Feriadões 2021

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Gonçalves: destino turístico sem coronavírus

Feriadão de 25 de janeiro: viagens sem aglomeração

O feriado municipal de 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, é o primeiro feriadão do ano para os paulistanos. Vai cair numa segunda-feira. Veja quais são as viagens mais seguras que você pode fazer nesta época, fugindo das aglomerações.

25 de Janeiro 2021: as datas

  • Feriadão de 3 dias
  • Véspera de feriado: sexta 22 de janeiro
  • Feriadão: sábado 23 a segunda 25 de janeiro

25 de Janeiro na praia

25 de aneiro: Guaecá

Guaecá

É bastante provável que o feriadão de 25 de Janeiro repita o panorama do Réveillon nas praias do litoral paulista: areias superlotadas (ou interditadas, em alguns municípios, como Santos).

Se você faz questão de descer ao litoral, pense nas praias sem estrutura comercial, que tendem a lotar menos e permitem tomar sol e entrar no mar com distanciamento.

As praias ao norte de Maresias, como Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Guaecá e Paúba são boas apostas.

25 de Janeiro na Serra

Gonçalves: destino turístico sem coronavírus

Gonçalves

Os destinos de Serra devem estar menos cheios do que a praia.

Caso você escolha um dos destinos mais procurados, como Campos do Jordão (180 km de São Paulo) ou Monte Verde (170 km de São Paulo), porém, evite a muvuca do centrinho. Escolha restaurantes ao ar livre, em horários com pouco movimento (entre 16h e 19h, por exemplo).

Para um feriado mais tranquilo, considere lugres menores, como São Bento do Sapucaí (190 km de São Paulo), São Francisco Xavier (150 km de São Paulo), Santo Antônio do Pinhal (175 km de São Paulo), Gonçalves (210 km de São Paulo) e Cunha (230 km de São Paulo).

Em outros estados

Praia dos Amores, praia do Espelho

Praia do Espelho, Sul da Bahia

Vai andar de avião? Use máscaras PFF2 (N95) novinhas, de marcas boas (como 3M, Camper, Delta Plus), que oferecem uma proteção de nível hospitalar para as aglomerações dos aeroportos e a proximidade dos passageiros no avião.

Caso você possa tirar uns dias a mais, o feriado de 25 de Janeiro é uma boa oportunidade para aproveitar o fim do verão no Nordeste num momento de movimento não tão grande. Entre a primeira quinzena de janeiro e o Carnaval a procura diminui. Para quem busca praias de fácil acesso de avião desde São Paulo e onde é possível fazer distanciamento, vale a pena considerar as praias do Sul da Bahia.

Mais perto de São Paulo, a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, é uma boa opção de viagem em família. Hotéis novos e relativamente em conta, e uma praia extensa com trechos de baixa ocupação.

Painel Coronavírus em 100 destinos: Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu

Considere também os destinos-curinga, que valem em todos os feriados: Foz do Iguaçu, Bento Gonçalves, Curitiba.

Como viajar na pandemia?

Enquanto a população brasileira não estiver vacinada contra a covid, a orientação para viagem é a mesma para quando você sai de casa na sua cidade: usar máscara e fugir das aglomerações.

É possível fugir de aglomerações durante viagens?

Sim, é possível. Mas a responsabilidade recai sobre o viajante. Cabe a cada um de nós evitar engrossar as aglomerações sem máscara que, infelizmente, têm sido a paisagem mais comum nos destinos turísticos.

Na praia, fique fora da área das barracas e quiosques, e você vai conseguir pegar sol e entrar no mar mantendo o distanciamento social.

Nos vilarejos turísticos, evite a "rua da muvuca", onde os jovens ficam bebendo na rua, em pé, sem máscara.

Escolha restaurantes com áreas ao ar livre ou com ambiente bastante ventilado, e vá em horários pouco frequentados. Um bom horário costuma ser entre 17h e 19h.

Vai viajar de avião? As aglomerações no aeroporto e dentro do avião são inevitáveis. Por isso, compre máscaras PFF2 (N95) certificadas pela Anvisa (boas marcas: 3M, DeltaPlus, Camper), que têm qualidade equivalente à hospitalar. Use uma novinha no voo da ida. Ao chegar ao destino, pendure a máscara numa área ventilada e sombreada, e você poderá usar a mesma máscara no voo de volta.

Atenção nas condições de remarcação e reembolso!

Devido à imprevisibilidade da pandemia, restrições de acesso ou de atividades podem ser impostas pelos destinos ou pelos estados.

Ao fazer sua reserva, verifique as condições de cancelamento, remarcação e reembolso.

Voltar | Topo

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar