Guia do Algarve

Guia do Algarve

Algarve

O litoral do Algarve é obra de escultor. Nos 60 km de costa entre Lagos e Albufeira, uma miríade de prainhas (e um bom número de praiões) se sucedem por entre as falésias, com direito a mirantes que escancaram a transparência dos azuis e verdes do mar.

As praias mais bem esculpidas vêm com rochedos que brotam na areia ou mesmo no meio do mar. Cavernas, túneis e arcos de pedra, naturalmente modelados pela natureza, completam a paisagem — às vezes à vista, outras vezes revelados apenas em passeios de barco.

Muitíssimo antes de Portugal virar o destino do momento (no mundo todo), o Algarve já era sucesso de público. Alemães e ingleses vêm há décadas passar o verão aqui, feito argentinos em Canasvieiras ou mineiros em Guarapari.

Por isso, ao planejar uma viagem pelo Algarve, é preciso ter cuidado para escapar das armadilhas do turismo de massa. Este guia foi feito para você experimentar o melhor do Algarve, seja num roteiro vapt-vupt, seja numa viagem mais relax.

Veja neste guia prático de viagem ao Algarve:

Quando ir ao Algarve

Melhor época: de junho a setembro

Como toda região de praia na Europa, o Algarve é melhor visitado no verão – de junho a setembro. Esta é a época em que as cidades à beira-mar têm vida, o sol é constante (deixando a paisagem mais bonita) e o calor justifica pegar praia.

Os meses ideais para esta viagem são junho e setembro, quando você encontra tempo ótimo e a região não está tão lotada.

Em julho e agosto, época de férias escolares na Europa, o Algarve fica super cheio. Mas mesmo nesses meses a densidade demográfica nas praias não será maior que num domingo de sol numa capital brasileira à beira-mar. Estive no Algarve na segunda quinzena de agosto e não tive problemas de deslocamento ou mesmo estacionamento nas praias fora das cidades. A lotação das praias em agosto está registrada nas fotos deste guia.

Meses de transição: maio e outubro

Em maio o tempo já estará firme, mas a temperatura pode não estar elevada a ponto de dar vontade de pegar praia (e a água vai estar ainda mais fria).

Em outubro o outono já estará instalado, com temperaturas mais baixas e mais dias nublados.

Frio: de novembro a abril

Do meio do outono ao meio da primavera, espere encontrar frio (máximas em torno de 15ºC, com algumas escapulidas para perto dos 20ºC) e muita coisa fechada nas cidades. Há mais dias nublados que no verão, e podem ocorrer chuvisqueiros chatos.

Vale a pena ir ao Algarve no inverno?

Eu não iria, porque fico deprimido em praia no inverno: na minha opinião, a energia do verão é essencial para curtir esses lugares.

Mas se você quiser apenas apreciar (e instagramar) as praias do Algarve do alto de seus mirantes, pode atingir seu objetivo se pegar dias bonitos na região.

Caso você queira aproveitar sua viagem de janeiro ou Carnaval a Portugal para dar uma passadinha pelo Algarve, faça reservas canceláveis sem custo e monitore a previsão do tempo. Quando chegar perto da data e a meteorologia indicar que seus dois ou três dias no Algarve vão ser nublados ou chuvosos, cancele e use esses dias para visitar outros destinos em Portugal.

Como chegar ao Algarve

Algarve de carro

O Algarve é perfeito para visitar de carro. Você tem autonomia para visitar as praias que quiser, sem depender de tours ou transporte público. Estacionar nos centros históricos é complicado, mas nas praias não é tão difícil (ainda que algumas vezes você tenha que caminhar bastante do estacioamento à praia).

Saia de Lisboa já com seu carro alugado. A auto-estrada A2 leva direto de Lisboa a Albufeira em 250 km.

No fim da A2, em Albufeira, você muda para a A22, a auto-estrada que cruza todo o Algarve. Siga na direção oeste se você vai a Carvoeiro (275 km de Lisboa), Portimão (280 km de Lisboa) ou Lagos (300 km de Lisboa). Pegue a direção leste se você vai a Vilamoura (265 km de Lisboa), Faro (280 km de Lisboa), Tavira (300 km de Lisboa) ou se vai prosseguir para a Espanha (Sevilha está a 170 km de Tavira).

De Lisboa ao Algarve pela Costa Alentejana e Vicentina

Além da auto-estrada, de pistas sempre duplicadas, existe a possibilidade de viajar entre Lisboa e o Algarve pela costa. As estradas N261 e A26-1 têm pista simples e passam a alguma distância do mar (não são costeiras!), mas permitem que você entre ou pernoite nos vilarejos à beira-mar desta região (leia mais sobre eles aqui).

Por esta rota, estas são as distâncias desde Lisboa:

  • Comporta: 125 km
  • Porto Covo: 175 km
  • Zambujeira do Mar: 215 km
  • Odeceixe: 275 km

De Odeceixe a Lagos são 55 km.

Do Algarve à Espanha de carro

A A22 portuguesa desemboca na A49 espanhola, garantindo a viagem em pista duplicada até Sevilha e de lá a outros pontos da Andaluzia.

Distâncias a Sevilha:

Mas veja bem: só vale a pena atravessar para a Espanha se você for devolver o carro em Portugal. A sobretaxa para devolver o carro em outro país não compensa.

Avalie também se vale a pena estar de carro em Sevilha, uma cidade onde o carro é um estorvo e vai precisar ficar parado no estacionamento (pago) durante toda a sua estadia.

A melhor estratégia, na minha opinião, é devolver o carro no aeroporto de Faro, ir de lá a Sevilha de ônibus (todos os ônibus a Sevilha fazem uma parada no aeroporto de Faro) e só alugar um carro de novo ao sair de Sevilha para ir a outros pontos da Andaluzia.

Algarve de avião

O aeroporto que serve ao Algarve está em Faro.

Faro é ligada por vôos diretos a Lisboa, ao Porto e às maiores cidades da Europa ocidental, como Londres, Paris, Milão, Amsterdã, Bruxelas, Frankfurt, Berlim e Genebra — tanto por cias. convencionais como pelas low-costs easyJet e Ryanair.

Se não houver vôos diretos, você pode conseguir vôos com conexão em Lisboa ou no Porto.

Em Faro você pode alugar um carro ou ir à sua base de trem ou ônibus.

Trânsfers de Faro para outros pontos do Algarve

Compre com nosso parceiro Viator:

Algarve de trem

Se o seu destino for Albufeira ou Faro, pode vir de Lisboa de trem.

Há pelo menos 5 trens por dia — veja os horários no site da CP.

O trem mais rápido é o Alfa-Pendular, que vai de Lisboa Oriente (passando por Lisboa Entrecampos) a Albufeira em 2h35, a Faro em 3h e a Tavira em 3h50.

Já os trens Intercidades, um pouco menos confortáveis e mais paradores, vão de Lisboa Oriente (passando por Lisboa Entrecampos e Lisboa Sete Rios) a Albufeira em 3h, a Faro em 3h30 e a Tavira em 4h20.

Do Algarve à Espanha de trem

Não há trem entre o Algarve e a Espanha.

Algarve de ônibus

Sem carro, a melhor maneira de chegar a Lagos, Portimão e Vilamoura, e a única maneira de chegar a Carvoeiro é de ônibus.

No site da Rede Expressos você vê horários e compra passagens em três diferentes cias. (Rede Expressos, Renex e EVA). Pesquise com saída de Lisboa Sete Rios, a rodoviária mais central da cidade, ligada à estação Jardim Botânico do metro.

As linhas menos paradoras fazem Lisboa-Lagos em 3h45, Lisboa-Portimão em 3h10 e Lisboa-Vilamoura em 3h25.

Para ir de ônibus a Carvoeiro, compre passagem a Lagoa. O percurso leva 3h. Em Lagoa você segue a Carvoeiro de táxi ou de ônibus local, da linha Portimão-Praia do Carvalho (10 minutos de viagem).

Você pode alugar carro em Lagos (clique aqui), Portimão (clique aqui) ou Vilamoura (clique aqui).

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Do Algarve à Espanha de ônibus

    É muito fácil ir do Algarve a Sevilha de ônibus. Compre no site da Alsa.

    Duração da viagem a Sevilha:

    • Desde Lagos: 5h30
    • Desde Portimão: 5h
    • Desde Albufeira: 4h30
    • Desde o Aeroporto de Faro: 4h
    • Desde Faro: 3h30

    Veja onde ficar em Sevilha e um roteiro prático de 7 dias pela Andaluzia.

    149 comentários

    Olá Boia, prazer retornar com vocês que tantas vezes tem auxiliado muito minhas viagens.
    Volto a Portugal, agora para o Algarve e Ilha da Madeira mas estou confusa para decidir o melhor transporte de Algarve para Madeira.
    Nosso roteiro para estes trechos está assim: 27/05 Lisboa ao Algarve vamos de trem. Após Algarve e Madeira,03 a 10/06 retornamos ao Algarve para seguir a Lisboa de trem.
    Você aconselha Algarve com Madeira?
    Qual sua opinião por favor?
    Muito obrigada! Amo vocês. Bjosss.

      Olá, Neuza!

      Não há vôos diretos do Algarve para a Madeira. Você pode até pegar o avião em Faro, mas vai fazer conexão em Lisboa para seguir ao Funchal. Na volta virá do Funchal para Lisboa.

      A Ilha da Madeira fica à altura do Marrocos, a 1h45 de vôo de Lisboa.

    Olá pessoal, chego no Algarve nos últimos dias de junho e depois subo rumo ao Vale D’ouro.
    Minha dúvida é fazer essa viagem de carrro/avião ou trem. Existem muitas opções de roteiros do norte p o sul, mas já conheço Lisboa ñ quero fazer uma parada por lá… alguma alternativa interessante evitando a região de Lisboa?

    Olá! Estarei em Abril de 2019 em Portugal e vou passar uns dias na região da Andaluzia na Espanha. Pensei em fazer 3 dias no Algarve e de lá ir para a Espanha. De 20 à 22 de Abril, acha muito arriscado pegar dias frios e nublados? Ou seria melhor deixar o Algarve para outra viagem? Dúvidas!

    Gostaria de fazer uma viagem em agosto de 2019 de 20 dias passando por Portugal( Algarve- 3 dias), Itália( Roma- 4 dias, Pisa- 1 dia, Capri- 2 dias, e Grécia ( Atenas- 1 dia, Santorini- 3 dias e Mykonos- 3 dias ), vocês acham possível?
    Entre julho e agosto, qual o melhor mês?

      Olá, Aline! Julho é cheio, mas menos cheio que agosto. Entenda que cada dia de deslocamento é um dia perdido. Sua viagem vai sair bastante cara no quesito transporte e você vai perder vários dias em trânsito. Desses 20 dias, pelo menos 6 dias, quase um terço da sua viagem, vão ser perdidos.

      Posso dar uma sugestão: programe praia na Europa como desfecho de uma viagem ‘séria’, que leve a destinos essenciais. Nesse esquema, uns dias de praia, como ‘férias das férias’, vêm a calhar.

      Agora: percorrer a Europa de balneário em balneário, saindo de um país cheio de praias como o Brasil, é uma idéia no mínimo pouco ortodoxa. Precisa ter tempo e dinheiro sobrando, e já ter visto o melhor da Europa antes.

    Olá!
    Estive no Algarve agora em agosto.
    Alugamos um apto pelo Airbn em Carvoeiro e nos surpreendemos! Não era próximo a praia, mas sim próximo a um mercado, que também servia comida.
    Como decidimos não alugar carro, andamos de Uber, super tranquilo! Da praia até nosso apto ficava em aproximadamente 3 euros.
    Fomos de uber também a Portimão, Albufeira, Silves… a maioria dos ubers eram brasileiros e recebemos, por eles, várias dicas.
    Apesar da alta temporada, e tudo estar lotado, não achamos caro para comer.
    Fizemos o passeio pelas grutas, com barco pequeno. Recomendo fazer esse passeio com barco pequeno pois os mesmos, podem entrar na gruta, o que não acontece com barcos de grande porte. Pagamos 30 euros por pessoa.
    Quanto a temperatura da água, mesmo estando com a temperatura de 42 graus, era geladíssima! Não consegui entrar!
    Eu e minha família gostamos muito, valeu muito a pena os dias que passamos lá. Todos muito simpáticos e prestativos!

    O post é muito interessante, mas não creio que o turista brasileiro procure Portugal pelas praias, muito menos as do Algarve. Na minha opinião, há outras regiões do país muito mais interessantes para investirem o tempo, com história, cultura, boa comida e menos “british”. Grande abraço.

      Olá, Filipe! Aí é que te enganas… o Algarve é a região de Portugal que mais tem crescido nas buscas. Um Globo Repórter (o programa da Rede Globo que revela os lugares mais bonitos do mundo para o grande público brasileiro) sobre o Algarve fez muito sucesso e gerou um interesse imenso pela região.

    Excelente post. Minha pergunta é se o Algarve é caro. Com que cidade vc compararia no verão? Acabo de chegar de Lisboa e achei os preços bem salgados, especialmente comparados à Alemanha, que visitei também este ano. Vc compararia à costa amalfitana, à Cote D’Azur, por exemplo, no verao? Obrigada.

      Olá, Ana Cristina! Para Lisboa ser mais cara que a Alemanha, você deve ter freqüentado restaurantes melhores, pedido pratos mais sofisticados e bebidas mais caras e se hospedado em regiões mais valorizadas em Lisboa do que na Alemanha. (É natural, fazemos isso o tempo todo no Brasil também.) O Algarve é bem mais em conta que Costa Amalfitana ou Côte d’Azur para ‘estabelecimentos’ de padrão equivalente. O quanto você vai gastar vai depender das suas escolhas de hospedagem e alimentação, como em qualquer lugar da Europa.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito