Berlim

Novo Velho mundo
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Que fim da história que nada. No caso de Berlim, a queda do Muro apenas fez com que a história recomeçasse. 25 anos depois da reunificação, Berlim está 25 anos mais jovem.

A Berlim que emergiu da poeira do Muro não é a metrópole high-tech que os burocratas imaginaram, nem a celebração desavergonhada do triunfo do capitalismo sobre o comunismo.

A cidade se mudou para o lado oriental – mas não apenas no sentido geográfico: a nova Berlim é igualitária e nada ostentatória.

O visitante tem o privilégio de ver uma das capitais do mundo se reinventando à sua frente. E o que é melhor: paga pouco por isso. Berlim é um dos lugares mais em conta da Europa – com preços que não assustariam no Brasil.

Quando ir

Berlim está numa latitude praticamente nórdica: prepare-se para passar frio. Mesmo no verão você vai precisar de um casaquinho de vez em quando.

Não se detenha por isso: a cidade tem museus, palácio, bares e restaurantes suficientes para entreter você nos dias gélidos. O frio mais gostoso é o de dezembro, quando é compensado pelas feiras de Natal típicas da Alemanha (a mais bonita é montada na praça Gendamenmarkt).

Mas se puder vir em julho ou agosto, venha. No verão Berlim vai toda a para a rua. Brotam cervejarias (Biergärten) ao ar livre e até praias em trechos do rio Spree. Nos dias de calor, Berlim vive seus dias de Barcelona, e fica ainda mais alegre e desencanada.

alemanha02

Como chegar

De avião

Todas as companhias aéreas européias levam do Brasil a Berlim com apenas uma conexão.

Veja como chegar pelos aeroportos Tegel e Schönefeld.

Trânsfers privados com nosso parceiro Viator 

De trem

Hamburgo está a 1h40, Dresden a 2h, Frankfurt a 4h10, Praga a 4h45.

Um pouco mais cansativos são os trajetos de/para Varsóvia (5h30), Munique (5h50) e Amsterdã (6h20).

Não valem a pena de trem: Viena, a 9h30, Cracóvia, a 8h10, e Budapeste, a 12h.

De outros lugares, inclua o vôo a Berlim na passagem transatlântica, ou voe low-cost.

De carro

Berlim não se encaixa muito bem em roteiros de carro, pela escassez de lugares pitorescos na antiga Alemanha Oriental. Baviera, Reno & Mosel, Floresta Negra e Rota Romântica são mais interessantes.

Calendário de preço de passagem aérea: Berlim (fonte: Viajanet)

Onde ficar

A maioria dos monumentos e museus que você quer visitar está no antigo lado oriental de Berlim. O lugar mais conveniente para se hospedar é o bairro central de Mitte (procure nos arredores das estações Rosenthaler Strasse e Rosa Luxembourg Platz).

De Mitte você pode ir a pé à Museuminseln (Ilha dos Museus) e aproveitar a noite à sua porta. A estação Alexanderplatz é o maior entrocamento de linhas de metrô (U-Bahn) e trem urbano (S-Bahn) da cidade – você chega rapidinho aos outros pontos dos dois lados da cidade.

Atualmente o point mais descolado da cidade é Kreuzkölln, na intersecção dos bairros de Kreuzberg e Neukölln. Fique ligado, que estou neste momento (agosto de 2014) em Berlim e logo atualizarei este guia.

Daqui pra onde

Antes de programar a continuação da viagem, certifique-se de que vai ficar tempo suficiente na cidade. Em menos de três dias inteiros você não consegue entender Berlim. Com cinco dias dá para ir visitar o palácio e os jardins de Potsdam em um bate-volta (26 min. de S-Bahn). Veja como fazer por conta própria um bate-volta a Dresden saindo de Berlim.

Considero Berlim um ótimo fecho para um tour pela Europa Central. Comece em Budapeste, continue de barco (6h) ou trem (3h) a Viena, prossiga de trem a Praga (4h30) e termine em Berlim (4h45 de trem). Dá para fazer no sentido oposto, mas acho que esta é a melhor seqüência.

Uma continuação original é a Copenhagen: a viagem de trem dura 6h44, via Hamburgo, e tem um trecho em que o vagão embarca num ferry-boat.

Passeios de 1 dia e tour privados com nosso parceiro Viator

Berlim no Viaje na Viagem

289 comentários

Thêmis
ThêmisPermalinkResponder

Vou estar em Berlim e quero ir para a Antuérpia na Bélgica. Pensei em fazer Berlim - Amsterdam - Antuerpia. Mas a distancia entre Berlim e Amsterdam é muito grande. Tem alguma cidade no meio? Esse roteiro tem lógica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thêmis! Düsseldorf está no caminho, é uma linda cidade, de lá você pode também fazer bate-volta a Colônia.

silvino de miranda melo neto

Gosto muito de seus programas e dicas pela Radio, agora eu estou vendo no site.
Parabens pela qualidade de suas informações, sempre abalizadas e proveitosas.
abc.
Silvino Melo - Mogi das Cruzes - S.Paulo

Lopez
LopezPermalinkResponder

Boa noite! Vou viajar em março/2017 para Holanda, Alemanha, Polônia, Hungria e República Tcheca.
Li que para os países membros do tratado de Schengen, a obrigatoriedade é que os passaportes tenham no mínimo 3 meses de validade a contar da data de saída da Europa. Meu passaporte vence em setembro/2017.
Acha que eu terei problemas? É melhor renovar logo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lopez! A sua passagem de volta precisa estar marcada para alguma data pelo menos três meses anterior à data de vencimento do passaporte. Essa é a letra da regra, e você entendeu perfeitamente. Recomendamos renovar o passaporte oito meses antes da data de vencimento para estar apto também a visitar países que exigem validade de seis meses depois da data de entrada.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Boa tarde Ricardo!

Estou indo para a Europa em Junho de 2017 e gostaria de saber se você conhece alguma espécie de receptivo lá em Berlim? Considera a Viator confiável? Já utilizou os serviços? E o Ticketbar recomenda?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! São dois parceiros nossos. A Viator é o maior catálogo online de passeios do mundo e hoje pertence ao grupo TripAdvisor. O Ticketbar também é uma agência séria. São serviços para quem quer garantir o passeio antes de viajar (Viator) e para quem prefere não se entender com diferentes sites de atrações, comprando todos os ingressos num lugar só (Ticketbar). Mas chegando em Berlim você poderá contratar muitos passeios por meio do seu próprio hotel.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Muito obrigada! Seu site é excelente!!!!
Quando eu voltar mando notícias!

Kerubina
KerubinaPermalinkResponder

Bóia,
estou indo para Berlim agora em março, e ganhei uma bolsa para um curso de verão em julho. Existe algum problema em retornar a Europa em tão pouco tempo??? Posso ser impedida de ingressar na segunda vez??
Desculpe perguntar nessa página, mas não encontrei um post falando sobre isso.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kerubina! Brasileiros podem ficar 90 dias na Europa num período de 180 dias. Se você ficar 30 dias em março, terá ainda mais 60 dias para gastar até agosto. Em agosto começa um novo período de 180 dias em que você pode ficar 90 dias.

Rosemary Neme
Rosemary NemePermalinkResponder

Adorei Berlim.

Ana Santos
Ana SantosPermalinkResponder

Boa noite. Vamos comprar passagem de trem de Praga para Berlim. O preço diretamente no site da companhia BAHN é bem mais baixo que na Raileurope. Sabe se é confiável?

Juliana Moreti

Olha, eu morei em Berlim no inverno. Nao sei se eu tive sorte, mas em novembro e dezembro presenciamos lindos crepúsculos rosas e azuis que eram de matar! Quase todas as noites eram assim! E o frio nem estava ao forte (ou estávamos acostumados)!
Janeiro foi punk.... neve, tempo cinza, nuvens... um horror!

Simone Schneider

Ola, tudo bem?
Estou programando viajar para Amsterdam em junho e tambem quero ir para Berlim e Budapest.
Porem estou sem saber se pego o voo principal para amsterda ou para Budapest.
e Berlim pego um voo a partir de qual dos paises?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Compre uma passagem múltiplos destinos/várias cidades.
Trecho 1: Brasil-Budapeste
Trecho 2: Budapeste-Berlim
Trecho 3: Amsterdã-Brasil

Compre Berlim-Amsterdã de trem.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Julio Cesar
Julio CesarPermalinkResponder

Olá tudo bom, estou acompanhando seu site, e vi que você continua respondendo isso me agradou muito.

Bom minha esposa esta com um congresso para a cidade de AACHEN e gostariamos de saber qual melhor roteiro podemos fazer, eu pensei em descer em frankfurt, dirigir até aachen, e depois na volta passar em colonia, dusseldorf, dortmund.
Tenho um filho que terá 3 anos na epoca da viagem (Outubro) você acha que é meio loucura fazer esse roteiro com ele?

Eu vi que posso ir por Frankfurt ou pela holanda que é bem perto de Aachen, mas não sei o que fazer, é nossa primeira viagem internacional.

Por favor se puder me dar algumas dicas agradeço demais.

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Julio! Faça os trajetos de trem. Compre com antecedência em https://www.bahn.de/international e você conseguirá ótimas tarifas. Não vale a pena usar carro se o seu roteiro inclui cidades grandes como Colônia e Düsseldorf. (Dortmund não vale a pena, é uma cidade industrial sem o menor charme.)

Julio Cesar
Julio CesarPermalinkResponder

Obrigado!

Giselda Reckers

Em uma viagem a Berlim com escala em Frankfurt de apenas 1hora onde e feita a apresentacao dos passaportes em Frankfurt ou em Berlim

Maria do Carmo

Bom dia Ricardo!!
Escuto você todas os dias na radio, suas dicas são otimas já me ajudaram bastante em outras viagens.
Estou indo para Berlim agora dia 25 de Junho e vi na internet que vão inaugurar um trem em Berlim que percorrerá os principais pontos turisticos da cidade.
.Você sabe se esse trem já estará em operação na data da minha viagem?
Obrigada pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria do Carmo! Quem responde é A Bóia. Não estamos sabendo não... Berlim é superbem-servida por metrô e trem, dá para fazer tudo de transporte público. Se você tiver o link da notícia, por favor copie pra gente. Googlando, não achei nada...

ALICE
ALICEPermalinkResponder

Olá!!
Estou programando uma viagem para final de agosto e setembro, começado dia 31/08 por Copenhagen, seguindo para Berlim e terminando em Praga. Li que o Ric fala que Copenhagen é uma boa continuidade depois de Berlim e que pode ser feita de trem. Pretendo fazer o inverso, para pegar temperaturas um pouco mais quentes em Copenhagen, o que acham? E quanto ao percurso, prefiro sempre o trem ao avião por nao ser gostar muito de voar..rs Mas nao seria muito longo esse trecho para ser feito de trem? Ou vale a pena pelas paisagens durante o percurso e por o trem entrar num ferry? Obrigada! Alice

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alice! É uma viagem de pouco menos de 7 horas, com baldeação em Hamburgo. Se você conseguir uma passagem simpática de avião, vai economizar umas 3 horas de viagem, mesmo com as idas a aeroportos. Vá de trem apenas se você gostar muito de trem e tiver um bom livro como companhia.

Genesia bezerra de lima

Boa Noite! Irei fazer um Cruzeiro desembarcando em Warnemunde. Saberia me dizer se há onibus direto do porto de cruzeiros maritimos para Berlim?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Genesia! O porto está a 10 km da estação de trem de Rostock. Da estação de Rostock são 2h20 a 2h50 de trem a Berlim, dependendo do horário.

Veja horários em https://www.bahn.com/en/view/index.shtml

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Ola, faço intercambio na Irlanda e irei fazervuma trip começando em Berlim, alugarei um carro para viajar para Colonia. A pergunta é compensa eu alugar o carro um dia antes pra conhecer os pontos de Berlim de carro ou posso economizar um dia e alugar o carro somente quando for embora pra Colonia? Compensa andar de carro em Berlim? Ficarei apenas 2 dias. Obg

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Não alugue carro para andar em grandes cidades. Você já deveria saber disso, estando na Europa.

Ana Laura Sivieri

Em Berlim contratei a guia brasileira Dulcinéia da empresa Conexão Berlim. Simplesmente fantástica. Ela conta toda a história da Alemanha, Impérios e Imperadores, Guerras, Partido Nacional Socialista, pós guerra, Muro de Berlim, enfim um banho de história da Alemanha com muita simpatia e leveza. Super recomendo. Instagram: conexaoberlim

Geroncio Luna
Geroncio LunaPermalinkResponder

Comprei três passagens de trem Praga/Berlin pelo site da DB. Primeiro fiz o cadastro e efetuei a compra onde é solicitada a idade dos passageiros, mas não os nomes dos passageiros, exceto o meu que efetuei a compra. Como optei pelo seguro, lá solicita para digitar o nome dos viajantes.
Recebi o On line Ticket no meu e-mail, onde é informado todos os dados( 3 Erwachsene, os três assentos já definidos), mas não informa os nomes dos passageiros. A outra pagina, a do seguro, consta os nomes.
Por favor poderia informar se preciso tomar alguma providencia ainda antes do embarque?
Agradeço,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Geroncio! Só a reserva de assento, caso você não tenha feito e queira reservar.

Rosa Luísa
Rosa LuísaPermalinkResponder

Olá Bóia!Adoro o seu site e viajo mais nele do que fisicamente kkkk. Acho que já olhei todos os países daqui kkk. Minha dúvida é a seguinte, pretendo ir a Alemanha próximo ano e queria encaixar mais um país, qual você indicaria?Pretendo passar 15 dias ao todo.

Carmem Scherdien

Olá Bóia!
Estou planejando uma viajem em 2019, para Alemanha, Austria, Republica Tcheca, Hungria, Suiça.. e talvez mais algum pais que encaixa neste roteiro, vou dispor de 30 dias, gostaria de sugestão na ordem do itinerário e qual o melhor mês, estou pensando em março, abril ou maio. Meu inglês é intermediário, foi suficiente para me virar na Holanda e na Bélgica, mas estou com um pouco de receio com relação á estes países que pretendo ir agora. O que você me sugere?

Roberto Cordts

Olá! Achei interessante seu conselho de parar em Dresden! Mas no itinerário que to bolando, esse dia por lá seria um domingo... Sabe dizer se correria o risco de encontrar tudo fechado ou algo assim?! Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Museus sempre abrem no domingo!

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Olá.
vou fazer um cruzeiro em que o Porto de final de desembarque é Warnemunde, as 8hs da manhã, do dia 19 de abril, uma sexta feira. Infelizmente, o tempo de desembarque de um cruzeiro pode variar muito. Quero ir para Amsterdan, mas o aeroporto mais próximo , o de Rostock, não tem voos plausíveis. Se eu for a Berlim, posso acabar perdendo o dia sem passear.....
Ainda não comprei o voo de volta para o Brasil, que deverá ser na terça de manhã. Pergunta: chegando em Warnemunde, dia 19 de abril e tendo de voltar para o Brasil dia 23 de abril, de manhã o que você faria ?
Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! De Rostock a Berlim são 2h40 de viagem, há trens de duas em duas horas ao longo do dia. A Amsterdã a viagem leva entre 7 e 8 horas, com uma a duas baldeações.

Marcelo Alencar

Amigos,
Aproveitando o espaço e de quem já esteve em Berlim. Quantos dias de estada são necessários para conhecer as atrações da cidade, sem correria?
Obrigado!??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Pelo menos 4 dias. Se você ficar uma semana, terá coisa nova para ver todo dia. Também pode fazer bate-voltas a Potsdam e Dresden.

Marcelo Alencar

Opa, valeu, Bóia. Obrigado pela dica! Parabéns pelo site. Desde 2010, nossa primeira viagem independente de cia d Turismo, foi aqui que encontramos todas as informações para planejar nossos passeios. Show...!

Rosa Luisa de Farias

Olá Bóia!! Vou a Berlim em março/2019 e chegarei as 23h, de um domingo, pelo aeroporto Tegel. Vou ficar hospedada em um apartamento pelo Airbnb, qual o meio de transporte que seja melhor de utilizar para chegar ao local da minha hospedagem? Estou preocupada por causa do horário, acredito, mas não tenho certeza, que não deva ter nesse horário, trem ou ônibus.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosa! Tegel é um aeroporto urbano. Vá de táxi ou Uber.

Giu
GiuPermalinkResponder

Olá, você saberia me dizer se o carimbo no CheckPoint Charlie ou qualquer outro carimbo "turístico" invalida o meu passaporte ou posso ter problemas com imigrações no futuro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giu! Não. O Ricardo Freire tem carimbos de Machu Picchu e do Cabo Horn no passaporte, por exemplo.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Olá!!!! Adoro esse site é sempre usamos como base!!!
Iremos à Europa no final de Abril e chegaremos por Paris. Qual q melhor maneira de incluirmos Amsterdã e Berlin no roteiro ? Avião ou trem? Obrigada !!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! De Berlim a Amsterdã são 7 horas de trem. Dependendo da tarifa que você encontrar, vale a pena ir de avião, você economizará umas 3 horas de viagem mesmo com os deslocamentos para aeroportos. De Amsterdã a Paris vá de trem.

Dirce Scholles

Oiiii! Sempre que quero visitar a Alemanha visito o seu site e o da Angela, do Porquenaotravels. Sabem o que houve com o site dela que não abre mais??? Vocês dois dão e davam as melhores e mais reais dicas de viagem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dirce! Infelizmente não sabemos o que pode ter acontecido.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Olá Bóia ! Adorei teu site, e preciso de uma informação . Chegando no porto de Warnemunde , dia 19/04, gostaria de me deslocar para Berlin , onde irei ficar 3 dias. Pensei em ir de trem, vou estar com 2 malas, é tranquilo para ir com as malas , até o terminal ferroviário ? Onde posso adquirir com segurança esse bilhete para Berlin ? Chegando lá, qual o terminal que devo descer ? Vou ficar no Intercity no Mitte. Pode me ajudar, por favor ? Obrigada, e parabéns pelo serviço de qualidade que presta , para nós marinheiros de primeira viagem para Europa ! Grande abraço !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sylvia! Recomendamos uma mala apenas, tamanho M, e uma bolsa.

Compre sua passagem o quanto antes em https://www.bahn.com/en/view/index.shtml . Você vai descer na estação Hauptbahnhof e de lá segue de metrô ou Uber.

SILVIA JANET S LIMA

Muito obrigada !!!!! Vou comprar já !!!

Kamila
KamilaPermalinkResponder

Olás! De Munique a Berlim vale à pena ir de carro? Algum lugar pitoresco pelo caminho ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kamila! Alugue carro para percorrer a Rota Romântica, a Rita dos Contos de Fada, a Floresta Negra, o Reno, o Mosel. Para ir a cidades grandes ou atravessar a antiga Alemanha Oriental, aproveite a eficiência e a rapidez das ferrovias alemãs.

Kamila
KamilaPermalinkResponder

Tenho uma outra dúvida bem específica : para ir de Munique a Colônia, o melhor seria por trem ou avião ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kamila! Trem. Dá 4h40 de viagem, há horários diretos.

GILSON WAKSMAN

Ricardo vou para alemanha em maio, 2 semana, chego em berlim e minha volta è de munique sao Paulo ....quero conhecer Nuremberg, cidades de lutero...faco Este trajeto de berlim passando por estas cidades, de trem, ate munique? Tenho 56anos e viajo sozinho

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gilson! Quem responde é a Bóia. Confesso que não tinha conhecimento do roteiro das cidades de Lutero. Mas sem problema, acabei de simular uma rota Berlim-Wittenberg-Erfurt-Nuremberg-Munique perfeitamente factível de trem pela Bahn.

Pesquise os trechos em https://www.bahn.com/en/view/index.shtml

Cristiane Borges

Bom dia!
Estou programando uma viagem com o seguinte roteiro: Paris - Budapeste - Viena - Praga e Berlim. Voltando para Salvador a partir de Berlim.

Qual a melhor opção de aeroporto para sair de Berlim para o Brasil (Salvador - Ba)?

E como faço para ir de Paris para Budapeste? Não consegui simular voo pela TAP.
Qual a opção de Cia aérea?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Se usar a TAP para aproveitar os vôos diretos de Salvador para a Europa, compre ida Salvador-Paris e volta Berlim-Salvador. Compre Paris-Budapeste avulso.

Caso admita voar via Rio, São Paulo ou Fortaleza, orce uma múltiplos destinos com ida Salvador-Paris, trecho intermediário Paris-Budapeste e volta Berlim-Salvador.

Veja passagens avulsas e multidestinos em sites como Kayak ou Viajanet, para pesquisar todas as cias.

Cristiane Borges

Muito obrigada pelas informações.
Fiz alguns orçamentos e é mais vantajoso pela TAP com saída e chegada por Salvador mesmo.

Qual a melhor opção de aeroporto para sair de Berlim para o Brasil (Salvador - Ba)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Escolha Berlim (todos os aeoportos).

Ely Ana Fiorentino

Olá..vou viajar para Berlim (casa de amigos) pretendo ficar 20 dias , gostaria q me desse dicas do máximo de países q poderei conhecer ,sem perder a qualidade.. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ely! Estando baseada em Berlim não há nenhum outro país para onde você possa ir e voltar no mesmo dia.

jefferson
jeffersonPermalinkResponder

Boa tarde!
Necessito da ajuda de vocês.
Outubro próximo embarco para a Alemanha onde permaneço por 30 dias e pretendo visitar várias cidades.
Saberiam me informar se há a possibilidade de comprar um passe de trem para uso ilimitado durante esse período?
Esse passe, se houver, pode ser adquirido lá ou deve ser providenciado aqui no Brasil?
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Jefferson

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jefferson! Um passe de 15 dias consecutivos custa 610 euros e pode ser comprado online. Um passe de 15 dias avulsos para ser usado no período de 1 mês custa 690 euros e é enviado pelo correio (não recomendável para entregas no Brasil, só se você tiver um endereço na Alemanha).

https://www.bahn.com/en/view/offers/passes/german-rail-pass-conditions.shtml

Simule os trechos que você pretende fazer para ver se vale a pena. Reservas de assento em trens de alta velocidade não estão incluídas no preço (mas os trens alemães levam passageiros em pé, então com passe válido você sempre poderá embarcar).

jefferson
jeffersonPermalinkResponder

Obrigado!

Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar