#Linkódromo | Viajando de motorhome (deixe suas dicas!) 1

#Linkódromo | Viajando de motorhome (deixe suas dicas!)

Motorhome Estrada Vale do Reno Alemanha

Graças às histórias dos filmes de sessão da tarde, você já deve ter sentido uma pitada de vontade de viajar de Motorhome, não é mesmo?

Motorhome, RV ou Trailer, seja lá qual for o seu modelo favorito, esse estilo de viagem desperta a nossa curiosidade e interesse, mas existe o momento exato para tirar essa idéia do papel? É um programa mais família? Muitas dúvidas começam a pipocar nas nossas cabeças.

Aventura, liberdade e aconchego são alguns dos termos freqüentemente relacionados a esse tipo de viagem. Entretanto, no quesito economia, alguns relatos mais antigos afirmam que essa opção, na prática, pode não ser tão econômica quanto parece. Será que quem procura esse tipo de viagem também está em busca de economia?

E a pergunta que não quer calar: então por onde começar?

Planejamento é a alma do negócio :mrgreen:

Esboçe o seu roteiro desejado

Canadá, EUA, Austrália, Nova Zelândia e Alemanha são alguns dos países mais famosos por essa cultura do “motorhome”. O melhor uso é para “road trips” e regiões onde a natureza é a maior atração. Em cidades grandes, a maior parte das vantagens dos motorhomes viram perrengues.

PID e canja de galinha não fazem mal a ninguém

PID é a tal permissão internacional para dirigir, como o comandante bem disse – Habilitação internacional: precisar, não precisa — mas é bom ter. O processo ficou ainda mais fácil para quem mora em São Paulo ou Minas Gerais, como indica o Fred Marvila no post Como Tirar a PID em São Paulo. Vale a pena investir momentos do seu planejamento para acertar a documentação e evitar dor de cabeças futuras 😉

Etapa de orçamentos

Procure por palavras-chave que retornem empresas que trabalhem com esse tipo de locação de veículos como: “RV rental”; “Motorhome rental” “RV rental service”, “Motorhome vacation” e por aí vai 🙂

Dos relatos que encontrei falando sobre viagens de RV pelos Estados Unidos, as empresas de aluguel mais citados foram a Road Bear, Cruise America e El Monte RV. Se você pretende alugar o auto numa cidade e devolver em outra, lembre-se que o termo para esse tipo de busca é “one-way rental”.

Já na Europa, algumas locadoras não permitem que o carro seja retirado num país e devolvido em outro. Pelo menos as simulações disponíveis online apenas indicam que eles podem ser retirados numa cidade e devolvidos em outra dentro do mesmo país. Para roteiros mais complexos, vale consultar diretamente a empresa de locação. Comece pesquisando pelas empresas: Auto EuropeGo 4 Motorhome RentalMcRent.

Consulte os bons e velhos fóruns

Para temas muito específicos, os fóruns da internet são ótimas fontes de consulta, principalmente se eles forem mantidos por fãs do assunto que nunca deixam a peteca cair.

Alguns exemplos de fóruns sobre viagens de RV:

RV.net

RV Network

The RV Forum

Guias específicos de Motorhome

No post Motorhome nos Estados Unidos: você já alugou, a Sut-Mie do blog Viajando com Pimpolhos dividiu uma dica bem legal: o famoso Guia Michelin, muito citado nas caixas de comentário aqui do VnV, lançou um guia próprio para quem quer aproveitar e cair na estrada levando sua casa nas costas 😉

Apps para viagens de RV

Existe uma quantidade generosa de apps sobre o tema tanto para Android quanto para iOS, basta procurar por “RV” na busca e logo você vai encontrar sugestões de apps que ajudam a localizar o estacionamento mais próximos, que dão dicas gerais sobre as estradas e roteiros, que ajudam com o checklist pré-viagem e até apps dos fóruns especializados no tema.

Na carona da #viajosfera, confira também alguns relatos de quem já se aventurou nessa estrada:

Pelos Estados Unidos

Pelo Canadá

Pela Alemanha

Agora é a sua vez: você já pensou em fazer esse tipo de viagem? Tirou do papel ou acabou desistindo/adiando por algum motivo? Tem alguma dica especial para compartilhar conosco? Vale tudo, desde fontes para consultas, casos engraçados, expectativas e opiniões. Comente e faça uma Boia feliz 😀

Leia mais:

83 comentários

Pessoal, viajei em família com um MH pelos estados de Nevada, Arizona e Utah, passando por boa parte da rota 66. Foi simples e descomplicado. É mais tranquilo que viajar de carro e ter que parar em hotéis, arrumar bagagem, desarrumar bagagem, etc. É muito bom. Assim que acabar a pandemia, vamos novamente. Quem tiver vontade, encare sem mêdo, é bom demais.

Boa noite, Fernando. Lí sobre sua má viagem com motorhome. Eu e meu marido temos motorhome há mais de 30 anos (trocamos de modelos por 4 vezes) e nunca tivemos problema com segurança. Viajamos o Brasil inteiro e em 2017 saimos do interior de SP para o Alaska e Ushuaia em nossa SprinterMH. Não desanime e sinta a liberdade de viajar de motorhome. Lembre “que o MH é sua casa mas seu quintal é o mundo” Boas aventuras!

Aluguei um motorhome para passear pela Itália, foi a pior experiência da minha vida. Não apenas comigo mas outro casal, fomos roubados , arrombam os carros e levam tudo ! Cuidado, motorhome é para países civilizados como Austrália, USA, Alemanha… fora isso NÃO recomendo !

Motorhome na Islândia! Dicas? Passagem comprada pro fim de Maio, começando a catar dicas por aqui e pela internet afora <3

Estive na Europa, e criei um Instagram e estou relatando a viagem ! Segue la: vamos_pela_estrada
Abraços

Olá Pessoal.
Em Fev/2016, Fiz Los Angeles / Las Vegas / San Francisco / Los Angeles (14 dias) (3.500km) em um C30 com minha esposa e minha filha.
Show de bola…
Pegamos muito Sol, Montanhas, Planicies, Deserto e NEVE !!!!!! Rota 66, com direito de dormir em uma cidade do velho oeste (CALICO), o nascer e o pôr do Sol é sensacional !!!
Agora vou planejar para o Canada !

Pessoal e pelo Brasil? Sou de SP e quero alugar um mo 3Ztorhome para viajar com a família – 3 filhos e marido pela primeira vez. Gostaria de dicas se é seguro, se tem campings a indicar ou terei que dormir em postos de gasolina? Agradeço a ajuda. Abs. Cláudia

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.