Torres del Paine

Torres del Paine

Torres del Paine: só quem vai acampar precisa reservar

Voando a Torres del Paine: a nova rota Santiago-Puerto Natales

10 hotéis em Puerto Natales e Torres del Paine comentados pelos leitores

Torres del Paine: um roteiro supercompleto, por Quenia

Torres del Paine: caminhando pelo Circuito W (relato da Marina)

De ônibus em Torres del Paine: city-tour de parque

Torres del Paine: Estância Cerro Guido e Lago Sarmiento

Torres del Paine: passeio de barco ao Glaciar Serrano

Torres del Paine: caminhando até a base das Torres

Torres del Paine: aos cuidados do Tierra Patagonia

Tierra Patagonia: a experiência da Miriam

Patagônia de carro: El Calafate, El Chaltén e Torres del Paine (pelo Silvio)

De El Calafate para Torres del Paine: como chegar

Patagônia: como se deslocar de avião, ônibus e barco

Patagônia: o roteiro Argentina + Chile da Miriam

5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Travessia Chile-Argentina com carro alugado: dicas dos leitores

Primeira viagem a Santiago: roteiro completo (inclui Torres del Paine)

Que moeda levar para 50 países

Não perca dinheiro no câmbio

31 comentários

A Latam acabou de anunciar que vai iniciar vôos diretos, 2 vezes por semana, de Santiago a Puerto Natales, na alta temporada (Dezembro a final de Fevereiro). A volta será com escala em Punta Arenas. Boa opção para chegar direto às Torres del Paine.

Torres del Paine é um lugar tão maravilhoso que realmente é melhor estar bem informado sobre ele, a fim de se compreender a total magnitude do parque e das opções de paisagens que ele oferece para montar um roteiro bem bacana, a gosto de cada um. Por sorte todas as dicas que encontrei aqui me ajudaram muito quando eu fui, mesmo que eu tenha ido fazer o “Circuito do W”, que é uma modalidade um pouco distinta de conhecer TDP. Agora eu gostaria muito de retribuir as dicas que recebi no Viaje na Viagem, compartilhando aqui nos comentários o link de um post com 21 perguntas que mais ouvi como mulher em viagem solo perfazendo o circuito. É claro que lá estão todas as respostas para os questionamento sobre roupas, rotas, opções de hospedagem entre outras tantas perguntas que costumam me fazer. Espero que ajude 🙂 https://escolhoviajar.com/torres-del-painecircuito-do-w-21-perguntas-e-respostas/

Acabei de voltar de TDP e tivemos azar, pois no dia que chegamos o clima ficou chuvoso e nublado a semana inteira (bem outono). Vale lembrar que a cidade mais próxima (Puerto Natales) fica a 85km de lá, então tudo é muito caro, comida, gasolina, etc. Seguem algumas dicas de sobrevivência:
1- Caso aluguem um carro, é preferível que seja um 4×4, pois as estradas são de terra/pedrinhas e há lama. Melhor gastar um pouco a mais do que sofrer com um carro quebrado no fim do mundo (literalmente, a estrada que leva pra lá chama-se Ruta del fin del mundo). Abasteçam o tanque em Puerto Natales e, caso fiquem por mais tempo, encham galões de água com gasolina e levem consigo.
2- verifiquem bem o que o hotel escolhido oferece. Caso fiquem em acampamento ou cabanas, levem TODA a comida. Tudo é anormalmente caro por lá.
3- GPS é essencial, mas o mapa que é entregue na entrada do parque é de grande auxílio.

De El Calafate para Torres Del Paine de carro:
Gostaria de deixar meu relato sobre a ida de El Calafate para Torres del Paine no final de janeiro/2015. Alugamos um carro em El Calafate na Dubrovnik (Chevrolet Classic com 800km livre. Valor inicial U$D 440.00 (U$ 0,24 km excedente) + permissão para cruzar para o Chile U$D 70), combinei com eles tudo por email. Tentei contato com outras locadoras, mas a maioria das locais não tem site ou email de contato, tentei pela Hertz também, mas precisava de mais dias antes da viagem porque eles levam uns 4 dias úteis para confirmar se te fornecerão a permissão para cruzar para o Chile.
Fomos pelo atalho de Tapi Aike, pelo que lembro a entrada para o atalho era mais ou menos uns 70km de El Calafate, nós passamos da entrada e tivemos que voltar um pouquinho. O atalho em si tem 70km também, tem partes melhorzinhas e outras piores com muita pedra, então boa parte do tempo andamos a 40km/h e 50km/h. A vantagem do atalho para nós é que íamos pagar excedente por km rodado do carro e já sabíamos que íamos ultrapassar bastante com outros passeios também.
Enchemos o tanque em El Calafate (atualmente o litro da gasolina está 9,5 pesos em El Calafate e 12,25 em Tapi Aike). O atalho de Tapi Aike termina no pequeno e ÚNICO posto de gasolina que tem no caminho para quem vai pelo atalho. Enchemos o tanque novamente. Dizem que esse posto fica aberto até as 20h, mas na volta passamos lá e estava fechado, ainda bem que tínhamos gasolina suficiente para voltar para El Calafate.
Depois do posto tem mais uns 40km até a fronteira, um pouco de asfalto e depois entra estrada de rípio novamente onde tem as aduanas (Aduana Paso Río Don Guillermo). Pegamos as aduanas com pouquíssima gente, mas mesmo assim perdemos mais de meia hora na função. Lá tivemos que preencher formulários e apresentar os passaportes e documentação do carro alugado e permissão de travessia do carro. Depois das aduanas tinha uma placa de 93km até Torres Del Paine, mas não sei exatamente à qual portaria aquela placa se referia. Entramos pela Laguna Amarga e vale muito a pena, é linda a vista da Laguna Amarga!
Levamos 5 horas no total para ir de El Calafate até a portaria da Laguna Amarga, incluindo o tempo da aduana.
Nós ficamos em um hotel em Vila Serrano, ao lado da portaria Serrano, então percorremos o seguinte trajeto Laguna Amarga, Laguna Azul, Lagos Sarmiento, Nordenskjöld e Pehoé, e portaria Serrano no primeiro dia e no segundo dia Lago Grey, Salto Grande e passamos novamente pelos lagos Pehoé, Nordenskjöld e Sarmiento e saímos pela Portaria Sarmiento. Voltamos para El Calafate pelo mesmo caminho da ida. Assim, desde a saída de El Calafate até o retorno deu 700km e 1 tanque +1/4 de gasolina mais ou menos ( a gasolina deles rende bem num carro econômico).

    Oii Paola, espero que receba este comentário hahahaha
    Em primeiro lugar, gostaria muito de agradecer o seu relato. Vou ir para Torres del Paine de carro alugado em El Calafate pela mesma empresa, e seu comentário está sendo muitoooo útil para mim! Tenho uma dúvida referente ao seguro SOAPEX, necessário para veículos extrangeiros que entram no Chile. Conversei com a locadora, e eles me disseram que tem todos os documentos necessários para fazerem a travessia, contudo, tenho dúvida se devo ou não contratar o seguro SOAPEX (visto que ele é feito para o veículo). Teve algum problema na fronteira? Já providenciei todos os documentos pessoais, mas gostaria de saber o que te solicitaram na entrada. Grata, muito obrigada!!

Estou com vontade de ir a Torres Del Pine e El calafate em no final de novembro deste ano, sou de Recife e não tenho nem ideia de roupas, tempo etc… O que sugeres?

Olá, o que mais pesquiso sobre a região é sobre as chuvas; fui aos lagos andinos (região de Puerto Varas) em Outubro e sofri um pouco com a chuva e o tempo nublado, por isso não queria que isso se repetisse em Torres del Paine!
Pesquisando, vi que os meses de inverno são os que tem menos chuva, mas há poucas horas com claridade. Março seria uma boa opção?

    Olá, Zanine! É quase o extremo do continente. No inverno você mal conseguirá ficar ao ar livre. A melhor época para viajar é o verão. Você pode pegar chuva e tempo nublado o ano inteiro.

Boa noite.
Estou em dúvida sobre o vestimento para a Patagônia (incluindo trekkings) para fevereiro. Roupas para frio, como a corta vento, já me disseram que posso alugar, confere??? Ou vale mais a pena comprar? Moro em Recife, então aqui não tenho muita opção de onde comprar roupa para o frio.
Sobre o sapato, dúvida se tem que ter bota. Se deve ser de cano curto ou longo. E se é melhor comprar logo aqui ou se tenho opções de comprar lá, no Ushuaia por exemplo que seria a minha primeira cidade.

Obrigada,
Maria Lecticia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito