Feriadões 2020

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Consciência Negra 2020: as melhores viagens

Para onde viajar no feriadão da Consciência Negra (20 de novembro)? Veja se é feriado na sua cidade e saiba quais são as melhores viagens para fazer nesta época.

Consciência Negra 2020: as datas

  • Feriadão de 3 dias
  • Véspera de feriado: quinta 19 de novembro
  • Feriadão: sexta 20 a domingo 22 de novembro
  • Em 2020 não vai dar para emendar com Proclamação da República (cai num domingo)

Consciência Negra: em que cidades é feriado?

O Dia da Consciência Negra, festejado no aniversário da emboscada a Zumbi dos Palmares, não é um feriado nacional. Menos de 15% dos municípios brasileiros decretam feriado neste dia. O exemplo mais surpreendente entre as cidades que não fazem feriado é Salvador, capital brasileira da cultura negra: a cidade preferiu manter o feriado municipal de 8 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição/Oxum), quando acontece uma tradicional festa de largo. O dia de Zumbi é comemorado com eventos oficiais, mas todo mundo trabalha.

Alguns lugares que comemoravam o feriado acabaram revogando a folga nos últimos anos, como a cidade de Porto Alegre e o estado do Maranhão.

Veja onde é e não é feriado no dia da Consciência Negra:

Onde é feriado

Nestes estados: Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Nestas capitais: Florianópolis, Goiânia, João Pessoa e São Paulo.

Em mais 228 cidades do interior, entre elas: Betim, Campinas, Diadema, Guarulhos, Juiz de Fora, Jundiaí, Santo André, Santos, São Bernardo, São Caetano, Sorocaba e Uberaba.

Não é feriado:

Nos estados do Acre, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e no Distrito Federal.

Para onde viajar no Brasil

Com 3 dias, às vésperas do verão, quais são as melhores viagens para fazer a partir da sua cidade?

Destinos-curinga

Bento Gonçalves no Feriadão da Conscicência Negra

Bento Gonçalves

Recomendamos 6 destinos no Brasil que servem para qualquer feriadão: cabem em 3 ou 4 dias e não dependem estritamente de tempo bom para serem aproveitáveis.

Se você quer encontrar hotelaria mais em conta do que em vilarejos de praia ou montanha, escolha uma dessas 4 capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Brasília.

Caso você não curta passar feriados em grandes centros urbanos, então considere nossos dois curingas do interior: Foz do Iguaçu, e Bento Gonçalves/Vale dos Vinhedos. Ambos os destinos vão estar com menos público do que em qualquer outro feriadão, já que Consciência Negra não é feriado nem no Paraná, nem no Rio Grande do Sul.

Voltar | Consciência Negra no Brasil | Topo

Nordeste

Praia da Ponta Verde, Maceió

Praia de Ponta Verde, Maceió

No fim de novembro, toda a costa do Nordeste deve estar com tempo superfirme. Com apenas três dias de feriado, aproveita melhor seu tempo quem viajar a capitais ou praias próximas a aeroportos.

Entre as capitais, Salvador ou Recife têm a vantagem de oferecer muitas atrações culturais que complementam a praia.

Mas se a intenção for só tomar sol e fazer passeios a praias próximas, escolha entre Maceió, Natal e João Pessoa e Fortaleza.

Há também praias com aeroporto próprio, como Jericoacoara e Porto Seguro (com várias praias no entorno).

Porto de Galinhas, a 50 km do aeroporto do Recife, e Praia do Forte, a 55 km do aeroporto de Salvador, também são ótimas opções para um feriadão de 3 dias -- com a vantagem de que não será feriadão nem no Recife, nem em Salvador.

Quanto às piscinas naturais, esqueça: a lua deste feriado é a minguante.

A Bóia recomenda: Consciência Negra no Nordeste

Capitais
Onde ficar em Fortaleza
Guia completo de Fortaleza
Maceió, praia por praia (inclui onde ficar)
Piscinas naturais de Paripueira, perto de Maceió
Onde ficar em João Pessoa
Passeios na maré baixa em João Pessoa
Guia completo de João Pessoa
Onde ficar em Natal
Parrachos de Perobas e Maracajaú, perto de Natal
Guia completo de Natal
Onde ficar em Salvador
Guia completo de Salvador
Onde ficar no Recife
Recife cultural: Brennands & Fundação Gilberto Freyre

Praias perto de aeroportos
Onde ficar em Porto de Galinhas
Guia completo de Porto de Galinhas
Miniguia da Praia do Forte (inclui onde ficar)
Onde ficar em Jericoacoara
Guia completo de Jericoacoara

Sul da Bahia
Santo André (sossego e gastronomia)
Porto Seguro (all-inclusives, hotelaria econômica)
Arraial d'Ajuda (pousadas com bom custo x benefício, footing noturno)
Trancoso (charme, gastronomia, preços altos)
Espelho (praia semi-selvagem, pousadas pé na areia)
Caraíva (alternativa, ruas de areia, praias de rio e mar)
Corumbau (linda praia semi-deserta; voe a Teixeira de Freitas)
Cumuruxatiba (sossego e excelente custo x benefício; voe a Teixeira de Freitas)
Prado (colônia mineira; voe a Teixeira de Freitas)

Voltar | Consciência Negra no Brasil | Topo

Viagens para a Região Sul

Beto Carrero World no feriadão da Consciência Negra

Beto Carrero World

O feriadão da Consciência Negra é o melhor feriado do ano para ir a Gramado curtir o Natal Luz. Por quê? Porque não será feriadão no Rio Grande do Sul, e a cidade deve ter movimento normal de fim de semana -- não de feriado. Compre seus ingressos com antecedência -- e garanta também sua visita ao parque de neve indoor Snowland com hora marcada.

A mesma lógica se aplica ao Beto Carrero World: apesar de ser feriado em Florianópolis, cidades próximas como Blumenau, Joinville e mesmo Curitiba não terão feriadão. O fluxo de visitantes ao parque será apenas um pouco maior que um fim de semana normal, sem a hiperlotação de feriado. Minha dica: hospede-se Balneário Camboriú. Ah, sim: e voe a Navegantes; é muito mais perto de Balneário do que Florianópolis.

A Bóia recomenda: Consciência Negra na Região Sul

Gramado
Onde ficar em Gramado
Guia do Natal Luz
Guia completo de Gramado

Beto Carrero World
Onde ficar em Balneário Camboriú
Guia completo do Beto Carrero World
Onde ficar em Penha

Viagens pelo Sudeste

Campos do Jordão no feriadão da Consciência Negra

Campos do Jordão

Praias de São Paulo

Paulistanos e moradores da Grande São Paulo (Guarulhos e ABC) terão feriado, e devem correr para a praia. Mas a situação pode ser menos caótica do que nos outros feriadões, graças à diminuição do turismo regional: não será feriado nem em São José dos Campos, nem em Taubaté, o que deve congestionar menos a descida da serra.

Querendo arriscar, considere Camburi, Maresias, Barra do Saí, Barra do Una, Ilhabela (compre a travessia da balsa com antecedência) e Ubatuba.

Serras

As Serras de São Paulo, Sul de Minas e Rio de Janeiro serão um refúgio mais tranqüilo do que a praia para escapar no feriadão da Consciência Negra.

Vindo da Grande São Paulo, aproveite São Francisco Xavier (150 km), Monte Verde (170 km), Campos do Jordão (180 km), São Bento do Sapucaí (190 km), Gonçalves (210 km) e Cunha (230 km).

Cariocas podem se dirigir a Petrópolis (60 km), Penedo (180 km) e Visconde de Mauá (200 km).

Minas Gerais

Como não é feriado em Belo Horizonte, o feriadão da Consciência Negra é uma grande oportunidade para visitar Inhotim sem superlotação de feriado. Você pode inclusive se hospedar numa das pousadas da Serra da Moeda, de onde dá para fazer um bate-volta a Ouro Preto

Belo Horizonte também é uma grande opção de base (procure chegar na quinta, para ir sexta ao Inhotim).

E como sempre, Tiradentes é uma grande pedida para passar os 3 dias do feriado, para quem pode chegar de carro ou ônibus.

Viagens ao Exterior

Vinícola Salentein em Mendoza

Vinícola Salentein em Mendoza

Com a proximidade do fim do ano, diminuem as viagens a turismo ao exterior. Pode ser que você encontre passagens mais baratas para viajar neste do que nos feriadões anteriores.

Argentina

Presente nas sugestões de todos os feriadões (é um de nossos destinos-curinga), Buenos Aires vai estar com clima quente, mas provavelmente ainda suportável, sem a canícula do alto verão.

E como o feriadão da Consciência Negra cai na sexta, volta a dica de aproveitar os vôos diretos da Gol (ida quinta, volta domingo) para aproveitar dois dias de degustação de vinhos em Mendoza.

Uruguai

A dupla Montevidéu + Punta del Este fica ainda mais interessante no finzinho de novembro. Pode ser até que dê praia em Punta (mas se você resolver se hospedar por lá, vá avisado de que muita coisa ainda vai estar fechada).

Lima

Lima é a nossa eterna sugestão para um feriadão diferente de 3 dias.

Voltar | Topo

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar