Bonito

Guia de Bonito

Bonito

Bonito parece até nome-fantasia — como se tivessem batizado o lugar por causa da belezura dos seus rios cristalinos, povoados por peixes coloridos. Trata-se de uma coincidência: o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada em 1869, mais de um século antes de inventarem o termo ecoturismo.

O fato de Bonito ser bonito, porém, explica apenas parte do seu sucesso. O diferencial de Bonito está em outros adjetivos — como ‘organizado‘, ‘responsável‘ e ‘sustentável‘. Num país onde o turismo predatório impera, e piscinas naturais em alto-mar ficam tão apinhadas quanto banhos públicos japoneses, Bonito optou pela conservação.

Bonito é único — mas não deveria ser. Todos os destinos turísticos brasileiros têm muito o que aprender aqui.

O que esperar de Bonito

Todos os atrativos — a maioria situada em propriedades privadas — têm plano de manejo e limite diário de visitação. Os visitantes são acolhidos em centros de recepção bem-equipados, onde recebem instruções para os passeios e são então guiados em pequenos grupos para o desfrute responsável da natureza.

Na volta da flutuação, da caminhada, da cavalgada ou do banho de cachoeira, uma mesa farta de comida da fazenda, preparada no fogão a lenha, costuma estar à espera. Nham!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

141 comentários

Boa noite!
Vou a Bonito com mais 3 pessoas, em um passeio em família, entre os dias 06 e 11 de novembro. Estamos pensando em contratar um guia turístico para ficar por nossa conta, desde fazer o transfer do aeroporto-hotel até para os passeios. Você tem alguma indicação de agência ou alguém de confiança que faça esse tipo de serviço na cidade?

Estamos programando de viajar entre 17 à 22 de abril de 2022 para maragogi.
Alguma dica?
Desde já agradeço.

    Olá, Cleidiele! Aproveitando que você fez sua pergunta na página de Bonito, abril é um mês muito melhor em Bonito do que em Maragogi. Em Maragogi deve chover.

Olá. Estava pensando em ir pra Bonito de 7 a 11/abril. Voce sabe se lá está tranquilo para fazer os passeios? Dá pra reservar na hora? (ja que está meio em cima da hora). E em relacao à pandemia, as atracoes principais estão funcionando? Obrigado!

    Olá, Buzz! Entre em contato com alguma agência local em Bonito. Mas em termos gerais não é um bom momento para turismo de passeios, em que todas as atividades são feitas em grupo. A pandemia está no seu pior momento no Brasil inteiro.

Bom dia Boia. Estou a pensar em ir a bonito agora na Páscoa, entre 31/03 e 04/04. Pensei em fazer – Rio da Prata, Rio do Peixe, Lagoa Azul (parece que vai reabrir em 16/03) e Rio Sucuri ou Aquario Natural… esse último a grande dúvida, fazer aquario ou o Sucuri, o que acha? Acha que a tendência de chuva nessa época ainda é muito alta, considerando que já é início de outono? Obrigado e bom resto de semana

    Olá, Pedro! O outono é menos chuvoso do que o verão. O Ricardo Freire adorou o Aquário, não fez o Rio Sucuri.

Olá estou programando ir a Bonito em maio ou junho, a outra vez que fui, fomos em abril, peguei bastante chuva, final de maio, inicio de junho é melhor?
Adorei as cachoeiras, nesse período é possível banho ou só os mergulhos e flutuações?

    Olá, Mayra! Você pegou um início de outono mais chuvoso do que deveria. Quanto mais para o meio do ano, menos chuvoso fica, mas também vai esfriando. Vai depender das condições atmosféricas do dia/semana, se fizer sol e calor suficiente você vai se animar para entrar na cachoeira. Mas quanto mais tarde, mais frio deve estar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.