De Santiago a Puerto Montt de carro: onde parar?

Osorno, ChileA Sonia vai em novembro para o Chile; o plano de viagem é alugar um carro em Santiago e descer até Puerto Montt. Ela pergunta: onde vale a pena parar pelo caminho?

A Sonia não disse de quanto tempo dispõe para a viagem. Mas antes de mais nada é bom saber o tamanho da empreitada.

De Santiago a Puerto Montt são 1.100 km — mais ou menos a mesma distância entre São Paulo e Porto Alegre. Ida e volta, seriam 2.200 km.

Segundo estimativa do Google Maps, ir e voltar entre Santiago e os lagos requer 40 horas dirigindo.

Nunca fiz esta viagem, mas em teoria eu não sou adepto da estratégia “tripa” para viajar no Chile. As distâncias são grandes e, no approach “tripa”, você acaba ignorando o que há do ladinho, na Argentina (e, no norte, também na Bolívia). Eu sou pela estratégia “esquartejamento”: acho que vale  mais a pena seccionar o território e fazer viagens casadas, entrando por um país e voltando por outro — ou então fazendo rotas circulares, quando der para atravessar a fronteira em pontos diferentes. Sou também adepto de alugar e devolver o carro num país, então atravessar de ônibus (ou barco) e alugar um outro carro no outro país.

Mas isso é um assunto para outro(s) post(s). Neste aqui vamos tentar extrair o melhor da estratégia “tripa”.

Bom. De cara eu tentaria devolver esse carro em Puerto Montt, voltando de avião a Santiago.

Quais seriam os melhores pontos de parada?


Visualizar Chile – de Santiago aos Lagos Andinos em um mapa maior

Antes de descer, eu aproveitaria o carro para dar uma passadinha em Valparaíso e Viña del Mar, que estão a 120 km de Santiago, na direção oeste. Eu adorei Valparaíso, como dá para ver neste post. Pernoitando por lá, dá para dar uma chegadinha àquela que muitos dizem ser a mais bonita das casas de Neruda, Isla Negra, que fica em El Quisco, 70 km ao sul.

Entre a costa e Santiago fica o Vale de Casablanca, mas eu pularia. Isso porque a primeira parada interessante ao sul de Santiago é justamente o Vale de Colchagua, a região vinícola chilena do momento. San Fernando, a 150 km de Santiago, é a cidade por onde passa a auto-estrada. Ali perto não deixe de visitar a Casa Silva e a Clos Apalta.

O próximo ponto de interesse são as termas de Chillán, que fora do inverno se transformam num destino de montanha com várias atividades em meio a natureza (e as águas termais, que são uma atração também na temporada de neve). Chillán fica a 310 km de San Fernando (460 km de Santiago; há um trem da TerraSur que faz o trajeto em 5 horas).

Continuando para o sul, o próximo destino espetacular é Pucón, uma cidade que é tipo assim uma micro-Barilochezinha, à beira do lago Villarrica, com direito a vistas para o vulcão (também Villarrica). Está a 380 km de Chillán, ou pouco mais de 800 km de Santiago. Sem carro, pode-se ir de avião a Temuco, que está a 100 km.

Em Pucón já se está na região dos Lagos Andinos chilenos. De lá a Valdivia são 150 km. De Valdivia a Osorno, 110 km. Depois são mais 105 km a Puerto Varas, que é a melhor base para explorar a região. Puerto Montt (onde está o aeroporto) fica a vinte minutinhos. Frutillar, cidade beira-lago lindinha, também está do lado. Tendo tempo, dá para se aventurar pela rusticíssima ilha Chiloé, 120 km mais para o sul.

E você? Já fez esta viagem? Defende a estratégia “tripa”? Tem dicas pra dar pra Sonia? Somos todos ouvidos!

Leia mais:

155 comentários

Minha sugestão: não alugue carro, fui a Puerto Montt em outubro/19, para então ir a Puerto Varas, para fazer a travessia dos Lagos Andinos, nossa primeira ideia era alugar carro, desistimos : muito tempo de estrada. Pegue um voo de Santiago em torno dec1,40
Hs está em Puerton Monte. Muito mais prático. Bom passeio

Pessoal boa tarde!
Estou organizando minha viagem solo, para fotografar e comemorar meus 50 anos, a Santiago em 01.12.2019 partindo de Maceió e ficando até o dia 05.12 depois partindo para Puerto Varas a noite de ônibus. Pretendo ficar uns 3 dias em Puerto Varas e mais 3 em Pucon, de onde retorno para Santiago e passo mais 3 dias relaxando para voltar ao Brasil.
Minhas dúvidas rsrsrs: Da pra fazer passeios legais sem alugar um carro ou é melhor alugar? Se sim, dá pra fazer quando chegar sem ser antecipado? Como estarão as temperaturas por lá nessa época? Dá para fazer a rota dos Lagos? Será minha primeira viajem internacional e é uma mistura de ansiedade com insegurança kkkkk

    Olá, Fabio! No sul do Chile, esteja preparado para mínimas por volta de 10ºC mesmo no verão. Nas cidades você pode se encaixar em tours guiados.

Eu e minha esposa fizemos esta viagem há 18 anos atrás de carro saindo de São Paulo, fomos até Santiago dai descemos até Chillán e depois a termas ficamos mais 3 dias; após isso fomos para pucón ficando uma semana explorando a região voltando a pan-americana e descendo até osor o puerto mont e atravessando o passo Cardenal Até Bariloche passando por Villa Angostura tudo isso no inverno sem carro 4×4 e sem internet kkkk conseguimos o mais legal foi descobrir termas de Puyehue; hoje escrevo de Santiago (20/07/2019) repetindo a mesma viagem no inverno com carro 4×4 Internet e o melhor com nosso filho de 11 anos e muito emocionante recomento

Boa tarde!
Estou com uma viagem programada para o Sul do Chile na segunda quinzena de junho com meu esposo e nosso filho de 5 anos. Estamos pensando em fazer a travessia de ônibus (Puertt Mont a Bariloche). Qual a empresa de ônibus que vcs indicam? Cruz del sur, Andersmar ou Via Bariloche? Alguém fez esse trecho recentemente e poderia dar alguma sugestão? Qual a duração real da viagem ( vi relatos de 05h, 07h até 08h de duração). É uma viagem cansativa com criança? Seria bom se houvesse uma linha noturna desse trecho, mas pelas pesquisas que fiz, inexiste.
Nossa duvida é essa. Se vale a pena cruzar a fronteira e ir a Bariloche que temos muita vontade de conhecer e é um destino otimo para criança ou explorar apenas o sul do Chile ( pucon, PV, Puertt Mont…). Temos 11 dias ao total e já conhecemos Santiago. Nossa idéia é pegar um vôo interno de Santiago a Puertt Mont. Desculpa tantas perguntas rsrsrs

Em setembro 2017 fui para Santiago e depois peguei um avião pata Temuco onde aluguei um carro fui até a ilha de Chiloé em Castro. Passei em Pucon, Valdivia, Osorno, Frutillar, Puerto Varas, Puerto Montt, Dalcahue e Castro. Tudo muito tranquilo, excelentes estradas e sempre ficando hospedados via Airbnb, apenas em Castro fiquei em Hotel. Melhor levar Dolar pq na hora da troca a cotação é mais vantajosa. Pena que o Real está desvalorizado.

Muito legal, Parabens..
Eu vou fazer esse roteiro em Outubro..
Como eu fazo para ir de Porto Montt até a Patagonia chilena?

Como já foi comentado anteriormente, a distância Santiago-Puerto Montt é considerável para ser feita de carro (ainda mais se for ida e volta). Ficar com carro nessa região é uma ótima opção para quem gosta de explorar toda a área(inclusive os cantinhos escondidos) e não simplesmente se deslocar de uma cidade a outra. Fiz parte desse trecho de carro em Maio (2016), depois de uns dias no Atacama; como já conhecia a região de Santiago, peguei um vôo até Temuco e de lá aluguei um carro para devolver depois em Puerto Montt (essas duas cidades só me serviram de chegada/saída, por causa da localização dos aeroportos), então meu roteiro se concentrou em dois pólos (Pucón e Puerto Varas), explorando ao máximo o que cada região oferecia, dando preferência às estradinhas vicinais (algumas de terra, cruzando belíssimas regiões de fazendas e bosques), enfim, tentando fugir dos deslocamentos óbvios e monótonos das grandes rodovias (a Ruta5, nesse caso).
Pelo que andei pesquisando, tem um trecho relativamente longo, do sul de Santiago até chegar à região de Temuco que não tem muita coisa interessante (exceto Chilán, que é uma bela cidade), então descartei este trecho. Na volta optei por entregar o carro em Puerto Montt, no próprio aeroporto (assim me livrei inclusive dos custos de um transfer) a fim de ganhar tempo e não ter que refazer por terra o caminho de volta até Santiago. Apesar de náo ter utilizado, vi que tem opção por ônibus (muito confortável por sinal), que poderia ser uma idéia interessante (principalmente se for o ònibus-leito para a viagem noturna).
Quem tiver interesse, tem um relato detalhado do roteiro no site:
https://gm2006xx.wix.com/chile-de-norte-a-sul

Olá!
Dia 09 /01/16 embarco numa viagem tripa maior ainda!
Eu, meu marido e filhote de 7 anos faremos o roteiro insano de Santiago->Pucon de carro, voltaremos de carro para Santiago dia 12 ou 13 de madrugada, pegaremos um voo para Calama e de lá para San Pedro do Atacama onde ficaremos até dia 18 quando voaremos de volta para Santiago e depois dia 19 retornaremos para SP.
Serão 10 dias de muito ecoturismo!
Estou ansiosa!!!
Nunca tinha pensado nesta questão de tripa ou quadrado… Rs sempre que viajamos optamos por aproveitar o máximo do lugar e neste caso como o Chile é uma tripinha é o que temos! Rs
Geralmente não volto para o mesmo lugar, pois o mundo é muito grande então se vamos ao Chile, vamos conhecer o Chile!

Dezembro e janeiro em Atacama (chile) inunda. Muito perigoso dirigir nas estradas. O nosso guia nao trabalha nesta epoca. Sozinho e sem experiencia é loucura.

Quero fazer a viagem de scooter saída de Ivoti (RS) indo até Bariloche, Puerto Montt, Santiago e Ivoti dicas anotadas.
Esse site é o melhor do brasil sempre leio as dicas aqui e nunca fico na mão!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito