Gramado

Tamanho família
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Veja neste guia prático de viagem a Gramado e Canela:

  • O que fazer em Gramado: roteiro prático
  • Fondue em Gramado

    Fondue em Gramado

    Até os anos 80, Gramado e Canela eram lugares procurados para curtir o frio do inverno e torcer por uma eventual neve -- se desse uma geada, todo mundo já ficava feliz. Subia-se a serra para comer fondue e chocolate, acender a lareira, namorar. Na época do Festival de Cinema, a atração eram as grandes estrelas do cinema nacional, que vinham desfilar no tapete vermelho.

    Em 1986, a região começou a se reinventar. Foi quando teve início o Natal Luz -- originalmente, um concerto de música erudita em dezembro, que inaugurava a ornamentação natalina da cidade. Hoje o Natal Luz começa em novembro e vai até meados de janeiro, e transformou-se na principal atração do calendário.

    Gramado e Canela agora prescindem do frio: são visitadas o ano inteiro.

    A região abraçou a idéia do turismo de massa com a mesma eficiência germânica usada tempos atrás para se transformar Gramado num vilarejo alpino. A hospedagem teve um extraordinário crescimento, e hoje não fica nada a dever a nenhum destino do litoral. A cena gastronômica se diversificou, e vai muito além do fondue e do café colonial.

    Uma série de atrações voltadas para o turismo em família -- da pista de esqui coberta do Snowland ao parque temático Terra Mágica Florybal -- fazem você se sentir num pedacinho da Flórida na Serra Gaúcha.

    Mas veja: as novas atrações superproduzidas não impedem você de curtir Gramado e Canela como antigamente. E de descobrir novas atrações de #raiz, como os ótimos passeios de agroturismo pela colônia.

    Este guia foi feito para você descobrir a sua Gramado -- e curtir a viagem ao máximo.

    Quantos dias em Gramado?

    Gramado quantos dias

    Snowland, Fábrica Prawer e Centro da cidade

    Qual é o tamanho da sua expectativa? Se você quer apenas passear e se divertir, qualquer fim de semana (se você mora perto) ou feriadão de 3 ou 4 dias (se você precisa pegar um avião) dão uma viagem redonda.

    Agora: se você quer esquadrinhar tudo o que Gramado e Canela oferecem (incluindo uma escapadela a Bento Gonçalves), pense numa viagem de 7 dias.

    Se não puder (ou não quiser arriscar) investir tantos dias nessa primeira viagem, não tem problema. Gramado permite que você volte outras vezes e sempre tenha novidades para experimentar.

    Veja roteiros de 3 dias ou mais na página O que fazer em Gramado.

    Gramado + Bento: é melhor dividir a viagem

    Bento Gonçalves

    Se você pode passar 6 ou 7 dias na Serra, vai por mim: separe 2 dias para pernoitar em Bento Gonçalves.

    Com dois dias em Bento você faz os passeios básicos do pedaço: visita vinícolas, percorre os Caminhos de Pedra e, se quiser, anda na Maria Fumaça.

    Veja o que fazer e onde ficar em Bento Gonçalves.

    Desde R$ 65 por trecho:

    Quando ir a Gramado

    Gramado quando ir

    Neve fake na Casa do Papai Noel

    O ano inteiro é aproveitável em Gramado e Canela.

    Você pode escolher a época de acordo com a temperatura: entre abril e outubro, o frio é garantido, de dia e à noite. (Nos demais meses, mesmo se fizer calor durante o dia, as noites serão fresquinhas.)

    A chuva varia pouco ao longo do ano: não existe nenhuma época particularmente seca ou chuvosa demais. Não confie na previsão do tempo: só dá para saber com mais certeza se vai chover ou não na véspera. Mas não se preocupe -- a região é bonita mesmo com tempo cinzento.

    Você também pode escolher a época da viagem para aproveitar algum dos vários eventos que acontecem ao longo do ano. Quase todo mês tem um: Gramado In Concert (fevereiro), Páscoa (abril), Festa da Colônia (maio), Estação Gramado (julho), Festival de Cinema (agosto), Festival de Cultura e Gastronomia (setembro) e Natal Luz (finzinho de outubro, novembro, dezembro e comecinho de janeiro).

    Veja o clima e os eventos de Gramado, mês a mês:

    Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez

    Janeiro

    Gramado quando ir: janeiro

    Hortênsias em janeiro

    Muito calor de dia, com possibilidade de noites fresquinhas. Mínima de 18ºC, máxima de 28ºC. 150 mm de chuva (pode haver temporais no fim de tarde). As hortênsias ainda estarão floridas.

    Em 2020, o Natal Luz vai até 12 de janeiro.

    Fevereiro

    E continua o verão: mínima e máxima são as mesmas de janeiro (18ºC e 28ºC), assim como a chuva: 150 mm, que podem vir sob a forma de eventuais torós. As hortênsias começam a murchar.

    Em 2020, o Gramado In Concert acontece de 31 de janeiro a 8 de fevereiro. Nesse período, a cidade é tomada por apresentações de música erudita e popular, com epicentro na Rua Coberta. Há também oficinas com músicos renomados.

    O Carnaval de 2020 vai cair de 21 a 25 de fevereiro. A programação oficial da cidade acontece na Expogramado, normalmente com um baile de salão na sexta e um desfile de blocos no domingo.

    Atenção: entre os dois eventos (ou seja, de 9 a 20 de fevereiro em 2020) a cidade entra em modo baixíssima temporada. Nesta época, algumas atrações (como o Mini Mundo e o Jardim de Lavanda) costumam aproveitar para fechar por férias coletivas.

    Março

    Gramado quando ir: março

    Preços de baixa temporada em março

    Passou o verão? Ainda não. Para passar um friozinho, você vai precisar torcer por uma frente fria. A mínima continua em 18ºC, enquanto a máxima desce para 27ºC. Chove menos, porém: 110mm.

    Não há eventos programados para março. Por isso mesmo, é uma boa época para conseguir hospedagem mais em conta e aproveitar a cidade menos cheia.

    Abril

    Gramado quando ir: abril

    Mundo de Chocolate Lugano

    O frio está começando a bater à porta: a mínima baixa a 15ºC, enquanto a máxima não costuma passar de 24ºC. As chuvas rondam os 130 mm.

    A Páscoa em Gramado é a primeira grande festa popular do ano, e dura quase um mês. Haja chocolate! Em 2019, vai de 31 de março a 21 de abril. A cidade fica toda enfeitada. Tem atrações na Rua Coberta de 3ª a domingo (incluindo uma trupe de artistas mambembes no fim de tarde), Parada de Páscoa no fim de semana e procissões religiosas.

    Maio

    Gramado quando ir: maio

    Fornos coloniais na Praça das Etnias

    O friozinho chegou, enfim. Salvo um inesperado veranico, pode contar com máximas abaixo de 20ºC, e mínimas pouco acima de 10ºC. Chove pouco: 120 mm.

    O festival do mês é a Festa da Colônia, que em 2019 se realiza de 1º a 19 de maio. É a mais autêntica das festas gramadenses: a Expogramado vira uma feira dedicada aos produtos coloniais alemães e italianos (com uma concessão aos portugueses também). Shows e oficinas culinárias completam o programa.]

    Junho

    Com temperaturas ligeiramente inferiores que as de maio (mínima de 11ºC, máxima de 18ºC) e um pouquinho mais de chuva (150 mm), junho já oferece clima de inverno.

    Não há festivais. Se você evitar a semana do feriado de Corpus Christi (em 2019, de 20 a 24 de junho) vai curtir o frio da Serra com tarifas menos elevadas do que as de julho.

    Julho

    Gramado quando ir: julho

    Julho: frio até fora da Snowland

    Os termômetros oscilam entre 10ºC e 17ºC. Torça para vir uma frente polar, que a temperatura pode cair próxima a zero. A chuva está naquela média: 150 mm.

    A cidade lota, pelo frio e pelas férias. Para entreter os visitantes, acontece o evento Estação Gramado, com eventos culturais na Rua Coberta e degustações na Praça Major Nicoletti, de 1º a 31 de julho.

    Agosto

    Gramado quando ir agosto

    Agosto tem Kikito, o Oscar do Festival de Gramado

    O inverno continua -- mínima de 12ºC, máxima de 19ºC no meio do dia em dias ensolarados. Chuvas de 130 mm.

    Além do frio, a atração do mês é o Festival de Cinema de Gramado. Em 2019, as datas são de 16 a 24 de agosto. Nesta semana, espere hospedagem mais cara. Você pode cruzar com o povo de cinema na rua e em restaurantes. Depois de definida a programação, os ingressos serão postos à venda pelo site oficial.

    Setembro

    Gramado quando ir: setembro

    Descubra os pratos do Festival Gastronômico

    A primavera está próxima, mas as temperaturas ainda continuam invernais. Mínima de 12ºC, máxima de 20ºC no meio do dia de dias ensolarados. Chove um pouco mais: 160 mm.

    O evento do mês é o Festival de Cultura e Gastronomia, que em 2019 vai de 5 a 22 de setembro. A Rua Coberta vira um corredor de quiosques de comida de rua gourmet e todos os restaurantes da cidade anunciam pratos especiais. Há também oficinas de culinária ministradas por chefs de prestígio e shows de rua gratuitos.

    Outubro

    A temperatura máxima já volta a ficar acima dos 20ºC, e a mínima não baixa muito dos 15ºC. Só não dá para saudar a primavera com força porque as hortênsias ainda não floresceram, e o mês é um tiquinho mais chuvoso que a média -- 170 mm.

    Apesar de 12 de outubro não ser feriado em 2019, a cidade pode acabar ficando mais cheia na semana de 15 de outubro por conta do recesso escolar. No mais, dia 24 de outubro começa a maior festa do ano: o Natal Luz.

    Novembro

    Gramado quando ir: novembro

    Novembro: já é Natal em Gramado

    Mínima de 15ºC, máxima de 24ºC, 140 mm de chuva. Se você quer assistir ao Natal Luz antes do calorão do verão, venha em novembro.

    Se vier no feriado de 15 de novembro, compre seus ingressos com antecedência (colocaremos aqui o link quando as vendas abrirem). Na segunda quinzena começa, timidamente, a floração das hortênsias.

    Dezembro

    Quando ir a Gramado: dezembro

    A capital brasileira do Natal

    A temperatura em dezembro vai de 17ºC a 26ºC, com 130 mm de chuva. As hortênsias estarão floridas desde a estrada, deixando ainda mais bonita a decoração natalina.

    A cidade vive a altíssima temporada: o Natal Luz faz mais sentido no mês do Natal. Querendo pagar um pouco menos caro, viaje na primeira quinzena. Caso vá passar a noite de Natal, não se preocupe: há grande oferta de ceias de Natal em hotéis e restaurantes.

    192 comentários

    Priscila
    PriscilaPermalinkResponder

    Olá! Preciso de indicações de lugares para passar o reveillon em Gramado. Gostaria de uma festa que tivesse um preço em conta, pois já ouvi péssimos relatos sobre as ceias em restaurante (não passam de um jantar normal com um preço absurdo). Muito obrigada!

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Priscila! O que sabemos do Réveillon em Gramado está aqui: https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015

    tereza campos salles

    Muito bom o comentário da amigaTereza,realmente a estância é tudo de bom e sobre a The Writer House ,a casa do escritor é algo inovador em termos de Brasil e a escolha de Campos do Jordão para sediar este projeto inspirado num conceito igual americano não poderia ser diferente,pois,a região está localizada entre diversas cidades literárias como Taubaté ,a capital da literatura infantil e a cidade de Monteiro Lobato.Estive na Hub City ,e sei como esse projeto literário foi fundamental para a cidade Spartanburg, SC. Em maio de 1995, três escritores se conheceram em uma cafeteria com uma idéia para um livro, uma antologia sobre a experiência de viver em Spartanburg, SC. Desde então, o Writers Project Hub City já publicou mais de 65 títulos e 500 escritores, estabeleceu uma livraria independente, e desde a educação escrita criativa para milhares de pessoas.Parabéns para o Curador brasileiro da The Writer House ,a casa do escritor em Campos do Jordão

    Paulo Arthur
    Paulo ArthurPermalinkResponder

    Realmente muito bom seu post, super completo e inteligente. Gostaria de deixar uma dica a quem está indo conhecer a Serra Gaúcha. Em www.laiguana.com.br existem ótimos restaurantes com preços super em conta para quem está com viagem marcada para Gramado, Canela ou Bento. Espero que gostem da dica! Um grande abraço e uma incrível semana a todos.

    Paula
    PaulaPermalinkResponder

    Oi Roberto, sempre passo no teu blog quando tenho uma viagem programada pra saber tuas dicas! No nosso blog também temos algumas dicas sobre Gramado, dá uma olhada lá. Gostaremos da visita! smile
    http://comerdormireviajar.wordpress.com

    ramon pires costa

    Gramado é lindo, estou aqui pela 2 vez, vale todos os roteiros. Gostaria de deixar uma crítica à Plinc Turismo e Pousada das Flores. A plinc turismo não respeita seus clientes e não aceitam reclamações, nos venderam hospedagem para pousada das flores e nos entregaram um quarto muito abaixo da média e pelo preço de um hotel superior. 2 dicas para os viajantes, não comprem pacote pelo hotel urbano e pela plinc turismo!!!

    teresinha mikail

    Bom saber.Obrigada

    andreia
    andreiaPermalinkResponder

    olá!
    alguma boa dica para o Natal Luz em Gramado?
    Os shows: Grande desfile e Fantástica Fabrica valem a pena para crianças de 5 anos ou são entediantes?
    Iremos 2 casais com 2 crianças de 5 anos em Novembro/2014.
    Obrigada.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Andreia! De entediantes esses shows não têm nada. Com certeza as crianças irão adorar. smile

    Mais dicas aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/11/roteiro-gramado-serra-gaucha-40-dicas/

    Lu Aquino
    Lu AquinoPermalinkResponder

    Andreia, ambos são ótimos para crianças dessa idade!

    Dani S.
    Dani S.PermalinkResponder

    Fui com dois meninos - um de três, outro de quase cinco - e eles gostaram bem do Grande Desfile (obviamente com a mãe fazendo a narração entusiasmada). E eles AMARAM o finalzinho, onde cai "neve" de sabão (não esqueça de levar uma capa de chuva para eles curtirem até não aguentar mais, mas não ensaboarem o carro...)

    Thiago Araujo
    Thiago AraujoPermalinkResponder

    Bom dia,
    Estarei viajando para gramado daqui a duas semanas. O local foi escolhido, pois além de muito indicado, minha futura noiva há muito tempo deseja conhece-lo. Esse é o ponto... Estou indo para um local que não conheço para realizar um pedido de casamento. Por favor, preciso de ideias onde em gramado seria o melhor lugar para realizar esse feito.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Thiago! O Lago Negro é um dos lugares mais naturalmente românticos da cidade.

    Se quiser fazer a proposta num jantar romântico, reserve no La Belle Du Valais http://www.belleduvalais.com.br/ ou, fora da cidade, na pousada La Hacienda (seria interessante passar uma noite-supresa ali!)

    Thiago Araujo
    Thiago AraujoPermalinkResponder

    Agradeço pela atenção.
    O pedido de casamento foi um sucesso. Realizei no Trem Maria fumaça, com o auxilio de toda equipe, durante uma das apresentações... Foram maravilhosos.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Thiago! Que bacana! Parabéns!

    Suyane
    SuyanePermalinkResponder

    Show!!! Deve ter sido incrível! Parabéns pela idéia!

    José Gilberto Pizi

    Bom dia!
    No próximo janeiro/2015, eu e minha família (esposa + 02 filhos - 08 e 11 anos),
    vamos passar 05 dias hospedados em Canela (RS).

    Além do "Natal Luz", de Gramado, gostaríamos de algumas dicas para curtir
    esses cinco dias naquela região do RS.
    Grato.

    Loraine
    LorainePermalinkResponder

    Olá pessoal! Alguém pode me ajudar? Quem já locou carro de Porto Alegre a Gramado? Conhecem a Serra Nova Locadora?

    cristina marques

    preciso de um lugar para passar a virada do ano com festa e jantar sem gastar muito em gramado ou canela você tem alguma indicação não bebemos bebidas alcoolicas ou seja pode ser um lugar familiar

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Cristina!

    Ceias serão sempre caras e raramente valem a pena. Você pode fazer a sua, comprando os ingredientes numa delicatessen. É o que recomendamos para quem quer economizar.

    Lu Aquino
    Lu AquinoPermalinkResponder

    Cristina, se você seguir a idéia da Bóia de comprar a ceia em uma delicatessen, minha dica em Canela é o Gallas ( http://www.gallas.com.br/ ). O melhor lugar para garantir o espumante e vinhos de alta qualidade é a La Charbonnade ( http://lacharbonnade.com.br ). Para a sobremesa, vá à Holic Pâtisserie ( https://pt-br.facebook.com/HolicPatisserie ) e compre macarons. Se você apreciar pães artesanais, ali do ladinho fica a Casa Francesa ( https://pt-br.facebook.com/pages/Casa-Francesa/204327212933847 ). Ceia completa!

    Nadja sequeira

    Vou passar o réveillon em uma pousada em canela. Somos um grupo de oito adultos. Gostaria de sugestões para a noite do dia 31 sem q sejas muito caro nem festas com músicas altas q vá até o café da manhã pois não somos muito animados

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Nadja! Uma leitora deixou uma dica sobre o Ano Novo em Gramado:
    https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015/

    A sua pousada deve ter mais dicas para o seu Réveillon!

    Alexsandro Batista

    Boa noite!

    Olá a todos! Gostaria que me ajudassem com uma questão, estou indo a Gramado agora no mês de Novembro com minha família, mas não consegui comprar os ingressos para os shows do Natal Luz, algum destes é possivel ver sem estar "dentro" do local do evento? é possível comprar os ingressos nas bilheterias ou ver da rua ou algo assim? Agradeço a quem puder me ajudar! Sds,
    Alex.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Alexsandro! Você pode tentar comprar os ingressos na cidade, há um lote que não é vendido online. É possível bisbilhotar os espetáculos de fora, mas a visão não é nada boa.

    Leia:
    https://www.viajenaviagem.com/2014/10/natal-luz-gramado-2014-novidades-ingressos-dicas

    Bruna
    BrunaPermalinkResponder

    Olá,

    Gostaria de saber onde comer uma ceia de Natal este ano... alguém pode me ajudar?

    Obrigada!

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Bruna! O seu hotel pode indicar restaurantes que oferecem ceia de Natal e ainda ajudar com a reserva. wink

    Fernanda
    FernandaPermalinkResponder

    Olá! Em janeiro de 2015 vou viajar com esposo e 2 filhos para Gramado. Saio de São Paulo no dia 17 e pretendo retornar em 10 dias. Vou de carro. Gostaria de para em algumas cidades como: Curitiba - Morretes - Joinville - Penha (Beto Carrero) - Florianópolis - Cambará do Sul - Gramado. Tenho dúvidas de quantos dias ficar em cada cidade, onde devo dormir? Onde apenas passar o dia? Onde ficar mais de 1 dia? Se alguém puder me ajudar. É a primeira vez para o sul.
    Obrigada

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Fernanda! Você vai precisar de pelo menos 4 dias inteiros em Gramado, sem contar o dia da chegada. Já será um tempo exíguo para fazer tudo o que a região oferece (o ideal seriam 6 dias). Com 3 dias para ir e 3 dias para voltar, você pode parar em Curitiba (1 dia) e Florianópolis (2 dias) na ida, e em Balneário Camboriú (3 dias, para Beto Carrero World e Blumenau) na volta.

    Patricia Marques Pazos

    Vou comemorar 20 anos de casada em Gramado. A Casa da Montanha foi uma boa escolha? Gostaria de dicas romanticas de passeios e restaurantes. Obrigada.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Patrícia! Nâo temos comentários sobre esta pousada aqui no site, mas você pode ler as resenhas dos ex-hóspedes da A Casa da Montanha, no Booking.

    Veja aui dicas de passeios românticos: https://www.viajenaviagem.com/destino/gramado/comment-page-1/#comment-439429

    Walber Moreira

    Gostaria de ter indicações e dicas sobre o réveillon em gramado , pois não tenho tido muitas dicas,antecipadamente agradeço !

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Walber! Temos uma dica aqui: https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015/

    O seu hotel também pode ajudar smile

    Luisa Barroso
    Luisa BarrosoPermalinkResponder

    Preciso de dicas sobre o reveillon em Gramado. Já li um post de falando da Rua Coberta, mas não teria uma festa com bebida liberada, show e jantar?
    Obrigada

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Luisa! Peça dicas de festas para o seu hotel. Ele também poderá ajudar com a reserva. wink

    Jon athan Mathes

    Muito boa as dicas..
    Estou com planos de viajar para Gramado em julho/15 passar 4 dias la. Vamos em 2. Gostaria de saber se alguem tem algum hotel bom para indicar, que ficasse perto de alguns pontos turisticos da regiao. Ja olhei em varios sites mas esta dificil me decidir.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Jonathan! Pesquise hotéis em sites como o Booking. Lá você pode ler as resenhas dos ex-hóspedes para saber sobre localização e se o hotel combina com você. wink

    Marcella Maia
    Marcella MaiaPermalinkResponder

    Boa tarde,
    iremos passar 5 dias em gramado, no final de janeiro, somos 3 casais, e gostaríamos de dicas de passeios que realmente valem a pena, já vamos no snowland. Dicas de restaurantes bons e baratos também são bem vindas! Obrigada!

    Alessandra Balieiro

    Olá pretendo viajar em Julho para Gramado com meu marido, mas por ser nossa primeira vez não tenho ideia do que visitar e o mínimo de dias que vale a pena ficar pela região. Quero descansar e é claro ter boas lembranças dessas férias. Poderia me ajudar?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Alessandra! Temos muitas dicas listadas acima. Comece por aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/11/roteiro-gramado-serra-gaucha-40-dicas/

    Marcus Felipe
    Marcus FelipePermalinkResponder

    Estou planejando uma viagem com minha esposa a Gramado e Canela entre o fim de Julho e o início de Agosto. Ouvi falar bem sobre o Hotel Sesc. Você indicaria?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Marcus! Não temos comentários de leitores sobre o Hotel Sesc Gramado. Você encontra resenhas no TripAdvisor: http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g303536-d3858073-Reviews-Hotel_Sesc_Gramado-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

    Virgínia Abreu

    E que tal o carnaval em Gramado? Muito cheia a cidade? Estava pensando de passar uns dias por lá nessa época. Alguma dica? Obrigada.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Virgínia! A cidade estará bastante cheia, sim, mas tem capacidade para receber muitos visitantes. Prepare-se para o calor.

    Virgínia Abreu

    Obrigada pelo retorno.

    Virgínia Abreu

    Obrigada pelo retorno.

    Keila Mascarello

    Estarei indo a Gramado nos próximos dias e tenho dúvidas se vale a pena alugar um carro só pra um casal, já temos o transfer até a cidade, ou se andar a pé e contratar passeios em agências é mais vantajoso!! Ficarei 7 dias!!

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Keila! Dá certo dos dois jeitos. De carro vocês têm liberdade (e dificuldade para estacionar no centro). O chato do transporte em grupo é ter que passar em diversos hotéis para pegar e largar passageiros.

    Keila Mascarello

    Eh...tô tentando balancear os pontos pra decidir!! Obrigada!

    Luma Strympl
    Luma StrymplPermalinkResponder

    Olá, tenho viagem marcada para o fim de abril para Gramado, sou do norte e não sei o que é frio, pelo contrario, então, alguém saberia dizer quanto é a media da temperatura nesse período? Também se alguém souber indicar companhia para transfer in e out, que não esteja muito pendurado no site "Reclame Aqui"?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Luma! As mínimas não devem ser inferiores a 15ºC não. Contrate o trânsfer com o seu hotel/pousada, sempre é mais garantido.

    Luciane
    LucianePermalinkResponder

    Olá, eu e minha família (esposo, 2 filhos de 15 anos e 1 filho de 1 ano) pretendemos ir para Gramado, Canela nas férias de julho. Mas estou em dúvida sobre qual a melhor opção para hospedagem da família com criança pequena e adolescentes. Hotel, cabana, pausada ou casa de temporada? Não conhecemos a cidade, queria dicas de melhor preço, comodidade e conforto. Socorro, são muitas opções e não quero pagar mais tendo opção de qualidade similar por menos. Agradeço imensamente.

    Luciana Pimenta

    Olá, bóia! Estou pensando em visitar Gramado, Canela e a Serra Gaúcha em maio ou junho. O clima nesses meses ajuda ou há uma época mais adequada?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Luciana! Não há época inadequada. A meia estação (outono e primavera) tem temperaturas agradáveis; o outono costuma ser seco. O inverno é mais chuvoso, mas o frio é mais intenso. O verão é bastante quente, evite se a experiência que você busca é o frio.

    Marcos
    MarcosPermalinkResponder

    Boa Tarde, Bóia!!! Tenho alguns dias entre Junho e Julho deste ano e gostaria de ir para o sul. Curitiba, Floripa e Serra Gaúcha. Esta época é bacana para "turistar" pelo Sul do país.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Marcos! Sim, o inverno é alta temporada nas serras. Estará frio para a praia.

    Adolfo Hipólito

    Olá Ricardo me ajude por favor quero conhecer a serra gaúcha e tenho o carnaval como folga, estava pensando e ficar sediado em um hotel na cidade de Nova Petrópolis e de lá ir as outras principais cidades na serra. Só que a minha esposa me deu uma ideia de alugarmos um carro e não reservamos hotel nenhum e dormir pelas cidades em que formos passando. O que acha me ajude nesta viajem
    Vou dia 04/02 e retorno dia 10/ 02 do RJ para navegantes RS. Sem mais um grande abraço.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Adolfo! Quem responde é A Bóia. Navegantes fica em Santa Catarina e está a 600 km de Nova Petrópolis. No carnaval todos os hotéis de regiões turísticas brasileiras trabalham sob o regime de pacote com o mínimo de 4 ou 5 diárias.

    Lais Cristina Domingos

    Olá.
    Estarei indo para gramado agora em Março, estou pesquisando bastante e tenho algumas dúvidas.
    A princípio pensei em ir de onibus até gramado após descer no aeroporto, mas fiquei reciosa a em relação de ser complicado depois para circular na cidade e visitar os pontos turísticos, vi que podemos ir com bustour mas sai 59,00 por pessoa e dia, aí acho que o mais viável seria locar um carro e ter uma certa comodidade e podemos seguir o nosso roteiro. Acham que é uma melhor opção?
    Vi uma pousada com preço bem em conta, se chama Pousada da Mari, segundo o dono fica a 1500 mts do centro de gramado, é bem simples e não oferece café da manhã, 4 diárias sai 320,00 o casal. Vale a pena ou é melhor um lugar mais aconchegante que tenha café da manhã? Por ela ser distante do centro eu pensei no carro por isso, talvez ficar pegando ônibus para se locomover não seja tão viável $ e seja cansativo.
    Também encontrei em sites de compras coletivas o preço mais em conta do passeio Maria fumaça e Tour uva e vinho e outros passeios, bem como alguns restaurantes, pensei tbem em comprar os vouchers para alimentação já programando de acordo com os dias que estaremos lá. O que acham?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Lais! Se você vai pegar o BusTour, hospede-se no centro. Se não se hospedar no centro, é melhor estar de carro. Verifique as letras miúdas das compras coletivas para ter certeza de que o passeio poderá ser usado no dia que você quiser usar.

    Lais Souza
    Lais SouzaPermalinkResponder

    Gostaria de saber o passeio de uva e vinho + maria fumaça realmente vale a pena, estou receosa se vou gostar e será um dinheiro bem empregado rs , porque achei bem carinho.
    Se puder me passe relatos de pessoas que já foram por gentileza.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Laís! O passeio do Vale dos Vinhedos inclui almoço e o passeio da Maria Fumaça é animado por pequenos shows ao longo do percurso, dentro dos vagões.

    Marcus Barrocas

    Fiz um tour por Gramado e Bento Gonçalves por 3 dias no último Carnaval, foi super corrido, mas deu pra ver muita coisa, outras ficaram pra trás. Resumindo: Snowland e o Passeio da Maria Fumaça em Bento Gonçalves são imperdíveis.
    Um tour nas vinícolas também é legal. Fiquei em Novo Hamburgo para economizar e leva-se 1 hora de carro para cada uma delas. Atenção quem for de carro que até abril a estrada principal de Gramado(que vai por Três Coroas) está bloqueada. Vá por Nova Petrópolis ou por Taquara. mais detalhes em
    http://marcusbarrocas.com.br:1234/serra.htm

    Elisa
    ElisaPermalinkResponder

    Boa noite!
    Ouvi muitos comentários sobre a Pousada Vovó Carolina, mas fiquei um pouco na dúvida.
    Qual seria melhor: o hotel vovó carolina ou a pousada vovó carolina?
    Obrigada

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Elisa! O Hotel Vovó Carolina é mais antigo e supercentral; você não precisará de carro para andar pelo centro. A Pousada Vovó Carolina é mais nova e um pouco afastada do centro; é longe para ir a pé.

    Daniela
    DanielaPermalinkResponder

    Olá Bóia! Boa noite! Já estou querendo planejar as férias de julho da minha filha de 6 anos, eu quero levar ao Beto Carrero, e meu marido para Gramado, será que inverno em Gramado é interessante para crianças ou melhor esperar para levar ao Natal Luz? Vcs tem algum post sobre o Beto Carrero? Obrigada!! ?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Daniela! Gramado tem atrações suficientes para mais de uma semana de férias, mesmo sem Natal Luz.

    Leia sobre Beto Carrero:
    https://www.viajenaviagem.com/2016/02/beto-carrero-e-balneario-camboriu

    Mayara
    MayaraPermalinkResponder

    Boia, o mês de maio é uma época boa para visitar Gramado?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Mayara! Não há época desfavorável. O outono costuma ter tempo firme, dias quentes e noites gostosamente frias.

    Mayara
    MayaraPermalinkResponder

    Olá, Bóia! Não encontrei dicas de restaurantes por aqui... sad
    Tem alguma sugestão?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Mayara! Estamos trabalhando no conteúdo de Gramado neste momento.

    Para o Ricardo Freire, o melhor restuarante de Gramado é o Âme, anexo ao hotel Modevie.
    https://www.facebook.com/amerestaurante/

    Massa na Pastasciutta http://www.pastasciutta.com.br/ , fondue na Maison de la Fondue http://www.maisonlafondue.com.br/ , galeto no Nonno Mio http://www.nonnomio.com.br/ , caça no La Caceria http://www.ecoparquesperry.com.br/sperry/index.php?option=com_content&view=article&id=9&Itemid=12 , buffet de fim de semana no almoço no Bêrga Motta http://www.ecoparquesperry.com.br/sperry/index.php?option=com_content&view=article&id=9&Itemid=12

    Elisa
    ElisaPermalinkResponder

    Bom dia, Boia!
    Estou indo para Gramado no dia 11/06. Estou querendo jantar num restaurante legal no dia dos namorados.
    Gostaria de saber se vale a pena ir no Amê no dia dos namorados.
    Pergunto isso pq onde eu moro, normalmente, nessas datas os restaurantes ficam insuportáveis e o atendimento fica ruim, pela quantidade de gente.
    Mas como Gramado é uma cidade bem turística, talvez esse tipo de problema não seja comum.
    Obrigada!

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Elisa! O Âme é um restaurante novo e ainda pouco conhecido. É pequeno e gastronômico, com uma proposta bem diferente dos restaurantões da cidade. Tirando o fato de que certamente estará cheio, deve ser uma boa pedida, sim.

    Mayara
    MayaraPermalinkResponder

    Olá, Bóia!
    Me hospedarei no Hotel Cercano que fica no centro de Gramado.
    Acha necessário alugar carro?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Mayara! Se você pode, alugue.

    Ana
    AnaPermalinkResponder

    Olá! Estou pretendendo ir para Gramado com meus 2 filhos (10 e 7 anos) agora em Maio, no feriado de Corpus Christi. A trajeto de carro (Gramado - POA) na volta no domingo, pós feriado, costuma ser engarrafado? O que vc nos recomenda?
    Outra pergunta: 4 dias inteiros é suficiente?
    Obrigada!

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Ana! Gramado hoje está quase uma Orlando -- se você ficar uma semana, ainda vão faltar atrações a ver. Com 4 dias, selecione o que vai curtir. Sim, haverá engarrafamento na volta, sobretudo se a RS 115 não estiver liberada para tráfego até lá.

    Barbara
    BarbaraPermalinkResponder

    Não vale a pena ir pra Gramado/Canela saindo de Caxias do Sul? Vi no decolar.com que é o aeroporto mais próximo e tem vôo da Gol para lá.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Barbara! Sim, é o aeroporto mais próximo, mas tem bem poucos vôos. E não tem ônibus de linha do aeroporto direto para Gramado, como Porto Alegre tem. Mas se os horários encaixarem com a sua viagem, você encontrar bom preço e for alugar carro, é uma ótima opção.

    Val Galvão
    Val GalvãoPermalinkResponder

    Oi, Barbara! Tem mais um detalhe para você levar em conta antes de decidir por Caxias do Sul: o aeroporto fecha com muita frequência por causa do clima. Já aconteceu comigo de chamarem para o embarque só que ao invés de avião, tinham 4 ônibus na pista para levar os passageiros até Porto Alegre, onde ficamos horas aguardando um voo para seguir viagem.

    Neusa A. A. Tapias

    Tenho lido que chega a ser perigoso dirigir na estrada entre Gramado e Bento Gonçalves. Estamos pensando em alugar um carro a partir de POA julho próximo e ir direto para Gramado e visitar pelo menos duas ou três vinícolas em um passeio de um dia.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Neusa! Não é perigoso não.

    Ezequiel
    EzequielPermalinkResponder

    Lendo atentamente seus valiosos comentários, percebi que estão preparando material novo sobre Gramado. Quando sairá aproximadamente? Até junho?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Ezequiel! Sim.

    Simone
    SimonePermalinkResponder

    Vale a pena viajar no inverno pra Gramado?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Simone! Gramado é originalmente um destino de inverno smile

    Kamila
    KamilaPermalinkResponder

    Quais os programas com mais "cara de Alemanha" de Gramado?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Kamila! Se você tiver a atenção e o cuidado de entrar na página O que fazer, verá que há passeios rotulados como "Clássicos". Esses passeios "Clássicos" têm a alma germânica de Gramado.

    Esta página agora é apenas a introdução do destino. Por favor consulte os capítulos específicos.

    Laura Ribeiro da Silveira

    Ola. Viajo em julho com a família. Temos duas filhas, 5 e 6 anos, que se cansam facilmente em passeios a pe. Atrações como o zoo e o lago negro demandam muita caminhada? Vale a pena usar carrinho tipo umbrella com elas em gramado? Obrigada.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Laura! O circuito do zoológico pode levar umas duas horas, parando a todo momento.

    rafael rom
    rafael romPermalinkResponder

    Valeu pelas dicas

    LUIZ Brito
    LUIZ BritoPermalinkResponder

    Não viajo sem viajar por aqui.

    Alyne
    AlynePermalinkResponder

    Obrigada!

    Fabiana S
    Fabiana SPermalinkResponder

    Boa tarde
    Para avisar que os ingressos para o Natal Luz deste ano já começaram a ser vendidos, tanto pelas agências quanto pelo site oficial. Clientes Bradesco têm 20% de desconto nas compras feitas com os cartões de crédito do banco, nos ingressos inteiros, até o dia 30.09. Abraços!

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Obrigada, Fabiana! Vamos fazer um post, valeu!

    Ricardo Vilela

    Olá RIcardo Freire e bóia! Estou indo a Bento Gonçalves passar 2 dias e meio na cidade. Vocês acham que vale a pena pegar 1 dia e dar uma esticada em gramado ou melhor só explorar a cidade de Bento mesmo?

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Ricardo! Quem responde é A Bóia. Você vai precisar de dois dias inteiros em Bento para fazer o Vale dos Vinhedos num e os Caminhos de Pedra no outro. E um dia em Gramado não serve para quase nada.

    Carlos Alberto

    Olá pessoal, o roteiro é incrível. Fiz a compra de ingressos para os meus passeios no site: serragaucha.superingresso.com.br. A compra foi fácil e não tive nenhum transtorno. Nesse site é possível visualizar várias atrações da região de forma centralizada. Seria interessante se nesse site fossem incorporadas mais atrações, principalmente na região de Bento Gonçalves e Garibaldi.

    A compra dos ingressos para o Natal Luz realizei no site oficial de vendas: natalluz.superingresso.com.br. Juntamente com o meu ingresso realizei a compra do estacionamento.

    No espetáculo Grande Desfile de Natal, fica a sugestão de melhorias na saída do evento. Como haviam muitos carros no estacionamento, o tempo para sair do estacionamento foi de 30 minutos.

    Realmente a Serra Gaúcha é um espaço para os amantes. Muito bem estruturada no que diz respeito a atrações, culinária, hotéis e pousadas. A segurança na cidade faz você achar que está em outro país.

    Para os que tiverem a oportunidade, aproveitem.

    Adriana Junqueira

    Nossas últimas férias foram de 05 a 15/dez16, com as criancas (11 e 9 anos)
    Como sempre, usamos praticamente TODAS as dicas aqui do site smile
    Compartilhando um pouco da nossa experiencia e outras dicas:
    Bento Gonçalves
    - infra-estrutura nos surpreendeu, passeios excelentes nas vinícolas Casa Valduga, Cave Geisse, tudo agendado previamente. Vinicola del Pizzol tem um espaco (antiga olaria), com museu, restaurante (aos fins-de-semana), lago e bichos soltos (pavao, quero quero, gansos, cisne), que as criancas (ao menos as minhas) amam. Reservem dinheiro e espaço nas malas para trazer algumas garrafas (dizem que até 6 por adulto, em voos domesticos).
    As criancas simplesmente amaram a Casa da Ovelha, no Caminho de Pedra, que permite amamentação das ovelhinhas e tem show de pastoreio e falcoaria. Mais do Caminho de Pedra: Casa da Erva Mate, onde há uma fábrica antiga para a moagem da erva, e também a Casa das Cucas (se chegarem no horário correto, aquele aroma de cuca saindo do forno é irresistível). Atenção aos horários dos restaurantes, que usualmente funcionam apenas no almoóo.
    Dica: pegar o folder dos respectivos 'caminhos turisticos` e ai se programar, pois há muitas opçoes. O que foi mais dificil foi a reserva da Maria Fumaca, concorrido nesta época do ano. Se possível, tentem o vagão turístico, cuja decoraçao é da época. Show Epopeia Italiana (incluso normalmente), também nos surpreendeu positivamente.
    Nao tao conhecido é o Caminho do Vale das Antas, onde fomos conhecer o alambique da Casa Bucco (e degustar capirinhas e licores, claro!) e fizemos um lanchino na Tenda do Teco (uma 'barraca-vendinha' na beira da estrada, com vista da Ferradura). Sui generis: paga o peso.

    B) Gramado e Canela
    Ficamos hospedados em Canela, carro alugado, passeios diários em Gramado, conforme as dicas do viajenaviagem. Restaurantes de Canela mais baratos que os de Gramado. Sempre olhamos as avaliacoes dos restaurantes também no tripadvisor (ex. Galangal é ótimo indiano, mas não japones).
    Snowland realmente é top, mas preparem-se para gastar além do ingresso comprado no site. E, se possível, levem mesmo suas próprias roupas de neve (luva, gorro, meia de neve). É MUITO frio lá dentro, mesmo com a roupa alugada, que é inclusa no ingresso.
    Como estávamos de carro, algumas dicas para estacionamento em Gramado: apenas no centrinho é necessário o parquimetro. Portanto, as vezes vale a pena estacionar a uma ou duas quadras do centrinho, porque é seguro e obriga a caminhada de volta (depois do almoço ou jantar). Ah, e uma dica que descobrimos apenas no último dia (e nao usamos): apenas com os guardinhas de transito (que vendem a 'zona azul' deles, é possível comprar um cartao de alguns dias de parquimetro. Deve valer a pena - ao menos para nao ficar voltando e renovando o ticket do parquimetro.
    Para os shows do Natal Luz: tem de comprar com antecedencia mesmo. A meia-entrada se esgota e ponto. E o estacionamento na ExpoGramado (local dos shows): + R$ 20,00. E tem transito. Programem-se para chegar com antecedencia, pois os shows sáo pontuais.
    Tentem obter a programacao do Natal Luz nos quiosques do centro. Há diferenca do "Acendimento da Cidade" e do "Show de Acendimento" (este último, com teatrinho e uma surpresinha no final).
    Ao lado da rodoviária, se nao me engano na Praca das Etnias, há uma casa grande que vende paes, cucas, sequilhos e afins fresquinhos. Nao anotei o nome, mas é tudo superfresco e ideal para um lanche, caso nao queiram repetir rodizios tradicionais.
    Por falar em rodizios e almocos: sugiro verificarem o tamanho dos pratos. No nosso caso, descobrimos, depois de algum tempo, que o prato que vale para 2 servia nossa familia inteira! Um exagero. Em todos os lugares.
    Ultima dica para crianças: a Pizzaria Rodizio Cara de Mau. OK, nao há pizza melhor do que em SP, mas esta pizzaria é temática (garcons piratas, decoracao pirata e até o maior dos piratas aparece nas mesas!). Imperdivel.
    (em canela, há uma que se chama Casa da Bruxa, mas nao fomos. Suponho ser da mesma linha).
    Acho que é isso!
    Como sempre, amamos a dica do site e demais blogs!
    Até a próxima viagem!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
    Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
    Cancelar