obrigado !!

    Olá, Alexandre! Tudo que envolva transporte de carro é melhor ser reservado com antecedência.

Olá!
Gostaria de saber se tens informações de como ir da escócia para a irlanda e da irlanda para o país de gales, de carro. Obrigado

Gostaria de uma informação.. Farei o Reino Unido em fevereiro do ano que vem, chego dia 8 e volto 18 de março. Estou na dúvida entre andar de carro e trem… meu único receio com relação ao carro seria por conta da neve que sei q é perigoso. Sabe me dizer se é tranquilo andar por lá de carro nessa época ou se é melhor evitar?

Obrigada
Leila

    Olá, Leila! Não é muito comum nevar no Reino Unido se você não for a terras altas. Pense que por lá a direção é na mão esquerda.

Oi, Tânia, acabei de voltar da Cotswolds e amei! Que região linda!! Com certeza, vc vai amar, mas tem que ir de carro!
Eu saí de Edimburgo e fui até Birmingham de trem. Dormi lá e no dia seguinte, cedidinho, pegamos um carro na locadora indo até Stratford-upon-Avon, cidade de Shakespeare, que é uma graça. Dali em diante, começamos a visitar as cidadezinhas propriamente ditas. A região não é tão grande e dá pra visitar várias cidadezinhas num dia só. Neste primeiro dia visitamos Broadway, Snowshill (dependendo da época, tem os campos de lavanda), Chipdem Campdem, Stow on the Wold e dormimos em Bourton on the Water, uma das mais lindinhas. Segundo dia passamos em Northleach, Bibury, Stroud, Painswick e Tetbury. Era cedo ainda e seguimos pra Bath (que não achei grandes coisas), passamos por Stonehenge e dormimos já em Windsor, que é bem pertinho de Londres e dá pra ver o belo Castelo!!! 2 dias são suficientes pra conhecer tudo. A estrada é uma atração à parte. Em breve todo este relato no meu blog: http://www.viciosdeviagem.blogspot.com, mas dá uma olhada neste post aqui tb: https://www.viajarpelomundo.com/2009/10/cotswolds-nas-raizes-da-inglaterra.html

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito