Introdução a Morro de São Paulo

Guia de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Principal povoado da ilha de Tinharé (pertencente ao município de Cairu), Morro de São Paulo é o que temos de mais parecido no Brasil com uma ilha grega. Não nos quesitos paisagem ou arquitetura, mas no departamento animação.

O ano inteiro, gringos alternativos fazem de Morro uma esticada sagrada de suas viagens a Salvador. No verão, é a vez dos brasileiros aumentarem o quórum para o festerê.

A Bóia recomenda:

O que esperar de Morro de São Paulo

Prepare-se para caminhar. Ao desembarcar no píer, você já vai encarar uma ladeira até o alto do centrinho.

Depois disso, todos os seus deslocamentos entre a pousada e as praias centrais ou a vila vão ser feitos a pé.

Na chegada e na saída, conte com carregadores (chamados ‘táxis’) para transportar sua mala.

Os poucos carros existentes na ilha servem apenas para transporte aos hotéis mais distantes da vila, ao povoado de Garapuá e à Fazenda Pontal, de onde é possível atravessar de barquinho à ilha de Boipeba.

Nenhum carro trafega pela areia. Todos os veículos de transporte vão por uma estrada escondida, que sai nos fundos da Segunda Praia e segue num traçado por dentro da ilha.

Vale a pena combinar Morro de São Paulo com Boipeba?

Essa é uma dúvida bastante comum.

Boipeba é, na verdade, o exato oposto de Morro de São Paulo. Uma ilha com nenhum agito (com exceção da época de Réveillon), e que só está inserida no turismo de massa porque recebe visitantes de Morro que vêm passar o dia.

Por isso, se você apenas tem curiosidade por Boipeba e quer dar uma olhadinha nas suas atrações mais conhecidas (as piscinas naturais de Moreré, a lagosta do Guido, os flutuantes com ostras de Canavieiras), pode se contentar com o passeio Volta à Ilha, que dá a volta na ilha de Tinharé incluindo três paradas em Boipeba.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Mas se você realmente quiser uns dias de descompressão e natureza depois de passar por Morro de São Paulo, então combine sim as duas ilhas.

    Veja nosso Guia de Boipeba.

    157 comentários

    2 dúvidas:
    1 – como chegar no hotel se eu chegar pelo vôo da Abaeté?
    2 – querendo fugir de qualquer folia de carnaval, dá pra ir pra Morro de São Paulo? (porque não sei se realmente não vai ter nada em Salvador e eu odeio carnaval)

      Olá, Izabella! A pista de pouso é na Terceira Praia. Se o seu hotel for na Terceira Praia, na Segunda Praia, no Centro ou no início da Quarta Praia você vai a pé, com ajuda de um carregador se quiser contratar. Se o hotel for longe na Quarta ou Quinta Praia, pegará o transporte do seu hotel para lá.

      Toda praia próxima de capital vai estar bem cheia no carnaval. Em Morro de São Paulo, as únicas chances de distanciamento social seriam em hotéis remotos na Quarta Praia ou hotéis da Quinta Praia, abstendo-se de freqüentar a Segunda Praia ou o centrinho durante todo o feriado.

    Boia boa noite!

    Como é morro de São Paulo para viajar uma mulher sozinha? Perigoso?
    Onde melhor hospedar?
    Fácil de se enturmar e fazer amizade?
    Melhores pontos turísticos e programação?
    Obrigada!

    Pretendo viajar para Salvador 4 dias e ir para Morro de São Paulo 3 dias, mas com criança de 2 anos vale a pena?
    Há um outro destino para o Nordeste mais indicado para se passear com criança?

    Peço sugestão por favor. Quero visitar Boipeba (mais dias) e Morro de São Paulo saindo de Salvador. Serão 8 pernoites. Onde melhor ficar mais dias?. Curto praias, boa gastronomia, natureza e cenários para fotografia. Onde melhor montar base?. Ou seria melhor dividir pernoites e qual seria mais fácil chegar e sair?. Muito Obrigado.

    Você foi numa época muito ruim! Sempre antes de viajar pesquise sobre o clima do lugar! O clima pode estragar uma viagem!

    Boia, fomos em janeiro e nossa estadia era para o Hotel Portalo, mas não conseguimos dormir no quarto standart, sugiro colocar esta observação para os leitores, pq o quarto fedia a mofo e urina. O hotel tb faz muitas festas com som muito alto, então quem procura sossego não terá.

    Sheila estou nesse exato momento eu e meu esposo em Morro de São Paulo e dizendo a mesma coisa…nós não voltaremos nesse lugar. Tudo muito caro…porções minúsculas com preços exorbitantes… voltarei no Nordeste porém em outras praias…essa aqui não dá. Só decepção com o turismo e as explorações para com os turistas

      Tive esta mesma impressão, o lugar é bonito, mas o trabalho para chegar e sair da ilha não compensa. Fiz o semi terrestre para ir e demora muito, chegamos exaustos e para voltar pegamos o ferry boat com muita gente vomitando e o ferry balançando. Dá para curtir outros locais na Bahia com melhor conforto e custo benefício.

    Irei de Barra Grande a Morro de São Paulo e preciso de uma ajuda. Irei de Barra Grande de lancha até Camamu e de Camamu até Valença de ônibus. Vi no google maps que o Terminal Rodoviário de Valença é longe do Atracadouro de Bom Jardim, de onde partem as lanchas rápidas para Morro de SP. Pesquisando na internet parece-me que também partem lanchas do centro de Valença, local mais próximo da Rodoviária, mas não consigo obter informações…. Vocês saberiam indicar o local e o contato? Gostaria de comprar as passagens com antecedência, pois a viagem ocorrerá em 27 de dezembro. Seria Possível? Desde já agradeço. Este blog é referência obrigatória na organização das minhas viagens!!! Parabéns!

    Muita decepção. Morro de São Paulo é bonito mas não tanto assim que compense o sacrifício de chegar e sair de lá. Em julho quando visitamos , chove, faz um friozinho, a água é fria e a catamarã não vai por causa do vento aí é uma verdadeira novela, das compridas para chegar e ir embora. Você perde um dia na ida e na volta. Pouquíssimas opções de horário. As coisas em geral são muito caras. Não voltaria.

      Cristiane, você foi em uma época ruim, por isso não pegou dias lindíssimos, uma pena. Morro de São Paulo é lindo sim, perde um dia na ida e outro na volta, mas organizando o roteiro direitinho da pra aproveitar muito e curtir uma vibe incrível. Aconselho você a voltar e viver uma belíssima experiência

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito