Desempacotando RJ #4: Rio não é só Zona Sul

Desempacotando RJ, episódio 4

E chegamos ao quarto episódio do Desempacotando o Rio de Janeiro! Neste episódio, a tese desempacotada é a de que o Rio seria apenas a Zona Sul. Para provar o contrário, vou a Niterói e até à Barra, onde encontro o nosso gringo Zac(k) para, juntos, fazermos um Favela Tour.

Dêem uma olhadita, tá divertido :mrgreen:

E para quem perdeu, aí vão os três primeiros episódios da série:

25 comentários

Riq e Clara, obrigada! Acabei encontrando também um site feito por e para gringos ( https://www.vila-isabel.de/ ) mas que incrivelmente traz boas informações sobre Vila Isabel. Na falta de outras fontes… Já coloquei o bairro no meu roteiro. Abraço!

Petisco da Vila, otima dica, Riq. Lah eh muito legal!

Fernanda, pesquize atraves do google maps as cercanias da Rua 28 de setembro, que eh a principalmente rua de Vila Isabel.

Oi, Ricardo!

Tá linda a série! Realmente, há um mito aqui no Rio de que o coitado do turista só tem a opção de praia e carnaval. Não sei se você vai abordar, mas há outras coisas por aqui muito interessantes para o turista: os passeios guiados pelos pontos históricos da cidade (Centro, São Cristóvão, Aterro do Flamengo, entre outros lugares de interesse histórico). O passeio é feito à pé e o guia vai contando a história do local visitado. Além do exercício, você enriquece sua cultura! Eu que sou da terra já fiz e recomendo (morar aqui e não aproveitar é um pecado, né?). Também tem passeio com carrinho elétrico, mas esse eu não fiz.

Também tem as trilhas ecológicas (caminhadas por cenários sensacionais da nossa cidade – Floresta da Tijuca, Pão de Açúcar, entre outros) que são experiências maravilhosas.

Pro turista com grana curta e que quer apreciar as alegorias das escolas de samba (são de uma perfeição de babar, esculturas dignas de uma exposição), mas não tem condições de assistir ao desfile, é possível ver os carros alegóricos de perto na armação da Presidente Vargas e é de graça, um verdadeiro museu a céu aberto. A Beija-Flor disponibiliza até uma pessoa que acompanha quem está apreciando e vai explicando onde o carro se encaixa no enredo e o que significa.

E prá quem acha que só são bons os ensaios das grandes escolas (outro mito pro turista), recomendo ir aos ensaios das escolas do grupo A. Isso aí, gente, são as escolas que estão no grupo de acesso e que concorrem ao grupo especial. São animadíssimas, muitas oriundas do grupo especial, menos tumultuadas e com quadras bem localizadas. Fui à quadra na Estácio de Sá e achei muito legal, animado, organizadíssimo, sem tumulto e com muita segurança. Além, disso, se o turista quiser desfilar, a fantasia é mais em conta e a animação é a mesma.

Imperdível é o Museu Nacional de Belas Artes, na Cinelândia e ah, esse café da manhã na Colombo do Forte é tudo!

Bem, vou parando por aqui, senão vou ficar falando da minha cidade maravilhosa a manhã toda e o jogo do Brasil vai começar já, já!

Para quem quiser dicas da cidade, estou à disposição mas não tenho a “expertise” do comandante, não! Sou só nativa da terra com boa vontade (rsrsrs).

Abraços,

Riq,
confesso que pré e pós viagem, me enrolei com trabalhos e tava doida para ver os episódios da série já postada. Nem senti ver os 4 juntos – parabéns a vc e a equipe do Hoteis.com! Ver a minha cidade e a cidade onde morei até meus 10 anos, me trouxe mais do que recordações – o Parque da Cidade, Itacoatiara…a farra com meus primos, o almoço da minha avó na volta da praia, me trouxe lágrimas nos olhos… vou dormir agora feliz!

Norma,
No Pink Fleet, vc deve ter comido um prato preparado pelo meu irmão que é um dos gourmets de lá. Vá a Niterói, na praia de itaquatiara vc não vai se arrepender.

Que saudade da minha Nikiti City… Muito legal ver Niterói traduzida desse jeito! Parabéns! Se vc achou um visual o Parque da Cidade imagine no por do sol… Tenho uma coleção de fotos que estão à sua disposição. Um grande abraço.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito