De Interlaken ao Top of Europe, pela Jungfraubahn 1

De Interlaken ao Top of Europe, pela Jungfraubahn

Jungfraujoch: Top of Europe

Uma semana depois de ter passado por rapidamente Interlaken, voltei. Não podia seguir viagem sem ver como é aquele que talvez seja o lerê mais importante da Suíça: a subida ao chamado Topo da Europa — o lugar mais alto do continente aonde se pode chegar de trem.

Separe um dia inteiro para o passeio: o circuito completo dura no mínimo seis horas, combinando linhas convencionais (que servem ao transporte de moradores também) com a Jungfraubahn, o trecho final de acesso ao Top of Europe. De quanto mais tempo você puder dispor, melhor: dá para fazer paradas intermediárias, sem precisar fazer baldeações imediatas.

Quem dorme em Interlaken faz um passeio mais tranqüilo. Estando hospedado em outra cidade você precisa acrescentar mais 1h em cada sentido desde Berna, e 2h em cada sentido desde Lucerna, Zurique ou Lausanne.

glacier express

Suíça de trem

30 roteiros de 2 a 8 dias prontos para usar, com ou sem Swiss Pass

O circuito completo

A viagem começa na estação Interlaken Ost, que funciona como a estação central de Interlaken. O circuito é circular. Em Interlaken você decide se quer subir por Lauterbrunnen ou por Grindelwald (você sobe por uma, e desce pela outra). Os horários são sincronizados com a chegada de trens de Berna, Lucerna e Zurique. O Swiss Pass permite ir até Lauterbrunnen ou Grindelwald (e voltar também, claro), sem suplementos.

O primeiro trem do circuito

O primeiro trem do circuito

Eu subi por Lauterbrunnen. São só 20 minutinhos até lá, e então acontece a primeira baldeação, para Kleine Scheidegg. Neste trecho quem tem Swiss Pass tem direito a 50% de desconto.

De Interlaken a Lauterbrunnen

Baldeação em Lauterbrunnen

O segundo trem do circuito

Eu não tinha tempo sobrando (precisava chegar a Lausanne a tempo de pegar minha bagagem no serviço de Fast Baggage), então não pude fazer nenhuma parada intermediária. Mas morri de vontade de parar em Wengen, a 1.300m de altitude, uma cidadezinha debruçada no precipício.

Wengen

Subindo por um lado ou pelo outro, você vai precisar descer do trem em Kleine Scheidegg, a 2.060m de altitude, que fica a 1h20 de viagem desde Interlaken. Ali você embarca na Jungfraubahn. O Swiss Pass dá 25% de desconto.

Kleine Scheidegg

O último trem do circuito

A ferrovia já tem mais de 100 anos. Foi idealizada numa época em que não havia tecnologia de teleférico, e o único jeito de alcançar grandes alturas era por meio de trilhos. Para chegar a 3.500m de altitude, a solução foi construir 7,5 km de túneis por dentro do Eiger e do Mönsch. A viagem desde Kleine Scheidegg leva uma hora, a maior parte dentro do túnel; na ida há duas paradas para apreciar os montes nevados em mirantes envidraçados.

Antes de entrar no túnel

Parada no túnel

Mirante em Eismeer

Quando o trenzinho sai do túnel, lá em cima, a 3.500m de altitude, você está em Jungfraujoch (o “pé do monte Jungfrau”), um belíssimo plateau para contemplar os picos do Jungfrau, do Eiger e do Mönsch, além de impressionantes geleiras alpinas.

Top of Europe

Mas hoje o Jungfraujoch é mais do que as vistas; foi transformado num parque de diversões nas alturas: por isso o nome-fantasia Top of Europe.

Top of Europe

Jungfraujoch, Top of Europe

Lembre-se que ao chegar a 3.500m você não pode correr nem se apressar. Eu levei uma hora inteira, sem pausa para café, só para andar pelas atrações lá de cima. O circuito básico consiste em dois mirantes ao ar livre e um palácio de gelo.

Jungfraujoch, Top of Europe

Jungfraujoch, Top of Europe

Jungfraujoch, Top of Europe

Jungfraujoch, Top of EuropeJungfraujoch, Top of EuropeJungfraujoch, Top of Europe

Fora isso, dá para visitar a loja da Lindt, assistir a um filme com imagens panorâmicas das montanhas, caminhar (40 min.) até um café que fica num ponto mais alto (não fui) e, no verão (deles!), brincar na área Snow Fun, que tem tubing e tirolesa (e alguma neve garantida em julho, ao contrário de Bariloche).

Tchau, Top of Europe!

Jungfraujoch, Top of Europe

Volta-se a Kleine Scheidegg e de lá toma-se o trem para descer pelo lado oposto ao que você subiu. Em Lauterbrunnen ou Grindelwald o seu Swiss Pass volta a valer sem suplementos.

Kleine Scheidegg

Desci por Grindelwald, a 1.035m de altitude, que é — dizem, não tive tempo para dar um rolê — o mais arrumadinho e perfeitinho dos vilarejos montanheses suíços (dizem que é até perfeito demais). Ali perto fica Grindelwald First, onde há um lindo lago à beira da geleira. Só não desembarquei por causa da minha bagagem me esperando em Lausanne…

Grindelwald

Entre Grindelwald e Interlaken

Entre Grindelwald e Interlaken

Entre Grindelwald e Interlaken

Cheguei a Interlaken a tempo de pegar o trem coordenado que me levou a Berna e depois a Lausanne, onde minha mala, despachada de manhã cedo em Lucerna, estava à minha espera. Deu certo!

Os trechos Interlaken Ost-Wengen e Grindelwald-Interlaken Ost custam, somados, 25,80 francos suíços. O trecho é gratuito para portadores do Swiss Pass.

O circuito Wengen-Kleine Scheidegg-Top of Europe-Kleine Scheidegg-Grindenwald custa 210,40 francos suíços. Portadores de Swiss Pass têm 25% de desconto. Crianças até 5 anos (inclusive) não pagam.

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais:

362 comentários

Oi, estou indo com marido e filhos de 3, 7 e 10 anos pro club med de peisey vallandry (na franca perto da suica e italia) onde ficaremos 1 semana, saindo de la em 30 de dezembro. nosso voo de volta sai de Zurique no dia 4 de janeiro. qual a melhor maneira de chegar a interlaken nesta epoca, carro ou trem? se trem, qual rota? seria muito tempo passar 5 dias por la? vale parar em montreaux? no ano novo as coisas funcionam ou sera dia “perdido”? da pra pegar um trem de interlaken pro aeroporto de zurique? obrigada,
andreia

    Olá, Andreia! Ficando uma semana numa estação alpina, mesmo no Club Med, vocês terão toda a experiência alpina de que vão precisar.

    As cidades mais próximas são Lyon (4h de trem) e Genebra (4h30 de trem). Interlaken está a duas horas de Genebra e seria mais do mesmo.

    Veja tempos de viagem de trem em http://www.bahn.de/international . Simule sempre nos próximos 60 dias, porque depois disso os trechos ainda não terão entrado no sistema.

Olá, saúde e paz a todos !

Alguém pode me dizer se no meu caso o Swiss Pass vale a pena ?
Situação: Eu e minha esposa, 3 dias somente na Suiça,andando de trem nos seguintes trechos:
Zurich – Interlaken
Interlaken – Top of Europe – Interlaken
Interlaken – Zurique e mais algum trecho baratinho se der.
Penso que se comprarmos o bilhete ponto a ponto seria mais barato. Alguém pode nos passar esta experiência ?

Grato desde já.

RODINEI

    Olá, Rodinei! A conta é muito fácil de fazer, porque na Suíça não há desconto para compra antecipada de passagens.

    Simule os valores em http://www.sbb.ch/en . Lembre-se de orçar também os passeios que fará e os descontos que o Swiss Pass oferece.

Olá, gostaria de saber de o passeio até o Top of Europe compensa mais de Trem ou de Teleférico, ou é a mesma coisa? E quanto ao preço?

    Olá, Jaqueline! Leia com atenção o post. Só se chega ao Top of Europe de trem.

Olá Rosana, lembro-me de várias crianças pequenas andando por lá. Aliás, os europeus são doidões para os nossos parâmetros latinos, eles vão esquiar com mãe, pai, avós, cachorro e até bebês. A criançada anda de esqui na beira do desfiladeiro… No Jungfrau tem uma parte toda interna, não tem necessidade da criança sair para fora da área construída. Ab

Olá,
Estou planejando uma viagem para a Suíça em 2013. Somos três (meu marido, eu e nossa filha, que terá aproximadamente 3 anos e meio durante a viagem). Estamos pretendendo ir no verão (segunda quinzena de junho ou primeira de setembro). Pretendemos ficar em Berna e de lá ir até Interlaken para visitar o Jungfrau. Nossa intenção é sair de Berna às 8h e retornar por volta das 20h. Consultando alguns posts do Ricardo e os horários dos trens, vimos que é possível visitar o monte e dar uma passadinha em algum dos vilarejos. Bom, seguem as dúvidas:
– É viável levar uma criança de três anos ao Jungfrau, não pelo frio, mas pela altitude? Nossa filha já viajou conosco outras duas vezes para a Europa, com um e dois anos de idade. Ela encarou bem as longas horas de voo, os dias inteiros pela rua, as temperaturas baixas (não tão baixas como as da montanha), as comidas diferentes. Mas tememos a altitude. Vcs que já estiveram lá, viram crianças? Não pretendemos fazer trilhas pela neve, só os passeios de dentro da montanha e subir no elevador para ver a vista lá de cima.
– outra dúvida: vimos em um dos post do Ricardo, que Zurich é cara, não sendo indicada para ser a base para passeios bate e volta. Queremos visitar Berna, Interlaken, Lucerna, Zurich e Basiléia. O que vcs acham da seguinte programação: Berna (4 dias – 1/2 do dia da chegada passear em Berna; 2º e 3º dias – Interlaken e Lucerna, um dia para cada um; e 1/2 do 4º dia – terminar o passeio por Berna e seguir de trem, no meio da tarde, para Zurich. Ficar três noites em Zurich. No primeiro dia iremos chegar tarde e não dará para fazer nada. No dia seguinte visitar a cidade. No outro dia ir até Basiléia (bate-volta) e no último dia, visitar mais um pouco de Zurich pela manhã e partir para Munique às 13h.

Quaisquer dicas, opiniões ou pitacos são bem vindos.
Obrigada.

    Olá, Rosana! Quanto à altitude, o melhor a fazer é consultar o pediatra!

Mas não iremos nos deter apenas à Suíça, pois da Itália, partiremos para Suíça: Berna, Interlaken, Disentis, atravessando até St. Moritz pela Glacier-Express, daí seguindo para Zurich, o ponto final da Suíça. Continuando iremos para Paris, de onde visitaremos Versalhes, Dijon, Nancy, entre outra cidades, daí seguir para Benelux com ponto fixo em Amsterdã, para assim conhecer Luxemburgo e Bruxelas. Sendo assim, ainda é mais viável comprar ponto a ponto?

Olá Ricardo!!

Você poderia me esclarecer algumas dúvidas?

Será que você saberia se eu posso embarcar na Glacier-Express a partir de St. Moritz até Disentis? Pois como pretendo ir até Interlaken, acredito que de Disentis ficaria mais viável, posto que não pagaria o trecho em que o meu Save Pass não é válido, Disentis a Zermatt.

Irei também visitar o topo da Europa e gostaria de saber se o Save Pass Eurail, incluindo Suíça, dá direito a trens gratuitos só até a estação de Interlaken Ost ou podemos seguir até Lauterbrunnen?

Por enquanto são estas as dúvidas, agradeço desde já a atenção dada!! Obrigado!!!

Ola, estarei na Suica de 15 a 18/11/2012.
A principios meus planos sao: Desembarco em Berna e fico la o primeiro dia curtindo a cidade… quero tentar reservar algum tour no parlamento da suica, ouvi dizer que existem varios tour que sao free, mas se nao tiver iremos fazer caminhadas, ver atracoes na rua como Torre do Relogio, Torre da Prisao… conhecer lojas de chocolate, tudo bem light para este dia.
No 2 dia iremos para Interlaken, onde ficaremos dois dias inteiros, por isso ainda estou indecisa se faco o passeio ao Jungfraubahn no primeiro ou segundo dia de Interlaken, o que voces acham? Uma duvida, estou pensando em NAO comprar o Swiss Pass, por isso gostaria de saber se alguem sabe qual o valor do trem de Interlaken Ost para Grindelwald Kleine ou para Lauterbrunnen?
Entao, em Interlaken reservamos um dia inteiro para o Top of Europe e outro dia para caminhadas pela cidades, passeio de bike nas montanhas ou ao redor dos lagos… ou talvez ate mesmo conhecer o Materhorn, conforme estiver o tempo ($$$) hehehe… E entao o ultimo dia na Suica esta reservamos para Zurique ou Zermatt ainda nao sei bem, alguem tem sugestoes que nao sejam muito caras?? 😛 Obrigada!

Olá Bóia, gostaria de agradecer imensamente a sua resposta. Entendemos perfeitamente que o circuito de Jungraubahn leva 6 horas, em um dia de 24 horas não nos importaríamos de usar que fossem 20 horas ou mais para fazer o bate e volta, já que faríamos isso um único dia. Como vamos ficar poucos dias gostariamos de nos esforçar e fazer os dois passeios… Enfim obrigada pela sua atenção!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.