Marrocos

marrocos deserto saara

Marrocos: um roteiro pelo sul do país, incluindo Marrakech e o deserto

Marrocos: hotéis exóticos, do acampamento no deserto ao alto luxo

Marrocos: as dicas dos leitores

Que moeda levar para 50 países

Não perca dinheiro no câmbio

60 comentários

OLá, estamos planejando uma viagem para Marraquech em Julho. Acha que é viável ou é insuportável por causa do calor? Estivem em dubai em setembro e foi insuportável… parecia uma sauna

Marrocos é um país surpreendente, pela sua história, geografia e Cultura.O cenário pela Cordilheira de Montanhas do Atlas e o Sahara,foi impressionante.Andar pelas dunas numa caravana de camelos,passar a noite num acampamento com jantar,fogueira,música e dormir numa tenda aconchegante foi uma experiência inesquecível! O artesanato em madeira,couro,metais,cerâmica é único e de apurado bom gosto. Agradeço ao nosso guia ismail e Obrigado Moroccodeserttour.com

Eu tenho Lúpus e irei viajar para o Marrocos em Dezembro.
Não posso tomar nenhuma vacina.
Há alguma vacina que seja obrigatória para entrar no país?
Olhei no portal do Itamaraty e lá diz que a vacina de colera é obrigatória. Porém pesquisando em sites de viagens encontro que não há essa obrigatoriedade

    Olá, Arieta! Nunca ouvimos falar desta exigência. Não saberia nem onde tomar essa vacina…

Fiz um circuito privado pelo Marrocos em maio com a Trilho Salma. Foi ótimo! Tudo organizado por eles, motorista e guias em português, hotéis, acampamento no deserto.

Numa conexão de 22 horas em Casablanca a caminho de Lisboa, pela Royal Air Maroc, o que vale a pena fazer na cidade?

    Normalmente a Cia oferece hotel, dai você pode visitar a mesquita e o centro antigo de Casablanca Habous

Ola! Em maio passarei alguns dias em Tarifa. Vale a pena fazer um bate e volta de ferry para Tanger?

    Olá, Simone! O bate-volta a Tânger mostra apenas o pior do Marrocos. Deixe para ir ao Marrocos quando você tiver tempo para ver o Marrocos. Use o seu dia para explorar um pouco mais da Andaluzia, que é linda.

    Poxa, eu tinha uma ideia tão diferente de Tanger, romântica e culturalmente rica, não é isso? Não vale a pena? conheci Casablanca e Marrakesh há muito tempo atrás e quero voltar pra descer o litoral até Mogador, tiro Tanger do roteiro?

    Olá, Adriano! O que não recomendamos é o bate-volta da Espanha a Tânger. Os visitantes de um dia só têm contato com o pior da cidade. Num roteiro slow, é claro que Tânger tem o seu lugar e o seu encanto.

Olá, estou planejando uma viagem para Grecia e Turquia ou Espanha e Marrocos ainda não decidi. Mas vi que o Ramadã será de 15/5 até 14/6. Os monumentos como Grand Bazaar fecham nesse período ?
Obrigada

    Olá, Lilian! Tudo funciona. As pessoas trabalham normalmente. Apenas não podem comer durante o dia. Turistas não devem comer em público.

Acabamos de chegar de uma viagem inesquecível para o Marrocos (eu, minha esposa, minha filha de 6 anos, minha mãe e minha sogra). Passamos pelas seguintes cidades:
Casablanca (a vista a mesquita Hassan II é imperdível);
Rabat (capital do país, cidade moderna, que vale a pena visitar);
Chefchaouen (na minha opinião, o lugar mais bonito que visitamos);
Fez (a medina é uma loucura, com mais de 9.000 ruas. Necessário um guia para a visita);
Meknés (cidade imperial, muito bonita, pena que fomos para lá em uma sexta-feira, onde muito pouca coisa abre)
Voulubilis (ruínas romanas muito interessantes);
Merzouga (com direito a uma noite de pernoite no deserto e ida de camelo, na verdade dromedário) – saindo da cidade passmos pelas gargantas do Todra, impressionantes;
Boumalne e Ouarzazate (gragantas do Dades, a “serra do rio do rastro”marroquina, a Kasbah e os estúdios de cinema);
e Marrakech (com a imperdível medina, Jardins de majorelle e a Praça Jemma El-Fna.
Em nenhum momento nos sentimos indesejados ou em qualquer perigo. Muito pelo contrário, o povo é atencioso (ainda mais quando ficam sabendo que você é brasileiro), as cidades são seguras e há muita polícia em todas as cidades e estradas.
Fizemos tudo por conta própria, sem guias e com carro alugado. Dirigir no Marrocos é tranquilo, desde que você tome cuidado com o trânsito meio maluco e estradas muito sinuosas. As estradas são bem sinalizadas e sem buracos e muito policiadas. Fui parado algumas vezes, mas em todas fui muito bem tratado pelos policiais.
A única recomendação que faço a todos que vão a Marrakech é sobre as barracas de comida da praça Jemma El-Fna. Paramos em uma barraca (a de número 26) para jantarmos espetinhos de vários sabores. Pedimos nossos pratos e o garçon começou a trazer pratos com pães, saladas marroquinas, azeitonas…. Como o pedido que fizemos se restringia ao tipo de carne, frutos do mar ou legumes destes espetinhos, achamos que eram acompanhamentos destes pedidos. Mas não eram não! Quando pedimos a conta, um susto: tudo era cobrado separadamente! Cada pratinho com pães ou salada era cobrada separadamente. Conclusão: foi a refeição mais cara de toda a vigem, incluindo jantares com vinho marroquino, entrada, prato principal e sobremesa em restaurantes chiques e com excelentes avaliações aqui no tripadvisor. Tentamos argumentar que não tinhamos pedido aquelas coisas, que foram colocadas na mesa sem querermos, mas não houve acordo.
Fora isso, foi uma viagem dos sonhos. Todos adoraram. O Marrocos superou em muito todas as espectativas.
Quem estiver na dúvida, meu conselho é: abra sua cabeça e mergulhe no Marrocos que você não irá se arrepender.

    Legal a sua descrição da viagem em família. Bem legal mesmo. Tô doida pra ir com minha filha de 20 anos mas ainda tenho dúvidas entre ir em grupo ou não. Não me garanto dirigindo por lá e 2 mulheres sozinhas. Valeu

Gostaria de saber se precisa de vacina contra febre amarela para entrar no Marrocos. Vou em Novembro de 2017.

    Olá, Maria! Não precisa. Mas vacine-se. Um dia você vai precisar, livre-se dessa dor de cabeça de uma vez por todas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito