Guia do Rio de Janeior - inauguração

Guia do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Dá para contar nos dedos as cidades do mundo conhecidas por seus slogans. Roma, Cidade Eterna. Paris, Cidade-Luz. Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa. O Rio é Oscar de cenário, direção de arte, casting, (falta de) figurino, roteiro e trilha sonora original.

Tudo o que é feito ao ar livre no Rio tem aparência, gosto, textura e consistência de férias. O carioca pode não se dar conta, mas fazer jogging no calçadão às 6 da manhã é como sair um pouco de férias todos os dias. Tomar um chope depois do trabalho é férias. Num domingo de sol, outras cidades param – mas o Rio entra em férias. É um prazer estar num lugar tão bem equipado para as férias dos seus habitantes.

Para deixar tudo ainda mais bonito, chegue pela Ponte Aérea. Um dos shows mais deslumbrantes do planeta, pelo preço de uma passagem de avião.

E a segurança? Veja bem: nada do que sai no noticiário é mentira. Mas tem também o que não sai no noticiário.

O que não dá manchete no jornal: a qualquer hora do dia você encontra mais gente caminhando, consumindo e se divertindo nas ruas da Zona Sul do que em qualquer bairro de qualquer cidade do Brasil. Os argentinos estão por toda parte. Na praia, nas atrações turísticas, no supermercado, felizes da vida, feito mineiros em Guarapari.

A expansão da hotelaria para a Olimpíada trouxe hotéis novinhos, funcionais e em conta – e provocou uma onda de renovação nos antigos. Pela primeira vez em três décadas, preço de hotel no Rio não assusta. E a grande maioria dos restaurantes abertos entre 2017 e 2018 procura pegar leve na coluna do preço.

Nos últimos anos, locomover-se pelo Rio ficou mais fácil e seguro. O simpático bonde VLT leva com toda segurança às novas atrações do Boulevard Olímpico. O metrô agora chega a Ipanema, Leblon e início da Barra da Tijuca. E com táxi de aplicativo e Uber, ser enrolado por taxista no Rio é coisa do passado.

Vai por mim: hospede-se num hotel perto do metrô, explore o Boulevard Olímpico, redescubra as atrações tradicionais do Centro, aproveite as praias, inclua generosas doses de shows e teatro na sua temporada, e sua viagem será inesquecível.

Se preferir um esqueminha pronto de passeios, use nossos Roteiros práticos, todos devidamente testados.

Tome exatamente os cuidados que você tomaria há 10 anos, e você vai aproveitar o Rio dez vezes mais do que há 10 anos.

Prefere fazer seu passeio privado e com roteiro personalizado no Rio, veja as opções abaixo, oferecidas pela nossa parceira Easy Travel Shop:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    555 comentários

    Vou ao consulado americano. Chegarei no aeroporto Santos Dumont 7 HORAS. dizem que da para ir andando. Voce recomenda pegar UBER Vou passar o dia inteiro no Aeroporto, retornando as 21 horas. Qual passeio voce me sugere. Vou com meu filho.

    Bom dia. RICARDO
    PARABENS pelo site, fiz seu roteiro pelo PERU e amei😀👏👏👏👏
    Gostaria de saber se vc poderia me dar dicas sobre a região dos lagos , no RJ? Onde ficar em Cabo frio, arraial, Búzios e Angra….bem como sobre recomendações de praia para virado do ano.
    Desde já agradeço

    Olá! Primeiro gostaria de dizer que este é o primeiro site que consulto quando quero escolher um novo destino, vc faz um trabalho admirável, parabéns! Estou querendo conhecer o Rio em janeiro/20, porém estou um pouco perdida, pois em nossas viagens sempre alugamos carro pra ter maior independência, mas acho que no Rio, seria melhor abandonar essa idéia, tendo em vista, trânsito, estacionamento e afins… então queria uma ajudinha pra nos nortear nesse planejamento… queremos ficar uns 3 dias na capital e depois conhecer o interior, tipo Petropolis, Cabo Frio e redondezas, daí começam minhas duvidas: na capital andaremos de uber, mas qual melhor maneira de ir pro interior? Não sou muito fâ de agencias (acho muito tumultuado)… podem me ajudar? Estou meio perdida…

    Boa-noite!
    Como saber a programação de shows de música e de teatro para daqui a duas semanas no Rio? Já tentei em vários sites da internet e não consegui achar. Gosto de MPB, jazz e bom teatro.

    E, abusando da tua boa vontade, é um hotel legal? Sou cliente da rede Marriott, mas deves saber, não há um padrão, depende do lugar.
    Mais uma vez agradeço.

      Berenice, a Bóia me encaminhou sua pergunta para eu responder diretamente. Nunca me hospedei no Marriott. Tenho certeza de que é um bom hotel. Mas não gosto da arquitetura, acho que não conversa com a av. Atlântica.

      Se você gosta da rede, vá firme. Mas eu acho que por diária semelhante você levaria mais charme e melhor localização tanto no Hotel Arpoador (quartos de frente) quanto no Janeiro, no Leblon, que são hotéis-butique. Na mesma categoria ‘hotelão’ do Marriott, o Sofitel em Ipanema está melhor localizado e também é muito eficiente. Podendo gastar um pouco mais, o Emiliano é fantástico.

    Moro no Rio, e sim vivemos hoje com um pouco mais de insegurança em alguns pontos específicos da cidade. Eu vou sempre ao centro do Rio e em sei lá… talvez mais de 15 anos indo ao centro e zona sul fui assaltada por um pivete somente uma vez onde ele levou meu cordão, ahhh, e, houve uma outra em que tentaram furtar meu lanche do mcdonalds rs. 2 vezes em 15 anos. Semana passada mesmo andei de metro – lotado em horarios de rush – é verdade, mas seguro. Não senti medo ou ameaça. Cuidado se deve ter em qualquer lugar do mundo. Andei sozinha por Atenas a noite com medo. Então, tive cuidado… Não andem exibindo pertences de valor, nem exibindo o telefone em locais mais desertos. Preste atenção na sua bolsa. Existe muita coisa bacana para se fazer no Rio, cenários incríveis… Que se tenha o cuidado de qualquer cidade grande, mas que nao deixemos de curtir e aproveitar nada por medo. Na minha opinião a minha cidade continua linda e maravilhosa.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito