Guia de Búzios - dica de viagem a Búzios

Guia de Búzios

Búzios

Búzios é o destino de praia mais charmoso do Brasil, a apenas 160 km do Rio de Janeiro — e a 8 horas de carro de São Paulo.

Búzios oferece uma coleção de praias perfeitas, de diferentes formatos, que podem ser frequentadas o ano inteiro.

Veja tudo o que você precisa para aproveitar ao máximo neste guia prático de viagem a Búzios.

A Bóia recomenda:

O que esperar de Búzios

Búzios era uma pacata vila de pescadores quando suas praias começaram a ser frequentadas para veraneio, na década de 50. Algum tempo depois, a visita de uma jovem Brigitte Bardot – que passou duas temporadas no vilarejo, entre 64 e 65 – acabou revelando o balneário ao mundo.

Desde então, Búzios nunca mais saiu de moda. O reconhecimento a Brigitte está materializado numa estátua localizada num passeio à beira-mar batizado com seu nome: Orla Bardot.

O balneário pode ter crescido, mas o casario continua baixo, resistindo a qualquer tentativa de verticalização.

Os ares ainda bucólicos, as vitrines da Rua das Pedras, as pousadas-boutique e a noite animada fazem de Búzios um dos de nossos destinos mais desejados. Sobretudo por estrangeiros: Búzios é nosso vilarejo de praia mais visitado por argentinos e europeus. Deveria se chamar Riviera Fluminense.

As praias – mais de 20 pela península! – , mesmo não sendo tão secretas como nos tempos de Bardot, ainda conservam um certo je ne sais quoi. Não foi só Brigitte: parece que um pedacinho do Mediterrâneo veio parar aqui.

Localizada na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, Búzios faz uma excelente dobradinha com a capital. E também pode ser combinada com as vizinhas Arraial do Cabo e Cabo Frio para uma longa temporada pelas praias mais bonitas do litoral fluminense.

Ou simplesmente visitada sozinha; Búzios se basta. (Mas, pra gente, nunca basta de Búzios…)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    173 comentários

    olá, não concordo em alguns detalhes citados, mais enfim .
    sou morador de Búzios.
    alguns detalhes estão exagerados

    Informações:
    Restaurante Peixe Vivo, na Orla Bardot, não existe mais. Em seu lugar, o Madame Bardot foi ótima opção em dezembro de 2017 e de 2018.
    A praia da Ferradura conta, desde 2017, com a Pousada pé na areia “Villa Raphael”. Excelente. Passei a semana do Natal de 2018 e já reservei para 2019.

    Como é búzios no natal???

      Ratifico essa informação. Estive hospedada durante uma semana, no período de Natal, em diferentes hoteis/localizações. A cidade estava cheia, porém não lotada. Vale alertar que nos dias 24 e 25, muitos restaurantes não funcionam para almoço e/ou jantar, sobrecarregando o serviço nos que recebem clientes.

    Oie, estou querendo ir conhecer o RJ agora em outubro. Pretendo fazer RJ – Arraial e Buzios. Li em todos os relatos para evitar fins de semana, mas ficando cerca de 12 dias. é impossível. Onde recomendam ficar o fds que seria menos lotado? Pensei em ficar de sábado a terça no RJ, ir para Arraial na terça e ficar quarta, quinta, sexta , seguindo para Buzios e ficando sab, dom e segunda. O que acham?

      Olá, Isabella! Nessa semana entre Arraial e Búzios, melhor ficar durante a semana em Arraial e no fim de semana em Búzios. Arraial fica lotada em qualquer fim de semana de sol, mas Búzios só atinge níveis de lotação do Arraial em feriadões.

    Pousada pé na areia em Geribá, só lado do Fishbone, frequento há 20 anos, pousada dos gravatas, com esquema de meia pensão. Recomendo

    Acabo de retornar de uma viagem a Arraial do Cabo e Buzios e, como sempre, as dicas do VnV foram certeiras e valiosas. Foi tranquilo ficar nas duas cidades sem carro, ainda mais seguindo as dicas de hospedagem do comandante. Em Arraial fiquei perto da praça do Cova (que fica super parada em dias de semana) e em Búzios na Praia do Canto (perto da Rua das Pedras para ir à pé e longe o suficiente para ter uma noite de sono silenciosa).
    Fui do Rio para Arraial e de Búzios para o Rio de ônibus da 1001 com ar condicionado, saindo da Novo Rio.
    O percurso de Arraial a Buzios fiz de ônibus intermunicipal (agora é a linha B-152), que chegou no ponto perto da Praça do Cova uns minutos antes do horário informado no site da empresa Salineira. O ônibus é bom, com ar condicionado, mas muito movimentado, mesmo em dia de semana da baixa temporada. Com malas grandes ou crianças deve ficar inviável. Outras alternativas para o percurso são o Uber (a corrida ficaria em 67,00 na tarifa mais barata, bem razoável para duas ou mais pessoas) e o aplicativo BlaBlaCar: alguns motoristas fazem o percurso diariamente e já têm muitas avaliações.

    Em Búzios fui às praias de Uber e não paguei mais do que dez reais em nenhuma corrida, mesmo no fim de semana. O máximo que aconteceu foi ter que esperar até 10 minutos por um carro nos horários de pico de ida e volta da praia.

    Depois de 10 anos seguindo o VnV incondicionalmente, tive a primeira discordância séria de uma avaliação de vocês: para mim, a Praia Brava é, de longe, a melhor praia de Búzios! Amantes de ondas, se joguem sem medo. As ondas são menores que as do Arpoador, não há correnteza “puxando” e não têm surfistas. Fora o visual, que é lindo, e o fato de não ficar lotada nem no fim de semana. Questão de gosto, eu sei, mas não resisti a fazer a observação. 🙂

      Adorei seu comentário sobre a praia brava, eu adoro aquela praia, principalmente o lado direito, água morna e ondinhas gostosas fazendo leve vai e vem

      Engraçado, não simpatizo com a praia brava.. preciso dar uma chance.. uma praia que gosto muito é a praia do forno.. a areia é linda, a água é calma e o visual das pedras é lindo.. ótima para levar uma máscara de mergulho e pé de pato.. só não pode ter medo de água fria.. tem que nadar bastante até se acostumar.. é revigorante.

    Só para atualizar, a pousada Abracadabra não pertence mais ao grupo das Casas Brancas portanto não tem mais a saída para Orla Bardot que era pela escada do Casas Brancas. E na praia da Ferradura tem uma pousada pé na areia que fiquei e gostei muito: Villa Raphael.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito