Porto de Galinhas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Porto de Galinhas: quando ir

Quando ir, quando não ir

Outubro, novembro e dezembro são os meses mais secos em Porto de Galinhas, com precipitações abaixo de 100 mm.

Janeiro, fevereiro e setembro também têm tempo predominantemente firme, com chuvas entre 100 e 150 mm.

Março e agosto trazem um pouco mais de chuva do que o desejado, com índices acima de 200mm.

A estação chuvosa vai de abril a julho, com precipitações entre 300 e 400 mm.

Porto de Galinhas: quando dá praia?

Voltar | Menu

Quando ficar no Recife ou em Porto de Galinhas

Caso você esteja pensando em dividir a viagem com Recife (e eu recomendo vivamente), fique durante a semana em Porto de Galinhas e o fim de semana (na chegada ou na saída) na capital.

Assim, você evita a superlotação de Porto de Galinhas no fim de semana e aproveita Recife com menos trânsito e com o Recife Antigo no auge da animação.

No sábado, visite a Oficina Brennand, o Instituto Ricardo Brennand, a Fundação Gilberto Freyre e o bairro do Poço da Panela (tem um roteirinho pronto aqui). No domingo, esteja em Olinda a postos às 10h para a missa com canto gregoriano no Mosteiro de São Bento, passeie pela rua do Amparo, almoce e depois passe uma tarde mais completa no Recife Antigo. Visite os museus enquanto o sol está quente, depois atravesse de barquinho para o Parque de Esculturas do Marco Zero e faça o passeio de catamarã pelo Capibaribe ao entardecer. O domingo no Recife Antigo é uma festa: ciclovias trazem recifenses de bairros da Zona Norte e da orla, e ao anoitecer grupos amadores de maracatu fazem seus ensaios nas ruelas do bairro.

Veja onde ficar no Recife aqui.

Voltar | Menu

Quando fazer o bate-volta de Recife a Porto de Galinhas

Se você vai a Porto de Galinhas apenas como um bate-volta do Recife, programe-se para chegar na vila num momento em que seja possível fazer o passeio de jangada às piscinas naturais. O ideal é chegar pelo menos duas horas antes da maré baixa atingir seu nível mínimo.

O passeio é mais bonito durante as luas cheia e nova, quando a maré baixa pela manhã e seca mais, expondo mais os corais e tornando a água mais cristalina. O passeio não vale a pena em dias nublados ou chuvosos; sem incidência direta da luz solar, as piscinas ficam opacas.

Clique e aprenda como usar a tábua das marés (e aproveite para pegar 7 dicas para não perder a viagem a piscinas naturais).

Voltar | Menu

14 comentários

Pau
PauPermalinkResponder

Hola, quisiera saber si en semana santa hay multitudes de turistas habitualmente ? O se concentran a partir del jueves santo ? Será peor que en verano o carnaval ? Gracias !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pau! A cidade fica cheia na Semana Santa, sim. Mas no Carnaval e no verão a lotação é maior. Na Páscoa pode chover.

Kathia
KathiaPermalinkResponder

Olá Ricardo, indico a Pousada Canto do Porto, em Porto de Galinhas. A pousada está localizada na praia de Ipojuca, avenida Beira Mar. Nossa família sempre fica hospedada nessa pousada e o diferencial é o café da manhã muito gostoso, o restaurante da pousada e fica pé na areia.

Rosely
RoselyPermalinkResponder

Amo viajar e as dicas são imprescindíveis para tornar o passeio mais proveitoso e ganhar tempo !

Newton
NewtonPermalinkResponder

Olá Ricardo e Bóia.

Mês de Maio nã compensa ir para as praias do nordeste?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Newton! Compensa se você gostar de pegar praia na época mais chuvosa do ano, conforme você pode ler no texto.

Ricardo da Silva Junior

Excelente o site! Quero ir pra lá em Maio, dizem que é época de chuva, mas vou arriscar, espero ser uma boa estadia!
Pensei em ir pra Bahia, mas troquei por Porto de Galinha por causa da violência em Salvador e até mesmo Morro de São Paulo.
Espero valer a pena e o site me ajudou a ter todo o roteiro estrutura. VALEU!

Elane
ElanePermalinkResponder

Gostaria de saber sobre o calendário das marés, no período de 16 a 19/12/18 está maré baixa para poder aproveitar as piscinas naturais

Geovana Campos Kohut

Olá, eu e minha prima estamos planejando ir a Pernambuco em Janeiro de 2019, vamos ficar em Gravatá onde uma conhecida irá nos hospedar. Mas queremos conhecer Caruaru, Recife, Olinda, Porto de galinhas e arredores, vamos ficar uns 10 dias, não pretendemos alugar carro. Estamos ainda bem perdidas em relação a onde ir e como ir. Tem algumas dicas para nos dar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Geovana! Ir a Recife/Olinda e Caruaru vai ser fácil, os ônibus passam por Gravatá. Para Porto de Galinhas você vai precisar pegar outro ônibus em Recife.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/porto-de-galinhas/como-chegar-porto-de-galinhas/

Geovana Campos Kohut

Obrigado pela dica! Eu adorei o site, estou encontrando muita informação valiosa. Abraços!!

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Boa tarde a todos. Em Abril a indicação de chuva, isso pode atrapalhar as férias? São chuvas fortes e duradouras são chuvas moderadas no final de tarde?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar