Já passou o Natal em viagem? Onde? Conte como foi! 1

Já passou o Natal em viagem? Onde? Conte como foi!

Mercado de Natal em Viena

Dia sim, dia não (e daqui até o fim do ano, cada vez mais) aparece alguém perguntando o que fazer na noite de Natal na cidade x, no destino y ou no país z.

Eu já escrevi um post sobre isso, lembrando que a festa de Natal só é possível em casa, com a família e amigos. Fora de casa nunca vai ser igual; não há ceia de restaurante, por mais cara que seja, que venha com crianças abrindo presentes tarde da noite e espalhando brinquedos novos pelo salão.

Meu conselho — dei , repito aqui — é montar uma ceiazinha no quarto do hotel com coisas gostosas que você achou em mercados e delicatessen. Daí você abre o laptop, faz uma videochamada por Skype e… pronto, fala com a família inteira, beijos, risos e lágrimas.

Nos Estados Unidos, é bom lembrar, a noite de 24 de dezembro é normal. O Natal é comemorado no almoço do dia 25, então você não terá dificuldade encontrar restaurante aberto na véspera de Natal.

Já nos países em que a comemoração é na véspera (a maioria), você terá bastante dificuldade para achar um restaurante que funcione nesta noite (restaurantes de hotéis normalmente abrem). Ou seja: mais um argumento pró ceia no quarto + Skype.

Mas a intenção deste post é ajudar quem quer saber objetivamente o que acontece em vários lugares do Brasil do mundo nesta noite.

Você já passou a noite de Natal no meio de uma viagem? Onde foi isso? Como se virou? Quais perrengues enfrentou? E que coisas bacanas descobriu?

Conta pra gente! Obrigado! E Feliz Natal!

Leia também:

Noite feliz para viagem: como passar o Natal fora de casa

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


45 comentários

Já passei em Salvador, em NY e na Áustria . Amo os mercados de Natal, o cheiro de castanhas, e se pudesse faria isto todos os anos. Este ano passarei novamente em Viena, com a família. 100% clima de Natal, recomendo.

No Natal de 2010 Eu, meu marido e minha filha de 8 anos passamos a noite de natal dentro do avião indo de São Paulo para Nova York(passagem mais barata rsrs) e foi super legal, minha filha quis fazer amigo secreto entre nós três dentro do vôo, pois segundo ela natal tem de ter amigo secreto, foi super bacana!!!!
Em outro ano nós três passamos o natal em Gramado, foi incrível pois lá parece que Papai Noel existe mesmo!!!!!
Neste ano de 2012 passamos novamente apenas os três, só que desta vez na Espanha, sabe que foi um pouco sem graça, não encontramos restaurantes(quase tudo fechado ou lotado), acabamos comendo algo numa cafeteria e voltamos para o hotel, mega frio, mas na verdade também foi super incrível pois estávamos juntos!!!!
Sabe que eu nem tinha me ligado que temos uma certa mania de passar o natal fora de casa e longe de todos rsrrsrs
dicas sobre todos estes lugares, e muito mais, lá no meu blog: http://www.dicasdarege.com
Abraços e boa viagem !!!!!

Em 2009 passei o Natal em Roma. Estava em Lua de Mel, e planejamos estar em Roma na data para poder comemorar o Natal de forma diferente. Somos muito católicos, e estar em Roma foi especial. Na esquina no hotel que ficamos, tinha uma Igreja que teve Missa a meia noite, o que foi o máximo. No dia 25 pela manhã nos juntamos a milhares de pessoas na Praça São Pedro para a benção do Papa. Foi lindo! Indico para todas as pessoas!

Ano passado passei o Natal em Lisboa e foi tranquilo.
No dia 24 algumas coisas ainda funcionam, mas no dia 25, não.
Tirei os 2 dias para zanzar pela cidade, ir ao miradouros, passear pelo Chiado (com tudo fechado e uma onda de turistas vagando pelas ruas), andar no Bondinho 28.
Poucos restaurantes abrem no dia 25 e acabei comendo pizza num restaurante de uns gringos que só tinha gringo. rs. Mas era tudo parte de uma viagem de um mês entre Portugal e Espanha.

Já passei em Las Vegas e em Munique, mas Munique não vale pq estava na casa de uns amigos rs. Eles comemoraram com a família inteira no dia 24 e no dia 25, então era um entra e sai de gente! Eu consegui pelo menos experimentar comidas diferentes! rs Mas realmente, TUDO fecha na cidade então quem for turistar esteja ciente que perderá pelo menos esses 2 dias inteiros da programação.

Em Las Vegas faz um tempão já rs. Eu era criança e minha família viajava de carro com outra família de amigos. Chegamos em LV acho que dia 23 e só reservamos uma mesa no restaurante mais arrumadinho do hotel para o dia 24 a noite. Mas não tinha ninguém comemorando Natal não. No dia 25 não teve nada de especial, mas pelo que eu me lembro, os cassinos funcionaram direitinho hahaha Aproveitamos o dia para passear pelos hotéis, tirando fotos dos lobbys etc pq hotel não fecha!

Eu e minha irmã já passamos a noite de Natal em Paris. No fim das contas, fizemos um jantar com amigos, foi muito especial! Mas antes de sabermos o que ia acontecer, estávamos certas de ir pra uma missa de Natal na Notre Dame. Íamos aderir a alguma programação católica na cidade.

Olá,

Passamos o natal de 2010 no Chile, na verdade pegamos nosso voo no dia 24. Por conta de atrasos da TAM (época do caos aéreo), ao invés de chegarmos às 16h em Pucón, chegamos apenas às 22h.

O dono da pousada fez uma ceia com os hóspedes (cobrada a parte), quase todos alemães. Bem diferente do normal, não tinha peru, mas cordeiro e salada. E era mais cedo que no Brasil, qdo chegamos já estava quase terminando.

De resto, tudo funcionava normalmente (ônibus, supermercados abertos etc). No dia seguinte, feriado, algumas coisas fecharam, mas nada demais. Alugamos umas bicicletas na pousada e saímos para conhecer a região lindíssima.

Recomendo muito ir para Pucón para aqueles que querem fugir do natal ou pagar preços bem mais em conta que do Reveillon!

Eu já passei a noite de 24 para 25 em Lisboa e Roma e o dia 25 em Londres. Este ano estarei dia 24 em Interlaken, alguém tem alguma dica?

Em Roma eu estava hospedado perto da Fontana di Trevi. Vários restaurantes abertos na noite do dia 24. Escolhemos um e sentamos. Jantar caro e insuficiente. Saímos do restaurante e no caminho do hotel paramos em um local simples para tomar uma cerveja e comer uma pizza. Tudo tranquilo, valeu a experiência.

Em Lisboa resolvemos seguir a dica do Ricardo Freire, pois pelo que pudemos apurar todos os lugares estariam fechados. Durante o dia, que aproveitamos para fazer um bate-volta a Évora, compramos vinhos em uma vinícola na estrada, compramos vários quitutes em um supermercado e para finalizar compramos pastéis de belém na Pastéis de Belém que, se eu não me engano, fecharia somente por volta das 19h. Fizemos uma grande ceia no quarto com direito a skype.

Em Londres, onde cheguei do Brasil no início da tarde do dia 25, me senti quase em uma cidade fantasma, não havia qualquer meio de transporte funcionando, não lembro de ter visto sequer táxi, ônibus e metro com certeza estavam parados. Eu estava hospedado ao lado da estação Euston e por lá fiquei. Demos uma volta no entorno deserto, comemos no hotel e aproveitamos para dormir cedo. Quem puder, sugiro no dia 25 contratar uma excursão para Bath e Stonehenge, que acho que abrem (o local dos banhos em Bath, pois a cidade não fecha).

Ahhhhhhhh, já ia esquecendo, passei a noite do dia 24 para o dia 25 em um avião da TAM que saiu às 23h do Galeão para Heathrow (esse vale?) e imaginava que o cardápio do jantar poderia ser especial (peru, bacalhau, rabanada, sei lá), que o pessoal de bordo estaria com chapéu de papai noel e tal. Bom, nada disso, nem feliz natal foi dado seja pelo comandante ou pelos tripulantes.

Em Londres quase todo ano… Na verdade, um dos piores lugares pra se passar o natal, pois nada funciona, absolutamente todas as lojas estão fechadas, não tem metrô, e as linhas de ônibus são super limitadas. Dia 26 de dezembro, o chamado Boxing Day, é praticamente igual. Ou seja, se você não tiver família ou amigos aqui (ou em qualquer outro lugar do Reino Unido), é melhor passar o natal em outro lugar da Europa. Do contrário, reserve uma mesa (com muita antecedência) num restaurante legal pro seu almoço no dia 25, mas prepare-se pra pagar os olhos da cara!

Por outro lado, os natais que passei na Áustria foram os com mais ambiente natalino que já passei. Fiquei com amigos e suas famílias, e todo o ritual que se imagina, com direito às crianças tocando e cantando musiquinhas de natal em coro. Sem contar os mercados natalinos, que são muito legais, mas a maioria fecha no dia 24.

Como não comemoramos Natal, há muitos anos temos passado a semana de Natal fora do Rio de Janeiro. É uma ótima época para viajar, pois não tem tanta procura e você consegue bons preços. Ano passado fomos à Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, ano retrasado fomos à Arraial D’ajuda, já fomos também à Porto Seguro, Hotéis fazenda em Serra Negra no interior de São Paulo, São Lourenço em Minas Gerais, etc… Para quem não tem problemas com frio acho que deve ser interessante também ir para fora do país. Particularmente, fugimos do frio. Vale à pena se você não se importa muito com ceia, presentes, árvore de Natal, etc..

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito