Guia de Curaçao

Guia de Curaçao

Curaçao

Entre os destinos mais visitados pelos brasileiros no Caribe, Curaçao talvez seja o mais singular.

Curaçao não tem praias extensas como Aruba, nem resorts como Punta Cana, ou restaurantes ao gosto americano como Cancún.

As melhores praias são pequeninas — mas têm águas cristalinas, com corais que pedem para ser explorados com snorkel ou cilindro, e nenhuma construção para estragar a paisagem.

A capital, Willemstad, conserva uma adorável arquitetura colonial holandesa, realçada pelas cores quentes do Caribe.

A culinária de Curaçao é cosmopolita, misturando sabores do Caribe, da Holanda e da Indonésia (que chegou com os imigrantes do Suriname, outra antiga colônia holandesa na América).

Mais do que sol e praia, Curaçao proporciona a sensação de uma verdadeira viagem internacional. Bon Bini!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Quando chove em Curaçao?

    Check-List

    • PASSAPORTE: Sim
    • VISTO: Não
    • MOEDA: A moeda local é o florim das antilhas holandesas, mas leve dólares.
    • SEGURO SAÚDE: Não é exigido, mas não é esperto viajar sem
    • VACINAS: Febre amarela
    • HABILITAÇÃO INTERNACIONAL: Aceita CNH

    273 comentários

    Vamos viajar para curaçao e estamos com uma dúvida em relação ao porte do passaporte na ilha. Estamos pensando que será complicado levar junto principalmente quando ir na praia nem todas tem um locker. Por exemplo, agendamos um passeio para klein curaçao e a empresa nos orientou a deixar o passaporte no hotel.O recomendado é deixar no hotel ou levar junto quando for fazer os passeios?

      Olá, Ândrya! Em qualquer lugar do mundo, passaporte só é necessário ao passar pela imigração, para fazer check-in em vôos e para dirigir (juntamente com a CNH). A gente sempre recomenda deixar o passaporte no cofre do hotel e andar com identidade. Tem gente que acha que o cofre é mais inseguro do que levar na rua (a gente não acha!), então leva o passaporte consigo. Mas é muito mais fácil você perder ou ser furtado na rua do que ter o passaporte surrupiado do cofre.

    Olá Ricardo e equipe,

    Li que Curaçao vai ter voo direto de SP a partir de dezembro pela Divi Divi. Vocês conhecem essa empresa? Será que vai ser o ano todo? Ou só na alta?

    Obrigado!

      Olá, Thiago! É um vôo charter, provavelmente está sendo vendido por agências, com pacotes incluindo hospedagem.

    Olá, Ricardo! Obrihaga por todas as informações. Estou procurando um destino para minha lua-de-mel e, após ler seus posts, considerando Curaçao. Acha uma boa ideia? Será a partir de 01/7 e temos uns 15 dias. Não gostamos da ideia de Cassinos, grandes redes hoteleiras, multidões nem baladas. Fomos a Cuba em janeiro passado e odiamos o estilo Varadeiro de ser. Queríamos praias calma, com natureza exuberante, mar quentinho e clima de lua de mel, não clima de americanos se degladiando em buffets, rs. Europa impossível nessa época. Acha possível isso em Curaçao? Muito obrigada!

      Olá, Viviana! Quem responde é A Bóia. Curaçao só não tem “natureza exuberante”, porque é uma ilha árida. Mas é um lugar muito gostoso. Procure, porém, notícias sobre algas (seaweed, sargasso) em Curaçao. O Caribe inteiro está sendo infestado por algas, e a maior incidência é no verão (do hemisfério norte, meio do ano).

    Boa noite
    Fechei uma viagem para primeira semana de fevereiro para Curaçao, compensa pegar o chip da easysim ou comprar da digicel? Easysim esta 52 doletas.
    Li sobre punda e loja de eletrônicos estamos pensando em adquirir uma go pro, antes iremos ter escala no Panamá, compensa comprar onde? Pois li que os preços em punda se assemelha aos dos Estados Unidos.

      Olá, Cleber! Nenhum lugar tem preços tão baixos quanto nos Estados Unidos. É uma questão de tamanho de mercado. Não temos relatos de performance do easysim4u no Caribe. Nos Estados Unidos funciona bem.

    Acabo de voltar de lua de mel de Curaçao. Ficamos lá por 7 dias e foi sensacional, voltaríamos com certeza.
    Lá é tudo muito bonito, organizado, limpo, pessoas educadas e receptivas, praias sensacionais, comida excelente. Usamos muitas dicas aqui do site e foram muito úteis. Vou fazer uma pequena avaliação pessoal, que pode ser útil para os próximos interessados no país.
    1) Alugue um carro – quando saímos daqui ficamos na dúvida se deveríamos alugar o carro por todos os dias ou não. Tiramos o primeiro dia para conhecer os arredores do hotel, que fica bem pertinho do “centro” de Willemstad, em Otrobanda e bem pertinho da Ponte Emma, que liga a Punda. É um lugar para se andar a pé, tem muitas lojinhas, bares, restaurantes, o local é ótimo.
    Mas para ir às praias, o carro é imprescindível. As melhores praias estão a 30, 40 km do centro e as linhas de ônibus só passam na rodovia principal, as praias muitas vezes estão longe da rodovia principal, então, não arrisque.
    Pagamos 50 dólares na diária do aluguel do carro, mais 10 dólares de seguro;
    2) Praias: qualquer praia que você for será linda, mas claro, tem aquelas preferidas. Estivemos em 6 praias, e vou descrever a experiência em cada uma delas:
    2a) Kenepa Grandi: é a praia pública, mas no final das contas, é mais caro do que as privadas. Você não paga o acesso, mas o aluguel de cadeiras e guarda-sol para duas pessoas fica 15 dólares. É linda, praticamente não tem onda, parece uma piscina. Estava nublado no dia que fomos, talvez isso comprometa um pouco a avaliação, pois não achamos a mais bonita, como já vimos em outras postagens. Tem apenas uma pequena lanchonete.
    2b) Kenepa Chiki: ao lado da Kenepa Grandi. O aluguel das cadeiras e guarda-sol de Kenepa Grandi vale aqui, não precisa pagar de novo. Não tem estrutura de lanchonete, apenas uma barraquinha vendendo produtos de qualidade duvidosa;
    2c) Cas Abao: praia privada, porém mais barata que Kenepa Grandi. O acesso + aluguel de cadeiras sai por 13 dólares (para duas pessoas). Chegue cedo e pegue um quiosque ou a sombra das árvores. Aqui foi nosso primeiro UAU!!! Praia linda, tem boa estrutura de bar, wifi no restaurante, tem banheiros limpos e chuveiro (incluso no aluguel das cadeiras). Vale muito a pena.
    2d) Portomari. TOP TOP TOP. Beleza inigualável, não dá pra explicar. A praia mais linda em que estivemos. Também é privada, mas fica em torno de 13 dólares para duas pessoas (acesso + cadeiras). Dica importante: chegue cedo. Tem cadeiras com guarda sol e algumas tendas, mas a maioria das cadeiras fica na sombra das árvores. A sombra é disputada (e imprescindível kkk). Boa estrutura de bar e restaurante, wifi no restaurante, aluguel de equipamentos, etc. Voltaria com toda certeza.
    2e) Blue Bay Beach. Praia fica no resort de mesmo nome. Fomos rapidamente nesta praia, numa tarde. Fica próxima de Otrobanda, uns 10 km. O acesso custa 3 doláres por pessoa. É um ambiente bem tranquilo, tinha muitas famílias com crianças. Como é em um resort, tem ótima estrutura de bares e restaurantes.
    2f) Mambo Beach. Não perca seu tempo. A praia é artificial, lembra qualquer clube do Brasil que tenha praia artificial. É um bom local para compras, bares e restaurantes e vida noturna. Mas se for para ir à praia, não perca seu tempo.

    Não deixem de visitar também o museu Kura Hulanda. Visita de + ou – duas horas, num acervo que conta um pouco da história do país e da escravidão. E se tiverem sorte, tente ir com a guia Florentina, ela é ótima.

    Sobre as comidas, estivemos em dois restaurantes comentados aqui no site. Fort Nassau e Mundo Bizarro.
    O Fort Nassau é belíssimo, tem uma vista incrível. Fomos a noite…deveríamos ter ido no final da tarde, a vista de lá seria linda no por do sol. Comemos o menu especial de setembro, estava muito bom. Preço um pouco acima do normal.
    Mundo Bizarro. Que grata surpresa! O restaurante fica logo no início do bairro de Pitermaai, é super charmoso e a comida é DELICIOSA. Experimentem o “Mundo Burger”, simplesmente o melhor hambúrguer que já comi na vida.

    Enfim, se você quer um local com paisagens lindas, boa comida, pessoas educadas e receptivas, sem aquele monte de turista chato e inconveniente, este lugar é Curaçao.

    Boa noite! Sabe me informar se há obrigatoriedade de algum valor de cobertura minimo para o seguro viagem? Grato,

      Olá, Ricardo! Não há obrigatoriedade. Mas não viaje ao exterior sem seguro. Não é nada esperto.

    Olá, estive na última semana de julho deste ano em Curaçao, mesmo sendo verão lá, com muitos holandeses e por dois dias navios de cruzeiros, é época de média temporada, pois no Caribe, em janeiro que o movimento aumenta e é a alta temporada.
    Demoramos(eu,esposa e filhos de 16 e 10 anos) uns 2 dias para situarmos onde acontecia os restaurantes à noite, que nessa época se sai cedo para jantar, tipo entre 19 e 20 horas. Mas em Pirtermaai, na rua Nieuwestraat, onde se encontra uns 8 restaurantes, inclusive o Bistrô e Mundo Bizarro. Em Otrobanda na margem do canal tem uns 3 restaurantes interessantes. Fomos um dia a noite no boulevard da praia de Mambo Beach e também encontramos muito boa opções.
    Ficamos hospedados no Renaissance, onde tem uma estrutura de lojas e ao lado do Fort Rif com outras boas opções de restaurantes, e na sexta e sábado tem uma banda caribenha que faz um show a noite que lota de gente, tanto turistas como locais.
    Fomos um dia a noite também ao Arcos do Water Fort com uma vista muito bonita pro mar e com outras opções de restaurantes.
    Para passeio e compras , em Punda, tem-se várias lojas e alguns cafés que ficam abertos até às 19:00, depois esta região fica deserta, até mesmo na parte em frente ao canal, onde se tem as famosas fachadas de Curaçao, nesta época a partir da noite fica meio vazio e não tem boa opções de restaurantes. É um local para caminhar no fim de tarde. Fomos duas vezes ao Copacabana Café, que fica numa pequena praça com outrto bar/café em frente.
    Em Willemstad, principalmente em Punda, fica a parte mais europeia da ilha com seus casarios e restaurantes e lojas(no bairro de Scharloo ficam algumas bonitas casas dos antigos barões do Sal e Escravos, que hoje viraram bancos ou instituições)
    Mas a maior atração de Curaçao são as praias, no Caribe já estivemos em St. Marteen, Punta Cana e Varadero, mas as águas mais cristalinas estão em Curaçao. A praia mais bonita é a Kenepa Grandi, mas a que mais gostamos foi a de Porti Mari, pela beleza e melhor estrutura.
    Estivemos também em Kenepa Chiki(só de passagem), Cas Abao(tbm muito bonita). Do outro extremo da ilha fomos em Mambo Beach, com uma estrutura top proporcionado pelo Boulevard logo atrás da praia(que é um pouco artificial, com a água da praia municiada pelo mar através de buracos no recife construído artificialmente), outra foi a de Jan Thiel, que fica numa região mais nobre e com estrutura muito boa, mas a praia é a menos bonita.
    Não fomos ao aquário e nem fizemos o passeio a ilha Klein Curaçao. Mas aproveitando a temporada de beisebol da liga local, demos uma espiada num jogo no estádio que fica em frente ao hotel e até pegamos um cineminha em outra tarde/noite antes de sairmos para jantar(filme Hotel Transilvânia) que fica tbm ao lado do hotel.
    Quanto ao Hotel, o Renaissance, foi uma ótima opção, tem uma piscina muito boa e bonita de água salgada com borda infinita para o mar(onde passávamos, depois do final de praia ou passeio por Punda, para curtir o fim de tarde), cassino e dois Starbucks em suas dependências, além da estrutura que já mencionei no início.
    Alugar carro lá é fundamental, foi fácil e até prazeroso dirigir por lá. Quem não tiver GPS ou dados móveis, baixe o aplicativo maps.me (roda off-line) e consegue andar tranquilo.
    Como disse a Bóia num comentário anterior, Caribe, com algumas excessões, não é luxo total, se encontra isso em alguns restaurantes, lojas e hotéis, mas o essêncial são as praias(fantásticas), história, cultura e interação com os locais, principalmente em lojas,restaurantes e outros. E isso em Curaçao, vai ter de sobra. Recomendo muito.
    PS : Estivemos também no Sambil Shopping, que não é nada demais mas dá para ver como se movimenta os locais e trocar uma ideia com as atendentes dos cafés que foram muito simpáticas.
    Pena que o Mercado Flutuante estava fechado devido ao bloqueio do governo Venezuelano, que proibiu a ida dos produtores deles de vender suas mercadorias na ilha.
    Os locais falam, além do Papiamento(língua local), falam inglês e holandês, e dá pra se virar bem no espanhol.

    Li varios comentários a respeito de aluguel de carro e táxis. Alguns comentários mais antigos que relatam a real necessidade de alugar um carro.
    Pretendo viajar com duas crianças. 2 e 3 anos.
    Queria saber se mesmo com uso de uber ainda vale a pena o aluguel de carro.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito