Roteiros Itália 8 e 14 dias - Roma

Roma

Roma é uma cidade ocupada por história e mitologia.

Fontes, palacetes e templos aparecem a cada curva; os prédios mais novinhos que você verá terão 150 anos. Juntinho ao centro da cidade, ruínas imperiais desafiam a sua imaginação. Um outro império, porém, resiste, do outro lado do Tibre: o Vaticano.

Para dar conta de tudo isso você precisa de tempo e preparo fisico. Destrinchar Roma requer agenda e disposição para bater perna e comer poeira. (Em Roma, faça como os forasteiros: leve uma garrafinha e encha de graça nas bicas que há na cidade inteira.)

Sempre que puder, saia do eixo mais turístico – Piazza di Spagna-Fontana di Trevi-Pantheon. No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni e no Testaccio nossos colegas ainda são minoria.

Quando ir

A época ideal é primavera: abril e maio têm pouca chuva e a temperatura encosta nos 20 graus de vez em quando.

Junho ainda é encarável, mas julho e agosto são para os fortes: além do calorão, é preciso enfrentar as multidões que todo meio do ano repetem as invasões bárbaras.

O outono (a partir de meados de outubro) é menos interessante do que a primavera porque é mais chuvoso. Mas é preferível ao verãozão.

No inverno, temperaturas mínimas próximas de zero afugentam as hordas. É uma época interessante – desde que você vá com tempo sobrando (os dias são curtos…) e não tenha medo de frio.

Como chegar

A Latam voa direto desde São Paulo a Roma. Todas as outras cias. européias levam a Roma com uma conexão.

Se o seu ponto de partida for de qualquer lugar da Itália continental, chegue a Roma de trem. De outros países da Europa, porém, venha de avião.

Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:

Onde ficar

Dá pra ficar na região do Termini? Se não desse para ficar, não haveria taaantos hotéis por lá. É prático: você vem de trem do aeroporto e pode ir a pé ao hotel. Há ônibus e metrô fáceis para o centro histórico.

Não é perigoso, mas é mal-encarado. Por isso meu conselho é: antes de se render ao Termini, tente em lugares mais agradáveis. Campo de’ Fiori e Trastevere têm alguns hotéis simpáticos. Monti, no meio do caminho entre o Termini e o centro histórico, é um centro hoteleirinho interessante. (Já o Vaticano acho fora de mão.)

Para alugar, minha dica é a mesma: Campo de’ Fiori e Trastevere.

Ingressos fura-fila

Tour guiado e ingressos fura-fila

Tour privado e ingressos fura-fila

Daqui pra onde

O bate-volta mais comum é às ruínas de Pompéia; saindo cedo, ainda dá para fazer um pit-stop em Nápoles (1h10 a Nápoles, mais 35 minutos de trem suburbano). Veja como combinar Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompéia e Nápoles.

Ostia Antica está a meia hora de trem; Tívoli, a 1h20 (de ônibus); Assis, a 2h de ônibus.

Florença está a apenas 1h15, mas fazer como bate-volta é um pecado. Outro bate-volta a evitar é Capri; deixe para uma viagem tranqüila à Costa Amalfitana entre maio e setembro.

Em viagens picadinhas, cuide para não alocar menos do que 4 dias a Roma. O trio Roma-Florença-Veneza requer ao menos 10 dias.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Roteiros pela Itália

    Roteiro de 8 dias pela Itália

    Roteiro de 14 dias pela Itália

    Roteiro Costa Amalfitana e Capri

    Onde ficar em Veneza

    Onde ficar em Florença

    Onde ficar no interior da Toscana

    Onde ficar em Milão

    Onde ficar em Nápoles

    Onde ficar em Capri

    Onde ficar em Positano

    Onde ficar em Sorrento

    Roma no Viaje na Viagem

    Dicas para sua viagem à Europa

    756 comentários

    Olá Bóia, vc indica ir de Roma para Milão de trem? Quanto tempo leva com trem de alta velocidade? Obrigado

      Olá, Paulo! São 3 horas e 10 minutos de viagem. Nesse trecho, trem é mais rápido que avião (por conta dos deslocamentos de/para aeroportos e antecedência de embarque).

    Boa tarde! Entre Setembro e Outubro, qual o melhor mês para conhecer Roma, Toscana e Veneza?
    Obrigada

      Olá, Elisa! Setembro. Em outubro já começam as chuvas (a época com chuvas mais chatas é entre outubro e novembro).

    Estou planejando uma viagem para itália no final de junho, mas estou com receio por causa do coronavírus.Só posso esperar até meados de março para comprar as passagens.O que vc me aconselha?Compro ou deixo para o ano que vem?

      Olá, Ana Georgina! Gripes são fenômenos de inverno. Em junho estará quente na Europa. Nós aqui no Centro-Sul do Brasil estaremos vulneráveis em casa, na Europa não será mais época de gripe.

    Oi, Boia! É muita loucura uma viagem de 10 dias em dezembro, durante Natal e Ano Novo, pra Roma e Berlim ou Roma e Barcelona?

      Olá, Guilherme! 5 noites em cidades grandes é uma boa permanência. Você terá 4 dias inteiros livres para passear.

    Estivemos em Roma e Florença nestes dias que antecedem o Natal e usei as otimas dicas do blog, entre elas a hospedagem impecavel no Navona Street Hotel. Embora eu tenha usado as compras de bilhetes on line para evitar as filas nas atrações, neste período não teria sido necessario, já que estava bem tranquilo visitar o museu do vaticano, o coliseu, a ufizzi e a galleria della academia. Em Florença eu indico muito o Milu Hotel.

    Olá, Bóia!
    Ficarei hospedada em Roma próxima à Fontana de Trevi e depois parto para Florença de trem, via Termini. Qual a melhor opção para chegar do hotel na estação? Estaremos cada um com uma mala grande, mas meu marido vai odiar arrastá-la à pé até a Termini, seria possível pegar um ônibus com essas malas ou o taxi é a opção mais viável? Obrigada.

    Boia,

    Quando entro no site da Coopculture, há tickets disponíveis para todo o mês de janeiro na opção COLOSSEUM, ROMAN FORUM AND PALATINE REGULAR ENTRANCE. Mas não há nenhuma opção COLOSSEUM, ROMAN FORUM AND PALATINE REGULAR ENTRANCE + UNDEGROUNDS. Saberia me dizer se as galerias subterrâneas ficam fechadas em janeiro?

    Obrigada

    Olá pessoal. Vou para a Itália no próximo dia 20 e descobri que a Alitalia NÃO permite transportar vinho, mesmo em mala própria para o transporte de bebidas. Um absurdo.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito