Introdução a Morro de São Paulo

Guia de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Principal povoado da ilha de Tinharé (pertencente ao município de Cairu), Morro de São Paulo é o que temos de mais parecido no Brasil com uma ilha grega. Não nos quesitos paisagem ou arquitetura, mas no departamento animação.

O ano inteiro, gringos alternativos fazem de Morro uma esticada sagrada de suas viagens a Salvador. No verão, é a vez dos brasileiros aumentarem o quórum para o festerê.

A Bóia recomenda:

O que esperar de Morro de São Paulo

Prepare-se para caminhar. Ao desembarcar no píer, você já vai encarar uma ladeira até o alto do centrinho.

Depois disso, todos os seus deslocamentos entre a pousada e as praias centrais ou a vila vão ser feitos a pé.

Na chegada e na saída, conte com carregadores (chamados ‘táxis’) para transportar sua mala.

Os poucos carros existentes na ilha servem apenas para transporte aos hotéis mais distantes da vila, ao povoado de Garapuá e à Fazenda Pontal, de onde é possível atravessar de barquinho à ilha de Boipeba.

Nenhum carro trafega pela areia. Todos os veículos de transporte vão por uma estrada escondida, que sai nos fundos da Segunda Praia e segue num traçado por dentro da ilha.

Vale a pena combinar Morro de São Paulo com Boipeba?

Essa é uma dúvida bastante comum.

Boipeba é, na verdade, o exato oposto de Morro de São Paulo. Uma ilha com nenhum agito (com exceção da época de Réveillon), e que só está inserida no turismo de massa porque recebe visitantes de Morro que vêm passar o dia.

Por isso, se você apenas tem curiosidade por Boipeba e quer dar uma olhadinha nas suas atrações mais conhecidas (as piscinas naturais de Moreré, a lagosta do Guido, os flutuantes com ostras de Canavieiras), pode se contentar com o passeio Volta à Ilha, que dá a volta na ilha de Tinharé incluindo três paradas em Boipeba.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Mas se você realmente quiser uns dias de descompressão e natureza depois de passar por Morro de São Paulo, então combine sim as duas ilhas.

    Veja nosso Guia de Boipeba.

    157 comentários

    Pessoal, queria dar uma dica muito valiosa, pois não gostaria que outras pessoas passassem por isso: caso estejam indo ao Atracadouro Bom Jesus de carro, cuidado ao passarem por Valença! Logo na entrada, algumas pessoas gritaram na rua para não irmos adiante e nós, assustados, recuamos, achando que poderia ser alguma boca, algo assim. Nessa, uma pessoa se apresentando como guia da cidade nos abordou de moto, dizendo que o caminho pro Atracadouro estava interditado por conta das chuvas e que o Atracadouro inclusive nem estava funcionando, que podiamos segui-lo, que nos levaria para um estacionamento ao lado das embarcaçoes. Nos fomos cansados, assustados e acoados, e nos cobraram 70 reais a diaria. Na hora eu questionei o valor, disseram que era por conta da temporada e como de fato eu nunca tinha viajado em janeiro, cai nessa. Mais tarde, já em Morro, descobri por um guia de um passeio, que o Atracadouro esta funcionando normalmente e que nós, caimos nesse golpe. Tudo combinado, desde as pessoas que gritam na rua, até o “guia” de moto, ateo estacionamento que tem vários homens quando vc chega, pra intimidar mesmo. Enfim, não caiam nessa! Estacionamento do Sormani, podem jogar no google e ver as avaliações. Beijos

    Oi pessoal. Estou encontrando informações diferentes sobre o clima em março. Chove ou não chove no final do mês de março? Obrigada

      Olá, Taís! Março é o mês de transição entre a época de tempo mais firme e a época chuvosa, mas é uma boa aposta.

    MORRO DE SÃO PAULO

    A Bahia é muito linda,
    Não cansa de surpreender.
    Cada canto tem seu encanto
    Com algo interessante pra ver.

    O Recôncavo guarda tesouros
    Do período colonial.
    Tem manifestações culturais
    E valioso tesouro natural.

    O paraíso fica na Bahia
    E, por ele, eu me enjaulo.
    O mar confunde com o céu
    No belo Morro de São Paulo.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

    Estou querendo ir agora pro final de abril,alguém indica algo??Se é uma boa ir ou não ?

      Olá, Henrique! É o início da estação chuvosa. A Bahia está com toques de recolher desde o início de março, que podem ser renovados em abril.

    Queridos Rique e Nick, estamos em MSP, no vila dos Orixás! Que lugar! Adorei as dicas de acesso, seguimos por elas. Viemos parar aqui por culpa de MarceloPires e Patr>cia… Celebramos a minha aposentadoria e 15 anos juntinhos. Tudo é divino e maravilhoso! Muitos beijos a vocês!!!

    Não recomendo ir de lancha direto de Salvador. É trajeto em mar aberto e quem não tem costume sempre passa muito mal. Além do que, fica mais barato atravessar o carro pelo ferry-boat e pegar mais ou menos 110km pela BA -01 até Valença. Deixa o carro em um dos muitos estacionamentos que tem perto do cais, e pega uma lancha que vai levar uns 20 minutinhos bem tranquilos para chegar em Morro. Na volta, havendo um pouquinho de tempo, ainda pode dar uma esticada até Itacaré seguindo pela mesma rodovia.

    Preciso de ajuda para encontrar estacionamento seguro. Vamos até Salvador de carro e de lá p Morro de São Paulo de lancha.

      Olá, Emilia! O ideal é ir até o Atracadouro Bom Jardim perto de Valença. Deixar o carro n estacionamentofevhado em Salvador vai sair muitíssimo mais caro.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito