Santo André da Bahia onde ficar: Campo Bahia

Guia de Santo André da Bahia

Onde ficar em Santo André

A vila de Santo André, na Bahia, é o destino perfeito para quem procura hotéis e pousadas à beira-mar, numa praia sem muvuca, que permite o distanciamento social. Veja nossas dicas de onde ficar em Santo André da Bahia:

A Bóia recomenda: onde ficar em Santo André

Clique nos nomes para ver os detalhes de cada hotel ou pousada

Luxo e mordomia: Campo Bahia

Custo x benefício à beira-mar: Vila Araticum

Em família: Vila Angatu Eco Resort & Spa

Frente de praia mais charmosa: Victor Hugo

Perto dos restaurantes: Corsário, Gaivota, PraiAmar

Para se sentir em casa: Banana da Terra (Casa da Lea)

Yoga e bem-estar: Ponta de Santo André

Casa na árvore: Village Mata Encantada

Pousadas e hotéis à beira-mar

Santo André é um dos melhores lugares do litoral brasileiro para se hospedar pé na areia. Nessas pousadas e hotéis você estará a poucos passos de uma praia com aspecto ainda selvagem, baixa densidade demográfica na areia e mar sempre calmo.

Campo Bahia Hotel Villas Spa

Campo Bahia Resort

O alojamento da Seleção Alemã durante a Copa do Mundo de 2014 se tornou um dos mais elegantes hotéis de praia do Brasil: o Campo Bahia Hotel. A proposta é original. Em vez de bangalôs espalhados ou um predinho de apartamentos, o Campo Bahia tem villas: casas de dois andares contendo quatro suítes luxuosas, reservadas de maneira avulsa, e um amplo living compartilhável no térreo. Cada suíte tem decoração única.

A estrutura é 5 estrelas, com direito a academia, spa e concierge de atividades. O único ambiente que permanece tematizado com o futebol é o bar da piscina, decorado com fotos clássicas de todas as Copas. Mas uma diversão extra é procurar os souvenirs da passagem de Podolski e seus colegas em 2014: fotos, autógrafos e recados estão sutilmente espalhados por todo o hotel.

Pousada Victor Hugo

Pousada Victor Hugo, Santo André

A Victor Hugo é um clássico de Santo André. Seu maior trunfo é ter preservado toda a frente do terreno como jardim e área para tomar sol. A sede fica no centro da propriedade, com uma varanda e um deck charmosíssimos. Os apartamentos — confortáveis, mas sem grandes luxos — ficam no jardim dos fundos.

Pousada Vila Araticum

Pousada Vila Araticum, Santo André

Ocupando um terreno comprido, que vai da saída da vila até a beira-mar, a Vila Araticum é composta por sobrados circundados por vegetação viçosa. Seja no térreo ou no segundo andar, todos os apartamentos têm varanda. Uma nova ala de suítes “deluxe” e “vista mar” foi inaugurada em 2019, com um upgrade na decoração. É uma pousada completa, com bar de praia e restaurante funcionando separadamente.

Vila Angatu Eco Resort & Spa

Vila Angatu EcoResort, Santo André

Comprado pelo mesmo grupo que administra o Campo Bahia, o antigo resort Costa Brasilis se tornou, em meados de 2019, o Vila Angatu Eco Resort Spa.

É um resort de médio porte, com arquitetura bem peculiar: os apartamentos ficam em predinhos com fachada colonial; há também chalés aconchegantes, com jeitão de pousada.

Os apartamentos ganharam um belo banho de loja, e novas espreguiçadeiras deram um upgrade à área da piscina. As diárias atualmente incluem café da manhã e jantar.

Village Mata Encantada

Já fora do que se entende como vila, com acesso direto pela estrada Balsa-Belmonte, o Village Mata Encantada oferece a experiência de hospedagem na mata atlântica à beira-mar. A maioria dos apartamentos fica em casas de alvenaria. Da até para alugar uma casa inteira, com dois quartos e cozinha (com café da manhã cobrado à parte, e possibilidade de contratação de diarista para cozinhar). Mas o charme do hotel são as duas “casas da árvore”, de madeira, construídas sobre palafitas — uma delas, com vista para o mar.

Banana da Terra (Casa da Lea)

Pousada Banana da Terra (Casa da Lea) Santo André

Atrás da pousada Victor Hugo, a dois minutos da areia, a Banana da Terra (Casa da Lea), tem três chalés super aconchegantes, rodeados por árvores frondosas. Para manter o ambiente supercaseiro, no entanto, a pousada se auto-intula um bed & breakfast. É como se hospedar na casa de uma amiga que você fez no Facebook (não por acaso, as reservas são realizadas por lá).

Pousadas à beira-rio

Se você vai estar sem carro e quer aproveitar a cena gastronômica, a beira-rio é um ótimo lugar onde ficar em Santo André. Você fica perto da maioria dos restaurantes e caminha só de dia, para ir à praia (uma pernada de 10 a 15 minutos).

Pousada Corsário

Pousada Corsário, Santo André

A Pousada Corsário está bem no centro social da beira-rio — na verdade, faz parte do centro social, por causa do seu (ótimo) restaurante El Floridita. A frente de rio, com gramado, deck e píer, é uma gostosura. Os melhores apartamentos ficam num casarão junto ao píer. Um segundo bloco de fica do outro lado da rua, com fundos para a mata.

Pousada Gaivota

Um dos melhores restaurantes da cidade, o Gaivota, também aluga suites com vista para o rio e o mar.

Pousada Ponta de Santo André

A localização é adorável: a a Ponta de Santo André fica no encontro do rio com o mar, num terreno de 300 metros de frente e lindamente ajardinado. Dispõe de 8 apartamentos na sede, 3 chalés e uma casa, confortáveis mas sem maiores luxos. A pousada organiza vários workshops de yoga ao longo do ano — e é também um dos locais mais usados para casamentos na praia.

Pousada PraiAmar

Perto da beira-rio e também da praia, a PraiAmar é toda trabalhada no capricho. São apenas dois chalés, com varanda, branquinhos com janelas azuis, que poderiam estar em Minas ou na Grécia — você decide. Nota 10 no Booking (junho/2020)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Pousadas em Santo Antônio e Guaiú

    Udexerê Eco House

    Construída entre rio e mar perto do povoado de Santo Antônio, a 10 km de Santo André, a Udexerê Eco House mistura na decoração Tailândia, Báli e Bahia. O destaque fica para o deck da piscina debruçado no rio.

    Pousada Canto da Reg

    Pousada Canto da Reg

    Na praia do Guaiú, a quinze minutos de caminhada da praia (e da barraca da Maria Nilza), a simpaticíssima Canto da Reg tem ambiente caseiro: os quartos ficam em chalés espalhados pelo quintal; alguns têm ar, outros ventilador.

    Guias de praias do Sul da Bahia

    24 comentários

    Eu vou 2 vezes por ano para Santo André desde 2010, já fiquei em quase todos da matéria , mas o melhor custo , benefício e serviço impecável e o Vila Araticum . Super recomendo !!!!

    Ficamos na Pousada Victor Hugo em Santo André por 5 Diárias. Ao Chegarmos a pousada estava vazia, só chegaram alguns Hóspedes dias depois. O lugar e super bem bonito mas os quartos merecem mais cuidado. No nosso quarto (03) a ducha higiênica fica pingando. A tábua do vazo está quebrada. Isso tudo passaria despercebido se não fosse a falta de cordialidade e arrogância de algumas funcionárias. Principalmente as da Recepcao. Parecem que estamos pedindo um favor quando estamos pagando por Tudo. O atendimento do restaurante deixa a desejar pois confunde os pedidos. Os pratos são bons mas extremamente caros em relação ao beneficio. A arrumação deixa a desejar, chegamos a ficar sem papel higiênico pois não repuseram na arrumação. As toalhas não são trocadas, ficamos 5 diárias e trocaram duas vezes. Hoje ao sairmos para o último café da manhã estava chovendo muito e tivemos que ir na chuva. A recepcionista disse que tinham guarda chuva na varanda eu falei que na nossa não tinha e perguntei se deveria ter ou não. Ela nem respondeu. Ao voltarmos pro quarto ainda estava chovendo e a recepcionista nem pra oferecer o tal guarda chuva que ela disse que tinha. O café da manhã parece contado. Hoje a jarra de suco; que por sinal só tem de um sabor por dia, só deu pra meio copo pra cada um. Café da manhã simplíssimo.
    O custo benefício não vale a pena. Foi uma decepção. Não recomendo a ninguém. Existem outras que tratam com mais boa vontade e cordialidade. Poucos funcionários são cordiais. Ao fechar a conta ainda tinha 3 garrafas de água que não era nossa e eles já sabiam. Tiraram o valor.

      Olá Marcelo,
      Parece que voce não teve uma boa experiencia na Victor Hugo. Isso nos deixa muito chateados, porque temos como princípio fornecer o melhor atendimento possível aos nossos hóspedes. Como podemos nos desculpar ?
      Veja os depoimentos do Booking, Tripadvisor e outras operadoras, são raríssimos os descontentamentos. Sabemos que não podemos agradar a todos, mas pode ter certeza que nos esforçamos.
      Peço que nos dê uma chance para perceber que tudo não passou de um período negativo na sua viagem, e que esses comentários negativos não passaram de uma sequencia de erros ocasionais.
      Muito grato pelos seus comentários, o que nos permite corrigir nossos erros e manter um local ideal para o descanso dos nossos clientes.
      Forte abraço da equipe Victor Hugo Pousada e Restaurante.

    Ricardo, aqui é Regina da Pousada Canto da Reg, Guaiú.Feliz em saber que virá ao Festival de Lagosta e de aparecer em sua página como opção de hospedagem no Guaiú.Gostaria só de acrescentar que todas as nossas unidades agora ( suites, chalets e casa) têm ar condicionado e que a distância p/ praia são 600 metros uns 7 minutos de caminhada.
    Apareça em outubro.Abraços

    Olá pessoal!
    Gostaria de saber se julho é uma boa época para ficar no Costa Brasilis. Estou em dúvida se o clima pode estar um pouco frio. O que recomenda? Muito obrigado!

    Olá! Entre as pousadas Vila Araticum e a Ponta de Santo André, qual avalia como melhor (estrutura e localização)?
    Valeu pelas dicas sempre valiosas! Esse site é minha referência antes de qualquer viagem.

      Olá, Patricia! A Vila Araticum está na praia propriamente dita; a Ponta de Santo André está mais voltada para a foz do rio.

    Oi, pessoal do Viaje na viagem, tudo bem? Escrevo, porque reservei um quarto para mim meu marido na udexere ecohouse e agora que vi que fica a 10 km de santo André. O deslocamento é fácil? Para chegar aos restaurantes à noite há transporte? Obrigada desde já! Um abraço e parabéns, o blog é sempre fonte de inspiração e aprendizagem para nossas viagens! Clarissa

      Olá, Clarissa! Transporte na região é complicado. Você provavelmente vai precisar de táxi. Entre em contato com a pousada.

    Boia, você recomenda Santo André e ficar no Costa Brasilis para uma viagem família no réveillon? Meu filho tem 2 anos. Obrigada

    querosaber se pode transitar na vila de carro?

      Olá, Cristina! Sem problema. (A ‘vila’ é praticamente uma rua beeem comprida, com três transversalzinhas ínfimas.)

    Pretendo passar o feriado de 20 de novembro em Santo André, vou alugar um carro, mas não gostaria de ficar muito afastada da vila, para poder sair a pé para jantar a noite. O Costa Brasilis e a Pousada Victor Hugo, que me pareceram que têm estrutura de hospedagem melhor, ficam a que distância da vila?

      Olá, Natalia! Ficam a uns 10/15 minutos de caminhada do trecho mais movimentado da beira-rio. Não existe “vila”, a ocupação começa na beira-rio e continua pela beira-mar.

    Ricardo, estive em Santo André 2 vezes e fiquei na Victor Hugo. Na virada 2013/2014, você também estava lá e no carnaval 2014. Não consigo mais acessar a página da pousada, você tem o contato?
    Grata

      Olá, Patricia! Quem responde é A Bóia. A pousada mudou de dono e pode ser que esteja reformulando o site. Tente pelo telefone: 73/9831-2096.

      Assumi a Victor Hugo Pousada e Restaurante em abr/2018.
      Pelos comentários que tenho ouvido, voltou a ser a pousada idealizada por Victor e Hugo ha mais de 20 anos.
      Venha conferir !!!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito