Florença

Guia de Florença

Florença

Roteiro de 8 dias pela Itália (inclui Florença)

Roteiro de 14 dias pela Itália (inclui Florença)

Onde ficar em Florença

60 hotéis em Florença comentados pelos leitores

Florença: como furar fila na Uffizzi e na Accademia

Toscana sem carro: 5 bate-voltas de trem ou ônibus, saindo de Florença

Torre de Pisa como bate-volta de Florença

Assis: como fazer um pit-stop de trem entre Roma e Florença

Toscana de carro: um dia entre Cortona, Arezzo e Lucignano

Toscana de carro: um dia entre Monteriggioni, San Gimignano e Volterra

Toscana de carro: um dia no Val d’Orcia

Compras na Toscana: os outlets Valdichiana e Space (da Prada!)

Trem na Itália: como comprar passagem na Trenitalia e na Italo

Primeira vez na Itália: dois roteiros práticos de 8 e 14 dias

Que moeda levar para 50 países

Europa: roteiros de de 9 dias (inclui Florença)

Europa: roteiros de 15 dias (inclui Florença)

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

191 comentários

Olá! Estou indo para uma viagem pela Europa em outubro e passarei alguns dias em Florença. Nas minhas pesquisas descobri que existe um passe de museus (Fireze card), que pelas instruções, parece similar ao de Roma, já comentado aqui no site. Vocês tem alguma informação se vale a pena? Não encontrei um post sobre ele aqui…
Muito obrigada!

Boa tarde. Vou ficar 6 dias em Florença . Já li seus artigos mas continuo na dúvida se devo alugar carro durante os últimos 2 dias (1 para ir à Siena e San Gimniano e outro para ir para Pisa/Lucca). Só meu marido dirige. Li que é muito difícil sair e entrar em Florença porque tem várias zonas ZTE nas ruas e todo mundo é multado. Pesquisei tours na Internet mas achei muito caros , apesar de que o carro automático também é muito caro (meu marido precisa desse tipo de carro por causa de um problema) . Vi que para algumas dessas cidades tem que fazer “baldeação” , não tendo trem direto . Obrigada . Sonia .

    Sonia, eu aluguei um carro em Florença e conheci San Gimignano e Volterra no mesmo dia. É uma viagem possivel se vocês alugarem o carro e pegarem-no cedo. Na Itália compramos um chip local com dados de internet o que nos permitiu usar o gps e foi facilimo chegar as 2 cidades que são próximas.
    Não sei se é possivel conhecer San Gimignano e Siena no mesmo dia já que Siena tem bastante coisa para ver.

Olá Boia,
Gostaria viajar a Florença de 19 a 26/12, saberia me informar se por ser Natal, aproveitaria menos a viagem, será que consigo fazer os bate voltas de trem/ônibus neste período??
Obrigada

    Anaia, fui ano passado entre o natal e o reveillon, e tudo funcionava normalmente segundo o horário. Na segunda feira praticamente todos os museus fechavam como de hábito durante o ano. Os trens, ônibus, lojas, restaurantes, funcionavam normalmente, em toda a Itália.
    Somente na noite de reveillon que tinham horários especiais (passei em Veneza), mas de resto tudo funcionava normalmente.

    Livia, vou viajar agora pela Toscana no reveillon, estou com medo do clima e da estrada. Você tem alguma dica?

    Olá, Melissa! A dica é se ater a cidades grandes e médias e usar trem e ônibus. Os pequenos vilarejos estarão hibernando, e se chover/nevar os passeios de carro não serão nada divertidos. Você consegue se encaixar em passeios organizados ao Chianti.

Olá! Estamos indo ( 4 adultos ) para a Europa de 10 a 28 de outubro. Se conhecessemos seu blog teríamos planejado melhor, ficando mais uns 3 dias. Como não conhecíamos, pensamos ( e já compramos passagens, de avião e trem, e reservamos hotéis ) assim: Roma: de 11 a 13; Florença: 13 a 16; Veneza: 16 a 19; Londres: 19 a 23 e Paris: 24 a 27. Em Florença esperamos fazer o bate e volta à Pisa. Datas definidas. Passagens compradas. Hotéis reservados. Sobre ingressos temos lido as dicas e pretendemos comprar de acordo com suas orientações. Precisamos agora de indicação de bons lugares para comer, gastando até R$100,00 por pessoa . Lugares marcantes na cidade, onde se possa curtir ( almoço ou jantar ou cafés ou sorvetes…) e que, preferencialmente, estejam localizados nas proximidades dos locais geralmente visitados por turistas. Agradeço a ajuda.

Olá Bóia, estou planejando viagem à Italia em maio/15. Penso em ir de Florença para Siena de trem e lá alugar um carro para fazer o trajeto da Toscana indicado por vc de 180 km. Perguntas: consigo alugar um carro em Siena com facilidade? Consigo fazer os 180 km em um dia? Acredito que não. Sendo assim, alguma sugestão para pernoite? Qual a melhor cidade para dormir e seguir viagem? Abs e obrigada

    Olá, Jusley! A melhor base na Toscana para passear de carro é Siena.

Boa tarde! Farei com a minha noiva uma viagem de 15 dias para a Itália, em Janeiro, inverno! Começaremos em Milão (3 diárias), de trem vamos para Veneza (2 diárias), alugaremos um carro em Mestre e partiremos sentido Florença (1 diária) e Siena (3 diárias). De lá passamos por Pisa até chegarmos em La Spezia (2 diárias – Visitas a Cinque Terre). A última parada antes de voltarmos para Milão é Gênova (1 diária). Já dirigi outras vezes no inverno da Europa, como é o inverno nestas regiões da Itália? Acredita que teremos muita dificuldade? Aguardamos ansiosas por seus comentários! Um grande abraço!

    Olá, Laura! Seu roteiro está bastante picado e com muitas cidades grandes. Será muito melhor resolvido se fizer de trem — e se deixar Cinque Terre para uma próxima. Alugue carro somente quando montar base na região de Siena. Mesmo assim, entenda que no inverno os vilarejos toscanos estarão hibernando. O melhor é se concentrar em cidades de porte médio e grande.

    Leia nossas dicas:
    https://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado

    Laura, acabo de voltar da Itália. Gostaria de dar algumas dicas: É melhor ir de Veneza a Florença de trem, deixem para alugar carro na Toscana que facilita conhecer as cidades menores. Outra coisa importante: muitas pessoas vão a Cinque Terre em busca da Via Dell’amore, mas a mesma está fechada há 4 anos. Pelo que vejo vocês estarão indo no inverno, seria bom obter informações se nesse periodo realmente vale à pena ir…Eu ficaria um dia menos em Milão e um a mais em Florença.

Olá Bóia td bem?
Eu e meu marido nunca estivemos na Europa e estamos nos programando para uma viagem em abril/15. Pensamos em incluir um pouco da Itália e Paris, mas sabemos que será uma viagem onde não vamos poder desfrutar em detalhes cada lugar. Gostaria da sua opinião sobre meu itinerário abaixo por favor.
Dia 01, 02 e 03 – Roma
Dia 04 – Roma->Florença
Dia 05 e 06 – Florença
Dia 07 – Florença>Veneza
Dia 08 – Veneza
Dia 09 – Veneza-> Paris
Dia 10 a 12 – Paris
Dia 13 – retorno
Ah, de Veneza para Paris é melhor ir de avião né?
Obrigado,
Nara

    Nara, eu e minha esposa fizemos quase exatamente desse jeito. A unica coisa que eu mudaria no que fiz é ir de trem rápido deRoma a Firenze ao invés de carro (alugaria um carro em Firenze para ir a Montalcino, Siena, etc). Veneza passamos apenas 1 dia e foi suficiente para nós (depois de passar por Roma e Firenze) ficou difícil para Veneza…

adorei todas as dicas aqui do site!, estou panejando uma viagem a Itália em marco/abril de 2015….terei somente 5 dias , o que vocês poderiam me indicar? tenho pouco tempo e muita vontade de conhecer o máximo de lugares possíveis nesse curto espaço de tempo. Desde já muito obrigada

Olá Bóia, estou indo para a Itália no fim de setembro e pensei em contratar um passeio pelo site da Viator para conhecer a região do Chianti. Há algum comentário ou referência de outros viajantes sobre agendamento de passeios com esse site?

Prezados amigos,
Esse blog é demais!!! Não sei o que seria da nossa viagem sem ele…
Queria a opinião de vcs sobre o roteiro que pretendemos fazer em janeiro de 2015. Não alugaremos carro e queremos fazer tudo de trem. Gostaríamos da opinião de vcs sobre a facilidade/dificuldade para executá-lo, se os dias em que programamos duas cidades (manhã e tarde) ficou muito cansativo e se é necessário cortar alguma cidade ou se há mais alguma cidade imperdível para nós, que vamos à Itália pela primeira vez.
1º dia ao 6º dia : Roma (sendo que no 6º dia iremos pra Florença)
7º dia: Florença
8º dia: Florença
9º dia: Sempre saindo de Florença: San Gimignano (manhã) e Monteriggioni (tarde)
10º dia:Sempre saindo de Florença: Siena
11º dia: Sempre saindo de Florença: Montalcino (manhã) e Pienza (tarde)
12º dia:Sempre saindo de Florença: MONTEPULCIANO (manhã) e AREZZO (tarde)
13º dia: Sempre saindo de Florença: Cortona (manhã) Assis (tarde)
14º dia: Sempre saindo de Florença: Pisa (manhã) Lucca (tarde)
15º dia Florença – Rio de Janeiro
Será que ir de uma dessas pequenas cidades para outra de trem é muito complicado?
Desde já agradeço a ajuda de vcs na realização do planejamento desse nosso sonho…
[email protected]

    Olá Bóia,
    Estou com a mesma idéia de viagem, mas meu marido quer muito ficar numa só cidade e não ficar mudando de hotel… É possível fazer bate-volta de carro nessas cidades da Toscana desde Firenze? Pois acho que para ficar numa cidade Firenze seria melhor que Siena… É muito mais longe

    Olá, Estela! Não existe frase mais repetida nessa caixa comentários do que: Florença não e indicada para bate-voltas de carro. Se quiser fazer todos os passeios de carro, monte base em Siena ou arredores.

    Oi Roberta!
    Ano passado fui a Itália e fiz quase tudo que você planejou.

    Sua programação está ótima, são poucas coisas que eu alteraria no seu roteiro.
    Eu fiz bate e volta de Siena, como A Bóia indicou. Aliás, eles me ajudaram mtooo no planejamento, rs
    Eu fiquei 3 dias em Florença, dois inteiros em Florença e um para ir a Pisa e Lucca de trem.
    Para conhecer as cidades da Toscana, achei melhor ficar em Siena. Todas as cidades que você separou são lindas. Eu gostei muito também de Volterra, apesar de ser mais longe. A paisagem muda bastante, tornando interessante.
    Aproveitem tudo e mais um pouco. Tomem bastante vinho, comam bastante presunto de parma, mortadela, salames, rs
    Itália é um país delicioso. Do sul ao Norte!

    Eu também incluiria Volterra. Acabo de voltar de lá. É uma cidade linda e, apesar de ser medieval como San Gimignano é bem diferente.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito