Feriadões 2020

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Tiradentes 2020: as melhores viagens

Veja nesta página as melhores viagens para fazer no feriadão de Tiradentes 2020:

Tiradentes 2020: as datas

  • Feriadão de 4 dias
  • Véspera de feriado: sexta 18 de abril
  • Feriadão: sábado 19 a terça 21 de abril

Tiradentes + São Jorge (Rio de Janeiro)

No Rio de Janeiro, 23 de abril (São Jorge) é feriado estadual. Quem puder enforcar também a 4ª feira terá um feriado 9 dias, do sábado dia 18 ao domingo dia 26. Leia sobre esta combinação na página do feriado estadual de São Jorge.

Voltar | Topo

Tiradentes 2020 pelo Brasil

Destinos-curinga

Foz do Iguaçu no feriado de Tiradentes

Foz do Iguaçu

Elegemos 6 destinos nacionais que servem para qualquer um dos feriadões de 2020. Em qualquer um deles, mesmo se o tempo não estiver firme, você vai aproveitar bastante. São eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Bento Gonçalves/Vale dos Vinhedos, Curitiba e Brasília.

Tiradentes no Nordeste

Praia do Corumbau, Bahia

Corumbau, Bahia

No Nordeste faz sol o ano inteiro, certo? Errado. Na faixa litorânea chove bastante durante o chamado 'inverno nordestino', que começa em fevereiro/março no Ceará e um pouco mais tarde, entre abril e maio, na costa do Rio Grande do Norde ao norte da Bahia. Eu não investiria numa viagem no final de abril para lá não.

A única região praiana nordestina em que eu faria fé é o Sul da Bahia, que tem um clima distinto. De Porto Seguro para baixo não existe uma estação superchuvosa como no resto do litoral -- as chuvas por lá são bem distribuídas ao longo do ano.

A Bóia recomenda: Tiradentes no Sul da Bahia

Guias de praias
Santo André (sossego e gastronomia)
Porto Seguro (all-inclusives, hotelaria econômica)
Arraial d'Ajuda (pousadas com bom custo x benefício, footing noturno)
Trancoso (charme, gastronomia, preços altos)
Espelho (praia semi-selvagem, pousadas pé na areia)
Caraíva (alternativa, ruas de areia, praias de rio e mar)
Corumbau (linda praia semi-deserta; voe a Teixeira de Freitas)
Cumuruxatiba (sossego e excelente custo x benefício; voe a Teixeira de Freitas)
Prado (colônia mineira; voe a Teixeira de Freitas)

Tiradentes em Santa Catarina

Praia da Daniela, Florianópolis

Praia da Daniela, Florianópolis

O fim de abril é a última chance de pegar praia em Santa Catarina antes do inverno. O tempo costuma estar firme, mas você só vai ter vontade de cair n'água se estiver rolando um veranico. De todo modo, Florianópolis, Praia do Rosa e Bombinhas já devem estar com preços mais próximos da baixa temporada.

Balneário Camboriú é uma opção mais segura para o caso de não dar praia. Está perto do Beto Carrero World (que vai estar lotado no feriado), e também permite fazer um tour por Blumenau e pelo Vale Europeu. Voe a Navegantes; é muito mais perto de Balneário do que Florianópolis.

Como o feriado é de 4 dias, dá para pensar na Serra Catarinense, que está mais distante do aeroporto de Floripa. Pense em Urubici ou na Serra do Rio do Rastro.

Tiradentes no Sudeste

Belo Horizonte

Belo Horizonte

Com tempo mais firme do que no verão, o outono é a época mais proveitosa para viajar pelo Sudeste. Pena que os engarrafamentos tornem um suplício a ida à praia no Litoral Norte paulistano e na Região dos Lagos fluminense.

Uma excelente base para um feriado de 4 dias nesta época é Belo Horizonte. Além de oferecer seus museus e botecos, BH ainda permite bate-volts a Inhotim e a Ouro Preto. Compre o ingresso para Inhotim com antecedência. Também é uma boa idéia passar o feriado inteiro na região de Brumadinho. Você chega ao Inhotim mais cedo do que quem vem de Belo Horizonte, e pode aproveitar as atrações naturais da Serra da Moeda e dar um pulinho em Ouro Preto.

Passar o Tiradentes em Tiradentes não é falta de imaginação: a cidade é um ótimo destino para esta época. Mas se prepare para filas nos restaurantes (e reserve sua pousada com antecedência).

Mas grande oportunidade deste feriado, no quesito cidades históricas, é Diamantina, 300 km ao norte de Belo Horizonte: o fim de semana de Tiradentes vai ter Vesperata, a deliciosa festa musical de três dias que quase nunca cai em feriados. Ou seja: para quem não mora em Minas, não há chance melhor de curtir essa festa. Reserve sua pousada com a maior antecedência possível.

O litoral paulista deve ser invadido pelas multidões se despedindo do verão. No seu lugar, eu subiria a serra: os lugares estarão cheios, mas menos lotados que daqui a pouco, no inverno. As noites já devem estar no mínimo frescas em Campos do Jordão (180 km de São Paulo), São Bento do Sapucaí (190 km), São Francisco Xavier (150 km), Gonçalves (210 km), Monte Verde (170 km), Cunha (230 km).

Também dá para apostar num feriado de atividades semi-radicais em Brotas (250 km de São Paulo) ou Socorro (140 km).

No Rio, trânsito pesado e lotação máxima prejudicam a experiência de quem escolhe a Região dos Lagos, onde estão Búzios e Arraial do Cabo. Ganha quem subir a serra antes do inverno -- por exemplo, a Petrópolis

Se Vitória já era uma ótima escolha para a Páscoa, fica ainda melhor nos 4 dias desse Tiradentes. As vantagens de Vitória: passagens aéreas em conta (no contrafluxo), hotéis com diárias promocionais (a hotelaria é voltada para negócios), tempo firme e possibilidade de bate-voltas para a montanha (Pedra Azul, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante).

Voltar | Topo

Tiradentes no Exterior

Cartagena, Colômbia

Cartagena, Colômbia

Em feriados de 4 dias, aumentam as opções de viagens aos países vizinhos. Buenos Aires fica redondíssima (dá inclusive para usar um dia para atravessar a Colonia del Sacramento, no Uruguai).

4 dias em Mendoza Mendoza já rendem três dias de passeios a vinícolas -- um dia em cada um dos vales (Maipú, Luján de Cuyo e Uco).

No Uruguai, Montevidéu serve de base para um bate-volta a Punta del Este. (Mas só durma em Punta se você quiser jogar no cassino; nessa época do ano boa parte da cidade já estará hibernando.)

Monitore a situação Santiago. Se as coisas estiverem calmas e você puder viajar na quinta, quatro dias são suficientes para explorar o básico. Mas não haverá neve. Outra opção no Chile é ir direto para os Lagos Andinos (compre passagem Brasil-Puerto Montt-Brasil).

4 dias são insuficientes para grandes viagens pelo Peru, mas uma incursão gastronômica em Lima. cabe direitinho.

A viagem é um pouco longa demais para ficar só 4 dias, mas se você tem disposição dá para curtir o charme de Cartagena.

A Bóia recomenda: Tiradentes no Exterior

Buenos Aires
Mini-roteiro de feriadão
Onde ficar em Buenos Aires
Guia completo de Buenos Aires

Mendoza
Onde ficar em Mendoza
Guia completo de Mendoza

Montevidéu
Onde ficar em Montevidéu
Guia completo de Montevidéu
O que fazer em Punta del Este

Santiago
Onde ficar em Santiago
Guia completo de Santiago

Lagos Andinos
Roteiro de 4 dias nos Lagos Andinos (inclui onde ficar)

Lima
Roteiro de 3 dias em Lima (inclui onde ficar)

Cartagena
4 dias em Cartagena (a viagem da Miriam)

Voltar | Topo

1 comentário

Maria clara leiria

Adorei o roteiro Quero receber sempre.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar