Guia de Gramado

Guia de Gramado

Gramado

Nenhum destino turístico brasileiro funciona tão bem quanto Gramado.

A região abraçou a idéia do turismo de massa com a mesma eficiência germânica usada tempos atrás para se transformar Gramado num vilarejo alpino. A hospedagem teve um extraordinário crescimento, e hoje não fica nada a dever a nenhum destino do litoral. A cena gastronômica se diversificou, e vai muito além do fondue e do café colonial.

Você pode visitar Gramado como o destino de montanha que ainda é, com todos os prazeres associados – o friozinho, a lareira acesa, a sequência de fondue. (Para uma experiência serrana mais autêntica, hospede-se na vizinha Canela.)

Mas cada vez mais gente sobe a Serra para fazer uma viagem estilo Flórida, com uma agenda repleta de parques temáticos e atrações superproduzidas, tanto em Gramado quanto em Canela – da estação de esqui coberta Snowland ao incrível Museu da Moda, passando por test-drive de carros esportivos e a mirante de vidro Skyglass.

Entre novembro e janeiro, então, Gramado encarna para valer um espírito disneyano, na decoração das ruas e nos espetáculos do seu Natal Luz.

O bom é que essas duas Gramados – a roots e a das grandes atrações – não são excludentes. Podem ser curtidas na mesma viagem, na dosagem que você preferir.

Este guia foi feito para você descobrir a sua Gramado – e curtir a viagem ao máximo.

A Bóia recomenda:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

209 comentários

preciso de um lugar para passar a virada do ano com festa e jantar sem gastar muito em gramado ou canela você tem alguma indicação não bebemos bebidas alcoolicas ou seja pode ser um lugar familiar

Bom dia,
Estarei viajando para gramado daqui a duas semanas. O local foi escolhido, pois além de muito indicado, minha futura noiva há muito tempo deseja conhece-lo. Esse é o ponto… Estou indo para um local que não conheço para realizar um pedido de casamento. Por favor, preciso de ideias onde em gramado seria o melhor lugar para realizar esse feito.

    Olá, Thiago! O Lago Negro é um dos lugares mais naturalmente românticos da cidade.

    Se quiser fazer a proposta num jantar romântico, reserve no La Belle Du Valais http://www.belleduvalais.com.br/ ou, fora da cidade, na pousada La Hacienda (seria interessante passar uma noite-supresa ali!)

    Agradeço pela atenção.
    O pedido de casamento foi um sucesso. Realizei no Trem Maria fumaça, com o auxilio de toda equipe, durante uma das apresentações… Foram maravilhosos.

olá!
alguma boa dica para o Natal Luz em Gramado?
Os shows: Grande desfile e Fantástica Fabrica valem a pena para crianças de 5 anos ou são entediantes?
Iremos 2 casais com 2 crianças de 5 anos em Novembro/2014.
Obrigada.

Gramado é lindo, estou aqui pela 2 vez, vale todos os roteiros. Gostaria de deixar uma crítica à Plinc Turismo e Pousada das Flores. A plinc turismo não respeita seus clientes e não aceitam reclamações, nos venderam hospedagem para pousada das flores e nos entregaram um quarto muito abaixo da média e pelo preço de um hotel superior. 2 dicas para os viajantes, não comprem pacote pelo hotel urbano e pela plinc turismo!!!

Realmente muito bom seu post, super completo e inteligente. Gostaria de deixar uma dica a quem está indo conhecer a Serra Gaúcha. Em http://www.laiguana.com.br existem ótimos restaurantes com preços super em conta para quem está com viagem marcada para Gramado, Canela ou Bento. Espero que gostem da dica! Um grande abraço e uma incrível semana a todos.

Muito bom o comentário da amigaTereza,realmente a estância é tudo de bom e sobre a The Writer House ,a casa do escritor é algo inovador em termos de Brasil e a escolha de Campos do Jordão para sediar este projeto inspirado num conceito igual americano não poderia ser diferente,pois,a região está localizada entre diversas cidades literárias como Taubaté ,a capital da literatura infantil e a cidade de Monteiro Lobato.Estive na Hub City ,e sei como esse projeto literário foi fundamental para a cidade Spartanburg, SC. Em maio de 1995, três escritores se conheceram em uma cafeteria com uma idéia para um livro, uma antologia sobre a experiência de viver em Spartanburg, SC. Desde então, o Writers Project Hub City já publicou mais de 65 títulos e 500 escritores, estabeleceu uma livraria independente, e desde a educação escrita criativa para milhares de pessoas.Parabéns para o Curador brasileiro da The Writer House ,a casa do escritor em Campos do Jordão

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.