Perguntas de primeira viagem: PASSAGENS AÉREAS 1

Perguntas de primeira viagem: PASSAGENS AÉREAS

Ilha Grande vista da Ponte Aérea

Aqui no Viaje na Viagem aparecem muitas perguntas sobre passagens aéreas. Este post lista — e responde — as mais freqüentes (e certamente ganhará muitas adições ao longo do tempo).

Tenha sempre em mente que passagem boa é aquela que você compra para o lugar que quer visitar, numa época em que vale a pena ir para lá. Passagem baratinha para viajar na época desfavorável é uma passagem cara.

Cuidado, portanto, com compras de passagem aérea por impulso. Se você não nunca estudou o destino que está em promoção, estude antes de comprar. A melhor compra por impulso é para o destino que você já vem namorando há tempos — e que sabe as épocas certas para viajar.

1 | Com que antecedência se deve comprar a passagem?

Não é uma ciência exata. Só existe uma certeza: em cima da hora é mais caro.

Para aumentar a chance de conseguir boas tarifas em passagens nacionais, compre com 4 a 8 semanas de antecedência. Compre passagens internacionais com 2 a 4 meses de antecedência. Mas o melhor mesmo é aproveitar as promoções.

Para épocas em que todo mundo quer viajar no mesmo dia (Natal, Réveillon, Carnaval) aumente a antedência: 3 a 6 meses para qualquer destino. Mas pense que você vá encontrar pechinchas em férias escolares ou Carnaval: se você conseguir alguma tarifa que não seja exorbitante, já estará no lucro.

2 | Quando acontecem as promoções?

As promoções (feirões, megapromos) de passagens nacionais são bastante freqüentes: acontecem em fins de semana e valem para períodos fora de férias e feriadões. De vez em quando também aparecem promoções para vôos no meio do feriado, fora das datas que as pessoas querem ir e voltar.

Já as promoções de passagens internacionais costumam acontecer no início da baixa temporada (depois do carnaval ou das férias de julho), e são repicadas ao longo da baixa temporada por cias. que precisem melhorar sua ocupação.

Uma ótima oportunidade de encontrar pechinchas é no lançamento de novas rotas, que sempre têm tarifas promocionais nas primeiras semanas de operação.

3 | Existe promoção que é roubada?

Desconfie quando o preço é barato demais para destinos sul-americanos. Sempre aparecem megapromoções para Cusco na época da chuva (novembro-março), para Cartagena e San Andrés na época mais chuvosa (outubro, novembro), para Bariloche antes da neve (você só vai encontrar neve entre julho e setembro), para a Patagônia no auge do inverno (quando só Ushuaia, que tem esqui, está funcionando a toda).

Muita gente também põe os pés pelas mãos comprando passagens para lugares que não quer visitar (confiando em achar outra passagem baratinha deste lugar até o destino realmente desejado) ou partindo de uma cidade que não é a sua. Ambas situações são fonte segura de gastos imprevistos e perrengues práticos.

4 | Quero visitar Madri e Roma na mesma viagem. Compro passagem ida e volta a Madri ou a Roma?

Nenhuma das duas. Compre passagem com ida a Madri e volta de Roma. Em viagens picadas, sempre compre sua passagem saindo do Brasil até o primeiro destino que você vai efetivamente visitar, com volta do último destino que você vai efetivamente visitar.

Qualquer outra solução envolve custos e riscos. Os custos são óbvios — não existe passagem grátis, e os vôos extras vão diminuir (e possivelmente até anular) a economia que você acha que está fazendo ao comprar passagem só até o meio do caminho. E o risco está programar conexões entre vôos que não estão vinculados. Se o vôo avulso atrasa e você perde o vôo de volta ao Brasil, terá que comprar outra passagem na hora.

Orce também quanto fica incluir os vôos internos na sua passagem Brasil-Europa. Na maioria das vezes, vale a pena — e você mantém seu limite de bagagem internacional nos outros vôos.

Como fazer? Use a função “várias cidades”, “vários destinos” ou “múltiplos destinos” nos sites das cias. aéreas ou em buscadores com o Kayak.

Já comprei minha passagem errado, e agora? Se você vai precisar retornar ao destino de chegada apenas para pegar o vôo de volta ao Brasil, programe esse vôo interno para a véspera da viagem. Em casos assim, de vôos desvinculados, sempre durma na cidade de onde parte seu vôo de volta, para reduzir o stress e os riscos de perrengue.

5 | Que cia. aérea voa do Brasil a Veneza? Que cia. aérea voa do Brasil a San Francisco?

Muita gente deixa de comprar passagem aérea do Brasil até o destino que quer realmente visitar porque acha que só é possível comprar passagens em vôos diretos ou para as capitais. Não é não.

As cias. aéreas que voam do Brasil para a Europa ou a América do Norte vendem passagens a todos os destinos não-servidos por vôos diretos do Brasil. É para isso que existem as conexões.

Assim, se você quer começar sua viagem por Veneza, não precisa comprar a passagem só até Milão ou Roma. Compre até Veneza. Qualquer cia. que vá para a Europa levará você até lá, com uma conexão.

A mesma coisa com San Francisco. Não é porque nenhuma cia. tem vôo direto do Brasil a San Francisco que você precisa ir só até Miami ou Atlanta.  Todas as cias. americanas deixam você em San Francisco.

6 | Por que as passagens com conexão são mais baratas do que os vôos diretos?

Porque o conforto do vôo direto é um benefício pelo qual as cias. aéreas conseguem cobrar mais. Por isso o vôo direto São Paulo-Orlando da Latam sempre será mais caro que o vôo São Paulo-Panamá-Orlando da Copa. E por isso você verá rotineiramente as cias. européias cobrando mais caro por vôos a suas capitais de origem do que a outros países. Por exemplo: voar com a KLM para Paris com conexão em Amsterdã normalmente sai mais barato do que voar só até Amsterdã; isso costuma acontecer com todas as outras cias. do continente.

7 | Achei uma passagem baratinha a Atlanta com conexão em Miami. Posso descer em Miami e ficar por lá?

Não pode não. Ao abandonar a rota que originalmente comprou você perde as reservas e a classe tarifária dos vôos seguintes.

8 | Achei uma passagem baratinha aos Estados Unidos saindo de Manaus, mas eu moro em Goiânia. É uma boa?

A economia proporcionada por uma passagem que sai de um lugar onde você não está sempre é relativa. Lembre-se que o trecho entre a sua cidade e a cidade de onde sai e aonde chega o vôo nunca será grátis e diminuirá (em casos extremos, anulará) a economia que você acha que está fazendo. E que se o vôo interno atrasar, você pode perder a sua passagem internacional. (A mesma coisa na volta: se o vôo internacional atrasar, você pode perder sua passagem nacional avulsa.)

9 | Vale a pena combinar trecho com milhas com passagens avulsas?

O melhor uso para milhas é na emissão de passagens até o destino que você quer efetivamente visitar. Usar milhas só para abater parte do custo normalmente é um mau negócio; você continuará pondo dinheiro para voar e correrá o risco de perrengues na conexão entre o vôo com milhas e o vôo comprado, já que não serão vôos vinculados.

10 | Vale a pena voar com cias. low-cost?

Quem aproveita melhor as cias. low-cost é quem mora nos países em que elas atuam e assinam os alertas que informam quando abrem as vendas dos vôos. Quem compra no comecinho das vendas consegue aquelas tarifas ridículas que fazem a fama das low-costs. Depois das vendas engatilhadas, as tarifas ficam parecidas com as das cias. convencionais.

Leve em consideração também o limite de bagagem. As low-cost são rígidas na pesagem e cobram uma fortuna (mais de 10 euros) por quilo de excesso.

Tente viabilizar sua viagem com cias. convencionais (incluindo os trechos intra-europeus na sua passagem Brasil-Europa-Brasil). Caso seja muito mais econômico incluir low-costs, viaje leve — e não marque nenhuma conexão entre vôos não-vinculados.

Leia mais:

232 comentários

Olá! Qual seria um preço razoável, em dólares, para a Europa em julho? Sempre fui fora de temporada então não tenho noção do quanto costuma subir.

    Olá, Patricia! Dificilmente você conseguirá pagar abaixo de 1.000 dólares. Uma passagem de 1.200 dólares já é um valor bom. De última hora, a econômica pode ir a 2.000 dólares ou mais.

    Olá, Patricia! Em julho é muito raro conseguir passagens baratas. 1.000 dólares já é um ótimo preço — qualquer coisa abaixo de 1.200 é um bom negócio. De última hora as passagens vão fácil a 2.000 dólares ou mais.

boas dicas , queria tirar uma duvida pos pretendo fazer minha primeira viagem internacional , se o valor da passagem for mas elevado que meu credito no cartão oq devo fazeR?

Muito obrigada! Existe um tempo mínimo aceitável? Já vi tbm de 1 h no Charles de Gaulle, por ser grande esse aero tbm fico na dúvida.

    Olá, Joice! O prudente é não pegar nenhuma conexão com menos de 2 horas de intervalo.

Boa tarde!
Numa pesquisa por passagens para Frankfurt, achei uma em que dizia ter tempo de conexão de 45 minutos no aeroporto de Zurique…esse tempo é apertado para fazer imigração? Se eu perder o voo eles vão me realocar no próximo voo sem custos? Afinal o voo é vinculado. Adoro o site de vcs. Obrigada!

    Olá, Joice! É apertado demais. Mesmo se os dois trechos tiverem o mesmo localizador, a chance de pelo menos as malas não conseguirem embarcar é enorme.

Olá, tenho uma dúvida sobre bagagem? Vou viajar para o EUA, foi ficar em Las Vegas e após alguns dias vou para San Francisco, somente será permitido bagagens de mão . Pergunto se pode ter uma bagagem de mão e + mochila no colo??? É permitido ou não???

    Olá, Marcelo! Se você comprou uma passagem de cia. low-cost, saiba que não é proibido despachar bagagem. Apenas tem um custo. Veja as regras da sua tarifa e veja com quantos volumes/quilos você pode subir a bordo. Não é permitido transportar nada no colo. Ou vai debaixo do assento à frente ou no compartimento de bagagens acima dos assentos. O que exceder ao permitido embarcar será despachado no portão, e você será cobrado por isso.

Estou planejando uma viagem para o Canadá. Pretendemos sair na 3ª semana de dezembro e retornar na segunda semana de janeiro. O artigo diz que a melhor data à se comprar é em torno de 6 meses antes pra essa época. Porém estão saindo à 3 mil cada. Achei um pouco caro em comparação com as outras. Pela experiência de vocês, será que encontrarei passagens mais baratas nos próximos meses?

    Olá, Pedro! Passagens para a América do Norte a menos de 1.000 dólares são bom negócio. Essas passagens podem chegar a 2.000, 2.500 dólares na alta temporada. Esses menos de 1.000 dólares, porém, um preço superpromocional. Para conseguir preço superpromocional, só mesmo acompanhando as promoções. Entenda, porém, que você vai viajar na altíssima temporada de Natal e Réveillon. A tendência é os preços subirem. Você pode ficar esperando, apostando no aparecimento de uma promoção, e acabar tendo que pagar tarifa cheia, ou então garantir já uma tarifa razoável. Só quem pode decidir é você.

Recomendo muito cuidado com o Viajanet. Estou há 2 meses tentando realocar um voô que foi cancelado e modificado para um horario ruim. Já fiz diversas tentativas e eles sempre dizem para aguardar um contato que nunca vem. Uma simples realocação que no caso de compra direto com a empresa aérea é resolvida com uma ligação, com o viajanet é virtualmente impossível. E eu não estou sozinho: uma simples pesquisa por “Viajanet reclameaqui realocação” revela várias pessoas com o mesmo problema. Algumas deixaram de planejar a viagem por conta deste descaso e tiveram um prejuízo. Resumindo, mesmo que esteja mais barato no viajanet, compre direto com a cia aérea ou espere outra promoção. Não vale a pena a dor de cabeça.

Bom dia, vou viajar para Portugal, fiz o.passaporte, mas ainda não tenho ele em mãos, posso comprar a passagem sem o número do passaporte?

    Olá, Jacirleide! Alguns sites de cias aéreas pedem o número do passaporte, mas nem todos.

Acabei de reservar uma passagem pela copa airlines, mas estranhei o fato de não terem solicitado o CPF ou qualquer outro documento. Fiquei em dúvida se era mesmo a copa ou algum golpe. É POSSÍVEL?

    Olá, Adriana! Algumas cias. não pedem mesmo na reserva, só no check-in. O site da Copa é copaair.com.

Caro Ricardo! Parabéns pelas informações! Sào perfeitas!

Ricardo, irei, junto com a família, para Orlando/Fl em ago/18 e retornarei somente em jun/19 (11 meses). Não consigo achar passagem de ida e volta para um período tao longo. Terei que pagar taxa de remarcação que custa em torno de US$ 300/pessoa.
Tem alguma dica para me dar?

Grato

Renato

    Olá, Renato! Quem responde é A Bóia. Os sistemas só aceitam reservas para 330 dias. Não o que se possa fazer, além de 1) voltar até 330 dias depois da data em que a reserva está sendo feita, 2) comprar a passagem faltando no máximo 330 dias para o dia da volta, 3) comprar uma passagem numa tarifa sem multa por remarcação, 4) comprar a passagem na tarifa promocional e pagar a multa de remarcação.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito