londres vista do alto

Guia de Londres

Londres

Na hierarquia das grandes cidades do planeta, Londres é a mais pop. É a cidade que Nova York reverencia, e que Paris respeita. Talvez seja o lugar que mais ‘conhecemos’ antes mesmo de chegar.

Chegando em Londres, reconhecemos a vista do alto da London Eye, e ver a Tower Bridge pela primeira vez dá uma emoçãozinha na gente. Os carros trafegando “do lado contrário”, as pessoas apressadas no metrô — a Londres que a gente imaginava é mesmo como Londres é.

Mas, ainda assim, há muito por descobrir.

O que esperar de Londres

torre de londres e tower bridge

Do passado, aprender sobre a Londres de quase 10 séculos atrás, na surpreendente Torre de Londres. Do presente, encontrar uma Londres que fala mais de 300 línguas, e que tem mercados de rua que são um exemplo dessa pluralidade. A metrópole mais tradicional do mundo é também a mais diversa de todas.

Diversifique sua experiência também. Aproveite os extraordinários museus (gratuitos!), mas não perca de vista a street art de Shoreditch. Assista a um musical no West End (menos caros que na Broadway!), e também pare para escutar os músicos nas estações de metrô.

O fish & chips do almoço pode muito bem ser sucedido por um curry no jantar (ambos já podem ser considerado pratos típicos locais).

E fique atento a qualquer novidade que passar pelo seu caminho. Vai por mim: o que é novo em Londres hoje será pop no mundo inteiro amanhã.

Londres: quando ir

columbia road flower market

Para escapar da chuva em Londres… só viajando para outro destino. Não que o tempo seja ruim todos os dias — é que não existe uma época do ano que seja muito mais seca do que as outras.

E se pode chover em qualquer estação, use outros critérios de desempate para decidir quando ir a Londres.

Londres no inverno

O inverno em Londres não chega a ser congelante — pode nevar, mas as médias de temperatura no período se mantêm positivas. O pior da estação são mesmo os dias curtos. O sol se põe às 16h, e só amanhece lá pelas 8h.

O melhor do inverno? Atrações com menos filas e museus mais vazios (ou menos cheios, em se tratando de Londres).

  • Janeiro é o mês mais frio do ano, com temperaturas entre 3°C e 8°C.
  • Fevereiro também é frio, com temperaturas entre 3° e 9°C.
  • Março vê temperaturas chegarem aos dois dígitos: mínima de 4°C, máxima de 12°C.

Londres na primavera

O horário de ‘verão’ começa no finalzinho de março, e aproveitar Londres ao ar livre vai ficando cada vez mais prazeroso com o avançar da primavera. As fachadas e os parques cheios de flores deixam a cidade ainda mais bonita.

Se você vier na Páscoa, é bom avisar: as escolas entram em recesso, e as atrações ficam com bastante fila. A cidade também enche durante a Maratona de Londres, mas é um evento divertido de acompanhar.

  • Abril tem temperaturas entre 6°C e 16°C.
  • Maio registra variação de 9°C e 18°C.
  • Junho já tem clima de quase verão: mínima de 12°C, máxima de 21°C.

Londres no verão

Filas, metrô sem ar-condicionado e tarifas mais caras de hospedagem: o verão em Londres tem vários poréns. Mas é também o momento em que a cidade está mais animada, com uma agenda cultural cheia de eventos ao ar livre.

É a época dos festivais de música, da Pride (Parada do Orgulho Gay, no início de julho) e do carnaval caribenho de Notting Hill (em 2020, dia 23 de agosto).

  • Julho é o mês mais quente, com temperaturas entre 14°C e 24°C — ondas de calor, porém, podem levar a picos de 30°C.
  • Agosto traz temperaturas entre 14°C e 22°C.
  • Setembro já tem mínima de 11°C, com máxima ainda em 20°C.

Londres no outono

Terminado o fervo de verão, Londres desacelera, mas nem tanto. O horário de ‘verão’ termina no final de outubro. As horas de luz diminuem, dando a sensação de dias mais curtos, e as temperaturas vão ficando rapidamente invernais.

No início de novembro já começam as festividades de fim de ano, com vitrines decoradas, rinques de patinação no gelo e mercados de Natal.

  • Outubro tem mínima de 9°C e máxima de 16°C.
  • Novembro registra temperaturas entre 6°C e 12°C.
  • Dezembro é gelado, com mínima de 3°C e máxima de 9°C

Julho x janeiro?

Se você só pode viajar durante as férias escolares, precisa escolher entre duas Londres bem diferentes.

Indo a Londres em janeiro, você vai querer passar a maior parte do tempo em ambientes fechados: museus, teatros, pubs, e até no seu próprio hotel (que vai ser mais bem preparado para o inverno do que para o verão, ao menos). Os dias escuros podem ser um pouco deprê.

Indo a Londres em julho, você vai aproveitar mais a cidade ao ar livre, em parques, mercados e eventos de verão. As atrações vão estar muito mais cheias, e você vai precisar de mais planejamento para não gastar as férias em filas.

O clima vai ser quase de festa. Escolhendo o meio do ano, confira se o seu hotel tem ar condicionado — os mais em conta podem não oferecer esta comodidade.

Querendo seguir viagem pela Inglaterra ou pelo Reino Unido, combinando Londres com Dublin, Edimburgo ou Highlands, não tenha dúvidas: vá em julho.

Natal e Réveillon em Londres

O Natal é uma época complicada para turistar em Londres. Nos dias 24, 25 e 26 de dezembro (Boxing Day) a maioria das atrações e museus fecha. No dia 25 de dezembro, não há circulação de transporte público (para ir e vir dos aeroportos, marque um trânsfer ou agende um minicab). Para aproveitar o clima natalino, chegue antes do Natal.

O Ano Novo em Londres tem queima de fogos na London Eye, com acesso pago. As entradas são vendidas pelo site da prefeitura já em setembro. É preciso ter paciência para as multidões nas ruas, resistência ao frio, e pique para eventualmente voltar a pé para o hotel, já que os transportes têm operação reduzida.

Que roupa eu levo?

camden market loja collectif

A sua mala para o inverno de Londres deve ter peças que componham camadas, para que você não passe frio na rua, nem calor em ambientes fechados.

Leve roupas térmicas (calça, blusa e meias) para usar como segunda pele. Blusas de manga comprida e calças fazem a segunda camada. Suéteres e um casaco impermeável tipo ‘bonequinho Michelin’ vão por cima (escolha um modelo mais comprido, até o meio das coxas).

Para os pés, botas impermeáveis e antiderrapantes. Como acessórios, luvas, gorro e cachecol — e um guarda-chuva.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Para o outono ou a primavera, prepare uma mala mais parecida com a de inverno do que com a de verão. O casaco impermeável pode ser mais curto; as botas podem ser substituídas por sapatos fechados; meias térmicas e gorro talvez não sejam necessários.

    De resto, é bem provável que você continue precisando se abrigar bem para caminhar na rua, especialmente à noite, ou quando o dia estiver chuvoso.

    Para sua mala de verão em Londres, bermudas e camisetas são bem-vindas, mas não deixe de levar calças compridas, suéteres, jaqueta e echarpe. Uma capa de chuva levinha é uma boa, também.

    523 comentários

    Olá, fui à NYC e Paris com as dicas do VnV e foram ótimas!
    Agora o desafio será ir a Londres e Dublin entre 28/01/22 e 15/01/23 com dois bebês, que terão 2 anos e meio e 1 ano, será que estamos malucos?? Gostaríamos de passar o réveillon em Londres com minha 1 filha que mora hoje na Irlanda. Os fogos da London eye podem ser do quarto do hotel, com sorte os bebês dormem e podemos apreciar um vinho. Temos muitas dúvidas, passagens aéreas, se devemos comprar para o menor de 2 anos, para ter mais um assento e espaço para a viagem, se tem um hotel que podemos ver os fogos e se vale a pena o gasto? Tem atrações para as crianças no frio de Londres e na época que vamos? A ida até a Irlanda será para conhecer Dublin e depois passar alguns dias na casa da filhota em Limerick! Socorro bóia e Ricardo, isso tem chance de dar certo??

      Olá, Junior! Crianças dessa idade não fazem turismo, não há “atrações” para elas. Elas vão demandar tempo e atenção, vão precisar brincar e se alimentar e se distrair, vão deixar os movimentos de vocês mais lentos, mas não impedem vocês de fazerem a viagem que quiserem – talvez seja até mais fácil hoje do que quando elas tiverem 6-8 anos e aí sim precisarem ser levadas às atrações.

      A gente não recomenda ter expectativas quanto a Réveillon na Europa. Não é uma festa importante como aqui. Compre coisas gostosas no mercado, ponha um champagne no peitoral da janela, abra um Zoom para festejar com a família que ficou no Brasil e veja os fogos pela TV. Mas se fizer questão de tentar um quarto com vista, achei um artigo com várias opções (mas tem que ver direitinho, tem bastante coisa longe da Londoneye)

      https://trip101.com/article/new-year-new-view-10-hotels-to-watch-the-new-year-fireworks-from

      E sim, se você puder comprar a passagem para o maiorzinho, valerá a pena.

    Adoro o site VnV, me ajudou muito na última viagem que fiz a Londres. Tudo junto em um artigo só, com vários links que resolveram todas as minhas dúvidas. Estive em Londres em novembro e adorei, era baixa temporada, o friozinho já começando e algumas pistas de patinação no gelo funcionando pela cidade. Adorei a que fica perto do Museu de história Natural, se tiver com criança da pra ficar uma tarde interira nessa região.

    Oie boa tarde
    estarei indo em novembro , estou com dificuldades em achar passagens acessíveis para duas pessoas , possui dicas ?

      Olá, Thyelle! Você pode assinar notificações em sites como Kayak ou das cias. aéreas para ser avisada quando aparecerem as promoções. Verifique se você não está viajando em época de feriadões (2 de Novembro, 20 de Novembro), quando as passagens encarecem muito.

    Estamos começando a nos planejarmos para visitar as grandes capitais europeias que mais temos curiosidade de visitar: Londres, Paris e Roma. Gostaria de umas sugestões: a qual delas seria melhor e mais acessível se dirigir aqui do Brasil, em qual seria melhor e mais acessível se hospedar e em que ordem visitar? Agradeço desde já!

    Olá!
    Sou brasileira e tenho cidadania italiana. Estou indo para Irlanda em fevereiro e meu voo tem escala em Londres. Com o brexit, cidadãos europeus ainda terão livre circulação até dezembro de 2020 ou será encerrado em 31 de janeiro deste ano? Não sei quase nada sobre o Brexit e não quero ter problemas na imigração de Londres, que segundo relatos de amigos próximos, é terrível.
    Muito obrigada!

      Olá, Daniele! Não adianta especular, vamos esperar para ver os termos. Mas você não terá problemas na imigração britânica com um passaporte italiano, mesmo que acabem com a fila da União Européia.

    Entre abril e maio/20 irei passar pela França, Inglaterra, Escócia, Irlanda e Irlanda do Norte. Se eu fizer o seguro Schengen que é obrigatório na França ele tb me deixará coberta nos demais países ou tenho que fazer um outro à parte?

      Olá, Carina! O seguro para Europa vendido pelas grandes seguradoras vale também para os países fora do Espaço Schengen.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito