Los Roques

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Uma das característica comuns dos paraísos preservados é a dificuldade de acesso. Por conta da situação político-econômica da Venezuela, porém, a chegada a Los Roques pode bater o seu récorde pessoal de perrengues. Mas vale a pena.

Do Brasil a Caracas

Neste momento (julho/2014; e vou tentar deixar essa informação sempre atualizada), a Gol voa 8 vezes por semana entre São Paulo e Caracas.

São 4 vôos noturnos (2ª, 5ª, sábado e domingo), permitindo o embarque a Los Roques no mesmo dia, e outros 7 vôos diurnos, que obrigam você a pernoitar em Caracas.

Para voltar, há 4 vôos vespertinos (2ª, 5ª, sábado e domingo, saindo às 13h40) e 7 vôos noturnos (saindo diariamente às 22h10). Todos permitem voltar de Los Roques e seguir viagem ao Brasil no mesmo dia. Ou seja: se a Gol não mudar os horários, você não precisa pernoitar em Caracas se sair do Brasil 2ª, 5ª, sábado ou domingo (para não dar nenhum chabu, prefira sempre voltar no vôo das 22h10).

Já a TAM, acompanhando outras cias. internacionais, reduziu suas operações na Venezuela. (Várias cias. estão fazendo isso porque não conseguem repatriar suas receitas em dólar.) Atualmente são apenas 3 vôos semanais vespertinos (3ª, 5ª e sábado), que obrigam ao pernoite em Caracas. A volta é no início da madrugada de 4ª, 6ª e domingo, permitindo aos que vêm de Los Roques prosseguir ao Brasil no mesmo dia.

Até há pouco tempo também dava para evitar o pernoite em Caracas voando com a colombiana Avianca ou a panamenha Copa, com conexão -- mas essas cias. reduziram as freqüências à Venezuela, e os primeiros vôos agora chegam no início da tarde, um pouco tarde para pegar a conexão a Los Roques com segurança.

De Caracas a Los Roques

Duas pequenas cias. aéreas levam a Los Roques. A Chapi Air tem uma frota de 3 teco-tecos com capacidade entre 8 e 14 passageiros, que fazem a viagem em 45 minutos. É a cia. mais confiável na rota. A concorrente LTA/Aerotuy usa um turboélice maior, com 48 assentos, em vôos de 30 minutos. O que pesa contra a Aerotuy, porém, é seu histórico de atrasos e cancelamentos. Nas duas, as passagens de ida e volta custam por volta de US$ 250.

Até ano passado, todos os vôos saíam do terminal nacional do aeroporto de Maiquetía (o mesmo aonde chegam os vôos do Brasil, no terminal internacional). Só que agora o governo inventou de transferir os vôos de aviões pequenos para o aeroporto de Higuerote, que fica a 150 km (é preciso passar por Caracas e continuar). O traslado pode levar de 2h30 a 4h, dependendo do horário e do trânsito.

O assunto aeroporto é tabu; agências de receptivo, pousadas e cias. aéreas não trazem informações nos seus sites. Pesquisando na internet, parece que a Aerotuy continua operando desde Maiquetía, enquanto a Chapi Air teria alguns horários saindo de Maiquetía e outros de Higuerote -- só não se sabe ao certo quais. É possível que você só descubra ao chegar. Por isso, programe um intervalo de 5 horas entre o vôo nacional e o internacional, na ida e na volta.

Não há outro jeito senão voar a Caracas e pegar um teco-teco, que leva entre 30 e 50 minutos.

Recomenda-se fazer a reserva no vôo nacional por meio da sua pousada. É mais fácil conseguir lugar nos aviõezinhos de 2ª a 5ª.

Como comprar a passagem Caracas-Los Roques

Você pode pedir para a sua pousada providenciar (ou recomendar alguém que compre para você em Caracas) ou usar uma agência/operadora.

A operadora brasileira com melhores contatos em Los Roques é a Turnet, que usa ótimas pousadas (Acuarela, Natura Viva, Macanao Lodge e Acquamarina) e consegue confirmar assentos na Chapi Air.

Entre os venezuelanos, a Venebrasil e a Pousada Guaripete se dedicam bastante ao mercado brasileiro.

Dá para comprar a passagem na hora, em bolívares, depois de fazer o câmbio negro? Dá. Mas você corre o risco de pegar vôos lotados e ter que ficar em Caracas (ou voltar de Los Roques mais cedo do que gostaria).

Na boa: se eu fosse você, garantia ter alguém te esperando em Caracas para o primeiro câmbio e para resolver perrengues de vôos internos. Vale ouro.

Transporte marítimo a Los Roques

Não há transporte regular de barco entre Caracas e Los Roques, nem entre a Ilha Margarita e Los Roques.

Vôos entre Los Roques e outras ilhas

Não há vôos entre Los Roques e Aruba, nem vôos entre Los Roques e Curaçao. Você vai precisar forçosamente voltar a Caracas. O vôo mais fácil de comprar é de Aruba às ilhas ABC é o da Gol entre Caracas e Aruba, operado 3 vezes por semana. De Aruba a Curaçao, e de Curaçao a Bonaire, use a Insel Air.

Não há vôos regulares entre Ilha Margarita e Los Roques. Agências locais vendem passeios bate-volta de avião a quem está hospedado em Ilha Margarita.