Estação das Docas

Guia de Belém

Belém

Se você soubesse tudo o que Belém fez para receber sua visita, já teria ido há mais tempo. No Brasil, só Curitiba investiu tanto na revitalização de lugares que pudessem virar atrações turísticas.

A Estação das Docas – a versão belenense do Puerto Madero – é só a cereja do bolo, digo, a farinha do açaí. (Sim, o açaí no Pará se come com farinha. Acompanhando peixe.)

belem do para mercado ver o peso

Mesmo que Belém não tivesse restaurado o Forte do Presépio, repaginado o Museu de Arte Sacra, convertido um presídio no Pólo Joalheiro e aberto o belo jardim amazônico do Mangal das Garças, já valeria a viagem – pelo  Ver-o-Peso, pelo Theatro da Paz, pelos sorvetes da Cairu, por uma esticadinha à ilha do Marajó, pelo tucupi, pelo jambu.

Vai por mim: Belém é a cidade mais incrível que o Brasil ainda não descobriu. Quando é mesmo o próximo feriadão?

Quando ir

A boa notícia é que não existe época desaconselhável para ir a Belém.

A chuva — que cai normalmente em forma de tromba d’água à tarde — se faz presente o ano inteiro. Querendo pegar menos água, venha entre junho e novembro.

Se quiser fazer uma dobradinha de Belém com as praias do Tapajós em Alter-do-Chão, vá entre agosto e novembro.

Prefira ir ao Marajó ou a Alter-do-Chão durante a semana, para não pegar muvuca. Passe fins de semana e feriadões em Belém, quando os hotéis barateiam.

No segundo domingo de outubro comemora-se o Círio de Nazaré – que é o Natal, o Réveillon e o Carnaval de Belém, num só evento. Reserve com a maior antecedência possível.

Como chegar

Belém é menos longe do que você imagina.

Voa-se em 3 horas e meia desde São Paulo ou Rio — apenas meia hora a mais do que São Paulo-Fortaleza, e exatamente o mesmo tempo de vôo de São Paulo a Natal.

Manaus e Fortaleza estão a 2h de vôo; Brasília a 2h30 e Belo Horizonte a 3h.

Para a Ilha do Marajó, o ótimo catamarã que durante um ano ligou Belém direto a Soure teve as operações encerradas. Agora todas as embarcações vão só até o porto de Camará, onde é preciso seguir de van a Salvaterra e atravessar o rio Paracauari de rabeta a Soure.

A embarcação mais rápida é o catamarã da Banav, que faz a travessia em 1h15, mas não opera todos os dias (veja os horários e compre passagens aqui). Nos dias em que não funciona o catamarã, a Banav usa navios convencionais, que levam 3 horas até Camará.

O outro ponto de embarque à ilha do Marajó é o porto de Icoaraci, a 20 km do centro de Belém. Ali operam navios e ferry-boats da Henvil, com três saídas pela manhã. O percurso leva 3 horas a Camará.

Para Alter-do-Chão, o melhor é ir de avião (1h10 a Santarém + 30 km de táxi). De barco são 60 horas; a passagem pelo estreito de Breves pode causar enjôo.

Onde ficar

Entre os hotéis top, o Mercure Belém Boulevard é o único no Umarizal, junto a bares, restaurantes e ao shopping Boulevard. Já o Radisson, no bairro central de Nazaré, ainda está estalando de novo.

Numa faixa intermediária, fique num dos Ibis Styles da cidade – o Ibis Styles Belém Nazaré, o Ibis Styles Belém Batista Campos e o Ibis Styles Belém do Pará são centrais.

No Marajó, fique no centro de Soure: Casarão da Amazônia ou Canto do Francês.

Em Alter-do-Chão, a Mirante da Ilha está na orla, a Mingote na praça, o Borari é novinho, o Belo Alter tem praia própria, a Tapajós é um bom hostel.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    O que fazer

    As atrações listadas na introdução cabem num fim de semana. Acrescente a elas uma visita ao Museu Emilio Goeldi, que preserva um naco da Amazônia no centro. A Basílica de Nazaré fica perto.

    Há diversos passeios de barco pela Baía do Guajará — como este, ao entardecer. No fim de semana dá para ir de barco almoçar no igarapé do Saldosa Maloca. Outra experiência amazônica inesquecível é ir almoçar no Terra do Meio, em Marituba, a meia hora de táxi.

    Na cidade, a melhor da cozinha paraense está no tradicional Lá em casa (nas Docas), nos grifados Remanso do Peixe (numa casinha de vila) ou Remanso do Bosque (peça o menu degustação) ou na Peixaria Amazonas, no Umarizal. Experimente açaí com peixe no Point do Açaí.

    Leia mais

    166 comentários

    Boia
    Estou indo a Manaus mas ficarei algumas horas em Belém aguardando a conexão.
    O que você recomendaria visitar em poucas horas, além de uma dica de restaurante?
    Obrigado

      Olá, Marcelo! O aeroporto está a uma hora do centro. Se você tiver pelo menos 5 horas livres, pode ir almoçar na Estação das Docas.

    Boa noite, Bóia! Preciso mais uma vez da sua ajuda! Vou passar o feriado de Corpus Christi em Belém e estou em dúvida entre ficar no Radisson ou no Mercure (Antigo Golden Tulip), será uma viagem de casal. Qual a melhor localização? Há diferença entre os dois hotéis (conforto/espaço/modernidade)? Não encontrei nenhum hotel de charme na cidade e ao pesquisar sobre o Atrium Quinta das Pedras (indicado na caixa de comentário) encontrei alguns avaliações ruins no Tripadvisor e no Booking apontando problemas de manutenção. Mto obrigada.

      Olá, Patricia! O Radisson é mais central para turismo, o Golden Tulip está perto da região de restaurantes e bares.

    Atualizando sobre hotéis em Belém: o Atrium Quinta de Pedras, localizado ao lado do Mangal das Garças, é um hotel incrível, quase uma pousada de charme, num prédio histórico, com o melhor atendimento do mundo, quartos confortáveis com cama e chuveiro excelentes, piscina gostosa, café da manhã ótimo e o maravilhoso restaurante casa do Saulo. Vale demais!

    Carnaval em Belém. Dá pra curtir os parques e museus? Ou tudo fecha no feriado?

      Olá, Joana! Infelizmente essas informações são dificeis de conseguir em todo lugar. Normalmente só se sabe ao certo pertinho da data.

    Olá! Estou pensando em ir a Belém no final de Fevereiro a inicio de Março. Será que pegarei muita chuva nessa época?

      Olá, Matheus! A chuva é um fato inescapável na Amazônia, mas não chove o dia inteiro. Se você vai apenas a Belém e não vai a Marajó nem a Alter do Chão, não é necessário esperar até a estação mais seca.

    Vc aconselha conhecer Manaus partindo de Belém? Quantos dias serão necessários para conhecermos o que há de pitoresco e tradicional nos dois estados?? Obrigada

    Olá! Gostaria de ir para Belém agora no Carnaval. Você diz que qualquer época é boa para ir, mas li sobre o inverno amazônico e suas fortes chuvas. Será que pegarei muita chuva no final de fevereiro?

      Olá, Lívia! A chuva é um acontecimento diário na Amazônia. No verão amazônico chove menos, só isso. As chuvas costumam ser torrenciais e concentradas do meio para o fim da tarde.

    O Lá em Casa e o Remanso do Bosque fecharam as portas.
    Temos outras opções como Casa do Saulo 11 Janelas, Amazon Beer na Estação, Roxy Bar. Temos diversos restaurantes atravessando para o Combú ou Ilha das Onças (do outro lado do rio).

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito