Dólares e pesos na Argentina: cifrões cifrados

$ 150

Acontece o tempo todo em Buenos Aires: você vê um preço na vitrine e por um momento pensa que está em dólar.

É que o símbolo do peso argentino é o cifrão sozinho: $. É como se a gente usasse só o cifrão para designar reais, sem o Rzinho na frente.

Mas quando querem expressar preços em dólar, os argentinos fazem como a gente, e escrevem “US$”.

Quando aparecem preços em dólar? No mercado de imóveis (vitrines de imobiliárias), no de viagens (vitrines de agências de turismo) e em alguns poucos produtos/serviços para turistas (como, de vez em quando, shows de tango).

Então imaginem a confusão que se instalou por uns instantes na minha cabeça quando passei em frente ao Bar Sur de tarde e vi o show anunciado a 150. Por um momento, pensei que pudessem ser 150 dólares, o que seria um absurdo. Mas é só prestar um pouquinho mais de atenção para ver que o cifrão está sozinho, sem a sigla dos United States. São 150 pesos. Ufa.

Nota: preços de 2011.

Leia mais:

82 comentários

Riq, Bom dia! Você sabe qual é a diferença entre cartao pré-pago internacional Cash Passport https://www.cashpassport.com/CPP/br/default.aspx e do Visa Travel Money? (tradicional) https://www.actioncambio.com.br/paraVoceProdutos.php?id=6
Pelo que entendi ambos são bandeira visa, tem função débito e saque, porém com o cash passport você pode fazer transações também pela internet, ou seja, fazer compras online. Só que a maioria das pessoas que eu conheço tem o cartão visa travel money emitido pelo banco rendimento… você conhece alguem que tenha o cash passport? Obrigado!!!!!

    Nunca tinha ouvido falar até este momento, Julio.

    Já apareceu gente aqui no blog dizendo que conseguiu fazer transações com VTM pela internet. Eu ainda não tentei; qualquer dia desses tentarei.

    A lista de bancos que agenciam o Cash Passport no Brasil está aqui:
    https://www.cashpassport.com/CPP/br/agentlist.aspx

    Eu vou comprar o Cash Passport e depois eu conto minhas experiencias. A única coisa que não gostei é que a corretora onde troco moeda só trabalha com o cartão visa travel money tradicional, eu gosto de comprar lá por que funciona até as 22:00 e também aos sábados. (Fica no shopping Boulevard Metro Tatuapé). Valeu!!!!!1 e boa noite!

Esse negócio de usarem somente o $ (cifrão) além da confusão, acaba dando espaço para estabelecimentos espertinhos.

Ao verem que você é de fora te dizem que o valor ali está em dolares e para os nativos informam pesos.

Portanto, fiquem espertos com isso! Como dizem no twitter: #ficadica

    Ontem entrei numa lojiiinha na Praça Serrano – de trapinhos com cara de indianos – onde todos os preços eram em USD . Escrito assim bem grande : USD 😀 , e estava lotadinha de gente comprando 😳

Tô indo no mix dólar+cartao credito+cartao debito,super desencanada com o câmbio,espero que dê certo.Já li que não se deve trocar os dólares no aeroporto por que é mais caro.

    Não se deve trocar nas casas de câmbio do aeroporto. No Banco Nación a cotação é boa. Você pode até achar melhores, mas vai perder tempo e esquentar a cabeça.

oi Riq,estou indo dia 21/10 para Bs As,ja pesquisei tudo,so faltava o transfer que tirei as dúvidas aqui,espero que vc vá postando mais dicas fresquinhas.
bjs

Ric, também fugindo do assunto. Revisei teus posts antigos sobre o México, mas não consegui me decidir. Vou a um simpósio de 3 dias em novembro na Cidade do México e gostaria de combinar com férias de mais 10 dias. Qual o roteiro que tu me sugeririas? Não quero ir a Rivera Maia e muito menos a Cancun, onde já estive.

    Você vai precisar de pelo menos mais dois dias, talvez três, para destrinchar a capital.

    O mais interessante a fazer na semana restante, a meu ver, é Oaxaca + Palenque + San Cristóbal de las Casas.

    O mais fácil é ir para o circuito da prata — Querétaro, Guanajuato, Pázcuaro, San Miguel de Allende (faça base em uma, no máximo duas cidades), de repente terminando (ou começando) por Guadalajara.

    Obrigada pelas dicas.
    Vou pesquisar as opções e depois conto a que escolhi e volto para pedir mais informações. Um abraço.

    Haha, mas é preciso considerar que ali há um claro caso de, ahn, miscasting.

    Eu poderia dizer que a Alexandra não ia gostar de Guadalajara mesmo antes de ela ir (e mesmo sem eu próprio ter ido!).

    Mas tenho certeza de que a AF gostaria muito de San Miguel de Allende.

    (De minha parte, eu lamento bastante não ter ido a Guadalajara.)

Zezé, eu não fui ao Museu. Infelizmente, pq tb tenho a impressão de que é imperdível. Como fiquei 8 dias em Barcelona, fui a Tarragona e ao Monastério de Montserrat e achei ambos maravilhosos. A Tarragona, fui com uma excursão que comprei em Barcelona, que tb passava em Figueres. Ao Monastério, fui de trem, é bem próximo e pode-se gastar apenas meio dia.

    Pois então! Acho que vou conferir se é tudo isso mesmo, ou uma bobagem! E quem sabe também Montserrat, se gasta-se só meio dia. No mais, levo (todas!) as dicas, preciosas como sempre, colhidas aqui – e também as da Dri Setti.
    Obrigada, Silvia!
    Benção, Riq!

Olá, Riq e tripulação!
Sei que o assunto é BsAs, mas me arrisco a perguntar:
Alguém conhece o Museu do Dalí em Figueres, a duas horas de Barcelona? Fuçei por aqui mas não achei nenhum post ou comentário sobre… Me disseram ser imperdível. Vale a pena fazer um bate-e-volta estando em Barcelona por 5 dias? Ônibus ou trem?
Obrigada!

    Com cinco dias inteiros em Barcelona dá pra pensar num bate-volta, sim.

    Entre os possíveis: Girona, Montserrat, Tossa de Mar. Figueras/Figueres fica a 2 horas de trem. Eu não fui. Há quem ame, há quem ache uma bobagem.

    Zezé, depende de quanto você goste das maluqices do Dalí. Eu ADORO Dalí (tem quadros muito bons dele no Reina Sofia em Madrid), mas infelizmente não tive tempo de ir. Mas com 5 dias em Barcelona, eu iria sem dúvida.

Realmente confunde mesmo.
Ric, vou chegar em BUA no dia 15 e gostaria de saber se aí já é horário de verão.
aquele abraço

    Pelo que apurei por aí, começa dia 18 de outubro.
    No Uruguai já começou dia 5.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito