Portão de Brandenburgo

Guia de Berlim

Berlim

Que fim da história que nada. No caso de Berlim, a queda do Muro apenas fez com que a história recomeçasse. 25 anos depois da reunificação, Berlim está 25 anos mais jovem.

A Berlim que emergiu da poeira do Muro não é a metrópole high-tech que os burocratas imaginaram, nem a celebração desavergonhada do triunfo do capitalismo sobre o comunismo.

A cidade se mudou para o lado oriental – mas não apenas no sentido geográfico: a nova Berlim é igualitária e nada ostentatória.

O visitante tem o privilégio de ver uma das capitais do mundo se reinventando à sua frente. E o que é melhor: paga pouco por isso. Berlim é um dos lugares mais em conta da Europa – com preços que não assustariam no Brasil.

Quando ir

Berlim está numa latitude praticamente nórdica: prepare-se para passar frio. Mesmo no verão você vai precisar de um casaquinho de vez em quando.

Não se detenha por isso: a cidade tem museus, palácio, bares e restaurantes suficientes para entreter você nos dias gélidos. O frio mais gostoso é o de dezembro, quando é compensado pelas feiras de Natal típicas da Alemanha (a mais bonita é montada na praça Gendamenmarkt).

Mas se puder vir em julho ou agosto, venha. No verão Berlim vai toda a para a rua. Brotam cervejarias (Biergärten) ao ar livre e até praias em trechos do rio Spree. Nos dias de calor, Berlim vive seus dias de Barcelona, e fica ainda mais alegre e desencanada.

Como chegar a berlim

Como chegar

De avião

Todas as companhias aéreas européias levam do Brasil a Berlim com apenas uma conexão.

Veja como chegar pelos aeroportos Tegel e Schönefeld.

Trânsfers privados com nosso parceiro Viator 

De trem

Hamburgo está a 1h40, Dresden a 2h, Frankfurt a 4h10, Praga a 4h45.

Um pouco mais cansativos são os trajetos de/para Varsóvia (5h30), Munique (5h50) e Amsterdã (6h20).

Não valem a pena de trem: Viena, a 9h30, Cracóvia, a 8h10, e Budapeste, a 12h.

De outros lugares, inclua o vôo a Berlim na passagem transatlântica, ou voe low-cost.

De carro

Berlim não se encaixa muito bem em roteiros de carro, pela escassez de lugares pitorescos na antiga Alemanha Oriental. Baviera, Reno & Mosel, Floresta Negra e Rota Romântica são mais interessantes.

Onde ficar

A maioria dos monumentos e museus que você quer visitar está no antigo lado oriental de Berlim. O lugar mais conveniente para se hospedar é o bairro central de Mitte (procure nos arredores das estações Rosenthaler Strasse e Rosa Luxembourg Platz).

De Mitte você pode ir a pé à Museuminseln (Ilha dos Museus) e aproveitar a noite à sua porta. A estação Alexanderplatz é o maior entrocamento de linhas de metrô (U-Bahn) e trem urbano (S-Bahn) da cidade – você chega rapidinho aos outros pontos dos dois lados da cidade.

Atualmente o point mais descolado da cidade é Kreuzkölln, na intersecção dos bairros de Kreuzberg e Neukölln. Fique ligado, que estou neste momento (agosto de 2014) em Berlim e logo atualizarei este guia.

Hotel 25 Hours Berlim

Destinos para combinar com Berlim

Quantos dias em Berlim

Antes de programar a continuação da viagem, certifique-se de que vai ficar tempo suficiente na cidade. Para entender Berlim você precisa de no mínimo 3 dias inteiros. Com 5 dias dá para ir visitar o palácio e os jardins de Potsdam em um bate-volta (26 min. de trem urbano (S-Bahn). Veja como fazer por conta própria um bate-volta a Dresden saindo de Berlim.

Combinar Berlim com Europa Central

Considero Berlim um ótimo fecho para um tour pela Europa Central. Comece em Budapeste, continue de barco (6h) ou trem (3h) a Viena, prossiga de trem a Praga (4h30) e termine em Berlim (4h45 de trem). Dá para fazer no sentido oposto, mas acho que esta é a melhor seqüência.

Uma continuação original é a Copenhagen: a viagem de trem dura 6h44, via Hamburgo, e tem um trecho em que o vagão embarca num ferry-boat.

Passeios de 1 dia e tour privados com nosso parceiro Viator

Berlim no Viaje na Viagem

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    414 comentários

    Olá!!! Quero me hospedar em Mitte mas, quando refino a minha busca no aplicativo de hotel, aparece tb Mitte Distrito. Qual a diferença? O de é melhor?

    – Boa noite. Meu voo do Brasil até Paris sai dia 01/05 e dia 05/05 vou para Berlin com a Easyjet. Estou vacinado com as 2 doses da Pfizer e vi que é suficiente. Minha dúvida é se existe algum formulário ou declaração para preencher antes de entrar nessas 2 cidades? Se não existir basta apenas levar o comprovante em Inglês emitido no aplicativo do ConecteSUS? Agradeço desde já.

      Olá, Diego! Nâo precisa teste nem formulário para estes países. Suas vacinas são válidas.

      Então aquela lista verde da franca com formularia já está suspensa ? Outra dica. Como faço p visitar a cúpula de vidro do Reichstag? Vende na hora ou apenas na internet comprando antecipado com hora marcada ?

      Olá, Diego! A visita é gratuita e sempre precisou ser reservada com antecedência pela internet.

    Oi bom dia! tudo bem? estou indo agora com amigos começo de maio para Berlim, você poderia me dizer como é o clima? se é necessário casaco mais pesado ou um blazer resolve o problema. Obrigada desde já 🙂

      Olá, Gabriela! Leve um casaco, você pode precisar. As temperaturas podem variar de 10ºC a 22ºC.

    Boa tarde. Meu companheiro e eu vamos para Berlim ( 28 de abril a 9 maio). Colocamos 10 dias inteiros para fazermos nosso roteiro. Gostaria de conhecer Praga também.
    – Ele quer uma experiência mais interior
    – E eu, gosto de alugar carro pra esses roteiros ( já sai de Viena indo para Budapeste/Sarajevo/Dubrovnik( toda Costa da Croácia)/ Ljubljana e voltando pra Viena).
    Quais são as considerações e o que você nos indicaria? Obrigado

    Olá, Ricardo/Boia. Vou para a Alemanha no dia 14/04 e volto dia 23/04. Estou vacinado com as duas doses da AstraZeneca Fiocruz e dose de reforço da Pfizer. Você sabe se é preciso apresentar o exame PCR para embarcar tanto na ida como na volta ou basta apresentar o certificado de vacinação emitido pelo CONECTESUS em inglês? No site da Latam ficou meio confuso e não entendi direito. E, como não poderia deixar de pedir, tem algumas dicas para os destinos? Vou ficar três dias inteiros em cada cidade, não falo alemão e arranho no inglês. Obrigado.

    Olá,
    Irei para a Alemanha na 1a. semana de julho, chegando necessariamente em Dusseldorf e ficando nessa região por, pelo menos 5 dias. Terei até mais 20 dias para passear ou somente pela Alemanha e arredores, ou esticar em algum outro ponto para sair da Europa. Estarei sozinha e, portanto preocupada com custos… Meu turismo é mais voltado para história mais antiga e natureza. Nenhuma intenção de fazer compras nem ir a lugares caros. Poder apreciar belezas naturais e medievais sem gastar muito, é o meu número. Prefiro uma viagem segura a ter aventuras, e tb economizar tempo em deslocamentos que não agregam tanto valor.
    Já pensei em Berlim (quero muito) e Praga. O que sugere?

    Estou indo agora, no final de novembro, para a Alemanha. Comprei minha passagem logo que houve a abertura do país, mas agora os casos de COVID-19 entre não vacinados lá dispararam. Estou preocupada. Devo cancelar a viagem ou ser mais cautelosa nas atividades que vou fazer lá? Estou totalmente imunizada com as duas doses da Pfizer.

      Olá, Alessandra! Tome os mesmos cuidados que você tomaria no Brasil. Não dá para descuidar em lugar nenhum.

    Olá Boa Noite
    Estamos pensando em fazer um passeio até a Europa, no periodo de janeiro 2020 – ficando de 10 a 15 dias (a definir). Qual seria a melhor das opções, falando de Custo x Benefícios.
    Ops. Estamos em 2 casais (63 60 53 42) nossas idades
    Casados .
    Note: seria a primeira viagem nossa para fora do país. o que poderiam nos sugerir.

    Abraço…e desde já obrigado

    Ricardo acompanho e sigo seus roteiros. Para viajar com amigo melhor Praga ou Berlim? Em Janeiro
    Estamos em duvida pq sera pacote fechado de 08 dias. Qual destino melhor para exercitar o idioma, se divertir, passeios culturais

      Olá, Alessandra! Quem responde é A Bóia. Se você quer exercitar seu alemão, escolha Berlim. Se quiser exercitar seu tcheco, escolha Praga.

      Para se divertir e fazer passeios culturais, ambas cidades são excelentes. Praga tem mais arquitetura preservada, Berlim tem uma cultura alternativa mais presente. Dê uma estudada nos dois destinos e escolha o que seu coração mandar. A que não for escolhida fica para uma próxima.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito