Guia de Santiago

Guia de Santiago

Santiago

Pode voltar a pôr Santiago do Chile nos seus planos de viagem.

As manifestações que perturbaram a região central de Santiago em 2019 já não acontecem mais. (Apenas uma micromanifestação toda sexta-feira no finzinho da tarde, reclamando a liberação de presos que os manifestantes chamam de presos políticos.)

Fora do Centro da cidade – para os lados de Providencia, El Bosque, El Golf, Vitacura e Las Condes – Santiago continua a cidade que temos na cabeça: moderna, organizada e, quando o fog dá uma trégua, uma lindeza, emoldurada pela Cordilheira.

Apenas ao caminhar pelo coração do Centro você vai estranhar: a região empobreceu a olhos vistos por causa da pandemia. Os calçadões foram tomados por ambulantes, muitos deles imigrantes.

Mas mesmo na região central de Santiago você vai reencontrar os núcleos boêmios do Barrio Lastarria, de Bellas Artes e do entorno do Patio Bellavista como eram antes das manifestações ou da pandemia.

No mais, a montanha continua onde sempre esteve, assim como as vinícolas e Valparaíso.

O Chile é um país que você acabará visitando várias vezes – para ir ao Atacama, aos Lagos Andinos, à Patagônia, ao Vale de Colchaga. E cada uma dessas viagens, vai passar por Santiago. Sempre haverá uma nova chance de explorar melhor ou repetir o melhor da cidade.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    1156 comentários

    Oi Boia, Sempre leio as dicas de viagem postadas aqui no seu site, gostaria de atualizar algumas informações sobre Santiago-Chile.
    Fiz uma viagem de turismo do ultimo dia 03 a 09/set, constatando o seguinte:
    Ao chegar se vc não quiser ir de táxi, pegue o ônibus da empresa TAR-BUS (1.500 pesos) que vai até a Estação central e Metro Estação “Universidade de Santiago”. Fiquei hospedado Ibis Estação Central, que tem a facilidade do Metro e estação de ônibus (buses) ao lado. Andei por vários bairros e observei que a cidade não anda muito limpa. Os preços em geral estão muito altos o que faz com que o nosso dinheiro não tenha tanta vantagem. O passei mais em conta que fiz foi com a empresa RODOTUR para o Valle Nevado e proximidades por 23.000 pesos por pessoa (paramos uma hora par brincar na neve), sendo muito bem atendidos pelo nosso guia. Porém não recomendo fazer o passeio para Valparaiso/Vina del Mar (custa 23.000 pesos) com a mesma empresa, pois eles passam muito rápido pelos locais e na hora do almoço param em um local que você só tem um restaurante nas imediações ou seja não tem dão outra opção, sendo que no centro de Vina Del Mar tem muitas opções, muito ruim isso. Fomos a Adega Concha e Toro e pagamos pelo tour simples 9.000 pesos por pessoa, o completo custa 19.000 pesos por pessoas, o engraçado é que os dois tem o tempo de duração de 1 hora. Para ir pode ir de Metro até a estação “Plaza de Puente Alto” ou “Las Mercedes” e pegar um táxi que vai custar mais 2.500 a 3.000 pesos. Os shoppings da cidade são muito bonitos e grandiosos, porém não vale a pena. Para ir ao Outlet “Buenaventura” que fica muito longe, peguei o metro da linha 2 e vá até a ultima estação “Vespucio Norte”. Saindo da estação atravesse a estrada para o outro lado e próximo do posto shell, em um ponto de ônibus que peguei o “B05” que te deixará na frente do mesmo. Para ir no Parque Arauco, va de metro até a estação “Escuela Militar” (que alias explodiu uma bomba um dia depois que passei lá) e saindo da estação pegue o ônibus “C 20”, que para em frente e para voltar é só atravessar a rua e pegar o mesmo ônibus para a estação. Para subir e descer no “Cerro San Cristobal” (Metropolitano), custa 2.600 pesos por pessoa. O metro funciona só até as 22:30h.. O restaurante Giratório é muito legal e fica bem em cima da estação “Los Leones” e o meu “del dia” fica em 9.800 pesos por pessoa, mas vem completo, alias foi a melhor refeição que comemos em Santiago, pois em Santiago de forma geral a “comida” muito ruim. Eu acho que se tivesse alugado um carro para fazer o passeio a Valle Nevado e Valparaiso tinha curtido mais, mas isso só vou descobrir quando voltar e se voltar, pois em geral minha nota para a cidade é 7. Grato pela oportunidade de informar.

    Olá, irei para Santiago em outubro/2014, chegarei lá na madrugada de um Domingo, estou super preocupada em como irei até o hotel, uma vez que o próprio hotel não me aconselhou a pegar o taxi devido aos golpes. Irei sozinha, será que alguém poderia me ajudar com alguma dica ou indicação de taxi seguro ou transfer? Desde já agradeço.

      Olá Roseli, podes entrar em contato com Transvip, que é uma empresa de transporte que tem um posto de atendimento no aeroporto de Santiago. Eles oferecem transporte compartilhado (vans) e também privado saindo do aeroporto com destino a vários locais de Santiago. Podes fazer a reserva antecipadamente, através do site deles, e fazer o pagamento na hora, quando chegar ao aeroporto. Valor do transfer compartilhado (referência bairro Providência) por pessoa US$ 12,00. Valor do transfer particular US$ 30,00. Cuide com o assédio dos motoristas de táxi não autorizados – eles literalmente “atacam” os turistas desavisados ainda no portão de desembarque!

    Estou indo para o Chile com meu marido e meu filho de 6 anos dia 4 de outubro de 2014, gostaríamos de saber qual o melhor lugar para ficarmos entre 4 a 8/10, já que do dia 9 a 13/10 ficaremos em Santiago. Pensamos em Pucón ou valle corralco, você tem alguma sugestão para vermos neve neste período e que tivesse passeios que criança curte?
    Agradeço desde já a atenção
    Abs
    Cristina

      Olá, Cristina! Neve não é garantida no começo de outubro. Se houver, o lugar mais divertido para uma criança será Farellones, que tem tubing e tirolesa, do ladinho de Santiago.

    Para visitar as cidades de Valparaiso e Viña del Mar, saindo de Santiago, é melhor comprar um pacote ou alugar um carro ?
    Grato,

    Arnoldo Demarche Filho

      De ônibus se pode ir para Viña e Valparaíso pelo Terminal Alameda (exclusivo TurBus e Pulmann Bus) e, sendo até mais prático, pelo Terminal Pajaritos (estação de metrô Pajaritos), de onde saem ônibus a cada 15 minutos, ou até menos.

    Olá!
    Temos nossa viagem programada para Santiago em 01/02 a 10/02, e fiquei assustada e muito triste de saber desses atentados na cidade ontem…com a sua experiência… e motivo de medo e preocupação?…será que cancelo minha viagem? estava tão animada com minha primeira viagem internacional…snif Kelly

      Olá, Kelly! O Chile não é um país famoso por atentados. Aparentemente, foi um caso isolado. Paris, Londres e Nova York são cidades muito mais visadas e ninguém deixa de ir para lá. A não ser que mais atentados ocorram por lá até fevereiro, pode ir tranquila.

    Estava fazendo meu roteiro e me deparei com alguns comentários sobre um aquário em santiago porém não consigo maiores informações ? como ele é ? vale a pena visitar ? e o museo MIM vale a pena conhecer ?

      A propósito, ja ouvi falar que ele fica no Parque O’Higgins, e outros dizem que fica ao lado do MIM.
      Sobre o Parque O’Higgins,vale a pena conhecer ?

    Olá, vamos o casal com minha filha de 8 anos, será nossa primeira vez de contato com a neve, estamos bem ansiosos… rsrsrsrs… Estou programando a viagem para a última semana de Julho/2015, acho q nessa época é certeza de encontrar né? Quais passeios vcs indicam para fazer com criança nessa idade? Adorei o site!! Obrigada

    Gostaria que vc me recomendasse o melhor roteiro para viagem a Santiago/Chile. Estou indo com uma amiga e chegarei em 30/09 14:45 e retorno em 10/10/2014. É nossa primeira viagem e gostaria tambem de saber se ainda conseguiremos esquiar? Ficaremos em Las Condes. Obrigada!

      Olá, Werlaine! Use as dicas do guia acima! É possível que a temporada de neve já tenha terminado. Fique de olho nas notícias.

    Irei com mais 2 casais na mesma faixa etária minha (65 anos) para Santiago do Chile, Bariloche e Buenos Aires. Qual o risco de transitarmos pelas ruas desses lugares com relação a risco de assalto?? Em cada um dos lugares quais os mlhores programas e quais os imperdoveis?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito