De ônibus em Torres del Paine: city-tour de parque :-)

Demorou. Demorou anos e anos e anos, mas eu finalmente entendi por que tantas pessoas — praticamente a maioria dos viajantes (todo mundo que viaja pra mim é viajante, ou turista, tanto faz) — se dão por satisfeitas depois de fazer um city-tour e já se declaram prontas para partir para a próxima.

Torres del Paine: vistas de fora do parque

Aconteceu comigo na quinta-feira, em Torres del Paine, na Patagônia chilena. A ficha caiu. Não tenho mais moral de falar mal de city-tour.

Da janela do bumba

OK, eu sei que eu não fiz um city-tour de city. Fiz um city-tour de park. Mas o que importa é que eu gostei. E me dei por satisfeito. E assim compreendi o processo mental de quem corre o mundo fazendo apenas e tão-somente city-tours.

Não precisei esquentar a cabeça com nada. Entrei numa agência, perguntei se tinha lugar em algum tour saindo no dia seguinte, me encaixaram num busão. 20 mil pesos chilenos — 40 dólares — por cabeça. (Com extras: 15.000 pesos chilenos — 30 dólares — para entrar no parque. 3 mil pesos — 5 dólares — para visitar uma caverna no caminho. 13 mil pesos — 26 dólares — pelo almoço. Total: 100 dólares pra cada um.) Às 7h30 eles passariam no nosso hotel.

Desce, tira a foto, sobe de novo

Bom, até aí eu estava apenas comprando um passeio para um lugar a 150 km de distância da cidade onde a gente estava, Puerto Natales. Não tinha idéia de que seria um city-tour de parque.

Eu só fui entender mesmo no dia seguinte. Durante as 11 horas do passeio, o ônibus parou sete vezes. Três vezes fora do parque (uma na Cova del Milodón, uma caverna onde foi achada a pele de um animal pré-histórico; outra num bar de beira de estrada; outra num mirante de onde se vê as torres melhor do que dentro do parque).

A caverna do milodón

E quatro vezes dentro do parque: uma parada num mirante para ver os Cuernos, outra para ver a cachoeira do Salto Grande, outra parada para almoçar num refúgio à beira do lago Pehué, e a última para dar uma caminhada pela beirada do lago Grey para ver icebergs de perto e a geleira Grey de longe.

Os Cuernos

Ou seja: durante sete horas eu só desci do ônibus nos lugares mais mágicos à beira da estrada, onde eu pude tirar exatamente as mesmas fotos que todo mundo tira, e voltar para o quentinho do ônibus em questão de minutos.

O Salto Grande

Minto: na pernadinha de quinze minutos (para ir e para voltar) ao Salto Grande e na caminhada de meia hora (para ir e para voltar) pela beira do lago Grey eu enfrentei o frio patagônico e um vento polar de tão forte e tão gelado. E nesses dois momentos eu confirmei minha idéia previamente formada de que esse negócio de caminhar no frio em parque não é pra mim.

Lago Pehoé

As Torres, os Cornos, os Icebergs do Lago — tudo isso foi pra mim como a Torre Eiffel, o Louvre e Notre-Dame, vistos da comodidade do meu bateau-mouche sobre quatro rodas. Não precisei me sujeitar à atividade enfadonha de realmente entrar em nenhum deles. Fiquei feliz com as minhas fotos. (Sem falar que o tempo colaborou em 80% do trajeto!)

Lago Grey

Eu sei que eu deveria ter ido de outra maneira. Deveria ter feito o circuito dos trekkistas, dormindo em refúgios ou hosterías simples. Ou cacifado uma estada carissíssima no Explora ou na Hostería Las Torres.

Geleira Grey, no Lago Grey

Mas caminhar no frio para mim seria o equivalente a ter que descer do ônibus do city-tour e partir para o metrô. Enfrentar o vento seria me obrigar a me comunicar com gente que não fala a minha língua. As paisagens que eu não vi, as surpresas que eu não tive não me fazem falta — como não fazem a quem abdica de descobrir uma cidade com seus próprios olhos e suas próprias pernas.

Close nas Torres

Trouxe minhas fotos — meus troféus. Quem vai dizer que eu não conheci Torres del Paine?

Agora, a sério:

O tour de dia inteiro de ônibus pelo parque de Torres del Paine se revelou 100% adequado ao meu plano de ver o melhor da Patagônia com a melhor relação esforço x benefício possível.

Agora: não acho que valha a viagem de El Calafate até lá só para fazer esse passeio. É muito sacrifício pra ver uma montanha famosa.

Continuo achando que quem não curte caminhar no frio deve, sim, fazer o passeio de ônibus que eu fiz. Mas recomendo que fique mais dias em Puerto Natales, para fazer outros passeios — como as travessias pelos lagos do parque, ou a excursão de barco à geleira Serrano no parque Bernardo O’Higgins — e assim rentabilizar a viagem.

O melhor de tudo é incluir Puerto Natales/Torres del Paine num circuito entre Punta Arenas e El Calafate, para não precisar refazer nenhum caminho de volta.

Paine Grande

Receba a Newsletter do VNV

Estarei indo à Patagônia em janeiro de 2019. Farei RIO/BUENOS AIRES/USHUAIA/EL CALAFATE/BUENOS AIRES/RIO.
    Estando em El Calafate, penso em alugar um carro e ir a Puerto Natales e dormir 3 noites lá. A minha dúvida é se é permitido alugar um carro na Argentina (El Calafate) e atravessar a fronteira para o Chile (Puerto Natales). Faria isso na ida e na volta pq depois volto para El Calafate para pegar o vôo. Obrigada.

Olá, Monica! É preciso organizar isso com antecedência com a locadora, porque há documentos e seguros necessários.

Muito obrigada. Exatamente o que eu precisava ouvir. Sem aquele MIMIMI de supervangloriar algo só porque esteve lá.
    Verdade nua e crua, e mto engraçada. 🙂

Olá! Sabem dizer se é possível fazer esse passeio saindo de El Calafate, mas ficando em Puerto Natales depois? Queríamos ir de El Chalten até Puerto Natales pra fazer o tour no parque de Torres del Paine, mas vi que temos que ir obrigatoriamente pra El Calafate. Pelo que vi dos horários de ônibus, só partem ônibus de El Calafate pra Puerto Natales de manhã e não queria perder um dia de passeio só viajando, queria já aproveitar o parque e ficar por lá pra depois descer até Punta Arenas, que é de onde parte nosso voo! Obrigada!

Olá, Daniele! Há passeios que fazem o bate-volta de El Calafate ao parque e voltam. Você poderia levar suas malas e ficar na saída do parque, desde que combinasse um trânsfer para pegar você lá em determinado horário e te levar a Puerto Natales (1 hora de estrada) ou Punta Arenas (4 horas de estrada). Nenhum tour de El Calafate segue a Puerto Natales, isso não faz o menor sentido logístico.

olá estarei indo para El calafate dia 08/08/16 passeio dia 09 El Chalten e dia 10 para Puerto Natales / Torres Del Paine voltando para El Calafate dia 13 já alugamos um carro quem tiver interesse em seguir esse roteiro lá só falar para podermos rachar a despesa do carro, estamos em duas pessoas.. huhuuuu e Viva Lá Vida e a Patagonia.. hehe

Obrigada mais uma vez. Neste exato momento estou em Puerto Varas, no hotel Cumbres me preparando para retornar ao Brasil.
    Seguindo o roteiro desse site, eu e meu marido ,casal maduro conhecemos tudo por aqui. Comemorei os meus 62anos.
    E estou já pensando na viagem do próximo aniversário.
    Que acabei de escolher, lendo os comentários do Ricardo no passeio para Torres del Paine.

eu vou em junho para santiago e queria conhecer puerto natales e fazer esse city tour. Queria saber se tem esse passeio para torres del paine no mês de junho. Obrigada

Olá, Andrea! A alta temporada da Patagõnia é no verão. No inverno não dá para garantir passeios em grupo; se não houver quórum, voce terá que fazer um passeio customizado.

Relato divertido e bem escrito como sempre! Mas deixo aqui uma sugestão: não precisa caminhar no frio, não! Fui em janeiro e peguei dias quentes, camiseta de mangas curtas, céu azul, pouco vento. Foi sorte ou recompensa pelos tantos anos que esperei para fazer essa viagem e pelos pesadelos acordada com voz de Vincent Price “as Torres vão estar encobeeeertas, ahahaha). Não estavam! Fiz a trilha até a base das Torres e amei – minhas pernas, não. Abraços!

Olá, adorei este relato!! vem de encontro ao que penso.
    Diga-me uma coisa, é possível fazer este passeio de carro ? Aluguei um e gostaria de aproveitar. Outra coisa, o trekking para a base das torres vai até perto delas, quando você disse que ficou satisfeita por ter feito tudo, você conseguiu ver as tão famosas torres ? Não entendi como é este processo todo. Pode me ajudar?

Olá, Diego! O passeio de carro pode ir aos pontos em que o Ricardo Freire foi de ônibus. Para ir ao ponto onde a Quênia foi a pé, só indo a pé.

Oi, Diego, eu fiz de carro a partir de El Calafate, mas não recomendo o bate-volta. Dá pra ver muita coisa de carro, sim: a maioria dos lagos do parque e as montanhas, claro. Só quem faz a trilha tem a vista da base das Torres del Paine, onde tem um lago e cachoeiras formadas pelo degelo. Eu levei 10 horas (ida e volta) pra fazer essa trilha, sou sedentária e tenho 45 anos. Fiquei dolorida por 4 dias, mas faria de novo! Se você quiser uma trilha curta e fácil (2 horas ida e volta), sugiro a que sai de Salto Grande, para o mirador Los Cuernos. Na entrada do parque você recebe o mapa, mas imprima um para levar, assim você se localiza antes de passar por uma das portarias, pois já se avistam lagos, guanacos e montanhas. Dou mais dicas no meu blog https://mulhercasadaviaja.com

A Bóia, obrigado pela dica. Imagino que o trecho de ônibus de Punta Arenas a Puerto Natales também deve simplesmente comprar a passagem na rodoviária de Punta Arenas.