Dólares e pesos na Argentina: cifrões cifrados

$ 150

Acontece o tempo todo em Buenos Aires: você vê um preço na vitrine e por um momento pensa que está em dólar.

É que o símbolo do peso argentino é o cifrão sozinho: $. É como se a gente usasse só o cifrão para designar reais, sem o Rzinho na frente.

Mas quando querem expressar preços em dólar, os argentinos fazem como a gente, e escrevem “US$”.

Quando aparecem preços em dólar? No mercado de imóveis (vitrines de imobiliárias), no de viagens (vitrines de agências de turismo) e em alguns poucos produtos/serviços para turistas (como, de vez em quando, shows de tango).

Então imaginem a confusão que se instalou por uns instantes na minha cabeça quando passei em frente ao Bar Sur de tarde e vi o show anunciado a 150. Por um momento, pensei que pudessem ser 150 dólares, o que seria um absurdo. Mas é só prestar um pouquinho mais de atenção para ver que o cifrão está sozinho, sem a sigla dos United States. São 150 pesos. Ufa.

Nota: preços de 2011.

Leia mais:

82 comentários

bom dia boia!
muito obrigado pela informação.realmente o problema são as malas da equipe. quem tiver mais sugestões por favor nos enviem.

Olá pessoal,

visitei Buenos Aires em fevereiro e como a Bernadete indicou, contactei o Gustavo. Ele respondeu a todos os e-mails que eu enviei antes de ir, e ainda foi muito compreensivo me ajudando
depois de um problema com hospedagem que eu tive. Ele me buscou e levou no aeroporto como combinado.
Bernadete muito obrigada pela indicação.

Sara

Riq,

Vou para Buenos Aires em julho pela primeira vez de lua de mel e gostaria de saber se é melhor eu trocar meu dinheiro por dólar ou somente por pesos mesmo…
Obrigada,

    Esquece o dólar (a não ser que você já tenha em alguma gaveta…). Se for fazer cambio você vai perder duas vezes, ao comprar aqui no Brasil e ao trocar por pesos na Argentina.

    Vai com uma parte de real (e troca peso no Nacion). O resto você tira em caixa eletrônico.

    Pesquisa pelo blog que tem um mega post só sobre isto.

Acabei de voltar de Buenos Aires e para quem tem conta no Itaú, há várias agências espalhadas pela cidade. Há uma taxa de aproximadamente R$ 15,00 ( não me recordo direito)por retirada, mas a cotação é a oficial do dia. Foi muito prático e seguro.

Olá, embarco dia 12/12 pra Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate.
Aproveitamos a baixa do dolar e compramos dolar em espécie e o Visa Money Travel (que disseram ser aceito em todas as máquinas Visa). Minha dúvida é onde trocar dólar por peso pros gastos do dia-a-dia. Chegamos pelo aeroparque, consigo trocar lá mesmo? Minha preocupação é com o táxi até o hotel e tb pq chegamos num domingo…
Obrigada!

Olá Riq.
Estou indo pra Montevidéo agora dia 10/10/10 e Buenos Aires no dia 14/10/10.
Você sabe me dizer sobre o horario de verão nessas duas cidades se tem e quando começa?
Abraços

    Googlando encontrei que no Uruguai muda dia 2 de outubro. (Tente confirmar.) A Argentina não está mais adotando horário de verão.

Pra quem pensa que o Banco de La Nación faz câmbio em qualquer agência, cuidado: cheguei de BsAs ontem e apenas a agência de Ezeiza está trocando os nossos reais. As outras agências do Banco de La Nación trocam apenas euros e dólares americanos!

Sobre os taxistas, são uma praga mesmo, MUITOS são desonestos, mal educados e às vezes até agressivos! Vou recomendar a vcs um que conheci por indicação de um amigo em comum. Ele é casado com brasileira e é super correto, profissional e educadíssimo. É o Gustavo, tel: 15 58831278 e email [email protected]. Ele busca no aeroporto, basta combinar a tarifa por email.

E sempre é bom comentar sobre as notas falsas! Fiquem espertos, ocorre muito mesmo. Viajei com 4 amigos na última semana de julho e recebemos uma nota de 10 pesos falsa (ainda bem que só foi essa….) Mas, fica a dica pra sacar se a nota é mesmo verdadeira, ensinado por um argentino mesmo: Número de série a esquerda sempre em vermelho, números da nota no canto superior têm que brilhar e , como sempre, a marca d’água. Aproveitem!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito