Quando ir a Florianópolis

Quando ir a Florianópolis

Pergunte a qualquer morador do litoral de Santa Catarina, e a resposta será unânime: o momento ideal para curtir as praias catarinenses é no comecinho do outono — entre meados de março e abril (eu também arriscaria maio). É quando o tempo costuma estar mais firme — e os engarrafamentos atrapalham menos em Floripa, e simplesmente desaparecem em outras praias.

Mas vamos examinar a situação mês a mês:

Janeiro e fevereiro são os meses mais quentes, com máximas próximas aos 30ºC. É quando a ilha está mais cheia — em janeiro e no carnaval, estará lotada. O caderninho meteorológico indica uma média histórica de 180mm de chuva em janeiro e quase 200mm em fevereiro — ou seja, espere alguma chuva durante a sua estada. Nesses meses, o melhor é se hospedar direto na praia que você quer mais freqüentar — ou, se for a outra praia, sair cedo e voltar cedo para casa, para evitar ficar preso no trânsito.

Março e abril ainda oferecem temperatura compatível com ir à praia (em março as máximas chegam a 28ºC, em abril a 25ºC), mas o volume de chuvas tende a diminuir: a média histórica de abril é ligeiramente abaixo dos 100mm. É a baixa temporada preferida dos argentinos, que não precisam de tanto calorão quanto os brasileiros.

Maio não é para os friorentos: a temperatura média máxima é de 23ºC. Mas veranicos acontecem… e o tempo costuma ser firme. É como janeiro em Miami: pode ficar frio demais para ir à praia, mas também pode dar uma praia legal, se você não precisar de clima tórrido para estender sua canga na areia.

Florianópolis costuma ter um inverno ameno, com chuva abaixo dos 100mm em junho, julho e agosto. Mas com máximas na casa dos 20ºC, é difícil pegar praia. A partir de julho, porém, dá para fazer observação (terrestre) de baleias franca, que podem ser avistadas no sul da ilha (e também entre Garopaba, Praia do Rosa e Imbituba).

As chuvas voltam na primavera. Entre setembro, outubro e novembro o tempo é imprevisível, com a passagem de muitas frentes frias que trazem dias nublados e chuvisquentos em seqüência, acompanhados de temperaturas invernais. Se você está indo a Floripa a fim de praia, recomendo evitar essa época.

Dezembro já faz o termômetro subir perto dos 30ºC, e São Pedro já se comporta como no verão. A vantagem é aproveitar a ilha antes dos turistas de janeiro chegarem.

116 comentários

Pensando em ir pra Floripa em Julho, não sei o que colocar na mala.. Faz muito frio? Dá pra ir as praias?

    Olá, Yara! Faz frio, com um ou outro dia com máxima no entorno de 20 graus. Você pode até passear na praia, mas não é como ir à praia em condições normais.

Oiê vou a Floripa agora segunda quinzena de maio. Mas estou sem saber o q colocar na mala. Se roupa de frio ou calor. Pode me dar uma ajudinha???

    Olá, Maria! Neste outomos estamos presenciando a vinda de massar de ar polar inesperadas para esta época. Para esta terceira semana de maio de 2022 a previsão mais recente é de frio de inverno, leve casaco.

Olá
Vou mudar para Floripa, quais os bairros tranquilos e de fácil acesso?

Olá, tô planejando de ir a Florianópolis na primeira quinzena de dezembro,vou com a minha filha que utiliza muletas,então estou a procura de lugar fácil acesso,estava vendo hotel em frente a.praia canasvieiras. O.que acham?

Olá estou pretendendo ir conhecer as praias de SC em abril, sou do Paraná!
Será q essa época ainda dá praia ?
Qual praia recomendaria ? E algum contato de ape?

    Olá, Rosana! A primeira metade do outono costuma ser a melhor época para pegar praia em Santa Catarina.

Olá! Estou planejando levar minha família para conhecer Floripa e o Beto Carreiro na primeira semana de maio. Será que dá praia ou chove muito?

    Olá, Zaqueu! O outono é a estação mais seca do ano. Pode ser até que dê praia, se você não fizer questão de muito calor.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito