Jalapão

Jalapão

Qual é a sua Chapada? Diamantina x Veadeiros x Guimarães x Mesas x Jalapão

Para entender o Jalapão

Jalapão: como é a viagem com a Korubo

Brasília-Jalapão, via Chapada dos Veadeiros, de jipe: as dicas do Edison

23 comentários

olá, pessoal!
estou me programando para ir ao Jalapão em janeiro/19. terei mais 4-5 dias no tocantins. compensa ir para ilha do bananal? algum outro atrativo bacana para aproveitar por lá?

    Olá, Kamila! Não temos conteúdo sobre a Ilha do Bananal, mas sabemos que o verão é época de chuvas e cheia — as águas sobem e cobrem parte da ilha. Tampouco é uma época boa para a Chapada das Mesas.

Eu fui ao Jalapão, partindo de Palmas e com um Duster 4×2. Tenho experiência na condução off road e não tivemos percauços, mas é tenso. Hoje eu iria em 2 carros para ganhar segurança. Tem que tem paciência, na época das chuvas para não ficar na areia (até 4×4 fica nas areias ali), esperar a chuva parar para seguir adiante e com alguém que saia do carro para “limpar o caminho” caso tenha muitas pedras pontiagudas….Levei anilha e cinta, mas nem isso foi necessário. Como podem surgir surpresas no caminho, cobertor, água e comida sempre presentes para caso seja necessário dormir na estrada. Tudo com muita calma e zelo para não estragar o passeio e prepare-se para andar “de lado”. Divertido é.

O caminho feito pelas operadoras de turismo começa por Ponte Alta pois os caras têm carros preparados. Subir Ponte Alta para Mateiros com pedras soltas, pontiagudas e chuva é muitíssimo complicado. Para quem não tem experiência ou está com 4×2, seguir por São Félix, Mateiros e terminar em Ponte Alta é mais prudente….para descer todo santo ajuda. Indo de 4×2, tem que tentar uma agência para ir até Dunas Douradas, pois a areia ali quase que impossibilita o tráfego de carros sem no mínimo tração traseira. Não nos perdemos hora nenhuma…com calma, marcando os pontos e usando o GPS sem pressa dá para fazer tranquilo. Fui com esposa, sogra e duas filhas (13 e 9 anos) e adoraram o passeio. Se alguém quiser, mando o roteiro que fiz em fevereiro de 2018

    ola, gostei do seu relato e adoraria ter mais dicas de lá, não pretendo ir só, mas queria opinão de quem já foi. Obrigada, Natália

    Opaa Maurício, se possível me passa teu roteiro. Estamos indo numa SW4 (4×2). Não tenho sua expertise em off road, mas acredito que consigamos aproveitar, nem que seja parte das blzas do lugar. Descrição dos integrantes parecida com a nossa.

Fui ao Jalapão de 15 a 18/09/17 e a minha dica é: contrate uma agência para o passeio. Não adianta ter uma 4×4 e um GPS. Um amigo foi por conta própria e passou mais tempo perdido que nos atrativos, fora o pessoal que atola na areia.Fui com a agência 40 graus no cerrado, guia Sandro, espetacular! O Jalapão é bruto mas é lindo demais!!

Gostaria de fazer um roteiro com acessibilidade. pois sou cadeirante e existem muito poucos roteiros acessíveis no Brasil.

Gostaria de saber se alguém já passou a virada no Jalapão? Estou me organizando pra ir este ano, mas queria tem mais informações. Se é muito cheio nessa época e etc. Obrigada!!

    Olá, Patty! As pousadas e os passeios organizados lotam com bastante antecedência.

Gostaria de participar de viagens pelo interior do Brasil; a exemplo, Jalapão, Chapada dos Veadeiros, Lençóis na Bahia, Chapada das Mesas e etc., de certa forma, indistintamente, a partir de 15/05/2015. Tenho um veículo off-road

Por falar nisso, alguém a fim de ir a Chapada das Mesas na segunda ou terceira semana de junho de 2015? Dividir custos dos passeios?

Boa tarde! Gostaria de fazer um roteiro pouco usual: começar pelo Jalapão (foco em rafting), seguir em direção a Chapada das Mesas (base em Carolina) e subir para os Lençois Maranhenses (Barreirinhas, Atins, Santo Amaro), voltando por São Luis. Alguém já fez alguma coisa parecida? Tem alguma dica ou sugestão? A viagem seria na segunda metade de Julho/2015. Obrigada Bjs

    Olá, Carolina! Para fazer o Jalapão com rafting, faça o roteiro da Venturas, que é contruído em torno disso.

    Para seguir à Chapada das Mesas você vai pegar um vôo (Azul ou See, 1h) ou ônibus (Transbrasiliana, 7h30min) a Araguaína, de onde você segue de ônibus a Filadélfia e Carolina, base para a Chapada das Mesas. De Carolina você vai de ônibus a Imperatriz e lá pega um vôo a São Luis. De São Luís vai de ônibus a Santo Amaro ou Barreirinhas.

    Gostei do roteiro, Carolina! Se achar um -e não se importar! -, faria na boa com vc…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito