Porto Alegre

Porto Alegre

Por dois séculos e meio Porto Alegre acreditou ser banhada pelas águas do Rio Guaíba. Um dia os porto-alegrenses acordaram com a notícia de que o seu rio é, na verdade, um lago (e que isso mudaria também as regras de ocupação das margens). A nova denominação ainda causa controvérsia – e é um ótimo assunto para puxar quando você não quiser falar de futebol.

O rio que virou lago não é a única novidade. Nos últimos tempos Porto Alegre vem ganhando ares cada vez mais cosmopolitas. A carne continua sagrada, mas a cena gastronômica vai muito além das churrascarias. A programação cultural é intensa e diversificada.

Para descobrir uma das mais surpreendentes capitais brasileiras, basta aproveitar as folgas de uma viagem a trabalho e seguir a agenda dos porto-alegrenses. Ou dar-se ao luxo de uma escala mais demorada antes de subir a Serra.

Quando ir

A umidade é intensa tanto no inverno quanto no verão, acentuando as sensações de frio e calor.

O outono é a estação mais seca, com dias quentes e noites frescas. A época mais bonita do ano, no entanto, é a primavera, enfeitada por uma profusão de jacarandás floridos.

Porto Alegre fica ainda mais interessante na época de eventos culturais.

O maior deles é a Feira do Livro, sempre na primeira quinzena de novembro, e que em 2014 completa 60 anos na Praça da Alfândega. E em setembro há o Porto Alegre Em Cena, um festival internacional de teatro.

Como chegar

O aeroporto de Porto Alegre localiza-se ainda dentro dos limites da cidade.

É possível chegar com vôos diretos desde São Paulo (Congonhas e Cumbica), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Florianópolis, Curitiba, Campinas, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu e Brasília. Há vôos diretos também para Buenos Aires, Montevidéu, Lima, Cidade do Panamá, Miami e Lisboa.

As cidades turísticas da Serra estão a duas horas de viagem.

Gramado fica a 130 km; Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos, a 125 km.

Onde ficar

O elegante bairro dos Moinhos de Vento tem tudo: localização central, hotéis, restaurantes, cafés, lojas de rua, shopping e um pequeno parque de nome superlativo, o Parcão.

Por ali, o Sheraton está na boca do gol: em frente à rua dos restaurantes (a Padre Chagas e suas transversais), ao lado de um pequeno shopping (o Moinhos) e a uma quadra do Parcão. Com diárias mais em conta (mas uma pequena ladeira no caminho), o novo Master Premium Cosmpolitan está na mesma rua, algumas quadras abaixo (abaixo mesmo: conte com um belo aclive para chegar à região da Padre Chagas).

Outros hotéis que deixam você perto da badalação são o Lagheto Viverone Moinhos, o Mercure Manhattan, o Adagio Moinhos de Vento e o Ibis Porto Alegre Moinhos de Vento. Há um bom hotel na borda do parque: o Quality Porto Alegre. Ainda nos Moinhos de Vento, mas talvez fora de mão para ir caminhando até a região da Padre Chagas, considere o Master Express Moinhos de Vento e o Swan Molinos Business.

O Centro da cidade fica ermo à noite; há muitos hotéis (e com diárias em conta), mas eu não me hospedaria por lá não. A não ser que fosse para ficar no Everest, que está junto à Praça da Matriz (onde fica o Theatro São Pedro) e na beira da linda escadaria do viaduto histórico da Borges de Medeiros.

Para curtir a noite mais animada do pedaço, fique no bairro (central) da Cidade Baixa. O Master Express Cidade Baixa está no meio da muvuca. Ficando no Comfort Porto Alegre ou Master Express Perimetral você vai precisar atravessar uma avenidona (a Perimetral).

O novo pólo empresarial da cidade na avenida Carlos Gomes, entre os bairros de Auxiliadora e Três Figueiras. Bons hotéis da região: Holiday Inn Porto Alegre, Novotel Três Figueiras e Swan Tower Porto Alegre.

Caso o seu trabalho leve você à Zona Sul da cidade, hospede-se no caminho: no InterCity Premium Porto Alegre ou no Blue Tree Towers Millenium (este, perto do shopping Praia de Belas e o mais próximo que há do estádio Beira-Rio).

O pólo de hotéis junto ao aerporto serve aos apressados e aos que vão apenas pernoitar para seguir viagem à Serra de manhã seguinte. Por ali escolha entre o Express Aeroporto, o InterCity Express, o Novotel Porto Alegre Aeroporto, o Deville Porto Alegre Aerporto e o Ibis Porto Alegre Aeroporto.

O que fazer

Tire uma tarde para fazer o circuito clássico do Centro, com visitas ao MARGS (o Museu de Arte estadual), à Casa de Cultura Mario Quintana e ao Theatro São Pedro, com um pit stop no Mercado Público para tomar uma salada de frutas com nata na Banca 40.

O rio-lago pode ser navegado em passeios com o barco Cisne Branco – e contemplado das janelas da nova atração da cidade, a Fundação Iberê Camargo.

À noite, escolha entre a badalação dos Moinhos de Vento (ruas Padre Chagas e Fernando Gomes) e a cena alternativa da Cidade Baixa (entre as ruas Lima e Silva e José do Patrocínio).

72 comentários

Amigos, Bom Dia.
Estou indo para Porto Alegre em Outubro, ver um show no Auditório Araújo Vianna. Qual seria o melhor lugar para ficar? Primeira vez na cidade. O show é no sábado dia 15/10. É possível aproveitar bem a cidade em um final de semana?
Obrigado,
Guilherme.

    Olá, Guilherme! Tanto Cidade Baixa quanto Moinhos de Vento estão próximos do auditório (à noite, vá e volte de táxi).

Uma opção de turismo Rural proximo a porto alegre é conhecer o Vale do Rio Pardo, saindo de POA, passando a ponte do Guaiba em direção a Charqueadas…. Cidades como Sto Amaro (patrimonio historico de General Camara), Balneario Monte Alegre (com vistas fantasticas do Rio jacui), Vale Verde, Passo do Sobrado, Rio pardo, tudo a menos de 100Km de POA. Em Vale Verde tem um espaço hospedagem Rural muito simpatico, http://www.facebook.com/sitioburacofundo onde a hospedagem acontece na casa de produtores, com gastronomia e natureza incrivel. O cerro do Itacolomy é uma otima opção para quem quer fazer uma escalada. Fica a dica!

Olá! Pretendo ir para o RS de carro a partir de SP, na última semana do ano. Vou ara a região de caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Canela… mas estou com um pouco de medo por causa das constantes notícias sobre as chuvas na região sul do país. Vocês tem alguma informação sobre as estradas, se são muito perigosas com chuvas, se são ruins e eu deveria ir em outra época ou ainda tentar passagem de avião…

Obrigada!

    Olá, Carla! A única estrada que tinha sido interrompida, a RS 115, já foi reaberta há muitas semanas.

    Eu vi as notícias, mas queria saber se as estradas são boas para ir para lá nessa época do ano ou se eu corro o risco de passar por algum perrengue hehehe. Muito obrigada pela atenção! Eu adoro o trabalho de vocês!!!

Olá! Gostaria de saber se vale a pena alugar um carro para passear por Porto Alegre ou o transporte público é suficiente ?

    Olá, Sandro! Existe uma linha turística, a Linha Turismo, que funciona de 3ª a domingo passando pelos principais pontos turísticos. Os outros deslocamentos podem ser feitos facilmente de táxi ou, se você tiver alguma paciência, em transporte público.

Olá, também é imperdível o Museu de Ciência e tecnologia da PUC. É fantástico, com muita interatividade entre a ciência e o visitante. E pra quem gosta de parques verdes, o maior queridinho dos gaúchos é o parque Farroupilha, ou Redenção.

Não concordo com o Sérgio sobre o Mercado Público. O lugar é lindo, come-se muito bem lá e se encontra frutas frescas, especiarias, o famoso sorvete com nata, o melhor café da cidade, moído na hora. Você não vai comprar peixe quando está hospedado num hotel, vai? Quanto à segurança, seja no Mercado ou no Centro, é igual a qualquer grande cidade do Brasil: não dá para facilitar mesmo. Quanto a cidade estar velha e suja, cara, a cidade é lindaaaaaa. Parques belíssimos, avenidas estão sendo ampliadas, o Centro histórico com arquitetura preservada, teatros, museus, galerias, cafés. Ao lado do Mercado Público existe o famoso Chalé da Praça XV que foi recentemente reformulado e é excelente sugestão para almoço ou happy hour. Há uma feira de artesanato e antiguidades, o Brique da redenção, todo domingo no Parque Farroupilha, uma enorme área verde no coração da cidade. A praia de Ipanema na Zona Sul, passando pelas marinas, o Jardim Botânico, o Parque Japonês, enfim, há muita coisa para se fazer.

Não vá ao mercado municipal. A menos que queira ser assaltado. O local é feio, sujo, muito sujo e mega fedorento. As peixarias são pequenas, o pessoal fica gritando no seu ouvido e não tem nada de especial. Tudo o que tem ali você compra na rua e mais barato e mais saudável. Nem o peixe que falam ali nos restaurantes é interessante. Você vai pagar caro e ficar com a sensação de “é só isso!?”… Quer peixe ? Vá à Tramandai ou Osório. 100km pela linda Free Way. Mas mercado municipal (ou mercado público) não dá. Fuja de lá !

Porto Alegre é uma cidade pra ver em dois dias. Mas se quer aproveitar mesmo, chegue, alugue um carro (ou vá com o seu) e vá até Bento Gonçalves fazer a rota das vinícolas. Depois vá à Gramado e Canela e simplesmente respire aquelas cidades (você vai sair dizendo:”voltarei o mais rápido que puder”!. A capital tem no bairro Moinhos e na Zona Sul os passeios clássicos. Mas nada demais. PoA está velha, suja e muito insegura. Você raramente vai ver policial na rua. Fique muito atenta(o) se for andar no centro, especialmente na rua dos Andradas. Centro à noite só se for comprar drogas. Não se arrisque. Se quiser hotéis mais em conta fuja do Moinhos. Ali você vai deixar o rim. Opte pelo Intercity ao lado do aeroporto que tem preço business e está próximo de tudo. E você vai agradecer quando tiver que ir pro aeroporto. Outro local bom é a avenida Protásio Alves. Local estratégico e com hotéis de muito com gosto, com ótimo custo/benefício. Ah, e não deixe de tomar o metro ou de carro mesmo e ir até Novo Hamburgo. Procure pelo Outlet Platinum e encontre preços interessantes. Local seguro, grande e com muita variedade. Se puder coma na galeteria que tem na praça. Um pouco cara, mas espetacular !

    Porto Alegre é pra se conhecer toda uma vida. Não é “pra ver”, é pra sentir, viver, é hors-concours no Brasil em civilidade, senso de cidadania, respeito às individualidades, participação a partir mesmo de reuniões de condomínios. Certamente mudou , como tudo muda, depois que deixei de morar lá (morei 3 vezes, em vários bairros, anda, pegava ônibus, lotações exemplares pro país). Moro em recife, sou recifense, mas morro de saudade.

    Concordo com vc Sergio! Me mudei há um ano para PoA e tenho a mesma percepção, tanto nos comentários acima, qto ao Mercado Público, não consegui ficar nem 10´lá dentro. Pior mercado que já conheci.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito