Rampa do Guiné

Guia da Chapada Diamantina

Chapada Diamantina

Chapada Diamantina: um miniguia completão

Qual é a sua Chapada? Diamantina x Veadeiros x Guimarães x Mesas x Jalapão

Chapada Diamantina num feriado: as dicas da Carla Z.

100 comentários

Olá, pessoALL!
Tô indo pra Lençóis, saindo de Salvador de carro no dia 4/NOV, retornando dia 8.
Gostaria de saber como estão as estradas pra lá e também de indicações de guias pra fazer trilhas aos principais pontos da Chapada. Vou ficar 2 dias em Lençóis e 2 no Vale do Capão
Caso alguém tenha interesse em carona, me envie INBOX
Grato desde já!

    Olá, Márcio! Isto é um blog. Não temos “inbox” nem podemos expor dados de leitores. Suas pousadas na Chapada terão dicas confiáveis para indicar.

Por favor, as trilhas da chapada Diamantina são bem sinalizadas ? Quais passeios necessitam de guias ?

    Olá, Fabricio! Os passeios dentro da área do parque só são sutorizados com guia.

Boa tarde,
estou organizando uma viagem no mes de Julho para a Chapada com minha fillha de 9 anos.Iremos de carro saindo de Salvador para ter mais comodidade nos passeios.Entrei em contato ocm alguns guias ,peguei contatos atraves de amigos,e os custos para dirigir e guiar varia entre 200 a 250 reais ao dia independente da distancia dos passeios.Alguns me pediram 50% para reservar o pacote com eles.Alguém poderia me orientar se o valor esta na média?
Funciona mesmo com 50iantado?
Obrigada!

    Olá, Barroso! Pergunte aos amigos que indicaram os guias, mas parece razoável. Certifique-se de que as contas estão no nome dos guias e guarde os recibos.

Estava pesquisando agências de passeios para uma viagem à Chapada agora em abril. Uma delas me alertou para o risco de esquistossomose em Marimbus. Na internet vi vários casos no ano passado. Alguém notícias da situação atual?

    Olá, Tatiana! Localmente na sua pousada lhe darão a informação mais atualizada.

Acabo de voltar da Chapada, onde passei 8 dias – fui sozinha. O Mini Guia tem ótimas dicas – sempre acho as descrições do Ricardo muito boas..vou me lembrando delas pelo caminho e se encaixam muito (vai por ele! ;)). Fiz os passeios clássicos e quero voltar mais condicionada para fazer o Pati. Por ir só decidi fechar com antecedencia e evitar perrengues do tipo não conseguir ir ou pagar fortunas por estar sozinha. Em SP encontrei a Desviantes – com quem fechei a viagem e o receptivo de lá foi a Chapada Adventure Daniel – são ótimos – serios, bons guias, tudo funcionou muito bem. Minha base foi Lençóis e passei uma noite em Mucugê, com uma paradinha para conhecer Igatu. Vale ir se deslocando dependendo do passeio desejado pois algumas atrações ficam distantes – caso da Cachoeira do Buracão que eu vi após pernoitar em Mucuge. Lindissima. Minha dica: se possivel deixe para visitar a Chapada na baixa temporada. Tive oportunidade de chegar em lugares e desfrutá-los em silêncio, com calma – isso seria impossivel na alta. É um ótimo destino para se desligar e reconectar.

Bom dia Thaise, muito boa a sua observação. Vou fazer isso mesmo dividirei estes dias em duas bases, ou seja Capão e Lençóis.
Por isso que eu sempre consulto vocês da viaje na viagem. Parabéns Ricardo Freire.

Estou indo de carro de São Paulo para Ibicoara, onde ficou 2 noites, depous Mucugê 3 noites. A partir daí estou com a seguinte dúvida: vou pra Lençóis e fico 3 noites e depois fico 5 no Capão ou viu direto pro Capão e fico 8 noites lá?a
Cada mudança de cidade, acho q perco um dia, mas também posso fazer um passeio indo de um lugar para outro
Fica aí a pergunta pra Bóia e pro pessoal.
Obrigada.
Regina

    Regina, eu acabei de voltar da Chapada. Montei base no Capão, Mucugê e Lençóis. Tive a impressão de que o Capão talvez seja localizado em uma área mais central para os passeios em geral, porém, achei o seu acesso bem complicado. Para entrar e sair do Capão você só pega estrada de terra, o que faz a viagem ficar mais longa e cansativa. Ou seja, não recomendaria montar a base de 8 dias lá.
    Melhor separar apenas o dias necessários para fazer os passeios próximos ao Capão (Cachoeira da Fumaça e acesso à Trilha do Pati, por exemplo) e mudar de cidade de acordo com a proximidade com os demais passeios.

Estive na Chapada neste setembro de 2017, e gostaria de deixar uma dica. Não é possível aproveitar o melhor da Chapada sem um bom guia. Com carro ou sem carro contrate um guia prá chamar de seu. não vá entulhado num carro cheio e pagando até mais caro Se for com crianças, pessoas sem preparo físico, pessoas com mais de 60 anos, como eu. Indico o melhor guia da Chapada , o Dairone, gosta de crianças, paciente, forte, gentil e um ótimo fotógrafo. Deixe que ele faça o roteiro de acordo com os passeios que vocês querem fazer.Porque tem as pessoas que gostam de ir mais devagar e aproveitar melhor sem o estresse de ter que acompanhar uma galera apressadinha e nervosa. O telefone é Zap – 55 75 99908-0174. Meses melhores agosto e setembro. Boa viagem. Marize

Oi Ricardo!
Iremos à Diamantina de 7 a 10 setembro.
Ficaremos em Lençóis, com 2 filhas pequenas. Não vai dar para fazer passeios pesados. Canto das Águas Ainda é a mais estruturada? Você acha que daria para visitar – Mucugê, Andaraí e voltar para Lençois? Quais passeios vc indica? Alugamos carro em Lençois ou vamos com agência?

    Olá, Manoela! Quem responde é A Bóia. A Canto das Águas é o melhor hotel da região. O único passeio dos citados que é puxado fazer a partir de Lençóis é o Buracão, como está frisado no texto. Para os passeios de Lençóis aos poços próximos de Andaraí, a Igatu e a Mucugê, sem caminhadas, não é necessário guia nem agência. Mas um carro fretado com guia sempre é um conforto, caso não pese no seu bolso.

    Olá, Manoela! Quem responde é A Bóia. A Canto das Águas é o melhor hotel da região. O único passeio dos citados que é puxado fazer a partir de Lençóis é o Buracão, como está frisado no texto. Para os passeios de Lençóis aos poços próximos de Andaraí, a Igatu e a Mucugê, sem caminhadas, não é necessário guia nem agência. Mas um carro fretado com guia sempre é um conforto, caso não pese no seu bolso.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito