O que fazer em Fortaleza

Guia de Fortaleza

O que fazer em Fortaleza

Uma praia diferente a cada dia, com um dia reservado para o Beach Park e momentos livres para compras na Feirinha em outros mercados. Basicamente, essa é a agenda do visitante a Fortaleza.

Será que não tem mais o que fazer em Fortaleza além disso?

Tem, sim. Descubra com a gente as atrações do Centro e também o que há para fazer além da praia.

Depois, consulte o cardápio de praias de Fortaleza e arredores – a gente destrincha para você a distância e o que você vai encontrar em cada praia. Veja quais praias valem o bate-volta e quais praias requerem um ou mais pernoites.

Finalmente, saiba que o Beach Park não é a única atração para crianças – descubra os outros parques de Fortaleza para planejar sua viagem com os pequenos.

A Bóia recomenda:

As atrações do Centro

O Centro de Fortaleza há muito tempo deixou de ser o centro de negócios da capital; funciona como o centro das compras e serviços mais populares. Mas suas atrações valem a visita – sobretudo num dia nublado.

Theatro José de Alencar

O Theatro José de Alencar é o maior tesouro histórico de Fortaleza. Foi inaugurado em 1910.

É um monumento com pegadinha. Por fora, a fachada neoclássica lhe dá um ar convencional. Só que este não é o prédio principal – nele estão localizados apenas o saguão, a bilheteria e, no segundo andar, o foyer.

Para ver o teatro propriamente dito, você precisa entrar e ir até o pátio: ali está a grande estrutura de ferro fundido, importada da Escócia, de fachada art-nouveau e irreverentes vitrais coloridos. É um dos teatros mais originais do Brasil – não saia de Fortaleza sem ver.

A praça em frente ao teatro, que andou abandonada e povoada por camelôs, agora está restaurada e enfeitada (ou protegida, talvez) por chafarizes. De todo modo, é melhor chegar e sair de Uber.

O Theatro José de Alencar está a 5 minutos de Uber da Estação das Artes e da Emcetur, e a 8 minutos de Uber do Mercado Central e do Centro Cultural Dragão do Mar.

Informações práticas – Theatro José de Alencar

Estação das Artes

O complexo Estação das Artes foi inaugurado em março de 2022 e aproveita uma antiga estação ferroviária do centro de Fortaleza e alguns galpões adjacentes.

O projeto ainda está em implantação – num futuro próximo, deve receber a Pinacoteca do Ceará, o Centro de Design e o Museu Ferroviário.

O perfil do complexo no Instagram traz a programação da semana.

De quarta a sábado, a Estação das Artes só tem funcionado à noite, com programação de peças de teatro, festivais e festas. Alguns desses eventos são servidos pelo Mercado AlimentaCE, um coletivo de restaurantes alternativos.

Aos domingos, das 9h às 15h30, o espaço costuma ter atrações para a família, com música e recreação infantil.

A Estação das Artes está a 5 minutos de Uber do Theatro José de Alencar. A Emcetur (Centro de Turismo) fica na quadra ao lado.

Informações práticas – Estação das Artes

Emcetur (Centro de Turismo)

A Emcetur (também conhecida como Centro de Turismo) é um shoppingzinho de artesanato cearense de qualidade.

É como a Feirinha da Beira-Mar, só que sem bugigangas industrializadas, e num ambiente mais interessante: uma antiga cadeia, inaugurada em 1866.

A Emcetur está a 5 minutos de Uber do Theatro José de Alencar e a uma quadra da Estação das Artes. O Passeio Público fica na quadra ao lado.

Informações práticas – Emcetur

Passeio Público

O Passeio Público é a praça mais antiga da cidade – tem a maior concentração de árvores centenárias de Fortaleza. Seu nome oficial é Praça dos Mártires – talvez você encontre assim no mapa.

Por si só, não valeria a viagem. Mas em meio a um passeio pelo centro da cidade, oferece um ótimo respiro sombreado – e um almoço digno, no Café Passeio, que tem buffet a quilo durante a semana e feijoada no sábado.

O Passeio Público está a 5 minutos de Uber do Theatro José de Alencar, a duas quadras da Estação das Artes, uma quadra da Emcetur e 300 metros (5 minutos de caminhada) do Mercado Central.

  • Café Passeio | Passeio Público, s/n | Tel.: (85) 98893-1786 | Instagram

Mercado Central

Instalado num galpão construído no final dos anos 90, mas com rampas curvilíneas claramente inspiradas em Oscar Niemeyer, o Mercado Central funciona como centro de compras tanto para fortalezenses como para turistas.

Você vai encontrar artesanato, souvenirs e comidinhas típicas por preços mais em conta do que na Emcetur ou na Feirinha.

O Mercado Central está a 8 minutos de Uber do Theatro José de Alencar, 650 metros da Estação das Artes, 700 metros da Emcetur, 350 metros do Passeio Público e 5 minutos de Uber do Centro Dragão do Mar.

Informações práticas – Mercado Central

Centro Cultural Dragão do Mar

Com sua cúpula prateada e sua passarela metálica vermelhíssima, o Centro Cultural Dragão do Mar é um dos cartões postais de Fortaleza.

Mas o Dragão não é interessante só por fora, não. Trata-se de um multiplex de atrativos culturais. O Dragão do Mar reúne o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Planetário, um cinema e um teatro. E ainda oferece uma programação de shows e eventos na Praça Verde anexa.

No Museu da Cultura Cearense funciona também uma pequena filial da ótima loja de artesanato Ceart.

Visite o site do Dragão do Mar e confira as exposições, filmes e espetáculos em cartaz.

Depois das 15h, o Dragão também proporciona uma ótima parada para um lanche, na bem-montada Cafeteria Santa Clara do complexo.

À noite, é a vez do entorno do Dragão se acender: os casarões coloridos ao redor da praça abrigam bares que abrem ao entardecer e clubes que fervem nas noites de sexta e sábado.

O Centro Cultural Dragão do Mar está a 8 minutos de Uber do Theatro José de Alencar, 4 minutos de Uber da Emcetur e 5 minutos de táxi do Mercado Central.

  • Café Santa Clara | 3ª a dom 15h-21h | Instagram

Informações práticas – Dragão do Mar

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Praias

    Passear numa praia diferente todo dia é o passatempo preferido de quem viaja a Fortaleza. Nosso guia de praias de Fortaleza e arredores mostra como chegar e o que você vai encontrar em 15 praias cearenses.

    Clique no nome das praias para ir direto ao tópico no guia.

    Leia também por que não recomendamos bate-voltas a Canoa Quebrada e Jericoacoara.

    Para pegar praia sem sair de Fortaleza

    Bate-voltas tranquilos de fazer

    Para ficar pelo menos 1 ou 2 noites

    Para ficar pelo menos 3 noites

    • Vá e fique pelo menos 3 noites:

    Por que não recomendamos bate-voltas a Canoa Quebrada e Jericoacoara

    Apesar de oferecidos por todas as agências, os passeios bate-volta a Canoa Quebrada (160 km) e Jericoacoara (300 km) são cansativos demais. E o que é mais grave – não permitem que você aproveite os destinos como poderia.

    Canoa Quebrada: longe das falésias e sem buggy à Ponta Grossa

    O trajeto a Canoa Quebrada leva pelo menos 2 horas e meia (se a van não passar em muitos hotéis depois do seu para pegar outros passageiros). Lá chegando, você vai ser acomodado numa das grandes barracas de praia na zona ‘nova’ da praia, fora da área de falésias (as grandes barracas que havia lá foram retiradas).

    Resultado: depois de chegar a Canoa, você ainda vai ter que caminhar ou pegar um passeio para ir à área da praia das falésias tatuadas com a lua e a estrela.

    E dificilmente vai dar tempo para pegar o passeio de buggy que passa em revista todas as falésias até a praia da Ponta Grossa, a leste – um passeio que só pode ser feito com maré baixa na ida e na volta.

    Dormindo em Canoa Quebrada você vai poder pegar praia na área das falésias (ainda existem algumas barracas rústicas por lá), vai poder programar seu passeio de buggy e ainda vai experimentar a noite na rua Dragão do Mar (antiga Broadway).

    Jericoacoara em um dia: turismo-retirante

    O passeio bate-volta de Fortaleza a Jericoacoara com volta no mesmo dia é para turistas com alma de retirante. Você precisa curtir passar entre 10 e 12 horas na estrada para permanecer no máximo 6 horas no destino.

    No caso de Jericoacoara, uma das experiências-chave – o pôr do sol do alto da duna – sequer está incluída. A volta scomeça antes do pôr do sol.

    O que fazer em Fortaleza além da praia

    Fora do Centro existem atrações em Fortaleza que não requerem pegar sol ou entrar no mar. A Feirinha é o ponto de encontro noturno dos turistas. O Mercado dos Peixes, um ótimo complemento ao passeio pelo calçadão. O Museu da Fotografia vale o investimento de uma tarde pós-praia. E a Ceart é o melhor lugar para encontrar artesanato e arte popular de qualidade.

    Feirinha da Beira-Mar

    Nenhuma feira de artesanato do Nordeste tem localização tão nobre. A Feirinha da Beira-Mar está no coração da orla da principal zona hoteleira da cidade. A maioria dos visitantes pode chegar a pé.

    Renovada junto com todo o calçadão da Beira-Mar, a Feirinha está mais bonita e mais iluminada.

    Você vai encontrar artesanato, souvenirs, comidinhas e também roupas e presentes industrializados.

    Informações práticas – Feirinha

    Mercado dos Peixes

    No finalzinho da Beira-Mar, em Mucuripe, o Mercado dos Peixes tem boxes com peixes e frutos do mar recém-pescados.

    Para o visitante, que não pode levar os pescados para casa, a vantagem é poder comprar e pedir para preparar num dos restaurantes do anexo.

    Se você não quer mesa de plástico (e não faz questão dos pescados do mercado), pode aproveitar o Boteco Mercado dos Peixes, da rede pernambucana Boteco, no canto direito do mercado, com vista para o mar.

    • Boteco Mercado dos Peixes | Av. Beira-Mar, 3479 – Mucuripe | Tel.: (85) 98172-8408 | Instagram

    Informações práticas – Mercado dos Peixes

    Museu da Fotografia

    Aberto em 2017, o Museu da Fotografia é o espaço cultural mais surpreendente de Fortaleza. É um museu privado, que torna pública a coleção de Silvia e Paulo Frota, de mais de 3 mil obras. O prédio de arquitetura arrojada se destaca em meio às casinhas do bairro da Varjota.

    As peças mais importante do acervo são expostas em dois andares. Você verá fotos clássicas de Henri Cartier-Bresson, Man Ray, Sebastião Salgado, Marc Ferrez, Miguel Rio Branco, Otto Stupakoff e muitos outros mestres. Entre as que fazem mais sucesso com os visitantes estão “A Menina Afegã”, de Steve McCurry, e a releitura irreverente de “Abaporu”, auto-retrato de Alexandre Mury.

    Um dos andares do museu é reservado para exposições temporárias, renovadas a cada 3 meses. Aproveite: a entrada é gratuita.

    Informações práticas – Museu da Fotografia

    Ceart

    Se você quer comprar peças de artesanato mais originais, de artesãos que produzem séries limitadas, o canal é ir a uma loja do Ceart, um centro de artesanato e arte popular ligado ao governo do Ceará.

    O estoque tem ótima curadoria. Você vai encontrar peças mais autênticas, mais artísticas e de qualidade muito superior às vendidas na Emcetur ou na Feirinha.

    A maior loja fica na Praça Luíza Távora, no bairro da Aldeota. Mas há filiais no Shopping Aldeota, no Centro Dragão do Mar e no aeroporto. Veja todos os endereços e horários no box de Informações Práticas, abaixo.

    Informações práticas – Ceart

    O que fazer em Fortaleza com crianças

    Surpresa! Além do Beach Park, os arredores de Fortaleza oferecem dois parques de aventuras para levar crianças pequenas e teens: o Engenhoca e o I-Park.

    Beach Park

    Maior atração turística de Fortaleza, o Beach Park fica a 25 km da zona hoteleira da Beira-Mar. Mas como só abre às 11h, ninguém precisa madrugar para chegar.

    Apesar de basear seu marketing nos toboáguas mais radicais (como o Insano, de 41 metros de altura e alguns segundos de queda livre sem contato com a superfície), o Beach Park tem também brinquedos calminhos, para crianças pequenas – além de um rio com correnteza (para percorrer de bóia) e uma grande piscina de ondas.

    Todo mundo na família vai arranjar muito o que fazer. E quem preferir descansar, pode pegar uma mesa na barraca de praia ao lado do parque, que é sombreada por coqueiros, ou alugar uma tenda vip com vista para a piscina de ondas.

    Antes de programar sua ida, é essencial consultar o calendário de funcionamento, já que na maioria dos meses o parque fecha um ou dois dias por semana.

    Quem se hospeda num nos resorts do complexo – Beach Park Suites, Beach Park Acqua, Beach Park Wellness e Beach Park Oceani – tem direito a entrar no parque às 10h, uma hora antes dos não-hóspedes.

    A praia fica fora do parque, mas quem tem ingresso válido pode entrar e sair quantas vezes quiser. O mesmo cartão de consumo usado dentro do parque também vale para fazer pedidos na barraca de praia.

    Há armários para alugar.

    Como chegar ao Beach Park

    Se você está de carro, siga em direção à Praia do Futuro e pegue a via direta para o Porto das Dunas, que passa pela praia da Sabiaguaba. (Com esta estrada não é mais preciso sair pela av. Washington Soares.)

    Se você não está de carro, pode escolher um desses meios:

    • Táxi: taxistas cobram entre R$ 200 e R$ 250 para ida e volta (com hora marcada) desde hotéis da Beira-Mar
    • Uber: a corrida de ida desde a Beira-Mar, no UberX, começa em R$ 45. Mas a tarifa é dinâmica
    • Trânsfer: agências vendem o traslado de ida e volta da Beira-Mar ao Beach Park.

    Informações práticas – Beach Park

    Parque Engenhoca

    Bem no centrinho de Aquiraz, o Parque Engenhoca se define como ‘ecoeducativo’ – e pesa bem menos no bolso do que o Beach Park.

    A parte educativa se explica pelo Museu do Engenho Colonial e pelas ruínas jesuítas do século 18 que se encontram na propriedade. Mas o forte são as atividades de mata e lago, como várias tirolesas, arvorismo, bola d’água e caiaque. Para crianças menores há parquinho infantil, espaço de atividades, tirolesa infantil, fazendinha e pedalinho.

    Há dois tipos de ingressos.

    O ingresso Conhecer dá direito a entrar no parque, visitar o museu e aproveitar todas as atrações para crianças pequenas.

    Para fazer as atividades de mata e lago é preciso comprar o ingresso Combo Aventura.

    O passeio a cavalo, passeio de carroça, tiro ao alvo e passeio de Sapão (uma jardineira que percorre o parque) são pagos à parte.

    Como chegar ao Parque Engenhoca

    Saindo da Beira-Mar, pegue a av. Washington Soares, vai para o leste. O centro de Aquiraz não fica à beira-mar.

    De Uber X, a corrida de ida sai desde R$ 50.

    Informações práticas – Parque Egenhoca

    Receba a Newsletter do VNV

    Serviço gratuito

      I-Park

      Localizado em Maracanaú, a 48 km da Beira-Mar, o I-Park foi implantado onde já havia uma atração turística, o Museu da Cachaça, do grupo Ypióca.

      As atrações são um pouquinho mais radicais do que as do Engenhoca – o que é ótimo para os teens. A atração mais nova é a maior tirolesa dupla do Nordeste.

      Mas o I-Park também oferece parquinho, pedalinho e fazendinha para as crianças pequenas.

      Há dois tipos de ingresso. O ingresso simples dá direito a visitar o Museu da Cachaça e fazendinha. A Pulseira Aventura dá direito a usar a piscina de pedra e quase todas as atividades (menos pesqueiro, paintball e passeio de pônei, cobrados à parte).

      Como chegar ao I-Park

      O caminho a Maranguape é pela CE-065, que é a continuação da av. General Osório de Paiva e pode ser acessada também pelo Anel Viário de Fortaleza.

      Informações práticas – I-Park

      169 comentários

      Q show de humor vc recomenda em Fortaleza?

      Vou para o Ceará no domingo 25/09. Chego em Fortaleza as 12:42h e vou direto para Jericoacoara, ficando até dia 30, qdo retorno a Fortaleza e pernoito lá. No dia 01/10 vou para Canoa, onde fico até dia 05, qdo retorno novamente a Fortaleza, ficando até dia 08/10.
      Qual a melhor opção para fazer Morro Branco e Praia das Fontes? Na ida de Fortaleza para Canoa ? Ou é melhor fazer um passeio de Canoa até Morro Branco, passando pela Praia das Fontes?
      E quais os passeios imperdíveis nessas localidades?
      Agradeço muito suas dicas.
      Ivone

        Olá, Ivone! Se você for de carro, pode passar por Morro Branco na ida (tenha apenas o cuidado de esconder todas as malas no porta-malas). O passeio a ser feito por lá é o do Monumento das Falésias, que é belíssimo por sinal. A praia das Fontes não tem nada a acrescentar: são três bicas de água doce encanadas na falésia que jorram um fiozinho d’água e atraem uma multidão de bugues. Em Canoa há passeios de bugue à Ponta Grossa na maré baixa, tem passeio a lagoas e dunas, parapente, jangada.

      Oi Karine, TD bem?
      Olha, seu comentário foi excelente, entretanto, não esclareceu o que gostaria de encontrar MAIS em Fortaleza. Rasgar a informação mesmo! Sabe por que? Vou explicar:
      Sou de Santos-SP, moro aqui há 4 anos, portuário e também sinto que tudo pode ser melhor é penso em ser um “agente”, colaborando com tal melhoria.
      Diga-nos, você é os demais leitores do genial Ricardo Freire, o que eu poderia fazer para futuramente agradar as pessoas de fora a terem outra concepção dessa cidade que me acolheu tão bem.
      Email amigos: [email protected]
      Facebook: Thiago de Castro
      Zap: 85 988191408
      Abracão!!
      😉

        Olá Thiago! Acho que o que a Karine quis com toda essa informação foi passar a realidade da cidade e de todos os passeios. Existem pessoas que floreiam muito e que falam que os lugares (tanto no Brasil quanto no exterior) são maravilhosos… e quando chegamos lá nos decepcionamos. Já fui 2 vezes para Fortaleza e conheço bem a realidade da cidade: é igual a qualquer cidade do Brasil. Tem seu lado bom, lado ruim, lado lindo e outro nem tanto.
        Em relação aos “problemas” da cidade, não há o que pessoas comuns fazerem, apenas o governo poderia cuidar de certas questões, como, por exemplo, o número de pedintes. Também sou de Santos e aqui nas praias também tem um ou outro pedinte… mas em Fortaleza e outros lugares do Brasil é em excesso… e a culpa não é da cidade, e sim do desemprego.
        Uma dica que eu dou: poderiam haver mais passeios de veleiro/escuna em Fortaleza. É um passeio pouco divulgado e parece bem bonito… (estou indo semana que vem e pretendo fazer o passeio).
        Enfim, de resto, me senti bem todas as vezes que fui a Fortaleza… os perigos da cidade são como em qualquer capital.
        Espero ter ajudado.
        Boa semana

      Olá, passei 6 dias e 7 noites em Fortaleza e tenho alguns apontamentos para fazer. Primeiro de tudo, alugue um carro se for ficar em iracema ou meireles. Carro compensa muito, pois taxi é muito caro, caro mesmo. Onibus demora uma eternidade e é perigoso, e passeios te tiram a privacidade, além de te cobrar um valor que você poderia gastar na gasolina e ficar a vontade.
      Beach Park – é um pouco caro, então se você não gosta de tobogãs com emoção, não compensa pagar quase R$200 só para ficar nas piscinas. Mas caso goste, vale muito a pena. o armário pequeno custo R$50. Se prepare para levar agua, algumas frutas ou coisas que você pode beliscar, porque lá as coisas são caras. Leve um protetor de celular, de plástico, vende na beira da praia ou qualquer loja de bugigangas, pq lá no Beach Park é R$ 80 uma dessa.. Não exagerei, é R$ 80 mesmo.
      Os brinquedos são ótimos e diversão pura, vá em dia de semana, finais de semana é muito lotado. e vá de carro, pagar um frete pra ir pra lá não compensa, a van, ou mesmo turismo.
      Praia do futuro = uma delícia de praia, croco beach é um barzinho beira-mar muito caro. Escolha os do lado,kuka legal, são mais baratos e mais “tranquilos” quanto a bagunça. PROBLEMA= ambulantes, ambulantes, ambulantes, ambulantes, ambulantes, vendendo de tudo, de chinelo, até imagem de virgem maria em madeira. Tudo mesmo. Se você gosta de comprar coisas na praia, leve dinheiro e trocado, assim pode bargannhar com os ambulantes e a tal coisa sair até pela metade do preço. Não compre no impulso, peça pra olhar, diga que ta caro que eles vão fazendo mais barato, barato, até no preço que você justo para comprar.
      PRaia gostosa, limpinha, mas não é calma.. também não é impossível de se banhar, só um pouco agitado o mar. As algas dão impressão de esgoto pela coloração marrom, mas depende muito do dia. Tem dia que tem, tem dia que não tem.
      Pergunte ao guarda-vidas onde o local da praia é perigoso.. subindo no sentido oeste da praia do futuro existem muitos drogados e ladrõezinhos, então evite esse lado. (mais perto da parte portuária).
      Segunda praia= morro branco. praia gostosa, mas bom mesmo é fazer passeio de buggy com os bugueiros credenciados. Mesma coisa, sempre levar agua para não ficar na dependencia do bar. Aqui o mar é mais revolto, mas não é impossível de se banhar. Muitas pedrinhas no chão machucam o pé, mas nada também fora do comum.
      Falésias são lindas, mas as lagoinhas de agua doce desse local não são tão interessantes.
      Nós pagamos um guia para tirar fotos nossas nas falésias, mas não é obrigatório caso não queira. O guia é bem legal, conversador e muito gente fina, não lembro o nome, mas acho que é José. Bem legal ele.valorizamos seu trabalho e demos uma boa quantia para ele.
      Outro lugar é a cidade Cumbuco, onde tem uma lagoa Cauipe, uma delícia. Dá pra ir de carro tranquilo e é super gostosa, agua doce, rasa, só não tem local pra beber nem comer, por isso, se pretende passar o dia lá, leve agua, cerveja, comida.
      Lá se faz aquele sky board, que é um paraquedas com prancha, para andar na lagoa. Parece ser dificil, mas super divertido. Não sei o preço.
      Tem outras lagoas, do banana que tem banana boach (sei lá como se escreve), mas não é muito legal não.
      Outra coisa, nessa cidade, muitos guias vão abordá-lo no carro, para que você leve eles pra acompanhá-los, e depois pagá-los. Não aconselho por ser perigoso, e por lá, usando Waze ou GPs se chega a todos os lugares. NÃO PRECISA DE GUIA NO CARRO AQUI. o carro chega de boa, não pega dunas, ou seja, não vai infringir as normas da locação.
      a praia de cumbuco mesmo é bem ruim, cheia de coco de cavalo, sujeira, e muitos ambulantes. Bem mais que no futuro.
      Jericoacoara = NÃO VÁ PRA TAL DE JERI. péssimo lugar, lotada a praia, não tem nada de caribe brasileiro, horrível. Fomos no último dia da viagem, pagamos passeio. São 4 horas de van até Jijoca, e em Jijoca tem que pegar pau de arara. Nao sabe o que é. Vê no Google e você vai ficar horrorizado.
      As dunas de jericoacoara você não chega sem guia, muito confuso, longe, péssimo. são mais 2 horas de pau de arara até uma lagoinha, gostosa até, tem santdup paddle, jangada, agua doce, super tranquila, tem umas redes dentro da agua para ficar, gostosa, mas não compensa, sério.
      As barracas dessa lagoinha são UM ABSURDO DE CARAS. Caras mesmo. um almoço com petiscos de peixe chega a custa R$ 98. (Oh Meu Deus).
      dessa lagoa partimos para arvore da preguiça. uma arvore deitada com a ação do vento. NADA DE MAIS.
      Depois vamos para pedra furada. Lugar lindo, MAS TAMBÉM NÃO COMPENSA MUITO O ESFORÇO. Nem o pessoal que mora lá visita esses lugares.
      é uma formação rochosa com um furo no meio. Mas pra chegar lá são quase 1,5km, sim 1,5km, a pé, na areia no sol de 14hs, com várias formações rochosas que voce precisa “escalar”. Sabe quando estamos andando na cachoeira, e você precisa subir e descer pedras.. Assim.
      Lá na pedr furada voce fica uma hora apenas, só pra tirar fotos mesmo, pq é 30min pra descer, mais 30 min pra subir tudo de volta. (Quer dizer, se seu condiconamento for bom, pq pode demorar até mais, é muito penoso o caminho).
      Crianças de colo e pequenos não devem descer jamais na pedra furada, pois é uma furada para os pais se elas cansarem de andar, já que vai precisar ser carregada no colo, e é impossível carregar crianças no colo. Por que?, perigoso escorrer, cansa muito, muito mesmo, até para quem tem preparo físico, e não vale a pena pra ela, pois ela não vai entender nada.
      a Areia perto da pedra furada é linda e coberta por conchas. Coberta mesmo. muitas conchas, muitas mesmo. você de fato não vê areia, só conchas. e é precisa andar de chinelos, pois as conchas machucam o pé.
      a praia daqui não é possível nadar pois há muitas formações rochosas, mas é bonita. só compensa pra quem gosta. Eu até gostei, mas fiz porque havia pago, não faria de novo.
      Depois paramos em Jeri de fato, mais 2 hs nas dunas. MUITO LONGE. chegando lá, nos deparamos com muitos cavalos na praia, fazendo cocô e aquele cheiro insuportável.
      A agua não tinha nada de caribenha, lotadíssima a praia, com show de axé, tipo praia popular. Fomos ver o por do sol na duna, e…. o sol se escondeu atrás das nuvens, acabando com a alegria de todo mundo.
      os restaurantes caríssimos, um absurdo mesmo. os hotéis mais caros ainda.
      Pegamos uma infecção alimentar, não sei se pela agua do mar, já que a cidade tem todo seu esgoto direto das casas para a praia, ou se pela comida mal lavada. Depois fiquei sabendo que todos que vão pra jericoacoara também pegaram infecções do tipo. Fui parar no hospital.
      A noite o show de humor no Lupus Bier é muito bom, vale a pena, é R$ 50, tem janta (básica, nada extraordinário), a bebida é a parte, mas cerveja sempre gelada e o show que sempre tem artistas engraçados.
      a Feirinha do meireles é boa e tem todo dia, mas o mercadão municipal tem preços melhores para comprar.
      A praia do Meireles a noite é ótima pra quem gosta de calcadão. é lotada de gente fazendo exercício, comprando, vendendo, andando, passeando.
      Tem várias barracas e restaurantes e é uma delícia a noite.
      órbita bar e dragão do mar tem boa música a noite.
      Arrégua é um forró que só tem na sexta-feira, e é muito gostoso. Começa as 21hs.
      Quem vai paquerar lá, aviso: só tem gente mais velha, mais madura. Nós eramos o casal mais jovem que tinha lá. a média de idade é de 50 pra cima, mas a dança é uma delícia, forró de tudo quanto é jeito.. MUITO BOM. e não é caro. R$ 30 no dinheiro, e as bebidas são de acordo com preço de balada.. Vá arrumadinho pq lá é uma baladinha.
      Acho que é só.
      Eu fiquei no algarve hotel, em iracema. um hotel simples, mas gostosinho até, tranquilo. o Café da manhã não era colonial, tinha dias que tava caído, tinha dias que tava gostoso. Mas esses não era o foco da viagem.
      as Praias em fortal mesmo, no sentido oeste são bem perigosas, não nos arriscamos.
      Na Praia do futuro tem o tal do siri caranguejo, chico caranguejo, alguma coisa assim.
      no fim da praia do futuro conseguimos assistir de fora um casamento de umma apresentadora.
      a Lua cheia nesse dia estava incrível, e foi muito lindo e romântico até pra nós, já que nos emocionamos com a música, a lua, o lugar.
      É isso, espero que tenha ajudado você a fazer e pensar num roteiro bem legal.

        Ajudou, e muito minha cara Karine … Parabéns pelo espírito de generosidade … estarei em Fortaleza e suas dicas vão me ajudar bastante … Abs.

        Até que enfim um comentário realista da tal JERI. Já fui a Fortaleza muitas vezes, mas ainda não a conhecia porque não queria fazer bate-e-volta, até que em fevereiro/2018 planejei a viagem indo direto do aeroporto para Jeri, ficando por lá 3 dias e só depois voltar para Fortaleza. Na verdade detestei a viagem, 6 horas de ônibus a partir do aeroporto até Jijoca e depois mais não sei quanto tempo (deletei completamente da minha mente, juro) de pau-de-arara até Jericoacoara numa viagem que não recomendo pra quem tem problemas de coluna. Sério, deveriam avisar isso antes. Viagem não recomendada para idosos e pessoas com problemas lombar, cervical…enfim. O tempo todo o carro vai “trotando”, estrada de chão e caminhos sinistros. Morri de medo de sermos assaltados no meio daquele mato. Éramos somente nós na estrada.O vilarejo em si não tem nada demais. As pessoas capricham nos ângulos das fotos e floreiam muito quanto ao clima caribenho, hahaha…Na verdade me senti enganada nos passeio que comprei. Passeio nenhum leva a tal pedra furada, descobri isso no meio do caminho, nem a conheci porque não quis fazer caminhar debaixo de um sol escaldante. A tal árvore da preguiça, putz…nada a ver, enfim, retornei antes do tempo planejado. Claro que tem gente que ama aquele tipo de lugar, não é o meu caso. Mas confesso que fui influenciada sim pelos comentários que lia a respeito do lugar. Obviamente que não vou dizer NÃO VÁ A JERI, NÃO VALE A PENA, até porque pessoalmente gosto de tirar minhas próprias conclusões. E esse comentário que fiz é somente pra alertar que nem sempre o que se lê e se vê em fotos condiz com a realidade.

      Prezado Roberto Freire!

      Cumbuco pede socorro!
      Está tomada por lixo e moscas, um nojo!!
      Por favor ajude!

      Estivemos em Cumbuco há 10 anos e ficamos encantados com a beleza das praias e das dunas da região.
      Decidimos voltar – para mais uma semana de férias aqui – de 17 a 24 de janeiro 2016

      Que decepção – praias imundas, tomadas pelo lixo que cobre a fina areia, ao longo de toda a orla marítima

      Moscas por toda parte – nos restaurantes, hotéis … Impossível comer algo sem ter que lutar contra as moscas
      Total falta de higiene!

      Como atrair e manter turistas assim?

        Olá Marcia,

        Estava pensando e passar o dia lá em Cumbuco, então não compensa? Vou passar o dia então em Flecheiros creio que seja mais interessante.

      Boas dicas de Fortaleza, também não recomendo muito esses passeios de “3 praias em um dia”, é melhor reservar um tempo e curtir bem pelo menos uma!

      Estarei me hospedando em Aquiraz e decidi alugar um carro para poder passear em Fortaleza, principalmente porque peguei uma promoção onde uma semana de carro sai o preço da viagem Aquiraz/Fortaleza de taxi!
      Minha grande dúvida é: existe algum lugar seguro para estacionar próximo à Beira Mar? Preciso de indicações para deixar o carro durante grande parte do dia, pois vou fazer passeios com uma agência! Eles me diaseram que posso deixar o carro na rua, mas tenho receio.

        Olá, Tatiana! Você pode deixar seu carro na rua. A única dificuldade é encontrar vaga. Fora isso, deixar na rua é o que todo mundo faz.

        Note, porém, que a sua idéia não é logisticamente muito eficaz, não. Os passeios de agência saem de Fortaleza muito cedo, 8h no máximo. Você leva uns 45 minutos de Aquiraz até a Beira-Mar (se não encontrar engarrafamento perto do Iguatemi). A velocidade máxima é 60 km/h e há radares em todo o trajeto. Você vai ter que engolir o café da manhã e sair correndo.

        Se você já está de carro, faça os passeios por conta própria. Não há a menor dificuldade em chegar aos lugares aonde os passeios vão. Você terá liberdade de escolher onde ficar e voltar (ou seguir adiante) quando bem entender.

      Recomendo o Tempero do Mangue como um bom programa para ir no final da tarde, com belo visual e para quem quer apreciar o pôr do sol. Também recomendo o Ponopoint para praticar stand up, curtir a natureza, tomar banho de rio e apreciar o belo visual. O local é escondido no meio do mangue, mas dá para chegar guiado pelo Waze. Tem fotos e mais informações destes locais no Google e Tripadvisor. Não tem transporte público para estes locais. Para quem não quer alugar carro ou andar de táxi, dá para andar de ônibus, com a ajuda do aplicativo Moovit. Porém, recomendo que evite andar nos horários de pico porque os ônibus ficam muito lotados. Moro em Fortaleza e às vezes deixo meu carro em casa e me desloco de ônibus com a ajuda deste aplicativo.

      Segui o conselho do Riq e fiquei uma noite em Canoa, na agradável Pousada Tranquilândia. A van da Planetatur me pegou no Aqua Resort, em Aquiraz, o que já diminuiu um pouco o trajeto. O passeio pelas 3 praias é realmente uma mega roubada. As falésias de Morro Branco são lindas, mas perdem bastante a graça com uma multidão na fila por fotos. Praia das fontes, mais multidão e farofada, nenhum atrativo, muita correria. Pra mim o melhor foi o trajeto de buggy naquela imensidão de areia. Chegamos em Canoa umas 13 horas, dispensei o almoço na barraca indicada pela agência (super lotada) e fui pra pousada, onde almocei maravilhosamente. A maré já tava bem alta, por isso fui à praia somente no outro dia, com maré baixa e paisagem belíssima, fechando a tarde com um passeio de parapente sobre as falésias. Por volta das 16 horas, fui pra Fortaleza pela mesma agência (o que combinei previamente), foi perfeito, graças às dicas do site. A pernoite em Canoa foi fundamental, dica maravilhosa.

      Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

      Assine a newsletter
      e imprima o conteúdo

      Serviço gratuito