Belo Horizonte

Belo Horizonte

Belo Horizonte está onde nunca esteve. No suplemento de viagens do New York Times, por exemplo: nos últimos anos Beagá foi a estrela da edição em dois momentos. Uma vez de carona com o Instituto Inhotim, um dos centros culturais mais badalados do mundo, na vizinha Brumadinho; outra vez por conta dos seus botecos. Cidadã do mundo, sem perder a mineirice.

A verdade é que Belo Horizonte já nasceu moderna. Foi a primeira cidade brasileira planejada, na virada do século 19 para o 20. Cresceu quieta – tornou-se metrópole mantendo a imagem de clube da esquina.

As montanhas que circundam a cidade guardam tesouros naturais e artísticos. Reservas ambientais, estâncias serranas e a mais bela coleção de cidades históricas do país estão a dois passos da capital.

Quando ir

Assim como em todo o Sudeste, Belo Horizonte é quente e úmida na primavera e no verão, e tem clima seco e noites frescas no outono e no inverno.

Em maio e abril a cidade se agita com o Comida di Buteco, em que o público vota nas melhores novidades de quarenta botequins.

Em maio também tem o Festival Internacional de Teatro, que inclui apresentações de rua.

O inverno é ideal para curtir os fins de semana no vilarejo serrano de São Sebastião das Águas Claras (ou Macacos, para os íntimos), 35 km ao sul. Agosto é mês de festival gastronômico em Tiradentes. Os melhores carnavais são os de Ouro Preto e Diamantina.

Como chegar

O longínquo aeroporto de Confins é servido por vôos diretos de São Paulo (Congonhas e Cumbica), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Vitória, Brasília, Goiânia, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Porto Seguro, Ilhéus, Maceió, Uberlândia, Montes Claros, Miami, Lisboa, Montevidéu e Cidade do Panamá.

O aeroportinho da Pampulha recebe alguns vôos diretos regionais, Uberlândia, Montes Claros e Ipatinga, e também de Campinas.

Brumadinho, onde fica Inhotim, está 60 km a oeste.

Sabará é a cidade histórica mais próxima: fica 25 km a leste. Ouro Preto está 110 km ao sul — mas, a exemplo de Tiradentes (200 km ao sul) e Diamantina (300 km ao norte), merece ao menos um pernoite.

Onde ficar

A hotelaria belo-horizontina é francamente voltada para o viajante a negócios. Os hotéis mais antigos e tradicionais ficam no Centro. Hospedar-se por lá é pouco interessante porque o lugar morre à noite.

A maior parte dos novos hotéis se distribui entre a Savassi e Lourdes, dois bairros centrais onde se encontram restaurantes, bares, lojas de rua e shopping centers.

Lourdes é o bairro do momento: entre os bons hotéis do bairro estão o Mercure Belo Horizonte Lourdes, o Promenade Platinum, o flat San Diego Suites e o Clarion Lourdes.

A Savassi tem uma coleção de bons flats da rede Promenade, como o Ianelli, o Volpi, o Pancetti, o Champagnat e o novíssimo hotel Toscanini, com decoração supercontemporânea. O bairro tem outros hotéis relativamente novos, como o Holiday Inn Belo Horizonte Savassi e o Ibis Belo Horizonte Savassi (vizinho a ao Ibis Budget Afonso Pena).

Os arredores da Praça da Liberdade também fazem uma localização interessante: você está próximo às várias atrações da praça e também da Savassi e de Lourdes, e os hotéis costumam ter bons preços. Por ali, considere o Ibis Belo Horizonte Liberdade e o Royal Savassi Express.

Existe também um incipiente pólo hoteleiro na saída da cidade para Nova Lima, próximo ao BH Shopping; por ali estão um Caesar Business e um Mercure Apartments. É interessante para escapadas a Brumadinho (Inhotim) e Ouro Preto.

Em fins de semana e feriados as tarifas baixam.

Antes de planejar uma esticada a alguma cidade histórica, verifique se não há nenhum festival na época da viagem.

O que fazer

O circuito básico inclui visitas à Praça da Liberdade, ao Museu de Artes e Ofícios, ao Mercado Central e, evidentemente, ao complexo da Pampulha, primeira manifestação do gênio de Oscar Niemeyer.

O circuito mais divertido, porém, é o dos botecos. Abra os trabalhos no Mercado Central e depois faça da lista do Comida di Buteco o seu guia oficial. (Dê uma chance ao jiló!)

A noite mais arrumadinha da cidade está em Lourdes. Tome como marco zero a rua Curitiba, à altura da praça Marília de Dirceu.

Uma incursão ao Inhotim é indispensável. Mas na própria Praça da Liberdade não perca outro museu de última geração: o das Minas e do Metal, patrocinado por Eike Batista (nos tempos em que estava podendo).

Belo Horizonte no Viaje na Viagem

Passagens mais baratas para Belo Horizonte no Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Belo Horizonte na Rentcars em até 10 vezes

Trânsfers e passeios em Belo Horizonte com a Easy Travel Shop

116 comentários

Isso mesmo bóia. Toda a região sul de forma geral recebe boa parte dos bloquinhos de bh. Bairros da área: Centro , Lourdes, Savassi, Funcionários, Boa Viagem. Outros bairros da cidade também tem bloquinhos (Cidade Nova, Serrano, Santa Tereza), mas com certeza os bairros citados anteriormente têm maior aglomeração.

Ola bom dia.. eu e mais uma amiga estaremos em Bh para o Carnaval e estamos procurando lugar para se hospedar, sabe me indicar uma região boa que fique próxima da região onde terá os bloquinhos?

    Olá, Maria Colina! Os hotéis da Savassi e de Lourdes são centrais, provavelmente deixarão vocês bem posicionadas para curtir tanto os blocos do centro como os dos bairros. De todo modo, vou compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    O Centro é uma boa opçao para o Carnaval. Dali pode-se ir a pé para o Então Brilha (que sai antes de 7h de sábado na região da Praça da Estação) e para o furdunço da Rua Sapucaí, onde todo dia deve ter algum bloco, além de ter fácil acesso aos principais pontos da cidade. Não recomendo a Savassi no Carnaval, nos últimos anos foi onde houve focos de tumulto no fim do “expediente” – porém são em pontos bem específicos do bairro, não por toda a Savassi. (Detalhe: o carnaval de BH é basicamente diurno, depois das 8 da noite o que fica é fim de festa na rua e os vários shows fechados).

Riq, Bóia, comprei voo e estarei de 1 a 5 de março em BH, durante o carnaval, vi que vc já respondeu que algo pode eatar fechado. Não somos de folia eu e minha esposa. Além de BH e Inhotim, incluo alfuma cidade ou me hospedo todos os dias em BH? Gostamos de viagens gastronômicas (cidades queijeiras e outros, talvez um hotel de campo).

    Olá, Robson! No carnaval, pousadas em cidades pequenas funcionam à base de pacotes. Será bem difícil conseguir hospedagem picada fora de BH.

Olá, Ricardo!
Nunca tinha parado para ler sobre a minha cidade por aqui. Parabéns! Excelente texto, como de costume.
A situação do carnaval de Minas Gerais mudou um pouco, de uns tempos pra cá. Com incentivo da Prefeitura de BH e patrocínio de uma marca de bebidas, folia na capital cresce muito a cada ano que passa:
https://bhaz.com.br/2018/12/05/carnaval-bh-2019/
Nos últimos anos, Belo Horizonte (com os 350 blocos de rua e 3 milhões de foliões mais animados do Brasil, rs) recebeu mais turistas que Ouro Preto e Diamantina!!
Obrigada pelas dicas preciosas e por curiosidades que nem eu, mineira de carteirinha, tinha conhecimento (sempre achei que Macacos era o nome real oficial da cidade com as melhores pousadas da terra do pão de queijo)

Olá queria tira uma dúvida se eu for a bh assistir um jogo do cruzeiro a noite e ficar em um hotel eu posso entrar no hotel a qualquer hora que eu chegar nunca fiquei em um hotel por isso tenho essa duvida

Bom dia! Pretendo fazer o roteiro indicado por vcs, “BH, Inhotim, Ouro Preto e Tiradentes”, menos Tiradentes, pois já conheço. Sou de Niterói/RJ e meu marido quer fazer a viagem de carro… Em BH, p rodar a cidade com o carro, de dia e de noite é complicado? É difícil estacionamento? Obrigada!

    Olá, Sandra! Estar de carro é interessante para ir à Pampulha. Para sair à noite na cidade é mais tranqüilo chamar um Uber.

Estarei em Belo Horizonte entre os dias 23 e 25 de junho com minha esposa e dois filhos (11 e 14). Consegui montar uma programação legal para o final de semana, mas não sei o que fazer na segunda-feira. Vocês têm alguma sugestão?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.