Machu Picchu

Guia de Machu Picchu

Machu Picchu

Primeira viagem ao Peru: Lima, Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu

Primeira viagem ao Peru: gran finale em Machu Picchu

Machu Picchu: quando ir, como chegar, como visitar

Vai a Machu Picchu? Durma em Aguas Calientes!

Vale a pena subir a Huayna Picchu?

Lares Adventure, dia 4: Ollantaytambo ‘vip’ e luxo no trem a Aguas Calientes

Lares Adventure, dia 5: Machu Picchu (e um balanço final)

29 hotéis em Cusco comentados pelos leitores

Soroche: como combater o mal de altitude

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    174 comentários

    Olá
    Estou pensando em ir pra Lima/Cusco/Macchu Picchu, na semana do feriado de 21 de abril. É chuvoso ainda?

      Olá, Rafael! A estação chuvosa já vai ter passado. Pode pegar alguma chuva, mas nada que faça estragos como no verão.

    Estou pensando em ir para Cuzo/Machu Picchu no carnaval, de 21 a 26 de fevereiro.
    Esse período é muito chuvoso? Vou perder a viagem?

      Olá, José Antônio! Se não comprou passagem, não vá. Visite entre maio e setembro. Evite especialmente janeiro e fevereiro.

    Olá, bom dia.

    Comprei os ingressos para Machu Picchu e só quando as reservas foram geradas percebi que a idade estava errada (saiu com 17 anos!). Será que tem algum problema?

      Olá, Regina! Se o preço do ingresso for o mesmo, não tem problema.

    Olá
    Gostaria de uma ideia de lugar de praia pra combinar com Matchu pichu. Vou em outubro de 2020.
    Obrigada

      Olá, Nilce! As praias do Peru têm a água fria do Pacífico. São recomendáveis apenas para surfistas. De Lima você até poderia pegar um avião para o Caribe, mas é época de chuva e furacões por lá.

    Qual a melhor época para se ir a Machu Picchu? Estarei de férias no início de fevereiro até o carnaval.
    Quais outras sugestões?

      Olá, Marcio! O verão é a pior época. Chove muito e o trem pode inclusive não funcionar. Vá para Machu Picchu quando puder viajar entre maio e setembro.

    Pessoal, queria muito agradecer a vcs pelas dicas! Segui exatamente o roteiro sugerido e foi tudo incrível. Desde os deslocamentos, passeios, hotéis e restaurantes! Uma viagem inesquecível!
    Alguma dicas adicionais considerando a minha experiência:
    1. Se puder, evite ir de Latam que usa o mesmo modelo de avião que faz a ponte aérea Rio/ SP, mas com ainda mais assentos. Uma viagem super-desconfortável. Eles até distribuem travesseiros e mantas para dar uma “cara” de vôo internacional. Mas aí são mais duas coisas para vc administrar num espaço tão pequeno.
    2. Passeios a partir de Cusco: tudo é muito longe e leva tempo. Vc fica mais tempo no transporte do que nos destinos. Tenha paciência.
    3. Salinas da Maras: não é mais permitido ir até as salinas, apenas olhar de longe. Ainda tem um grande impacto visual, mas perde um pouco a graça.
    4. Para o deslocamento entre Cusco/ Ollanta e Machu Picchu Pueblo, preferi deixar a mala em Ollanta, levando roupas para duas noites (Ollanta e Machu Picchu Pueblo). Isso facilitou muito o deslocamento já contratei um tour que me deixou nessa cidade.
    5. Não lembro de ter lido sobre o tempo seco em Cusco. Pelo menos na época que eu fui, é MUITO seco. Bom se preparar.
    6. Para quem retorna de trem e para em Ollanta, realmente tem o serviço de vans para Cusco. Mas elas só saem quando enchem e só enchem quando chegam os trens com os locais. Ou seja, podem demorar muito para sair. Minha dica é pegar o trem direto para Poroy e pegar um taxi.
    Abs.

    Olá, venho acompanhando as dicas e orientações das viagens. Muito legal…. Viajo nos grandes roteiros.
    Estou planejando ir em janeiro para o Peru. Em especial, Machu Picchu. Estava vendo nas orientações que em Cusco, não é aconselhável ir nesta época por conta de chuvas.
    Poderia me passar um roteiro legal para Janeiro? Será minha primeira viagem fora do Brasil.
    Ah pode me falar mais sobre a compra de modalidades múltiplos destinos?
    Obrigada.

    Obrigada por esse blog! Segui quase a risca as dicas para minha viagem para o Peru e foi incrível – Dica de ouro, em Cusco o restaurante Morena Peruvian Kitchen – Preço justo, atendimento fantástico e uma comida maravilhosa.

    PERGUNTA:
    – O blog sugere comprar passagens na modalidade “vários destinos” no roteiro para MachuPicchu … mas …se comprar ida/volta SP/LIMA, e depois comprar ida/volta LIMA/CUSCO, DA MESMA COMPANHIA, essa se responsabiliza pelo vôo de volta ao Brasil caso aconteça algum imprevisto em Cusco?

      Olá, Iris! Se as passagens forem desvinculadas, a cia. não tem nenhuma obrigação. No mínimo você tem que tentar juntar as duas passagens na mesma reserva, até para que a sua bagagem seja transferida de um avião para o outro. Se forem reservas diferentes, você vai ter inclusive que fazer check-in do segundo trecho.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito