Campos do Jordão

Heloísa Dall'Antonia
por Heloísa Dall'Antonia

Campos do Jordão: quando ir

No inverno, é claro!, diria um estádio de futebol lotado. E não é pra menos. A temperatura mínima das noites de inverno cai freqüentemente abaixo dos 5ºC, tornando tudo mais charmoso. Nas outras estações, porém, Campos do Jordão continua um destino recomendadíssimo para quem quer fugir do calor -- é raro a temperatura subir além dos 23ºC.

Mas vamos examinar a situação mês a mês em Campos do Jordão: quando ir para curtir o frio, fugir do calor ou aproveitar os festivais que acontecem ao longo do ano.

    Quando ir a Campos do Jordão: verão

Janeiro, fevereiro e março são os meses de temperatura mais alta -- mas as máximas de 23ºC são bem mais baixas do que as registradas em São Paulo ou no litoral. Conte com uma probabilidade quase certeira de pegar chuva – em janeiro a precipitação média histórica é de 306 mm e, em fevereiro, 266 mm. As noites são deliciosas para os que fogem do calor, com mínimas muitas vezes abaixo dos 15ºC.

    Quando ir a Campos do Jordão: outono

Abril marca o início da época mais seca em Campos do Jordão. Daqui até setembro, o guarda-chuva vai ter cada vez menos utilidade. A média histórica do mês mostra o mínimas de 9ºC e máximas de 21ºC; as tardes começam a ficar um tiquinho mais frias e a noite já começa a ter 'cara de Campos'. Certeza de fazer bom uso dos cobertores dos hotéis. O mês de aniversário da cidade (comemorado no dia 29) também costuma ser a data da edição anual da Festa do Pinhão, quando o ingrediente ganha as mesas de toda a cidade.

O frio bate cartão em maio, com médias entre 6ºC e 19ºC. A época é também o pontapé inicial para o Festival de Malhas da cidade, que também recebe competições de pesca de truta.

    Quando ir a Campos do Jordão: inverno

Junho e julho trazem a estação mais concorrida na cidade. As mínimas descem a 3ºC, mas é fácil encarar noites com temperatura batendo no zero grau. De dia, apesar do sol bonito, 18ºC costumam ser o máximo, mas não dá pra sair sem um bom agasalho. Certamente a melhor época para aproveitar todo o charme de lareiras, muita fondue e clima romântico, além de festas juninas e julinas e da sempre rica programação do Festival de Inverno, ao longo das férias de julho.

O clima não é diferente em agosto e setembro, que prometem -- e entregam -- um delicioso friozinho, com mínimas na casa dos 4ºC e máximas perto de 20ºC. A temporada ainda é considerada alta nos hotéis da região, com o Festival da Fondue e a Festa da Cerejeira em agosto.

    Quando ir a Campos do Jordão: primavera

A primavera começa a operar mudanças no clima de Campos do Jordão em outubro. Além de as mínimas já começarem a ficar acima dos 10ºC, as chuvinhas também começam a dar o ar da graça: a precipitação média vai a 159mm, com o tempo ficando um pouquinho mais molhado, ainda que a chuva não atrapalhe os passeios. Prepare-se também para a Oktoberfest na cidade.

As temperaturas voltam a subir entre os meses de novembro e dezembro, que já têm mais cara de verão. As noites continuam frias (com mínimas de 11ºC), mas de dia a temperatura já ultrapassa os 20ºC. As chuvas também se intensificam: a precipitação média de novembro é de 206 mm, e de dezembro, 300 mm.

Natal e sobretudo Réveillon também movimentam a cidade. A virada do ano na Serra costuma ser menos cara do que na praia; é uma boa opção para quem quer romper o ano com agito mas sem ir à falência.

13 comentários

ARAGO DE OLIVEIRA AZEVEDO

As informações contribuem bastante pois ainda não conheço Campos do Jordão. Estou pesquisando para em 2017 poder apropriar-me com a família das inúmeras maravilhas tão bem comentadas em todas as estações do ano nesta cidade..

Josiane R. de A. dos Santos

Muito válida as dicas....Amei. estou me programando para conhecer essa cidade tão bem falada.

Raíssa
RaíssaPermalinkResponder

Quando neva em campos do Jordão ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raíssa! A última vez que nevou em Campos do Jordão foi em 1964. Durou uma hora. A maior nevada na Serra da Mantiqueira nos últimos anos foi em 1985 em Itatiaia. Se você faz questão de neve, pense em Bariloche entre fim de julho e fim de agosto, ou em Santiago do Chile entre julho e início de setembro.

Tereza Pinheiro

Oi, Raíssa! Vou todos os anos p/ Campos do Jordão desde meus 5 anos (em 1962 - pena que não vi a neve de 64....?). Sempre fui no mês de Maio. Em maio já começa a ter geada ?. Lembro do espetáculo que me maravilhava - acordar cedinho e ver a grama toda branquinha ♡ é lindo!!! Costumávamos alugar casas naquela época, e nunca esquecerei do caseiro chamando p/ que nós víssemos ele abrindo a torneira do jardim: primeiro saía uma pedra de gelo e depois a água (uma criança nunca esquece essas experiências!). Amo muuuito aquela cidade...♡♡♡. Conforme fomos crescendo meus pais compraram uma casa lá. É um lugar mágico p/ mim até hoje! Chamava de "minhas montanhas azuis". Passei esse último Ano Novo lá. Muito lindo e gostoso. A única desvantagem de janeiro e fevereiro é a chuva... Eu, particularmente, não me importo. Se vc ficar numa casa qdo está chovendo, pode acender a lareira, ler, jogar, fazer fondue, tomar um vinho e comer o delicioso Chocolate Montanhês feito lá... recomendo mesmo! E os passeios são uma delícia. Caminhadas (as hortênsias estão maravilhosas agora e vc verá muitos esquilos passeando pelos pinheiros e araucárias ??). Pontos turísticos não faltam. Na entrada da cidade (no Portal) peça o Guia que eles entregam agora e terá todas as informações que precisa: desde farmácias, supermercados, lojas p/ comprar malhas, incluindo restaurantes, bares, lugares onde pode levar crianças p/ andar de pônei, tomar leite de vaca tirado na hora e conviver c/ animais de fazenda. Vida noturna mto agitada (p/ quem gosta), mil restaurantes deliciosos, barzinhos, etc. . Para todas as idades vc encontra diversão! Estou de olho nas previsões de tempo de março agora p/ pegar uns dias c/ sol. Aí podemos fazer churrascos, pizza em forno de lenha e aproveitar a piscina! Mas no inverno é o ponto alto mesmo! Fica lotada e c/ muito trânsito a cidade. Muita agitação no centrinho de Capivari. E o Festival de Inverno c/ mil eventos e apresentações musicais ótimas! Espero q vá e aproveite bastante!

Inajara Fernandes

Estou querendo conhecer Campos do Jordão , é nossa primeira vez na cidade, eu e meu marido. Como é a temperatura nesse período , muito frio? Chove? Vamos nos hospedar no Castelo Nacional Inn, mas vi que é um pouco distante do Capivari.
Mas ainda não está fechado a reserva. Estaremos de carro no período.
Podem nos auxiliar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Inajara! Falamos sobre clima nesta página mesmo, dê uma lidinha.

Leia sobre hospedagem:
https://www.viajenaviagem.com/destino/campos-do-jordao/onde-ficar-campos-do-jordao/

Daniel Carlos
Daniel CarlosPermalinkResponder

Olá! Estamos planejando ir a Campos do Jordão no reveillon. Nossa preocupação é com chuvas, que não conhecemos o perfil delas. Tratam-se de chuvas de longas durações que podem comprometer nossos passeios e estadia?
agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Chuva na serra atrapalha muito menos do que na praia.

Aline Lustosa
Aline LustosaPermalinkResponder

Olá, estou pensando em ir a Campos do Jordão no início de dezembro. Já tem decoração natalina? A temperatura? Tem chuvas nesse período? Qual a programação para crianças? Como estou indo com 3 crianças, tenho que fazer programação para minha turminha e curtir muito com eles.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline!

Sim, em dezembro você encontrará decoração natalina.

Nesta página mesmo você encontra informações sobre o clima em dezembro.

Sobre o que fazer com crianças, leia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/campos-do-jordao/o-que-fazer-campos-do-jordao/

Teresa Cristina

Olá. Queremos ir a Campos do Jordão em novembro, 2018. O clima estará ótimo para nós e a cidade pouco movimentada. Isso mesmo?
Gostaria de dicas de hospedagem. Hotel com chalés, de preferência.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar