Suíça

Índice de posts
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Suíça no Viaje na Viagem


Calendário de preço de passagem aérea: Suiça (fonte: Viajanet)

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

333 comentários

Rita de Cássia

Ricardo.
Parabéns pelo novo visual!!! Muito bom!!!
Vou para Suiça agora em agosto, já recebi o passe de trem da Eurail, mas não consigo fazer reserva!!! Como é isso? Pode me ajudar?
E eu queria entrar nos panorâmicos (me apaixonei pelas suas imagens do Wiliian Tell) mas só pela metade. Sair de Zermatt e parar em Goschenen e de lá pegar o W Tell para Lucerna, Eu consigo? Como faço?
Agradeço muito qualquer ajuda nesse sentido.
Abraços,
Rita

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rita! Nos trens não-panorâmicos não é necessário fazer reserva na Suíça. Caso você queira fazer reserva num desses trens (não-panorâmicos), use a página específica da Raileurope para isso:
http://www.raileurope.com.br/book-now/article/book-a-point-to-point-ticket?re_reservation=yes

Para fazer reserva nos trens panorâmicos, é preciso acessar o site específico de cada trem. Eles estão linkados nos posts específicos sobre cada um desses trens.

Rita de Cássia

Maravilha, Boia!!!!
Faz 3 dias que quebro a cabeça para achar o lugar certo de reserva de assento (tenho passe).
Agora encontrei!
Obrigaaaadaaaa!
Rita

Rita de Cássia

Boia,
Passe da Eurail é igual a Swiss Pass? Dá os mesmos direitos? Para reserva também?
Rita

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rita! O Eurailpass permite que você suba em todos os trens regulares, mas proporciona desconto menor do que o Swiss Pass nos panorâmicos.

Cris
CrisPermalinkResponder

Bóia, Ricardo Freire e/ou demais,

Para um passeio em Zermatt, Gornergrat e Kleine Matterhorn na época de inverno (uma semana antes do Natal ou segunda semana de janeiro), ficar em Zermatt por duas noites é suficiente? Na verdade, essas duas noites se transformam em apenas um dia inteiro, já que chegaria em Zermatt depois das 17h pelo Glacier Express, e então gostaria de saber se é possível fazer os passeios em Gornergrat e Kleine Matterhorn em um dia, considerando o por do sol mais cedo no inverno.

No caso de eu separar os passeios em dois dias, qual seria mais adequado para fazer usando apenas a parte da manhã, deixando para fazer no dia do check-out do hotel? Isso para não deixar a partida de Zermatt de volta a Zurique para depois das 13h ou 14h para evitar imprevistos (sou reincidente em problemas nas linhas de trem no meio de bate-e-volta: já fiquei retida em estações de cidadezinhas ermas da Alemanha por alguém ter se atirado nos trilhos de trem....).

Obs. nº 1: Não pretendo esquiar, apenas apreciar a paisagem, e no máááximo, andar de tobogã (para estimar o tempo dos passeios).
Obs. nº 2: Há algum problema como "mal de altutude" nesses lugares, com Gronergrat a 3100m e Kleine Matterhorn a 3.800m?

Abs,

Cris

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! Tomar bastante água e abster-se de bebidas alcoólicas são recomendações para quem vai subir a grandes altitudes.

O recepcionista do seu hotel será seu melhor aliado para definir a estratégia de passeios em um dia e uma manhã. Lembre-se que há a questão meteorológica. O ideal seria aumentar uma noite para dar tempo de fazer os passeios sem esse stress todo.

Marina Kaori
Marina KaoriPermalinkResponder

Se eu for à Interlaken no início de novembro vai ser possível esquiar? Como se faz para ir às estações de esqui a partir de Interlaken? É fácil? Será que é iniciantes-friendly? Meu namorado é instrutor mas eu nunca nem esquiei.... Seria possível fazer Zurique-Interlaken-Genebra de trem pegando algum panoramico? Pensei em, entre Zurique e Interlaken pegar o Goldes Pass que faz Lucerna - Montreaux...

To perguntando um monte de coisa porque não to encontrando muitas informações mastigadas sobre a suíça pela internet, especialmente conteúdo produzido por brasileiros.... Esse foi o site com o melhor e maior número de informações sobre um pais que acabei descobrindo que possui zilhoeeeeess de coisas para fazer, mas ao qual tenho somente uma semana do meu roteiro para dedicar!

Obrigadaa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! Haverá neve para esquiar e haverá aulas para iniciantes. As outras informações, por favor, leia no extenso conteúdo que temos, escrito para brasileiros. Está tudo linkado nesta página, por favor leia.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Pessoal, conheci a suica agora em julho utilizando muitas dicas deste excelente blog! Para colaborar, gostaria de registrar que no dia em que visitei o top of europe - um dia de muito sol- tive uma ingrata surpresa: ao chegar em grindewald (ultimo destino coberto pelo swiss pass), estavam esgotados os tickets para a subida ao jungfrau! Resultado: improvisei outro programa e retornei, com tickets previamente comprados, outro dia... Para prevenir, sugiro a compra antecipada dos bilhetes! Abraços, sandra!

Fred
FredPermalinkResponder

Olá, Sandra! Interessante sua observação. Viajo pra Suiça mês que vem, quando já será alta temporada, e tenho receio de passar pelo contratempo que você passou. Você sabe dizer se a compra antecipada dos tickets a partir de Grindewald ou Lauterbrunnen é feita somente nas estações ou pode ser feita online? Obrigado!

Natalia
NataliaPermalinkResponder

Olá, estou programando minha viagem de lua de mel chegando dia 10 de março em Paris, passando pela Suiça, indo até a Alemanha passando pela rota romântica e voltando por Frankfurt. Estou programando algo em torno de 18 dias no total. O que vocês acham? Dá pra fazeros translados todos de trem? Aceito sugestões! Obrigada

july hsu
july hsuPermalinkResponder

Boa tarde, eu gostaria de mais informações... sou totalmente leiga!!!
Pretendo ir para Zurique em dezembro... ficarei 5 dias!
No primeiro momento tenho vontade de passar um dia na cidade, um em Lucerna ou Berna, outro em Genebra!
E os dois últimos, gostaria de conhecer Paris e outro em Milão
Como devo proceder? Me ajuda por favor...
E o clima?
Aguardo contato!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, July! Veja dicas e roteiros para Zurique e arredores clicando logo acima nos links correspondentes. Visitar Paris em um dia e Milão em outro é inviável!

natalia
nataliaPermalinkResponder

Bóia como faço para ir no Muottas Muragl estando em St Moritz, vou estar com swiss pass. Tenho comprar alguma entrada ?
Qual o valor médio de uma refeição na montanha ?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natália! O seu Swiss Pass vale no transporte até o pé da montanha. Para subir no plano inclinado do hotel você precisará pagar à parte. Separe 50 euros por pessoa para um jantar.

Maslova
MaslovaPermalinkResponder

Boa noite!
Irei a Suíça na segunda quinzena de outubro e estou tentando montar um roteiro, o que e muito difícil,pois e tudo muito atraente...Enfim tenho algumas
duvidas:
Como estará o tempo nesta época?Muito frio?
Estou na duvida entre Interlaken e Zermatt,sendo que depois terei que ir a Munique.O que fica mais viável?
O Glacier Express ou Jungfrau?
O Glacier funciona ate que data em outubro?
Swiss Pass ou não?
A proposito estarei saindo de Barcelona.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maslova! Em outubro você já deve pegar um frio respeitável na Suíça e na Alemanha. Este é um bom site para consultar médias de temperaturas: http://www.worldweatheronline.com/

Comece a montar o seu roteiro por aqui: https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass

Augusto
AugustoPermalinkResponder

Olá Ricardo,
Parabéns pelo site e pelas sempre preciosas dicas e orientações sobre viagens.
Pretendo fazer um tour de bike cruzando a Suiça de oeste a leste (Genebra até o Lago Constanza) pela Mittelland Route (Trilha Nacional # 5), intercalando outras pequenas trilhas ao longo do trajeto. Minha idéia é alugar uma bike numa ponta e devolvê-la na outra. Alguns sites de empresas especializadas nesses tours dizem que se pode despachar a bicicleta via trem (SBB), porém como pretendo fazer esse tour por minha conta, desejo saber como funciona esse processo de despacho da bike para o endereço do locador, visto que não consegui essa resposta da SBB e outros sites suiços. Vocês conseguem me ajudar? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Augusto! Já tentou se comunicar com as cias. que locam as bicicletas? Eles devem ter as manhas.

Maslova
MaslovaPermalinkResponder

Boa noite,
tentei montar dois roteiros e gostaria da sua opinião sobre qual dos dois fica mais viável.
Primeira Opção:
Barcelona-Genebra-Zermatt(2 dias)
Zermatt-Chur(pelo Glacier Express 1 dia)
Chur-Munique
O Glacier funciona entre 20 e 22/10?Da pra comprar o bilhete aqui?
Segunda Opção:
Barcelona-Genebra-Interlaken(3 dias)
Interlaken-Munique
No caso da segunda opção há necessidade de comprar o bilhete para o Jungfrau aqui?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maslova! O Ricardo Freire montou 30 roteiros diferentes na Suíça para você se basear. Infelizmente não podemos dar pitacos sobre roteiros individuais. Tudo o que você precisa saber está aqui: https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass

maria da graça souza de almeida

Ricardo, vou fazer uma viagem de 15 dias para Paris, Paises Baixos (Belgica,Holanda, Alemanha, Suiça e Italia e estaremos em lucerna no dia 17/11/2014. Pode me responder se nesta data poderei ver neve no Monte Rigi ou seria preferível ir ao Monte Titlis,. Vou com minha filha e uma amiga e elas querem ver a montanha de neve e eu queria ir ao Monte Rigi, para avistar os Alpes em 360 graus. Agradeço se puder me ajudar pois será minha primeira vez na Europa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria da Graça! Quem responde é A Bóia. Os cumes desses montes sempre estão gelados. 15 dias é muito pouco tempo para todo esse percurso.

maria da graça souza de almeida

Ola Boia! Agradeço sua resposta e concordo que é muuuuito pouco para tudo isso, mas agora não dá para voltar atrás, e no dia então vamos escolher. Adoro vcs e sempre olho suas sugestões. Na volta pretendo me comunicar com vcs para dizer o deu certo ou errado. Talvez possamos juntos ajudar mais algum marinheiro de primeira viagem como eu! Agradecida Abraços.

Jorge Klein
Jorge KleinPermalinkResponder

Olá!
Estou indo para a Paris em dezembro e minha conexão é em Zurich...Como terei umas 4 horas de espera para a conexão...Gostaria de saber se, é possível (viável) dar uma escapadinha até o centro de Zurich para uma caminhada e voltar para o aeroporto em tempo??
Ou, não posso sair do aeroporto, pois estou em trânsito??
Mais uma coisa, é muito frio por lá em dezembro??
Desde já agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jorge! Você poderá sair do aeroporto, já que terá feito a imigração ao chegar. O aeroporto está a 20 minutos de trem do centro. Você precisará estar de volta uma hora antes da partida. Não terá 4 horas líquidas porque terá que fazer imigração, e não poderá ter bagagem pesada, senão perderá mais um tempinho para deixar no guarda-volumes da estação central. Diminuindo todos os trânsitos, você terá uma hora líquida para caminhar no centro. Veja se o stress de administrar esse tempo valerá a saída.

Alfredo Marques

Com suas ótimas dicas fiz as contas e vou comprar o Swiss Pass de 15 dias apesar de só ficar 11 dias na Suiça, agora no início de Outubro/14. É possível solicitar reembolso dos dias não utlizados?
Gostaria de saber, também, se o Swiss Pass é válido para trechos internacionais a partir de uma cidade Suiça. No meu caso seria o trecho Berna a Heidelberg.
Abraços
Alfredo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alfredo! A resposta é não para ambas as perguntas.

monica albano
monica albanoPermalinkResponder

queria apresentar minha ideia de roteiro:
Chegada em Genebra cedo vindo de Dusseldorf dia todo e pernoite lá.
Só teremos bagagem de fim de semana, por isso queria ir a Gruyere e Broc no mesmo dia para per noite em Lucerna.
Manhã em Lucerna, 12h30 min fazer uma excursão para Monte Pilatos (5h30 min, Viator) , voltar para dormir em Zurich.
Passei de bonde em Zurich e almoço e retorno a Dusseldorf. Corrido, mas dá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! Deixe as maratonas para os maratonistas. Em viagem não dá certo. Ninguém é The Flash.

Ana L.
Ana L.PermalinkResponder

Boa noite. Estou indo com meu marido para Suiça do dia 25 Set à 07 Out ( 12 dias ). Alugamos um carro e ficaremos em Villars. Gostaria de sugestao de roterio de passeio. Estamos abertos a passar uma noite em hotel caso a cidade a ser vistada fique distante de Villars. Muito obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Clique nos links para ver dicas wink

monica albano
monica albanoPermalinkResponder

Um dia Genebra, lago? museu?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! Nossas dicas de Genebra estão aqui: https://www.viajenaviagem.com/2013/08/comparacao-montreux-lausanne-genebra/

Sabrina Mahler

Olá bóia!! Como faço para comprar ingresso antecipado para subir o jungfrau? Iremos em maio de 2015! Criança de 3 anos paga?
Pergunta 2 - iremos de veneza para zermatt - sugestão...trem ou carro? A estrada de veneza para zermatt eh bonita? Vale ir de carro? Ou não compensa já que estamos com criança?
Pergunta 3 - depois de interlaken vamos para Paris...mesma dúvida...carro ou trem...não vi opções de aluguel saindo de interlaken....trajeto até Paris pela alsacia ou por dijon? Qual eh mais bacana??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sabrina! Nâo há reserva de lugar na Jungfraubahn. Dá pra ir em pé.

Não é fácil ir de Veneza para Zermatt, por qual meio for. Recomendamos o trem na Suíça. Desde Veneza são 7 horas de viagem, com baldeações em Milão e Brig.

Não é preciso fazer Interlaken e Zermatt. Escolha uma das estações e seja feliz. A viagem fica mais tranqüila se você for de Veneza a Lugano num dia, no dia seguinte ir de Lugano a Lucerna pelo Wilhelm Tell Express e seguir a Interlaken de trem.

De Interlaken a Paris vá de trem.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass

Joao Vicente Mendes

Bom dia !
Acabo de fazer uma viagem de 20 dias pela Europa com minha esposa e filha e o blog me ajudou bastante. Utilizei bastante as dicas da Suiça e deu quase tudo perfeito, exceto com uma situação ocorrida no passeio do Wilhelm Tell Express. Chegando na Suiça comprei um Swiss Pass 2 classe e em Montreux fiz a reserva no passeio pagando um suplemento de 49CHF. A atendente da SBB me informou que este valor era para bancar a mudança de classe, pois o passeio era todo feito em 1 classe. Chegando ao barco mostrei a reserva ao recepcionista, que me informou que deveria subir para o salão de 1 classe. Lá chegando, sentei-me confortavelmente numa mesa e pedi o cardápio. Em relação ao almoço, tivemos que pagar pois a atendente nos disse que não tinha nada incluso. Pagamos 79 CHF por um prato de massa e a garrafa de vinho.Cerca de 30 minutos de passeio, chegou um controlador pedindo para verificar a reserva. Ao mostramos, ele nos informou que estavamos na classe errada. Questionamos e ele nos pediu que fossemos conversar com o colega dele numa cabine na parte de baixo. Minha esposa voltou alegremente dizendo que estávamos no lugar correto e ainda ganhou de presente um chaveiro personalizado do passeio. A massa chegou e estávamos comendo tranquilamente quando o mesmo atendente que nos informou que estávamos corretos nos abordou dizendo que ele tinha cometido um erro e que teríamos que sair dali imediatamente ou pagar outro suplemente de 22CHF. Argumentamos de todas as formas, mas tivemos que descer as escadas com garrafa de vinho na mão, mochilas e carrinho de bebê. . Ao chegar em Fluelen, fomos recebidos por uma senhora segurando um cartaz do passeio. Contamos o ocorrido e ela disse que não tinha certeza sobre a situação e pediu que conversássemos com a atendente do balcão de tickets. Esta também disse que não tinha certeza e nos encaminhou para outra senhora que seria a responsável pelo barco em Fluelen. Essa senhora concordou com o rapazes do barco e nos disse que esta confusão ocorre constatemente. Disse que os 49 CHF pagos seriam apenas para a reserva no trem. Diante deste festival de incertezas, quem está correto?...Me sinto lesado e bastante chateado com a forma mal educada e grosseira que fui tratado no barco. Por favor me ajudem para que possa acionar a SBB, caso eu esteja com a razão.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João Vicente! No post do Wilhelm Tell Express o Ricardo Freire escreveu:

Com Swiss Pass, o Wilhelm Tell Express requer apenas um suplemento de reserva: 39 francos suíços no vagão panorâmico standard, com direito a almoço com prato principal no barco, ou 79 francos suíços no Salon Liberté, com direto a almoço com entrada, prato principal e sobremesa no barco. Sem Swiss Pass, a viagem custa 184 francos suíços no vagão panorâmico standard e 224 francos suíços no Salon Liberté.

Esses valores se referem ao trecho Lugano-Lucerna (ou vice-versa).

Não entendemos qual trecho você fez a partir de Montreux. Você por acaso foi pela Golden Pass Line até Lucerna e seguiu de barco a Fluëlen? Talvez o suplemento tenha sido para usar o vagão clássico (que corresponde à 1a. classe) da Golden Pass Line entre Montreux e Lucerna. A travessia de barco do lago Lucerna, que também é usada para compor o Wilhelm Tell Express, está incluída no Swiss Pass, desde que viajando na segunda classe (convés inferior).

Joao Vicente
Joao VicentePermalinkResponder

Bóia,
Em Montreux, apenas pagamos a reserva do passeio no guichê da SBB. No dia do Wilhelm Tell Express estávamos em Lucerna e iniciamos o passeio por lá de barco até Fluelen e depois pegamos o trem panorâmico até Locarno. A garçonete do barco nos disse que não tínhamos direito ao almoço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João Vicente! Então deve ter havido um mal-entendido entre o que você achou que estava comprando e o que realmente comprou. Os valores listados pelo Ricardo Freire para o suplemento 1ª classe + almoço são mais elevados do que o que você pagou.

ROGERIO
ROGERIOPermalinkResponder

Prezados Ricardo, Bóia e distinta Família

Seu fã desde as priscas eras da Época, recorro a vc mais uma vez.

A questão:
Passar um "Natal Branco" na Suiça com a família. 8 noites de tempo útil por lá (já descontados os dias de ida e de volta). Entrando por via aérea por Zurich, depois, só trem.

Sonho de consumo: Feira(s) de Natal, um lugar para a ceia de 24/12 como a que fazemos no Brasil, neve (mas nada de esquiar) e trens panorâmicos.

O problema: filho adolescente de 19 anos que, eventualmente, pode levantar os olhos do celular e notar que está na Suiça. Se perceber que está em um resort no meio do mato (neve, no caso) tome ter uma síndrome de abstinência de seus pares.

Então acho que o ideal seria montarmos uma ou duas bases em cidades com um pouco mais de ação, para acalmar o moleque, e daí partir para bate-voltas de trem.

Vi, em outros posts, ótimas sugestões suas de roteiros na Suiça (príncipio da banana-split).

Então, qual sua sugestão sobre melhores cidades-base para bate-voltas com teens.

Abs e obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rogério! Aqui vão os 5 mercados de Natal mais importantes da Suíça, com dias de funcionamento:
http://www.christmasmarkets.com/Switzerland.html

Fora as cidades grandes, Zermatt estará animadíssima, por ser pequena e estar em plena temporada.

ROGERIO
ROGERIOPermalinkResponder

Grato pelo retorno. Já estava de olho em Zermatt.
Abs

Maria Céli L. Teixeira

Prezado Ricardo,
Quero agradecer muito e dar os parabéns pelos excelentes roteiros e excelentes dicas da Suíça. Viajamos durante dez dias, o tempo todo de trem, e seguindo sempre suas orientações, sensatas e precisas. Deu tudo certo. Obrigadíssima!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada pelo feedback, Maria Céli!

Salete
SaletePermalinkResponder

Olá Bóia, Ricardo Freire e/ou demais!

Já li vários posts do blog que foram muito úteis. Estou planejando minha viagem para Europa ( ainda não decido se em Agosto para passar meu aniversário ou Junho - na baixa temporada.

Nesta viagem quero realizar o grande sonho da minha vida que é descer de parapente do Ainguille du Midi em Chamonix!!!

Gostaria de pedir a opinião//orientação de vocês:

Estou tentando fazer um roteiro que encaixe : 5 dias em Portugal, 5 dias em Madri, 5 dias em Paris e Chamonix, Veneza, Roma, Costa Amalfitana e Napoli - para subir o Vesuvio.

Sei que mais é menos, e que o roteiro esta um caos! Podem me ajudar a fazer um roteiro onde não deixe de fazer o Ainguile e o Vesuvio?

Desde já agradeço e anciosa aguardo !

Maria Salete

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Salete! Chamonix está a 1 hora de ônibus de Genebra.

Infelizmente não temos condições de fazer roteiros detalhados para todos os leitores que nos pedem.

O Vesúvio é o único lugar entre Nápoles e Sorrento de onde não se avista o Vesúvio. É um passeio-furada.

Cuidado com viagens picadinhas visitando vários quadrantes da Europa. Você perderá um dia a cada deslocamento e encarecerá bastante a sua viagem.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa

https://www.viajenaviagem.com/destino/costa-amalfitana

https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla

Salete
SaletePermalinkResponder

Oi Boia!
Grata pela orientação!

Apenas como consulta: Vc acha que devo ir de Paris direto a Chamonix ou à Genebra?

Grata Salete

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Salete! De Paris a Genebra há TGV que faz a viagem em 3 horas.

De Paris a Chamonix a viagem é feita por trens mais lentos, com duas conexões. Leva 5h40. Vá para Chamonix se você for dormir por lá.

Salete
SaletePermalinkResponder

Bóia !
Valeu pela dica!
Bjo e obrigada !

Salete

Priscila Brito

Um quebra-galho para quem vai para a riviera suíça (a parte francesa) pode ser o Riviera Card. Ele dá gratuidade em trens e ônibus e descontos em atrações turísticas. http://festivalando.com.br/o-barato-da-riviera-suica/

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Bom dia, adoro seu site e sempre procure informações de viagens nele.
Estou planejando ir pra Suíça no final de janeiro ( 22de janeiro à 01 de fevereiro) e gostaria de idéias de lugares para conhecer, inclusive esquiar 2 ou 3 dias. ESTOU INDO COM 2 CRIANÇAS DE 9 E 7 ANOS e queria algo que fosse legal para eles. Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Interlaken é um bom destino.

https://www.viajenaviagem.com/destino/interlaken

Club Meds também são uma ótima opção, mas normalmente requerem estada de uma semana na temporada.

http://www.clubmed.us/cm/switzerland-ski-vacations_p-115-l-US-pa-SKI_SWITZERLAND-ac-ad.html

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Muito Obrigada!

fabiano mendes

ótimo post, parabéns.
Estarei em Wengen dos dias 8 a 15/2/15, no clube med para esquiar. Na semana subsequente, de 15/2 a 22/2/15, ainda não fechei o roteiro para o esqui. Gostaria de saber quais são outros locais bons para esquiar na suíça. Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiano! Tem dicas bem bacanas neste dossiê aqui - https://www.viajenaviagem.com/2014/01/dossie-neve-2014-europa

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Olá Bóia, tentei enviar um e-mail para redacao @ viajenaviagem.com.br porém o e-mail voltou...

Retomei recentemente um antigo blog que comecei a escrever sobre experiências de viagens.

Acabo de iniciar uma série de posts sobre a Suíça com um intitulado "Top 3 passeios em Zürich", baseados em viagem recente que fiz a região em Setembro/14.

Se acharem interessante, me sentiria muito honrada em ter o post mencionado no linkódromo do Viaje na Viagem:

http://yendoyvolvendo.wordpress.com/2014/11/23/zurich-top-3-passeios-pela-cidade/

Obrigada,

Marcela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! Estamos encaminhando pra Natalie, que é a nossa editora de #Linkódromo. E só pra você saber -- nosso email é ponto com, não é ponto com ponto br não smile

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Tá explicado, Bóia!!! Como sempre muito eficiente!

Obrigada,

Marcela

Carlos Frias
Carlos FriasPermalinkResponder

Ricardo,
estou com viagem programada para janeiro, passando por Suica e Alemanha. Na Suíça passarei por Genebra, Lausanne, Berna, Interlaken, Lucerna, Zurique e Pontresina. Na Alemanha passarei por Munique, Leipzig e Berlim.
Mas estou tendo enorme dificuldade em escolher um dos passes disponíveis. O Eurorail engloba os 2 países, mas tem opções restritas de mobilidade dentro das cidades (especialmente dentro da Suíça, não incluindo ônibus). O swisspass é muito bom dentro da Suíça (incluindo ônibus e balsas) mas somente na Suíça. Quando eu precisar atravessar da Suíça para Alemanha vou ter que comprar novo bilhete.
Sugestões?
Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Quem responde é A Bóia.

Não recomendamos passes pan-europeus. Tanto o passe suíço quanto o passe alemão valem a pena.

Samuel Lisboa
Samuel LisboaPermalinkResponder

Olá Bóia, estarei chegando em Zurique com minha família dia 29/12/14 a noite . Separamos um dia para conhecermos Zurique, um dia Luzerne e outro dia para Berna. Só que no dia 2/01 pretendemos ir de Zurich para Lugano via Chur, para pegarmos o Bernina Express até Tirano e depois o ônibus até Lugano. Encontrei um trem que sai de Zurique 6h37 chegando as 7h52 em Chur e depois o Bernina que sai as 8h32m de Chur. Bóia, o Bermina faz parada de quanto tempo em cada cidade , e qual seria o site que compro passagem de ônibus de Tirano para Lugano? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samuel! A continuação de ônibus entre Tirano e Lugano só opera no verão. Veja: https://www.viajenaviagem.com/2011/10/suica-de-trem-de-st-moritz-a-lugano-no-bernina-express

Samuel Lisboa
Samuel LisboaPermalinkResponder

Bóia, se o ônibus entre Tirano e Lugano só opera no verão, qual seria minha alternativa para chegar a Lugano onde já reservei Hotel para dois dias?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samuel! Você pode ir de trem entre Tirano e Como S. Giovanni, com badeação em Monza. A viagem leva 3h30.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Olá, Ricardo.Tem um link para um roteiro de 10 dias na Alemanha, chegando e saindo por Frankfurt?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Nós temos um roteiro de 9 dias. Veja aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa

Joao Carlos
Joao CarlosPermalinkResponder

Ola, iremos para a Suiça em Fev/15, ficaremos 3 dias em Interlaken, depois iremos para Zermatt tb ficaremos 3 dias, no ultimo dia pegaremos o Glacier Express até St Moritz, chegaremos em St Moritz por volta das 16:55h. Nosso proximo destino será Milão. Os trens para Milão creio que saem de Tirano, mas trens de St.Moritz ate Tirano não saem depois das 17:00h, creio que tem onibus de St. Moritz até Tirano. Minha duvida: Onde saem estes onibus? Da estação onde o Glacier Express para em St. Moritz?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João Carlos! Não conseguimos localizar este ônibus de St. Moritz a Milão. Se houver, será um pinga-pinga descoordenado.

Fique um dia a menos em Interlaken ou Zermatt e durma uma noite em St. Moritz.

Joao Carlos
Joao CarlosPermalinkResponder

Ola Boia, o trajeto é St Moritz a Tirano, onde pretendo pernoitar, seguindo para Milao no dia seguinte.
Vi no site http://www.rome2rio.com/pt/s/St-Moritz/Tirano, clicando no icone do onibus depois clicando em horarios vc é direcionado para o site da SBB, coloque o horario a partir de 17:00. O percurso dura 2:14h. Somente preciso saber onde pegar esse onibus. Se nao encontrar vou aceitar sua sugestao de dormir em St Moritz e seguir em frente no dia seguinte. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João Carlos! Há trens a Tirano até mais tarde, clique em http://www.sbb.ch/en e simule uma data na próxima semana. É direto, sem baldeações.

É uma pena fazer esse trajeto no escuro, porque é o mesmo do Bernina Express.

Joao Carlos
Joao CarlosPermalinkResponder

Legal Boia!!! então vou aceitar sua sugestão de dormir em St. Moritz e ir ate Tirano na manha do dia seguinte.
O Swiss Pass cobre este trecho???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João Carlos, cobre. Por favor: leia os posts em que falamos de St Moritz, do Glacier Express, do Bernina. Estão todos linkados nesta página. Este não é um site de perguntas e respostas. É um site de consulta. O leitor precisa ler o conteúdo que elaboramos antes de perguntar. Se quiser perguntar mais alguma coisa, por favor use um post específico sobre o local ou o trem ou o passe que ainda suscita alguma dúvida. Mas não dá para a gente ficar conversando a vida inteira nesta página de abertura sem a gente sequer saber se você está consultando o nosso conteúdo. Obrigada.

Arnaldo
ArnaldoPermalinkResponder

Ola Boia
Estamos pretendendo ir para a Europa na primeira quinzena de Abril/15, o nosso roteiro seria 5 ou 6 dias na Suíça e 5 dias na França. Para sair mais em conta pensamos em chegar em Paris ficar uns 4 Dias depois ir de trem para a Suíça retornando para o embarcar de volta, mas não estamos conseguindo em nenhuma operadora conhecida no Brasil, que faça este roteiro ou que pelo menos tenha só Suíça, pois faríamos a parte da França por conta.
Será que você teria alguma dica de agencia ou operadora para este passeio.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arnaldo! Temos algumas sugestões de como montar um roteiro pela Suíça, por conta própria, neste post - https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Renata Braga
Renata BragaPermalinkResponder

Bom dia, Ricardo e Bóias!
Puxa, nunca estive tão na dúvida com um roteiro.
Saio de SP para Genebra em 04/04/15 e retorno 24/04 - 20 dias!!
Alguma sugestão de roteiro para estes 20 dias?
Escapo para algum país? O que encaixa melhor?
Obrigada wink

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! A Suíça tem opções de destinos fantásticos. Dê uma olhada: https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Siomara
SiomaraPermalinkResponder

Olá! Esta é a primeira vez por aqui...Meu marido e eu passaremos uma semana na Itália e pretendemos sair de Roma para algum lugar na Suíça onde planejamos passar uma semana. Ficaria muito grata se pudessem me ajudar com as seguintes dúvidas: 1) Como é o tempo na Suíça em maio? É preciso levar casacos pesados? 2) Queremos muito andar naqueles trens panorâmicos, por isto, para qual cidade devemos seguir, partindo de Roma. Estaremos fazendo o processo ao contrário, isto é, Itália-Suíça. Mesmo assim é possível usar estes trens panorâmicos? 3) Considerando que teremos uma semana inteira para a Suíça, que cidades são imperdíveis? Gostaríamos de conhecer cidades maiores e também aqueles vilarejos de filmes! Por favor, me desculpe pelo longo comentários. Um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Siomara! Esteja preparada para pegar algum frio em maio, com mínimas eventuais de 10ºC. Nos picos fará temperatura próxima de zero.

Veja roteiros pela Suíça:
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass

Siomara
SiomaraPermalinkResponder

Muito obrigada pela resposta tão esclarecedora. Adorei os roteiros. Um abraço.

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Bóia, Qual mês você foi?
Entre final de março e final de abril, qual seria o melhor?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Para pegar neve, abril.

Fabio Lima
Fabio LimaPermalinkResponder

Pretendo ir para a Suiça e quero comprar franco suiço em casa de câmbio aqui no Brasil, seguindo o senso comum de que comprar em euro aqui e depois trocar por franco suiço lá estarei "perdendo duas vezes", como se diz por aí. Gostaria de confirmar se essa é, de fato, a melhor opção, mesmo. (como o franço suiço não é uma moeda popular nas casas de câmbio brasileiras como o dólar, euro e peso argentino, fico achando que essa pouca oferta pode fazer com que a margem de lucro seja mais alta do que nas outras moedas e, na Suiça, a concorrência das casas de câmbio para a troca EUR-CHF faça com que os preços caiam. Bem, posso ter viajado um pouco, mas alguém tem alguma dica?)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! Todo mundo só presta atenção no IOF. Ninguém calcula a perda no câmbio físico e a escravidão que é depender de casa de câmbio quando se está viajando. Cartões de crédito continuam uma ótima opção.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2014/11/que-moeda-levar-dinheiro-vivo-x-cartao-pre-pago-x-saques-no-debito-x-cartao-de-credito

Siomara
SiomaraPermalinkResponder

Lendo o comentário acima, confesso que fiquei confusa. Gostaria de saber se posso usar o Euro diretamente para os pagamentos locais. Ou é mais vantajoso já levar em CHF?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Siomara! Na maioria dos lugares você precisará usar franco suíço. Recomendamos usar cartão de crédito.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2014/11/que-moeda-levar-dinheiro-vivo-x-cartao-pre-pago-x-saques-no-debito-x-cartao-de-credito

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Ola Ricardo e Boias!!
Iremos para Barcelona em fevereiro de 2015 para um congresso, e decidimos aproveitar os dias de carnaval para um giro rápido pela Suica, que não conhecemos....Seu site, como sempre, esta sendo de grande ajuda.....Apenas tenho duas duvidas que espero possam me ajudar... Vamos comprar o Swiss Pass para a família (2 adultos e 2 crianças).Teremos tempo hábil para comprar pela internet, já que nosso embarque sera dia 11/02? Ou e melhor deixar para comprar la mesmo? Vende no aeroporto de Zurich?
Queria muito fazer o trajeto Interlaken (onde vamos posar 3 noites) a Montreux pela Golden Line, porem queria ir na Classic, nos vagões Pullman...Quais os horários em que eles correm? Não consegui encontrar esta especificação no site do trem....e no seu site so menciona os horários no sentido contrario.....
Muito obrigada
Patricia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Por favor leia o post do Golden Line. Você vai ver que os vagões Pullmann param na metade do caminho, não chegam a Interlaken. É possível comprar o Swiss Pass ao chegar, está bem explicado no post:

https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass

Maria Regina
Maria ReginaPermalinkResponder

Ricardo,
Terei uma oportunidade de ir para Berna na casa de uma amiga e devo ficar de 5 a 7 dias, pois meu marido estará participando de um curso em Lucerna. Ele ficará comigo 3 ultimos dias. Estou um pouco perdida e como tenho que decidir isso o mais rápido possível pois pretendo ir dia 22 ou 23/02 você teria um bom roteiro para me sugerir, que incluísse trem panorâmico. Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Regina! Quem responde é a Bóia. Infelizmente não temos como fazer roteiros personalizados, mas estes links podem inspirar você:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Ola, obrigada pelo retorno.
O trajeto entre Zweisimmen e Montreux posso fazer nos vagoes Pullmann, certo? Voces poderiam me ajudar quanto as horarios?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Esta é a página de horários, coloque Zweisimmen e Montreux e a data desejada:
http://www.goldenpass.ch/en/goldenpass/horaire/index

graciele
gracielePermalinkResponder

Bom dia Boia!
Você sabe me dizer se há linha de onibus de Zurique a Berna? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Graciele! Só existe ônibus nos percursos que não são servidos por trem. Há pelo menos um trem por hora entre Zurique e Berna.

Fabio Lima
Fabio LimaPermalinkResponder

A partir dos excelentes posts sobre Suiça, montei uma (minuta de) programação para julho, durante uns 15 dias. Achei mais otimizado fazer o país numa “diagonal” – entrando por Zurique e saindo por Genebra - , safrificando, dessa forma, a parte italiana e Glacier Express (não se pode querer tudo nessa vida). Vejam abaixo:
(ah, como vou com minha mulher e meu filho de 2 anos de 3 meses, a ideia foi ter poucas trocas de hospedagem)

Dia 1: chegada em Zurique final de tarde. Seguir direto para hospedagem em Lucerna
Dia 2: Lucerna dia inteiro
Dia 3: bate-volta Lucerna-Zurique-Lucerna
Dia 4: bate-volta Lucerna-Basiléia-Lucerna
Dia 5: bate-volta Lucerna-Berna-Lucerna
Dia 6: saída de Lucerna para Interlaken final de tarde(hospedagem)
Dia 7: Interlaken- circuito Jungfraujoch – Interlaken
Dia 8: saída de Interlaken para Montreux (via Golden Pass Line) e outro trem para Zermatt (chegada final de tarde)
Dia 9: Zermatt (subida ao Gornergrat e, se possível, Glacier Paradise)
Dia 10: saída de Zermatt para Lausanne (meio da tarde)
Dia 11: conhecer Lausanne
Dia 12: bate-volta Lausanne-Montreux (direto para trem do chocolate)-Lausanne
Dia 13: bate-volta Lausanne-Genebra-Lausanne
Dia 14: bate-volta Lausanne-Montreux (e Gruyéres)
-Lausanne
Dia 15: saída de Lausanne para aeroporto de Genebra

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! Já que você dispõe de 15 dias, fique mais dias nas cidades de montanha para dar tempo de fazer tempo bom e você fazer os passeios com tempo aberto.

Nâo se preocupe em fazer bate-voltas a todas as cidades suíças que existem no mapa deste post. Ainda faltarão inúmeras que você não visitará. A idéia do Ricardo Freire é você entender a Suíça por amostragem, não precisa bater ponto em todas as cidades para fazer uma viagem aproveitável.

A rota Interlaken-Montreux-Zermatt não faz o menor sentido. Zermatt está no meio do caminho.

Fabio Lima
Fabio LimaPermalinkResponder

Obrigado. Penso em tirar do roteiro Jungfraujoch ou Zermatt para ganhar mais tempo nas cidade. Qual sugere riscar do mapa? Por questões logísticas eu tiraria Zermatt (para fazer Interlaken-Montreux pela Golden Pass Line sem sair do caminho) mas não sei se eu estaria eliminando algo considerado imperdível.

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Olá Ricardo e Bóia,

Vcs me ajudam tanto com o blog no planejamento de minhas viagens que o mínimo que posso fazer para retribuir é fornecer o link dos posts das minhas viagens relacionadas às matérias que vcs publicam.
Muito obrigado.
Aí vai o link do post:
http://leoviajandao.blogspot.com.br/2014/03/suica-alpes-lagos-paisagens-chocolates.html

Bertho
BerthoPermalinkResponder

Hola pessoal! Eu quero passar 8dias na Genebra, eu quero se eu preciso de visto pra poder entrar no pais? Me a ajuda por favor.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bertho! Não precisa não.

Rosa Ribeiro
Rosa RibeiroPermalinkResponder

Olá Ricardo! me ajude, vou para a suíça em agosto e vou fica na casa da minha irmã junto com minha família que somos em 4 pessoas. Eu gostaria de fazer um passeio também por Paris e Alemanha, isso tudo em 8 dias que ficarei em viagem. Detalhe com pouco dinheiro, preciso de preços de trasportes. Ajudaaa!! nunca sai do Brasil !! Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosa! Prefira qualidade em vez de quantidade. 8 dias para 3 países é demais. O Ricardo Freire indica ficar pelo menos 5 dias em Paris. Para dicas veja:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Elba
ElbaPermalinkResponder

Oi Ricardo, estamos pretendo viajar para Suiça no mes de maio, mas tenho lido que chove muito nesta época , isso é verdade? Algumas pessoas que já foram nessa época me disseram que não, mas como já disse, li que chove o suficiente para atrapalhar qualquer viagem.
Aguardo sua resposta e agradeço.
Elba Araújo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elba! Quem responde é A Bóia. Conte com alguma chuva na Europa o ano inteiro, com exceção do alto verão nos países do sul.

Siomara
SiomaraPermalinkResponder

Muita calma nesta hora....ainda estou confusa com relação aos passes. Poderia, por favor, me esclarecer?
1) O Swiss Pass Saver, para quem viaja acompanhada como eu, é a opção mais adequada e barata. Certo?
2) Ele pode ser comprado quando chegarmos na Suíça (aeroporto de Zurich)? Ou é melhor comprar com antecedência (viajamos em maio 2015)?
3) Faremos um dos roteiros sugeridos (5 dias). O passe para o Glacier Express deve ser comprado com antecedência para garantir a reserva de assento antecipada, certo?
4) O Swiss Pass Saver nos dá algum desconto na compra para o GE?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Siomara!

O Saver é mais barato que o passe comum. Pode comprar o passe ao chegar. É preciso fazer reserva de assento para o Glacier. O passe dá desconto para o Glacier porque você só paga a reserva de assento, não a passagem.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass

Elba
ElbaPermalinkResponder

Oi Boia, é a Elba de novo. Agora gostaria de saber se tem algum trem de Milão pra Berna, que seja legal pra aproveitar a paisagem.
Muitissimo obrigada.
Elba

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elba! Você pode pegar o Wilhelm Tell Express de Lugano a Lucerna e seguir de trem convencional.

Marília Carolina

Olá Ricardo!!
Primeiramente queria parabenizá-los pelo blog.
Estou fazendo meu primeiro itinerário europeu.
Pensando em começar por Genebra (4dias) onde tenho pouso, depois voaria para Barcelona (4dias) onde ficarei em hotel, terminando em Lisboa (4dias).
Dessas cidades eu faria bate-volta quando estiver em Lisboa, indo conhecer Sintra. Você me indicaria alguma alteração no meu roteiro?? Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marília! Você pode fazer esse itinerário, sem problemas; só considere que o dia de deslocamento é sempre um dia meio perdido.

Elba
ElbaPermalinkResponder

Oi Ricardo, como disse anteriormente vou para Suiça em maio, e gostaria de saber se é mais vantagem comprar o Swiss Travel Pass para uns dez dias ou se comprando por dia fica mais em conta? Achei bem carinho o vr do Travel Pass,
Muito obrigada.
Elba

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elba! Você pode viajar com o Swiss Pass. Explicamos tudo aqui: https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar