São Jorge 2024

Guia de Gramado

Gramado

Nenhum destino turístico brasileiro funciona tão bem quanto Gramado.

A região abraçou a idéia do turismo de massa com a mesma eficiência germânica usada tempos atrás para se transformar Gramado num vilarejo alpino.

A hospedagem teve um extraordinário crescimento, e hoje não fica nada a dever a nenhum destino do litoral. A cena gastronômica se diversificou, e vai muito além do fondue e do café colonial.

Você pode visitar Gramado como o destino de montanha que ainda é, com todos os prazeres associados – o friozinho, a lareira acesa, a sequência de fondue. (Para uma experiência serrana mais autêntica, hospede-se na vizinha Canela.)

Mas cada vez mais gente sobe a Serra para fazer uma viagem estilo Flórida, com uma agenda repleta de parques temáticos e atrações superproduzidas, tanto em Gramado quanto em Canela.

Para se divertir, por exemplo, na estação de esqui coberta Snowland, no incrível Museu da Moda, no test-drive de carros esportivos e no mirante de vidro Skyglass.

Entre novembro e janeiro, então, Gramado encarna para valer um espírito disneyano, na decoração das ruas e nos espetáculos do seu Natal Luz.

O bom é que essas duas Gramados – a roots e a das grandes atrações – não são excludentes. Podem ser curtidas na mesma viagem, na dosagem que você preferir.

Este guia foi feito para você descobrir a sua Gramado – e curtir a viagem ao máximo.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    A Bóia recomenda:

    232 comentários

    Olá Ricardo e Bóia.
    Incluam por favor o Space Adventure e o Garden Park, as duas atrações recém-inauguradas em Gramado e Canela. Acabei de retornar de lá e visitei os dois. O Space tinha sido aberto a apenas 02 dias, e achei muito interessante, em alguns momentos até emocionante, principalmente porque vivi a chegada da Apolo 11 à Lua em 1969. Mas é um passeio para várias idades, exceto criancinhas pequenas.
    O Garden Park foi outro passeio muito lindo e contemplativo, pois o parque tem quase 140 m2 de jardins e natureza pura, um show. Muitas trilhas no meio das árvores, riachos, laguinhos e quedas d’água. Rende lindas fotos!
    Também estive em Bento, Garibaldi e Farroupilha visitando vinícolas menores, bem intimistas e interessantes, como a Almaúnica e a Cave Antiga, nem sempre lembradas nos roteiros. No ano passado já tinha visitado as vinícolas grandes do Vale dos Vinhedos.
    Querendo fotos, posso enviar ! Rsrs

    Ricardo , sou se fã , sempre q viajo acesso seu site para ver suas recomendações onde comer , sempre coincide com meu gosto porém desta vez em Gramado , fui no Nonno Mio e fui muito mal atendido , a ponto de pedir a conta no caixa , cansei de esperar e solicitar exclusão dos 10% pedimos massa e não achei nada demais …demais

    Vamos agora no início do natal luz, dos eventos pagos qual vcs indicam? vamos com criança de 9 anos

      Olá, Alessandra! O Grande Desfile é bastante animado, tem muitos personagens que podem agradar o seu filho. A Fantástica Fábrica é um musical, leve se ele gostar de teatro. O Reino do Natal é uma atração meio Disney, só que sem trenzinho, você vai andando pelos ambiente, no seu ritmo, e vê coisas acontecendo. Nativitaten é um espetáculo musical com efeitos especiais e temática bíblica, é atração menos infantil.

    Vou pra Gramado/Canela de 11 à 16 de Novembro, com esposo e filho de 05 anos. estou fazendo mil pesquisas, restaurantes com preço legal e que sejam bons, descontos em shows, parques, melhores atrações turísticas, o que não pode deixar de fazer. Fico com receio de algumas postagens, se realmente vale a pena, ou se só foi publicado por ter sido pago, ou por ter parceria. Senti confiança aqui, poderia me ajudar mais, obrigada!

      Olá, Daniela! Nenhum hotel, atração ou restaurante pagou para estar aqui. Nossas únicas parcerias são com o Booking (ferramenta de busca e reserva de hotéis com resenhas honestas de hóspedes reais) e a ETS, que vende passeios para quem não quer fazer por conta própria. Mas você não precisa usar nenhum desses serviços para aproveitar a informação.

    Olá vou a Gramado de 3 a 10 de setembro.
    Desço em Porto Alegre e alugo carro.
    Quero conhecer as vinicolas de Bento Gonçalves.
    Sugere passar uns dias lá ou ir antes ou depois?
    Ainda não reservei a hospedagem pois vi qu é distant.
    Aguardo suas dicas.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito